Custos de aquisição e manutenção de um aquário


pjdc

Recommended Posts

Bom dia,

 

Estou com ideias de comprar um aquário, mas ainda ando a pesquisar e a ler coisas sobre o assunto. Estou a ler esta FAQ que me parece muito boa.

 

Gostava de vos perguntar quando poderá custar a aquisição e instalação de um aquário para agua doce, com filtro, tamanho médio; e alguns peixes usuais. E também quanto custa em média a manutenção de um aquário: alimentação, mudança de filtros, limpezas,..Se for possível gostava de ter uma ideia do custo em horas e em dinheiro. A ideia é apenas saber se posso avançar com este hobby!

 

Obrigado.

 

pjdc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pjdc !

 

Assim como tu, eu tb sou novo aqui no forum, contudo ja tenho um aquario +/- 2 anos.

 

Custos, perguntas tu. Na minha opinião não podes ver as coisas literalmente assim, pois numa visão puramente económica, talvez não compense, mas o dinheiro não é tudo na vida, embora bem te percebo pois também fiz umas continhas antes de me meter nisto, pois nunca gostei de dar o passo maior que a perna.

 

Ora vamos lá ao que interessa, no meu caso:

Equipamento:

Aquario de 120 Lt (100x30x40 cm) +/- 100 Lt's reais incluindo:

- aquario,

- móvel,

- Tampa com iluminação,

- Filtro interno biológico c/ ceramica

- Termoestato - 150 W

- Bomba

- Termometro

Total: +/- 200€

 

Agora dependendo da decoração os preços podem variar, mas no meu caso entre areão, algumas plantas e um tronco - +/- 50€

 

Quanto aos peixes que lá poseres, os preços podem variar muito, o ideal é visitares algumas lojas e ires perguntando.

 

Quanto à manutenção, é o coração da coisa, quanto melhor e mais cuidada for esta "parcela" melhores serão os resultados, por isso deves estar perparado para cuidar do teu hobby diariamente, nem que seja somente para ver se os aparelhos estão a funcionar bem, estado do filtro e principalmente alimentar os animais, assim como tu tb comes todos os dias :shock:

 

Eu podia dar-te uma versão puramente económissista e temporizada, no entanto este hobby vai-se desenvolvendo com as pessoas no dia-a-dia.

 

A titulo de ideia, se não tens muita certeja, começa por coisas simples e relativamente pequenas, embora que quanto maior for o aquario melhor será a sua estabilização e manutenção.

 

Espero ter-te ajudado.

ric-santos

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, por exemplo, comecei à umas 2 semanas, com um aquario de 60cm (o minimo para agua doce) e para já, está a correr bem, já com 5 peixes lá dentro (a equipe de limpeza).

É bem verdade que se alguma coisa há-de correr mal, mais depressa acontece num aquario deste tamanho, mas também obriga a criar hábitos de limpeza, manutenção, observação e conservação. Coisas que num áquario de maiores dimensão, por vezes podem ser mais dificeis, mas o à vontade que dá um aquario "de teste" com peixes relativamente baratos, ajuda e muito. E não se gasta tanto em material num aquario deste tamanho, como num de 120 cm. E é mais fácil de arrumar num canto (se desistires) um aquario de 60 cm do que um de 120cm...

Digo eu, mas que sei eu, eu nem sequer gosto de comer peixe! :twisted:

Mas pelo que vi até agora por aqui, é mais ou menos isto a opinião geral.

 

 

Preços no meu caso:

Aquario com filtro interno e iluminação, cápsulas de bacterias, 2 sacos de 5kg de areao branco, papel decorativo para o fundo, 2 plantas (Feto de Java e Ambulia) - 113 euros

 

* peixes

plecostumus borboleta - 2,50 euros

4 corydoras "leopardo" (acho que são Avensis o nome técnico) numa promoção - 3,95 euros

5 plantas numa promoção - 7,25 euros

 

* tempo

para alimentar, olhar para termómetro, termostato, bomba, lixo na água, estado das plantas e peixes - 15 minutos por dia

cilagem da água (retirar 5lt, colocar 5 lt novos) - 15 minutos

colocar produtos depois da ciclagem, observar peixes e plantas, retirar algum lixo a boiar - 15 minutos

buscar água à fonte ou torneira - 8 a 10 minutos (tempo de encher o garrafão)

testes de Ph - 2 minutos

leituras de livros, sites, artigos, pesquisas em forums, conversas com outros aquariofilistas e lojistas - tempo infindável, em constante evolução

 

Serve assim a lista? Cada um sabe o tempo e dinheiro que dispõe, mas como em tudo, um hobby é feito por gosto, pelo que estes tempos gastos são só um indicativo. Pode haver dias que gastes mais tempo numa coisa, pode haver dias que gastes menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como dizia uma assinatura de um companheiro aqui do Forum, que agora não me lembro quem era, e que era mais ou menos isto:

 

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina um homem a criar peixes, e isto vai rebentar-lhe o orçamento de tal maneira, que de fome morrerá" :twisted:

 

Quanto ao tempo, na minha opinião, conta que este hobbie consumirá TODO o teu tempo livre! E porquê? Pelo simples facto de que estarás constantemente ou a trabalhar no aquário, ou a pensar em melhores ou diferentes maneiras de afinares a tua técnica e de conseguires AQUELE aqua!

 

Prepara-te, porque isto exige €€ e preserverança, mas a recompensa é única!

 

Um abraço.

 

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comecei no início deste mês a minha aventura por estes lados e julgo que tudo tem a ver com os limites que te auto-impuseres.

 

Ou seja, no meu caso, como o aquário tem também uma importante função estética - está numa sala onde os móveis de cerejeira dominam - tive de investir um pouco mais 'recipiente' e no respectivo móvel, de forma a que não ficasse com uma caixa de vidro com acabamentos em plástico preto (nada contra este tipo de aquas, só que na minha sala não ficaria bem...).

 

Assim sendo, contas por alto até ao momento, será mais ou menos assim...

 

Aquário + móvel + filtro externo + termoestato - 500

Areao + tronco + substracto p/plantas + papel fundo + termometro - 40

Plantas - 25 a 30 euros por 4 espécies... (tb consegues por valores bem menores mas não têm a mesma apresentação...)

Peixes - (valores variam demasiado)

Químicos (controlo ph, NO2, NO3, KH, etc, etc) - 30

Material de manutenção (camaroeiros, baldes, sifão, mangueira, etc, etc) - 20 a 25 euros

Comida - valores não relevantes se não inventares. Há lojas onde encontras flocos a granel por 40 euros o quilo. Dado o peso de cada floco... :D Por outro lado, por exemplo, há dois dias dei quase 10 euros por comida para uns alevins....

Outros (Água prás TPA's, Electricidade prá iluminação, filtro e aquecimento) - não mensurável LOL

 

Mas isto é tudo muito subjectivo. Podes poupar muito dinheiro se fores comprar plantas ao IKEA ou não comprares o sifão e utilizares só a mangueira, se não andares regularmente a controlar parâmetros da água, etc, etc.

 

De qualquer forma, ainda tou muito 'verde' nestas andanças. Espera por mais respostas :evil:

 

E boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!!

Antes de mais bem vindo a este novo "mundo"... vais ver que te vais viciar por completo!

Para ~este "vicio" não te "esvaziar" os bolsos de uma vez, procura as boas promoções, por exemplo em supermercados, no leclerc (n sei bem se é assim que se escreve) costumam ter promoções do género, um aquario de 1 metro por 50€, em relação a filtros bombas e afins... vê as ofertas no forum, encontras boas coisas a preços super baratos. em relação aos peixitos e às plantas é mesmo melhor tirares um dia para visitares todas as lojas da tua zona porque os preços mudam completamente de umas para as outras, às vezes são questoes de centimos, mas um centimo aqui e outro ali....

Bem.... boa sorte!!!

Beijoka

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora custos...

 

Há 3 coisas a considerar:

-custo do aquário em si + eventual móvel

-custo do filtro, termoestato, termómetro (não é preciso mais nada quanto a mim)

-custo de manutenção diária.

 

A parte de leão é normalmente o aquário + móvel + filtro

 

Quando iniciei na aquariofilia comprei um aquário de 60cm em kit por perto de 80€.

Mais tarde comprei vidro para fazer um novo aquário de 1m que me ficou pelos 120€

Recentemente comprei aqui no forum um aquário de 160cm na casa dos 200€

 

Tudo depende por um lado do que queres, por outro do sitio onde o aquário vai ficar. Se, como aconteceu com o plisboa, o sitio para onde o aquário vai tem uma decoração pensada então o aquário já não pode ser uma caixa de vidro simples e já leva umas orlas que fazem com o preço dispare e um móvel que não destoe dos restantes.

 

Se fores para um aquário de marca de tamanho intermédio (+-200L) deverá custar-te na casa dos 600€ ou mais o conjunto aquário e móvel.

Se fores para um aquário construído terás de encontrar quem to faça e te coloque as molduras (ou fazes tu...).

 

Os filtros dependem essencialmente do tamanho do aquário e do tipo de peixes que lá vais colocar.

Os filtros internos são normalmente fracos em filtragem biológica mas também são baratuchos.

Os filtros externos são o ideal mas são muito caros e no nosso país saem a preços proibitivos.

A solução é comprares em segunda mão ou mandares vir do estrangeiro.

 

O resto dos equipamentos é barato.

 

Em termos de manutenção... quanto maior o aquário, maior o investimento mas menor a manutenção, embora a manutenção dependa em muito do tipo, quantidade e natureza da fauna e flora do teu aquário e do sistema de filtragem. Se num aquário pequeno tens de fazer manutenção semanal para que as coisas fiquem em condições, num de grandes dimensões a manutenção passa a bi-semanal e se o sistema de filtragem for realmente bom podes mesmo limitar a manutenção a reposição da água evaporada e uma TPA mensal.

O problema num aquário de grandes dimensões é que o dia de manutenção com TPA significa normalmente algumas horas gastas.

 

Os custos com água/luz, etc aumentam com o tamanho do aquário... isso é claro, mas nunca são assim tão elevados.

Eu mantenho 3 aquários, num total de perto dos 1000L de água e os custos não acho que sejam significativos (5 a 10€ extra na factura da luz, depende se faz frio ou não)... a água é mais ou menos a que gastas num banho mais prolongado.

 

Enfim... o que realmente é caro é o arranque.

 

Deixo-te 2 links para duas lojas online alemãs... são as minhas referências quando preciso de fazer calculos a custos para novos aquários:

http://store.aquaristic.net/index_en/index.html

http://www.aquaristikshop.com/

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dIA ,

 

 

Nuno estas lojas os preços ate sao atractivos diz-me só uma coisa são de fiar , em relação ao transporte por exemplo de um aquario e entrega e tudo feito em condições ?? , como funciona ,

 

 

um abraço ,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como dizia uma assinatura de um companheiro aqui do Forum, que agora não me lembro quem era, e que era mais ou menos isto:

 

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina um homem a criar peixes, e isto vai rebentar-lhe o orçamento de tal maneira, que de fome morrerá"  :wink:  

 

Quanto ao tempo, na minha opinião, conta que este hobbie consumirá TODO o teu tempo livre! E porquê? Pelo simples facto de que estarás constantemente ou a trabalhar no aquário, ou a pensar em melhores ou diferentes maneiras de afinares a tua técnica e de conseguires AQUELE aqua!

 

Prepara-te, porque isto exige €€ e preserverança, mas a recompensa é única!

 

Um abraço.

 

Sérgio Moreira

 

vais-me desculpar, mas vou por essa frase brutalíssima na sig! :D

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dIA ,  

 

 

Nuno estas lojas os preços ate sao atractivos diz-me só uma coisa são de fiar , em relação ao transporte por exemplo de um aquario e entrega e tudo feito em condições ?? , como funciona ,  

 

 

um abraço ,

Um aquário não compensa. Os portes ficam demasiado caros, além de que tens de fazer um seguro.

Para aquários o melhor é contactar a vidromoldura... têm preços muito porreiros e muita qualidade, só não sei como é com entregas fora da zona de lisboa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto ao tempo, na minha opinião, conta que este hobbie consumirá TODO o teu tempo livre! E porquê? Pelo simples facto de que estarás constantemente ou a trabalhar no aquário, ou a pensar em melhores ou diferentes maneiras de afinares a tua técnica e de conseguires AQUELE aqua!

 

Prepara-te, porque isto exige €€ e preserverança, mas a recompensa é única!

 

Um abraço.

 

Sérgio Moreira

 

Concordo plenamente..ja ando nisso ha anos e nunca estou stisfeito, contente... quero sempre mais e melhor. AQUELE AQUA

quanto aos custos. prefiro não pensar nisso. :oops:

se pensar , ...nem quero pensar. :oops:

ms não troco isso por nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está a correr bem, já com 5 peixes lá dentro (a equipe de limpeza).???

 

 

krushandkill, comecaste um aquario com 5 peixes desse genero? eu ja tinha o meu à uns meses, e pus la o pleco e passado 2 semanas morreu...

 

as plantas que tens sao de plastico? :oops: com o que é que estás a alimentalos??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está a correr bem, já com 5 peixes lá dentro (a equipe de limpeza).???

 

 

krushandkill, comecaste um aquario com 5 peixes desse genero? eu ja tinha o meu à uns meses, e pus la o pleco e passado 2 semanas morreu...

 

as plantas que tens sao de plastico? :lol: com o que é que estás a alimentalos??

 

Começei o aquario, com 2 plantas naturais (Ambulia e Feto de Java), duas semanas antes desta data: Qui Mar 16, 2006 10:00 am. Nesta data, já tinha 4 corydoras, um Pleco borboleta e 7 plantas naturais. Só coloquei o Pleco no principio da 2ª semana, quando o Ph desceu de 8.0 para 7.5. No fim da 2ª semana, coloquei 4 corydoras paleatus, com o pH a 7.5.

Neste momento, tenho pleco, 4 corydoras, uma Molly preta, 10 Neons azuis e 10 alevins de Molly numa maternidade dentro do aqua. Tudo no aqua de 60cm. Acidentalmente, comprei uma Molly com brinde. :lol:

Obviamente, tive de pôr a bomba do filtro interno no máximo, para a agua se manter limpinha.

Mas, para ninguém pensar que estou a sobrecarregar o aqua, já tenho outro de 60cm em preparação, e um de 150 cm comprado hoje.

E estava até hoje, a alimentá-los com granulos que se afundam +/- rapidamente (bom para as corys, pleco e Molly). Os alevins, flocos minusculos para alevins. E estou a tentar habituar o pleco a comer batata e cenoura cozida.

Agora com os neons, vou começar a usar flocos e dáfnias (de embalagem), além do que já uso.

Nada como manter o ph certinho sem variações, limpeza das esponjas do filtro de 2 em 2 semanas, muitas plantas naturais, mudanças de água 1 ou 2 vezes por semana e alimentação variada.

Podes sempre dar uma olhada nos meus posts "Alevins de Molly sem contar com isso" e "O meu primeiro aqua de 60 cm", para veres como está tudo. Até tenho fotos colocadas nestes posts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.