meter aquario na varanda de 250 kilos


Recommended Posts

Boas!

 

Eu metia, mas antes de o fazer levava lá a casa alguém (técnico, engenheiro, etc) entendido em infra-estruturas e tal que desse uma opinião.

 

Contudo penso ser viável, ainda por cima quando irá ficar junto a uma parede, portanto será de contar com mais esse reforço dado pela estrutura da própria parede (vigas, ferro, junções da placa, etc).

 

Já agora,

 

eu não arriscava...  

mais não digo porque não vivo ai.  

mas 30 anos , são 30 anos.

 

Ó kromoAqua, as construções, materiais, etc que se faziam há trinta anos atrás inspiram-me mais confiança e são bem mais sólidas que estas contruções mais recentes... Hoje é tudo instatâneo: juntar água e já está! Ergue-se uma casa numa semana!

 

Eu que o diga! Apartamento com 2 anos e rachadelas de paredes e mesmo placa que até dá dó!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais,

 

Ainda bem que voltaste :D

 

Penso que 250Kg não é propriamente um peso extraordinário especialmente espalhados por 1,50m.

 

Mesmo que no total fiquem uns 400Kg de peso, são aproximadamente 4 a 5 pessoas na varanda, e o peso está distribuido por 1,5m e encostado á parede.

 

Penso que não terás problemas. mas se desconfiares realmente muito do prédio...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu metia, mas antes de o fazer levava lá a casa alguém (técnico, engenheiro, etc) entendido em infra-estruturas e tal que desse uma opinião.  

 

Contudo penso ser viável, ainda por cima quando irá ficar junto a uma parede, portanto será de contar com mais esse reforço dado pela estrutura da própria parede (vigas, ferro, junções da placa, etc).

 

Já agora,

 

eu não arriscava...  

mais não digo porque não vivo ai.  

mas 30 anos , são 30 anos.

 

Ó kromoAqua, as construções, materiais, etc que se faziam há trinta anos atrás inspiram-me mais confiança e são bem mais sólidas que estas contruções mais recentes... Hoje é tudo instatâneo: juntar água e já está! Ergue-se uma casa numa semana!

 

Eu que o diga! Apartamento com 2 anos e rachadelas de paredes e mesmo placa que até dá dó!

 

és capaz de ter razão......

mas é pouco subjectivo......

a minha tem 25 anos, mas sei como foi construida (foi de empreitada e é vivenda ), quanto aos prédios pouco sei. como disse anteriormente são 30 anos, mas eu não vivo ai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As varandas são projectadas para suportar pesos até bem superiores a 400 Kilos, a questão é outra, será que são construidas para suportarem os tais 400kg continuamente, ou aguentam o esforço durante x tempo ?

Não sou engenheiro civil mas a mim parece-me um sério risco, há 30 anos poucas placas ou varandas eram feitas em betão "maciço" :shock: , eram quase todas em betão pré esforçado (penso que é este o termo :wink: )

que deve ter uma resistencia um pouco inferior.

 

Resumindo eu não arriscava, mas...

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tens de equacionar outro facto, para alem do peso do agua, tens de contar que vão ai as pessoas espeitar para dentro do aqua, e imagina que vais a maria a sogra o sogro o cão e o gato, são mais uns kilitos valentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso não acontece o aquário está visivel da sala...

:wink:

e ninguém vai à varanda ver nada...

não tem nada de jeito para ver!

 

pelo senso comum eu julgo que isto suporta, isto está ligado julgo que a 3 pilares...

 

Na minha opinião é bem mais resistente aquela zona que se calhar o meio de uma sala...

 

Só gostava de referir que já vi aquário muitissimo bem mais pesados em edificios velhos, encostados a uma parede nem sequer era a zona da viga...

 

Usando aqui a informação do hatchim, isto só deve cair quando cair o prédio todo...

:shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tens de equacionar outro facto, para alem do peso do agua, tens de contar que vão ai as pessoas espeitar para dentro do aqua, e imagina que vais a maria a sogra o sogro o cão e o gato, são mais uns kilitos valentes.

 

Por essa visão das coisas tens que pesar todas as pessoas que entram em tua casa ou colocar um limitador de carga como nos elevadores na varanda. E não deixar + que duas pessoas se aproximarem da varanda.

:oops::wink::?

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que você como nós costumamos dizer na engª estão a meter o coeficiente de cagaço muito alto.  :oops:

 

Acho que nunca ouvi ninguém dizer algo tão certo!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro António Vítor

Se na construção do prédio onde moras as disposições regulamentares tiverem sido respeitadas quando da execução, penso não haver motivos para preocupação, uma vez que o respectivo Regulamento obrigava a considerar uma sobrecarga de 500Kg/m2 distribuido por uma faixa de 1 metro de largura adjacente ao parapeito, e narestante superfície uma carga de 200kg/m2.

No entanto, se a estrutura da varanda apresentar sinais exteriores de alguma instabilidade (deformações, fissuras, etc), eu estou disposto a ir a tua casa ajudar a resolver o problema, caso ainda entendas necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Aqui o problema que poderá existir e segundo me parece das palavras

500Kg/m2 distribuido por uma faixa de 1 metro de largura adjacente ao parapeito, e narestante superfície uma carga de 200kg/m2.  

é se o aquario ficar na area dos 200kg/m2 ultrapassa a carga maxima admitida nessa area, ou seja o aquario ocupa uma area de 1,5m*0.4m=0,6m2(isto supondo que o movel é da mesma medida que o aquario)logo são mais de 250kg em 0,6m2 o que ultrapassa largamente os 200kg/m2

 

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por essa perspectiva se pesasses apenas 60 kilos derrubavas todas as varandas...

bastavas ter os pés pequenos...

:)

 

que área ocupará os teus pés? 0,05 m^2?

 

agora combina isso com algumas pessoas na varanda em fileira....tens menos de 1 metro quadrado e muito peso...

 

imagina que divides o chão com quadriculas com 1 metro de lado, em cada uma delas tens o máximo de x kilos...é essa a ideia e não 1 metro quadrado por si só...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

500Kg/m2 distribuido por uma faixa de 1 metro de largura adjacente ao parapeito, e narestante superfície uma carga de 200kg/m2.  

Cumprimentos

 

não me parece correcto, então mais afastado da parede tens mais resistência?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

 

 

Citação:  

500Kg/m2 distribuido por uma faixa de 1 metro de largura adjacente ao parapeito, e narestante superfície uma carga de 200kg/m2.  

 

 

Isto não fui eu que disse apenas citei outro user, e fiz um raciocinio baseado nesta afirmação que para mim é tão válida como todas as outras aqui feitas.

 

por essa perspectiva se pesasses apenas 60 kilos derrubavas todas as varandas...  

bastavas ter os pés pequenos...  

 

 

Eu não vou ficar na varanda por tempo indeterminado sempre no mesmo sitio, o aquario vai, penso que deve fazer alguma diferença

 

Além do mais apenas quis chamar a atenção para a concentração de peso numa area relativamente pequena que num prédio antigo poderá trazer algum problema dependendo das condições em que se encontra a estrutura que o vai suportar, isto acho que só mesmo um engenheiro é que poderá avalizar a existencia ou não de risco.

Alem do mais o seguro morreu de velho mas o desconfiado ainda está vivo.

Resumindo e concluindo penso que tudo isto, na minha opinião, se resume a isto

 

Eu metia, mas antes de o fazer levava lá a casa alguém (técnico, engenheiro, etc) entendido em infra-estruturas e tal que desse uma opinião.  

 

Já agora só mais uma coisa se não tiverem nada para dizer não se riam do que os outros escrevem já que me parece ser de muito mau gosto, uma vez que tudo o que aqui foi escrito foi na tentativa de ajudar(melhor ou pior, mas sempre com boa intenção) quem estava com uma dúvida .

 

 

 

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro António Vítor

o respectivo Regulamento obrigava a considerar uma sobrecarga de 500Kg/m2 distribuido por uma faixa de 1 metro de largura adjacente ao parapeito, e narestante superfície uma carga de 200kg/m2.

No entanto, se a estrutura da varanda apresentar sinais exteriores de alguma instabilidade (deformações, fissuras, etc), eu estou disposto a ir a tua casa ajudar a resolver o problema, caso ainda entendas necessário.

Mas isso é no RSA (para todos os que não sabem: Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes) de hoje; há trinta anos seria o mesmo? duvido... Porqu este RSA entrou em vigor em 1983; o regulamento anterior poderia admitir menos peso. E digo isto porque daqui a uns anos teremos que rever o RSA, já que o peso da população portuguesa (claro, não é só a portuguesa, mas é a que nos interessa) está a aumentar e de forma significativa...

 

Ou seja Vitor, se falares com um engenheiro civil não perdes nada. Mais vale prevenir que remediar. Arquitecto, depende, no geral os arquitectos têm apenas uma noção geral de engenharia...

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não sou arquitecto não me vou intrometer nessa questão, mas queria-te alertar para o facto das varandas/marquises terem diferenças de temperatura acentuada. Se bater sol directo podes ter problemas com excesso de temperaturas.

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é verdade... a minha varanda no inverno é uma arca frigorifica...

Ja no verao da pa estrelar ovos so do solito que por la aparece...

muitas algas hao-de aparecer nesses vidrinhos

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.