Copadichromis Borley Red Kadango


jonas

Recommended Posts

Boas a todos!

Tenho um aqua de 1,5 m (Rena) com 340 litros úteis, onde convivem alguns ciclídeos africanos. Entre outros tenho um casal espectacular de Copadichromis (em assunto). A fêmea desovou dia 16 do corrente mês e eu estou com curiosidade em saber quanto tempo depois dos ovos estarem fertilizados se dará o eclosão. Sei que a fêmea irá manter as suas crias protegidas na boca...mas até quando?

Tenho também um macho 'ahli' que é um espectáculo mas ainda não consegui uma fêmea à altura. Para além destes ainda tenho dois venustus, duas protomelas taiwan reef e dois 'fossos', todos eles 'adolescentes'. Como tenho água de furo (cerca de 200 metros) com um Ph de 7,7 e durezas Kh de 8 e Gh de 12, sem qualquer tratamento, sendo água considerada própria para consumo (Intituto Ricardo Jorge), as mudas de água são fáceis e os peixes tem estado a crescer muito rapidamente. Gostava de saber o que me aconselham relativamente à forma de melhor proteger e criar os jovens peixes que eventualmente sobrevivam.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em principio as criar vao começar a sair aos 25/26 dias, o melor era arranjares outro aquario onde por a femea para ela desovar calmamente, senao tiveres outro aquario ela vai tomar conta deles na mesma mas vai chegar uma altura em que ja nao vao caber na boca dela e ai estao á sua sorte junto dos outros companheiros :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A femea fica com os peixes na boca durante mais ou menos 25-26 dias (fio-me no que o moori diz, pois só tenho mbunas), no entanto, e se não tens aquário onde a colocar, podes retirar-lhe tu os alevins da boca (com o auxilio de um pauzinho) ao fim de 21-22 dias. Depois é colocá-los numa maternidade...e alimentá-los como outros alevins quasquer.

Sempre usei esta técnica, e apesar de ser um pouco controversa sempre tive óptimos resultados. Por vezes se retiras a fêmea para outro aquário ela pode assustar-se e cuspir/engolir os ovos!

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o DIESEL pois normalmente eu tiro as crias da femea á mão, pegando nela e apertando-lhe junto á boca e ela põe tudo cá para fora.

È uma tecnica porreira que se vai apurando.

Boa sorte para os peixes

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bemvindo a este Forum, e já vi que és um grande apreciador de Malawi Haps, a julgar por esses meninos que tens aí a crescer. :(

 

Quanto aos alevins, tal como ja foi dito teraás de os retirar da boca da mãe, ou pô-los num aqua á parte................e depois é vê-los crescer.

 

O macho de Copadichromis borley está de que tamanho? era fixe se metesses aì umas boas fotos do macho.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos!

 

Gostava de experimentar a técnica que referiram para extrair os alevins da boca da fêmea, mas faz-me alguma impressão estar a pegar directamente no peixe, além de que já li algures que isso lhes provoca um stress terrível. No meu aquário utilizei umas pedras calcáreas que obtive perto da minha casa, as quais são furadas e permitindo, penso eu..., que pelos menos algumas das crias venham a escapar....

Até à bem pouco tempo a minha experiência resumia-se à criação de guppies e de mollies, pelo que esta espécie de peixes me parece ser bem diferente! De qualquer forma vou tentar arranjar coragem para tentar essa vossa técnica.

Quanto ao macho é muito bonito e terá uns 19 cm do extremo da cauda até à cabeça. No entanto o mais bonito é para mim o ahli que terá uns 14 cm com uma cor que até parece de água salgada!!

Esqueci-me de dizer que também tenho um 'otopharinx lithobates sulphur head', com cerca de 12 cm, acompanhado da esposa que penso vai ficar um espectáculo.

 

 

Cumps, para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de experimentar a técnica que referiram para extrair os alevins da boca da fêmea, mas faz-me alguma impressão estar a pegar directamente no peixe, além de que já li algures que isso lhes provoca um stress terrível.
O stress provocado é realmente um pouco elevado, no entanto dura apenas alguns segundos...MAS, o stress que a mãe sofre ao largar os filhos num aquário povoado de peixes agressivos e predadores é muitissimo maior!

 

No meu aquário utilizei umas pedras calcáreas que obtive perto da minha casa, as quais são furadas e permitindo, penso eu..., que pelos menos algumas das crias venham a escapar....

 

Tive casos de fêmeas que, por não conseguir apanhá-las, mantiveram os filhos na boca por quase um mês, no aquário principal, e quando finalmente os largaram estavam tão cansadas e com tanta fome que acabaram por morrer! :?:?

Além disso...

1- Os alevins que sobreviverem terão crescimento atrofiado, pois apanham apenas os pequenos restos de comida que sobram (se sobrarem).

2- Se TODAS as fêmeas largarem os filhos e, digamos, metade deles sobreviverem no aquário...como fazes para apanhar tanto peixe?

3- Como referi antes, o stress é muito menor se apanhares a fêmea e lhe "roubares" os alevins.

 

Já agora, explico-te a técnica que uso:

- Entre os 17-21 dias (dependendo do stress da mãe no aquário), retiro a fêmea do aquário e coloco num tupperware com água do aquário.

- Com as mãoes bem lavadas (SEM sabão) agarro gentilmente a fêmea pela zona lateral

- Introduzo um pequeno pauzinho, com a ponta arredondada, nas mandibulas da fêmea e abro-as ligeiramente

- Os peixes saem da boca sozinhos e nadam em volta da cabeça ou caem para o fundo.

- Quando os peixes sairam todos (ou a maioria) ou se denotam sinais de stress na femea, coloco-a de volta no aquário

- Ao fim de 5/10 minutos alimento os peixes do aquário e vejo se a fêmea come (geralmente fica com 3 ou 4 alevins na boca, que solta em 1 ou 2 dias, portanto só ao fim desses dias é que come).

- Verifico os alevins, para ver se estão em condições para comer artémia (já não têem saco-vitelino)

 

A alimentação/manutenção dos alevins procedes como se de guppys se tratasse!

Boa sorte

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno Reis,

 

Agradeço-lhe imenso os conselhos que me deu. Vou tentar aplicar a técnica que referiu, já que pesando as vantagens e inconvenientes me parece preferível essa solução. Ainda faltam alguns dias para o acto que, a respeitar o 21 dias (três semanas), deverá ocorrer lá para 6 Fev do corrente.

 

Muito obrigado e cumprimentos para todos.

 

João Bastos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se no periodo em que a femea ficou ovada, a alimentação náo tiver sido de qualidade, esta podera inclusive morrer depois de libertar os alevins , no aquario, devido á perda de peso significativa.

 

Não confies muito nos esconderijos, os O. lithobates e os S. ahli/fryeri, são grandes especialistas a comer alevins.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com esse método!!!! :(

1º As fêmeas têm tendencia para abrir as barbatanas e os raios das mesmas podem ficar presos na rede, por isso prefiro usar as mãos...

2º A boca da fêmea NÃO deve apanhar ar, caso contrário, quando é colocada no aquário, pode reter as bolhas na boca (pensando que são alevins!!) e morrer por falta de ar.

3º Vejo que as guelras estão presas (!!!)...também muito perigoso, pois para além de aumentar o stress pode provocar muitos danos se for demasiado apertado.

 

Apesar de ter algumas falhas, no meu entender, o método é exactamente esse.

Já agora, um pequeno conselho: pensa sempre na segurança da mãe, pois mais vale poucos alevins...que uma mãe stressada ou a morrer!!

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Caro 'Ezstyle', O link que me indicáste é muito elucidativo, já que por vezes 'uma imagem vale por mil palavras'!!! Estou-te muito reconhecido e só tenho pena de não ter uma fêmea de scianochromis tão bonita como aquela, já que o meu macho não lhe fica atrás!!!

Caro Rui, também te agradeço os teus conselhos. Relativamente à fêmea de Copadichromis, tinha-a adquirido há cerca de três semanas, pelo que para trás não sei se foi ou não bem alimentada, mas a partir do momento em que entrou no meu aquario, passei a alimentá-la cerca de 4/5 vezes ao dia (foi a minha mulher e não eu!!!) com pequenas quantidades (2-3 minutos para esgotar a comida). O tipo de comida foi o seguinte : comida viva congelada para ciclídeos do Malawi, duas vezes por semana; sitcks da Sera para ciclídeos do Malawi, duas vezes por dia; spirulina da Nutrafin, uma vez por dia e granulado da JBL, para ciclídeos do Malawi, uma/duas vez por dia.

Se calhar será melhor proceder à extracção dos alevins ao s 17 dias, já que assim a fêmea poderá começar a alimentar-se mais cedo.

Ainda ninguém me disse quanto tempo depois da fertilização dos ovos é que os alevins eclodem no interior da boca da fêmea. Será que aos 7 dias eles já lá andam???

 

Cumps para todos

 

Jonas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tires os alevins demasiado cedo, a não ser que tanhas uma incubadora de ovos a ar...

Digo isto pois os alevins "precisam" de bastante movimento, que é fornecido pela mãe. Os 21 dias indicados, significam que os alevins já consumiram a maioria dos nutrientes do saco vitelino, e portanto não teem de carregar o "fardo" provocado pelo saco. Além disso ainda não sabem nadar aos 17 dias...

Quanto á fêmea alimentar-se mais cedo...ela é feita pa aguentar sem problemas os 26 dias de incubação...

Não te preocupes muito com isso, daqui a 15 dias volta a pensar no assunto e vais ver que corre td bem!

 

Já usei o método da incubação artificial, mas os resultados foram fracos. É mais uma hipótese (em último caso!!) que podes experimentar...

 

Incubador:

http://galerias.escritacomluz.com/dbcm/album22/adz

 

Ovos acabados de tirar da fêmea:

http://galerias.escritacomluz.com/dbcm/album22/adp

 

Alevins com alguns dias (perdi o ficheiro onde tinha as datas das "evoluções" dos ovos!!!):

http://galerias.escritacomluz.com/dbcm/album22/adv

 

Alevim com 10 dias (é o que diz na foto...):

http://diesel_car.tripod.com/sitebuilderco...avus_10dias.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem sou da opinião que deves utilizar este metodo com a femea na mão e debaixo de agua, com o objecto que utilizares terás de ter mao firme, pois a femea irá provavelmente sacudir-se e tentar fechar a boca, podendo ficar com algumas lesões, ou mesmo cortes .

Na alimentação, de Utakas/ haps, tem cuidado com alguns granulados que flutuam, pois os peixes ao engoli-los á superficie tb engolem ar, provocando perturbações de equilibrio/bexiga natatória ou outros mais sérios, para remediares este problema dá preferencia a granulados que se afundem, este problema tb é em parte resolvido se uns minutos antes de os alimentares puseres o granulado num copito com água, este procedimento , na minha opinião deveria ser efectuado na maior , ou mesmo no total das vezes, pois o granulado ao absorver a agua vai aumentar de tamanho, antes de entrar no aquario, e não dentro dos pequenos estomagos dos peixes,.....eles têm sempre mais olhos do que barriga.... :)

 

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de experimentar a técnica que referiram para extrair os alevins da boca da fêmea, mas faz-me alguma impressão estar a pegar directamente no peixe, além de que já li algures que isso lhes provoca um stress terrível.

 

Qual stress, as fêmeas estão a comer dois minutos após voltarem ao aquário, o que é perfeitamente natural, após 15 dias à fome... Eu geralmente faço o parto após as duas semanas. Os peixinhos já nasceram e já nadam, podem ser melhor alimentados cá fora e a fêmea escusa de continuar à fome.

 

A operação é simples mas convém que que vejas primeiro outro aquariofilista a fazê-lo. Para fêmeas pequenas basta abrir-lhes o maxilar inferior com a unha do polegar da mesma mão que a segura. Depois é colocá-la num recipente e sacudir, para trás, até os peixinhos sairiem. Para peixes maiores convém usar um pau de fósforo, na outra mão, mantendo a boca aberta enquando se abana o peixe. A água a entrar pelas guelras faz os peixinhos sairem.

 

A única dificuldade é a forma como seguras no peixe: deve ser bem firme mas sem o ferir.

 

As coisas só se complicam com fêmeas a partir dos 12 cm. Então quando se tenta fazer o parto a uma tilapia de 25... é uma tourada.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Agradeço, mais uma vez, os conselhos dados. Vou experimentar retirar os alevins da fêmea aos 21 dias, tentando massacrá-la o menos possível!

 

Cumprimentos,

 

João Bastos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos,

 

Ontem foi o dia ( e noite ) da verdade. Primeiro foi tirar cerca de 100 litros de água do aquário comunitário para o aquário de criação de alevins, o que levou a aproveitar para sifonar o fundo, limpar filtros, etc e quando dei por mim eram 22h00 e eu tinha começado às 18H00!!! Mas a grande 'tourada' foi tentar apanhar a 'rapariguinha' (fêmea de Copadichromis)....parecem que tem 'turbo'!!! Ao fim de mais de meia hora começei por tirar algumas das pedras que cobriam as grutas....passada mais meia hora tinha as pedras todas de fora, já agora para limpar o resto do fundo...e finalmente quando a estou para apanhar ela liberta os alevins. Então aqui começa a caçada a estes evitando ao mesmo tempo que os outros os apanhassem. No final tudo correu bem, já que tenho cerca de 20 alevins no aquário de criação e já estão a comer bem! São muito grandes...nunca pensei que ela tivesse tantos na boca, embora quer o pai quer a mãe sejam avantajados!

Agora tenho de ver se descubro como se colocam as fotos no forum para que possam apreciar os meus peixes e aquário.

 

Obrigado a todos.

 

João Bastos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já estava a imaginar que ia ser uma tourada para a apanhar, a mim acontece-me o mesmo :D , para evitar isso há quem apanhe a femea de noite com o auxilio de uma lanterna, evitando movimentos bruscos, mas tb nunca exprimentei.

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais