Onde posso arranjar Cracas?


Recommended Posts

Boas amigos e colegas do hobby!

 

Tenho visto algumas fotografias na internet de aquarios de conchiculas e até de outras especies de tanganyikas, onde se usam muitas Cracas. Eu julgo que se chamam cracas, porque nos açores dá-me ideia de existirem umas coisas parecidas com estas a que chamam Cracas.

 

Alguem sabes realmente que "conchas" são estas e onde posso arranjar disto? é q pel oq parece alguns conchiculas têm uma clara preferencia por elas... e eu adorava ter.

 

Deixo aqui uma fotografia para todos terem uma ideia do q é:

 

%BC%FB%BA%CE6.jpg

 

%BC%FB%BA%CE2.jpg

 

cumps!

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bolas! pelo menos 1 vez por ano costumo comer disso! precisamente num restaurante açoreano. É um petisco!

 

Nunca me passou pela cabeça que alguém alguma vez quisesse as conchas. Mas agora que falas nisso, também tenho aquários de conchiculas, e não é de todo mal pensado!

 

tenta arranjar algum restaurante açoreano... pode ser que consigas pedir as conchas já depois de alguém as comer :)

 

cumprimentos,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cracas desse tamanho so mesmo nos Açores. na ilha Terceira talvez seja o melhor sitio. no restaurante da Baia da Salga arranjam-te disso aos montes.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

pois, axo q é praticamente impossivel arranjar cracas aqui no continente...

fui ao Restaurante açoriano Pinoquio nos restauradores e disseram-me que não servem cracas já... ía com o intuito de lhes pedir para me darem só as conchas vazias...

 

A unica solução é arranjar uma alma caridosa nos açores que envie as cracas vazias para o continente... enfim... que dá um efeito lindo dá.... e ao que parece, algumas especies de conchiculas maiores como lepidolamprologus e altolamprologus compressiceps sumbu adora estas conchas e diz-se por aí que lhes facilita e muito na reprodução.

 

abraços

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho comido muitas cracas,e são caras mais de 1 euro o bico, o problema maior reside no seu peso. não esquecer que a maioria vem com muita rocha agarrada.

e por mais que comesse , acho que nunca as comi tão grandes.

quem as mandasse teria de as limpar primeiro da rocha onde estão agarradas e isso dá trabalho e só a martelada.

mas é uma optima ideia sem duvida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

as cracas desse tamanho pertencem à espécie Megabalanus azoricus e como o nome indica é uma espécie endémica dos Açores. No continente existem muitas outras espécies de cracas mas nenhuma delas atinge estas proporções. É só ir ao calhau na maré baixa e são aos milhares.

 

A espécie em questão está altamente sobreexplorada e a sua captura é ilegal. Como amantes da Natureza que somos, não deveríamos incentivar a apanha de espécies que não sejam criadas em cativeiro ou que estejam em risco, principalmente se a razão for para embelezamento do aqua.

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa lá, Martins, mas tenho que discordar...

 

Efectivamente somos amantes da protecção da natureza. E por isso não devemos incentivar a apanha desta especie para o fim que estavamos a discutir: servir de refugio a uns peixes dentro de um aquário. Concordo.

 

Mas então e os restaurantes que as apanham e as servem como refeição aos milhares ?

 

Dos males o menor. Deveriam era controlar a apanha aos milhares para restaurantes, isso sim.

 

abraço,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se irei a terceira ainda este ano. costumo lá ir 2 vezes por ano.

se for urgente nada posso fazer, mas se poderem esperar, não me custa nada ver quando lá for se arranjo cracas deste tamanho.

já agora que tamanho tem o peixe que está dentro de um bico.?

quando la vou aproveito é para trazer rocha volcanica e um pouco de bagassina.

 

fica aqui o compromisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

ainda referente á tal protecção da natureza, estou totalmente de acordo com o Filipe, e ainda frizo, que é possivel apanhar estas conchas sem qualquer conteudo no seu interior... ou seja, Mortas, para alem de poder aproveitar as cascas das cracas q consomem nos restaurantes... não vejo grande entrave a isso.

 

O peixe que está denteo da concha na imagem que meti, é um Altolamprologus Compressiceps Sumbu shell. tem no maximo 5cm, e de altura, terá no maximo 3cm.

 

Ficaria eternamente grato se algum dia pudesses arranjar a mim e a quem quer que esteja interessado, umas conchas destas... suponho que quando bem apanhadas e escolhidas formem autenticas mansões para os peixes mais pequenos como é o exemplo q referi...

 

abraços e muito obrigado!

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

SEM TER A CERTEZA, penso que encontraras à venda no cabo espichel.

Fui lá há uns tempos onde comprei uma serie de conchas e parece que vi lá cracas, mas não me recordo bem.

Pode ser que algum membro lá vá e depois te dê a certeza

 

fica bem

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, realmente as cracas estão sobre exploradas aqui nos açores, na minha ilha terceira ;) não é facil aranjar cracas grandes, mas de tamanho médio aranjase na boa. 3 cm de diametro e 5 de profundidade é uma SUPER craca. o mais comum é pra í de 1/1.5 de diametro e de tres ou quatro de profundidade.

 

com um pouco de sorte pode ser que se aranjae qualquer coisa, mas aviso-te desde já que é MUITO mais provavel haver só no verão do que no inverno.

 

Abraços :)

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.