Olorin

Membro
  • #Conteúdo

    49
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Olorin

  1. Então pessoal? Ninguem tem sugestões? alguem conhece apoios laterais que permitam apoiar esta calha nas laterais do aquario de 120cm? Fica aqui uma foto da calha para ajudar: cumps
  2. Boas! Tenho um filtro tetratec EX700 que esteve parado cerca de 2 anos após algum tempo de trabalho num aquario tanganyika. Acontece que quero voltar a usa-lo e quando fui abri-lo reparei que na turbina (impeller) e nas outras peças tambem ficou uma especie de algas ressequidas, como se fosse calcario que não consegui tirar a raspar com as unhas. Resolvi neste momento deixar as peças de molho em agua quente com vinagre e daqui por 1 ou 2 h experimentar esfregar a ver se sai. Tenho medo de por o filtro a trabalhar assim, porque receio que irá causar muito atrito ao funcionar, gerar calor e queimar. Podem ajudar-me? abraços!
  3. Boas! Estou a começar a montar um aquario para tropheus e deparo-me com uma questão relativamente à iluminação. O aquario é de 120cm e eu tenho já uma calha de 100cm com apoios laterais. Ora, para este biótipo creio que não precisaria de mais iluminação, mas não sei como vou fazer para adaptar esta calha de 100 no aqua de 120, sendo que não quero suspender no tecto. Tinha pensado inclusivamente preencher a calha com luzes led para ficAr ainda mais eco. Obrigado desde já pelas vossas futuras sugestões! Cumps
  4. Boas a todos! Não sei se escolhi a secção correcta do forum, mas resolvi colocar aqui este topico aqui, embora este não seja de todo o meu 1º aquario mas será sim o meu primeiro aquario de ciclideos sul americanos. Se for preciso podem mudar para outra zona do forum se for mais especifica que não me importo nada. Após uma longa jornada de ciclideos africanos, resolvi experimentar e dedicar-me agora a este biotopo. O Aquario: 100x40x50 - 200L Filtragem: Tetra EX 700 - 700L/H + EHEIM 2211 - 300L/H Gostava de partilhar a aexperiencia bem logo desde o inicio e portanto não vou concretizar já nada em relação à Fauna e Flora, porque gostaria imenso de rceber as vossas sugestões. O aquario será decorado com substrato tipo amazonico, com troncos ramificados/enraizados, folhas de platano secas, anubias nana, plantas de superficie (para as sombrinhas) e certamente mais flora que surgirá da vossa contribuição. Gostava muito de me direccionar mais para os Apistos/Rams, mas com movimento em todas as secções do aquario (sem exagero claro...), o que deverá incluir tetras/neons para o medio/topo e Loricarias/outros peixes de fundo. Espero ter deixado uma ideia inicial e geral do projecto e espero vir a concretiza-lo e que ele tenha um cheirinho aqui da comunidade na sua existência! Fico à espera dessas ideias! Abraços!
  5. Boas Nelson! parabens pelo aqua! Diz-me lá uma coisa por favor, no teu aquario costumam agarrar-se aos vidros muitas algas castanhas? se sim, como fazes para manteres os vidros sempre limpinhos? limpas tu á mão? obrigado! abraços
  6. Boas pessoal!! antes de mais gostaria de agradecer-vos a todos. Queria pedir-vos tambem para deixarem os "azeites" um pouco de parte, já que o intuito aqui é sermos todos amigos e partilharmos todos as nossas experiencias como aquariofilos. Vou passar a experimentar antes sequer de utilziar os quimigos anti-algas, uma Zeolite Anti-Phos que tenho aqui da marca Aquamedic (materia filtrante) para me certificar que os fosfatos estão num valor aceitavel, e comprar um teste para verificar o seu valor. O que acham? Obrigado mais uma vez a todos. A vossa disponibilidade só contribui para que esta comunidade cresça cada vez mais, e de uma cada vez melhor maneira.
  7. Axe_24_7 não tenho como verificar os fosfatos...
  8. pois... Eu sei que um filtro UV resolveria esta situação, mas eu não tenho disponibilidade neste momento para comprar um, e tambem não estou a ver alguem que me empreste um mesmo q seja por 3 dias. Contudo, tem de haver mail alguma solução... obrigado a todos
  9. Boas! Bom, ha cerca de 7 meses qye tenho um aquario montago com um biotopo Tanganyika de 100*40*50. O que acontece é que a agua ha cerca de 2 semanas para cá começou a ficar esverdiada, e o mais grave é que eu ha 1 semana numa medida de resolver o problema duma vez por todas tenho feito mudas de agua de 30L por Dia, e o problema persiste. Tenho apenas uma lampada 30W Daylight 6500K ligada 8h por dia, e o filtro é um TetraTEC EX700 (700l/h) (cheio com ceramicas + esponjas + eheim ehfisubstrat PRO + lã de vidro) e uma bomba de circulaçao de 700L/h. Aquando das mudas de agua adiciono a quantidade proporcional de bicarbonato de sódio, e não dou muita alimentação (e tenho dado cada vez menos para ver se resolvo isto), cerca de 1 vez por dia uma dose de granulado que os peixes devoram em menos de 5mins. Tenho feito constantemente testes aos nitritos e nitratos e tenho sempre tudo no minimo da escala... Peço-vos ajuda porque não estou a perceber este problema de todo, e axo estranhissimo os peixes e as plantas continuarem ás mil maravilhas, ou seja, as plantas crescem impecavelmente, e os peixes cortejam, reproduzem-se, comem e fazem tudo naturalmente. Obrigado desde já pela vossa disponibilidade, e espero ter-vos dado toda a informação necessária.
  10. Boas! Então porque não experimentas mais uma anubia nana nesse buraco que referi? Eu tenho imensas vallisnerias gigantea no meu tanganyika, e sempre foi uma 1ª opção para flora no meu aquario. Posso dizer-te que elas crescem muito mesmo, e necessitam de pouca coisa para o fazerem. Eu chego a plantar pés, e 2 dias depois tenho novos pés a brotar do solo... Essa cor amarela é em todas as folhas ou só nalgumas? é que se for em todas é mau sinal, provavelmente enterraste demasiado as plantas (deve-se enterrar apenas a raíz, já que estas plantas se for preciso até crescem desenterradas.... as raízes procuram o substrato e enterram-se naturalmente), ou então é demasiada luz. São plantas espectaculares, especialmente quando estão muito crescidas e cobrem a tona de agua criando sombras... éssa é a minha parte favorita abraços, e espero que tudo corra bem.
  11. Não te preocupes que eles não são esquisitos... Nauplios de artémia até os país comem... quanto mais os filhos. É o melhor que podes dar. e claro, flocos esmagados tambem marcham... força nisso!
  12. Boas! Eu gosto muito, alias, tenho vindo a acompanhar a evolução do teu aquario e não ha muito mais a dizer... Muito estável, agradavel á vista, e dá a sensação de ter muito movimento (que é bom). Eu talvez pusesse um feto de java agarrado num dos buracos da compilação de rochas da esquerda. De resto... deixa as vallisnerias crescerem e espalharem-se que isso tem uma forte tendencia a ficar cada vez mais lindo. Abraços!
  13. Boas! eu já percebi o esquema, a minha pergunta é mais direcionada para referencia de exemplos. Nomeadamente bastantes users que sei que mantêm aquarios tanganyika podiam dar o seu parecer, e dizer o alinhamento que usam. Essa historia das prioridades da mecanica primeiro e só depois a biologica é um pouco controversa... por exemplo, o meu filtro, de origem traz as ceramicas em primeiro lugar... e é assim que o uso neste momento... porque será q as ceramicas vêm em 1º lugar no esquema de montagem original? volto a perguntar, qual é o alinhamento mais eficaz na vossa opinião? dêm os vossos exemplos, axo q este é um assunto que pode servir de muito para "vindouros" grandes abraços inté
  14. boas! o meu filtro é um TetraTEC EX700, e neste momento o meu alinhamento é o seguinte: Ceramicas (vinham de origem) esponja normal (suponho q seja igual a essa azul) Biobolas esponja normal (suponho q seja igual a essa azul) Aquamedic anti-phos (comprei para resolver um boom de algas q tive, mas n ajudou em nada) Lã de vidro esponja normal (suponho q seja igual a essa azul) carvão activado lã de vidro. tenho como iluminação 2x 30W Daylights 6500K. O aquario é de 100cm*40cm*50cm não vejo porque é q tenho a agua baça desta maneira, e não dou demasiado alimento para provocar isto... até dou muito por baixo... dê-me sujestões para o filtro e para qualquer outra coisa q axarem benefico. Deixo aqui um link do esquema do meu filtro para facilitar... http://www.tetra.de/ex_filter/default.cfm?lang_id=2 cumps
  15. Boas! após 3 meses de ter iniciado o meu aquario de tanganyikas surgiu-me a uma duvida perante um problema que encontrei no aquario que é o de não conseguir ter a agua Limpida que nem cristal, ou como dizem os ingleses "Crystal Clear"; tenho sempre uma especie de poeira pela agua fora, e de vez em quando torna-se pior... eu estou muito direcionado para que isto se deva ao alinhamento das materias filtrantes no meu filtro, ou seja, a minha pergunta neste topico e a seguinte: Para os mais experientes em ciclideos do tanganyika e mais geralmente em africanos, qual é o mais eficaz alinhamento de materias filtrantes para se por num filtro externo dum aquario deste genero? Gostava que fossem especificos, e que esclarecessem bem os vossos metodos, para que me possam ajudar mim, e quem mais tiver duvidas deste foro... um grande abraço e aguardo as vossas respostas.
  16. Boas! ainda referente á tal protecção da natureza, estou totalmente de acordo com o Filipe, e ainda frizo, que é possivel apanhar estas conchas sem qualquer conteudo no seu interior... ou seja, Mortas, para alem de poder aproveitar as cascas das cracas q consomem nos restaurantes... não vejo grande entrave a isso. O peixe que está denteo da concha na imagem que meti, é um Altolamprologus Compressiceps Sumbu shell. tem no maximo 5cm, e de altura, terá no maximo 3cm. Ficaria eternamente grato se algum dia pudesses arranjar a mim e a quem quer que esteja interessado, umas conchas destas... suponho que quando bem apanhadas e escolhidas formem autenticas mansões para os peixes mais pequenos como é o exemplo q referi... abraços e muito obrigado!
  17. boas! pois, axo q é praticamente impossivel arranjar cracas aqui no continente... fui ao Restaurante açoriano Pinoquio nos restauradores e disseram-me que não servem cracas já... ía com o intuito de lhes pedir para me darem só as conchas vazias... A unica solução é arranjar uma alma caridosa nos açores que envie as cracas vazias para o continente... enfim... que dá um efeito lindo dá.... e ao que parece, algumas especies de conchiculas maiores como lepidolamprologus e altolamprologus compressiceps sumbu adora estas conchas e diz-se por aí que lhes facilita e muito na reprodução. abraços
  18. Boas amigos e colegas do hobby! Tenho visto algumas fotografias na internet de aquarios de conchiculas e até de outras especies de tanganyikas, onde se usam muitas Cracas. Eu julgo que se chamam cracas, porque nos açores dá-me ideia de existirem umas coisas parecidas com estas a que chamam Cracas. Alguem sabes realmente que "conchas" são estas e onde posso arranjar disto? é q pel oq parece alguns conchiculas têm uma clara preferencia por elas... e eu adorava ter. Deixo aqui uma fotografia para todos terem uma ideia do q é: cumps!
  19. eu arriscaria dizer que é dificil encontrar algum ciclideos do tanganyika que faça muita farinha com os ocellatus... são um peixe mesmo do caraças!! são muito protectores e muito senhores do seu territorio... é dificil serem escorraçados e desistirem... e entao se forem os primeiros a povoar o aquario... não ha hipotese, eu tive um casal junto num aquario com neolamprologus brichardi e um casal de jullidochromis... eles já desistiram de implicar com os ocellatus lol cumps
  20. isso é perfeitamente normal. os ciclideos do tanganyika (falando por experiencia propria) são todos muito timidos nos primeiros dias, pelo menos esse tipo de ciclideos como os neolamprologus, os jullidochromis, etc. Dá-lhes um tempinho, e não desesperes... quando menos deres por isso eles vão conhecer-te e vão andar cá por fora na maior... cumps!
  21. eu punha no ponto 1 axo que as anubias são bonitas de se ver, e esse é um ponto bastante central do aquario. ainda por cima nem tem muita nem pouca luz... axo q é o sitio ideal cumps
  22. Boas! pois, de 2 cm tenho eu uma placa, mas é que eu queria mais fina... tipo 0.5 ou no maximo 1 cm. alguem me pode indicar onde comprar? cumps
  23. Boas! estou a montar um aquario de tanganyikas, e como é obvio vou ter grandes aglomerados de rochas. Surgiu a duvida e o receio de colocar as rochas directamente sobre o vidro, e portanto gostava de vos perguntar se axam necessario colocar uma placa de esferovite entre o vidro e o areão, ou então outro material qualquer, pois as placas de esferovite não encontro relativamente Finas, são todas bastante largas, o que iria condicionar bastante o espaço disponivel no fundo do aquario. fico á espera das vossas sugestões. cumps!