Bettas em copos de plastico!!!


ART ART

Recommended Posts

Numa loja muito conhecida em faro e olhao, eles têm os bettas em copos de plastico!!! é horrivel!!! só pensam em fazer dinheiro... espero que os meninos vejam este post e mudem qq coisa, pois têm varios aquarios com plantas onde podiam por la os bettas!

Aqui em Portimão, existe uma loja com divisoes no aquario para bettas que tambem tem dimensoes reduzidas, enfim, os peixes que se lixem o que interessa é vender!

Obrigado pela parte dos bettas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

também já reparei nisso há já muito tempo, o que fez-me decidir nunca comprar bettas, apesar de ser um dos peixes que mais gosto. A maior parte destes peixes devem sofrer mesmo muito...

Há lojas que têm em piores condições, sacos de plásticos pequenos onde só têm espaço para respirar. A justificação dos lojistas é que é um peixe que não precisa de muito espaço, mas em pequenos sacos!!!??? Parece que ninguém controlo isso.

Acho que se quer comprar estes peixes, deve-se comprar em lojas com minimo de moral, mesmo que tenha que pagar muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acerca deste tema, vi num dias destes uma remessa de peixes a chegar a uma loja especializada e fikei a olhar para akilo......

 

Eram os sacos com os peixes espalhados no chão com os mais variadas especies desde escalares a discos.

 

Os betas nem vos conto como vinham.... os outros tinham sacos os betas vinham dentro de sacos miniaturas dentro de outro saco, mais apertados era impossivel.

 

No dia seguinte voltei à loja e para ""surpresa"" metade dos peixes tinham desaparecido e outros cheios de ictio. Mas nem esses sobreviveram passados uns dias tinham desaparecido.

 

As lojas em especial no caso dos betas devido às suas caracteristicas de suportarem agua pouco oxigénio, colocam-nos em espaços super-reduzidos e sem o minimo de condições

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pois é caros amigos a criaçao da associaçao portuguesa de bettas tem como objectivo por esses casos a publico e tentar criar melhores condiçoes para os bettas na loja!

è horrivel como alguns bettas sao mantidos nas lojas... uma vez patenteada a associaçao tentaremos fazer qualquer coisa sobre esse assunto mesmo sabendo que será mto dificil... no minimo sensibilizar as pessoas para nao comprar nas lojas em que os bettas sao mantidos em espaço pequenos que nem se que podem esticar os corpos ciando curvados! por mais que os lojistas digam que é por pouco tempo aquilo nao sao as condiçoes minimas para um peixe sendo ou nao resisteente viver...

Por isso acradecia que todos esses casos sejam ditos e as pessoas tomassem consciencia o quanto imoral e etico aquilo seja!

E nao como ja dizeram deixar de os comprar pk eles ficam assim la mto tempo...

Enfim isto revoltame... espero que a associaçao csg resolver alguns aspectos...

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não (palavra corrigida) como ja dizeram deixar de os comprar porque (palavra corrigida) eles ficam assim la muito (palavra corrigida) tempo...  

Enfim isto revoltame... espero que a associaçao csg resolver alguns aspectos...

 

O que queres dizer com isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

também já reparei nisso há já muito tempo, o que fez-me decidir nunca comprar bettas, apesar de ser um dos peixes que mais gosto.

 

 

tava me a referir a isso nao deixem de comprar pk comprando e gostando deles dao lhe melhor condiçoes de vida... se todos decidirem em nao comprar eles morrem mais cedo ou mais tarde nos copos...

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas nao ha qualquer tipo de fiscalizaçao para isso? tipo um inspector k va as lojas de surpresa ver se tem condicoes ou nao?

Eu quando vejo os bettas nas lojas em espaços reduzidos apetece comprar todos, o pior é que so pode ser um macho por aquario :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Viper,

mas isso é muito subjectivo.

já deves ter ouvido falar na lei da oferta e procura.

Se a pessoa que vende não tem respeito pelo peixe, mesmo depois de eu chamar a atenção à condição do peixe, eu a comprar o peixe estarei a continuar a incentivar essa forma de comercialização. A felicidade do peixe comprado, surge a infelicidade dos outros que vão para esse lugar de venda.

 

Dá próxima não escrevas como mau exemplo aquilo que escrevo (principalmente quando a intenção é a melhor).

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu nao dei como mau exemplo...

Apenas como ser um metodo que tu escolheste nao resolver os problemas por completo... se escolheste de deixar betas por serem mal tratados dependendo do ponto de vista tas correto! as escolhas sao feitas pelas pessoas e sou livre de defender os animais da maneira que querem!

E no meu ponto de vista isso noa resolve nem comprando todos os bettas resolve! e se pensares se nao comprares esses betas acabam por morrer no copo sser e ser subtituido... mas bem a conversa nao é essa!

Cumprimentos

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas Punil Sanatcumar ja reparaste que enquanto ninguem puser mao nisto os bettas vao continuar nessas condiçoes precárias e se ninguem os comprar vao morrer dentro dos copos... podem morrer mil bettas mas se conseguirmos salvar um e po-lo feliz ja valeu a pena :arrow: Mas fica a tua boa intençao k é compreensivel :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procurem por sites de criadores profissionais de bettas, e depois digam-me que a culpa é das lojas.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rasec

tens razao mas ha criadores e criadores como ha lojistas e lojistas! e quando tou em compos em criaçoes é pk sao mtos e pequenos e mtos deles sao com agua quente e filtragem.. bem melhor as condiçoes so por tere esses dois aspectos! e eles despacham os bettas rapidamente pra lojas! as lojas tem no maximo para ai uns 7 machos? e ja é mto... podiam perfeita mente ter outras comdiçoes e nao ainda piores que aquelas que tou nos criadores...

 

cumprimentos

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom gente eu comprei o meu betta macho num copo. já agora pensem nisto, um betta macho tem que estar sozinho num aquario, pelo que se o lojista pretender ter na sua loja um stock de por exemplo 30 machos, teria q ter 30 aquarios com um peixe cada, certo? alguem está disposto a pagar esse preço por um peixe? é que se agora e em copos, os bettas machos custam a volta de 5 euros, em aquarios tinham que no minimo quadruplicar os preços. bettas a 20? não obrigado. sejamos razoaveis, nós aquariofilistas é que estimulamos a apanha de peixes na natureza, dos quais apenas uma pequena quantidade sobrevive até ao nosso aquario... e agora estamos a bater nas lojas? porque não poe um betta em cada 60 litros de aquario? e os milhares de bettas selvagens que morrem pra nós de vez em quando termos um deles no aquario e criar umas estirpes novas com cores diferentes só por pura vaidade? sim é que não conheço nenhum aquariofilista que esteja a criar bettas para se meter num avião e ir repovoar nenhum campo de arroz do sudeste asiatico. se querem ser politicamente correctos façam favor de criar escalos e bogas em aquas de agua fria e irem aos rios mais proximos largar os alevins depois de terem tamanho pra se aguentarem...isso é que é ser amigo da natureza.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreende-se a posição dos logistas, que não estão dispostos a comprar baterias extra, apenas para manter uma dúzia de bettas, provisoriamente...

 

Mas também é preciso ser-se razoável. Quantos dos peixes que estão nos aquários maiores não têm exigências semelhantes às dos bettas? Tanto quanto sei, uma bateria funciona com tantos aquários que compõe a bateria, ligados a um único sistema de filtragem. Logo, as condições de água são iguais nessa bateria. Sabendo que cada bateria comporta entre 8 a 12 aquários, e se as espécies forem compatíves, já dava para evitar que meia dúzia de bettas fossem para os cubículos. E os que lá estão, ao menos que tenham bastante água (e não apenas metade do volume, ou menos, como muitas vezes vejo em lojas da especialidade...)

É claro que não podemos mudar tudo, mas seria um passo importante alertar os nossos amigos aquariófilos para esta situação.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom gente eu comprei o meu betta macho num copo. já agora pensem nisto, um betta macho tem que estar sozinho num aquario, pelo que se o lojista pretender ter na sua loja um stock de por exemplo 30 machos, teria que (palavra corrigida) ter 30 aquarios com um peixe cada, certo??

 

Espero que esse desgraçado nao continue a viver um recepientes minusculos, depois de ser comprado era o cumulo do azar para ele!

 

 

Bem nenhuma loja tem 30 bettas machos em stock.. por isso nessa questao nao tens razao no maximo que ja vi foram entre 7 e 10... hmm em termos de custos?? bem digamos que o betta num recepiente de 5 litro ja dava bem e em termos de custos nao seria maior nem menor ja que tanto nos copos como nos aquas o peixe so recebia comida mais nada, por isso os custo eram iguais

Desculpa mas pela maneira que falaste nao foi a mais correta!

ès um bom exemplo de quem só vês os custos, como alguns lojistas! memso que os bettas custassem 20euros?? um betta bem tratado chega a 3 anos.. o que sao 20 euros em 3 anos?

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 sim é que não conheço nenhum aquariofilista que esteja a criar bettas para se meter num avião e ir repovoar nenhum campo de arroz do sudeste asiatico. se querem ser politicamente correctos façam favor de criar escalos e bogas em aquas de agua fria e irem aos rios mais proximos largar os alevins depois de terem tamanho pra se aguentarem...isso é que é ser amigo da natureza.

 

Sabes o que é o mal menor? Nós tamos tentar fazer isso, mal menor.. já que cometemos o erro de os tirar da natureza.. pelo menos damos condiçoes dignas, para viverem... O betta é um peixe como outro qualquer dás 20 euros por um disco pk nao dar por uma betta? peixe é peixe... mas nem é o caso, é mesmo as condiçoes em que sao mantidos... nao tamos a pedir 60 litros de agua para cada peixe apenas 5 no minimo e nao 10 ou 20 cl. menos um pouco e punham nos num copo de shot... Um lojista tem no maximo 7 bettas nunca vi mais digam me se estiver enganado... deixa ver 7 aquarios de 5 litros mais ou menos 5 euros cada 35 euros... deixa ver os aquas podem ser reutilizados... duram uns bons anos... deixa ver investir 35 euros pra ter um peixe em minimas condiçoes... acham muito? se sim digam me e eu retiro tudo que disse até agora!

 

P.S. Se ficaste chatiada ou ofendida com alguma coisa, diz que eu edito o comentario...

 

Cumprimentos

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando a presença do Sr * neste tópico e a sua intervenção aproveito para o questionar acerca das infracções cometidas ao Decreto-Lei n.º 276/2001 (APLICAÇÃO DA CONVENÇÃO EUROPEIA P/PROTECÇÃO ANIMAIS COMPANHIA) corrigido posteriormente pelo DL n.º 315/2003, de 17 de Dezembro.

 

Ditam ambas as versões do documento o seguinte acerca da manutenção de peixes de água doce para comercio:

 

Citação:

 

2) As condições para a manutenção de peixes de água doce são as seguintes:

a) Os aquários devem dispor de uma capacidade de, pelo menos, 45 l, correspondente a 2 l ou a 3 l de água por 10 cm de peixe, ou seja, no máximo, 90 peixes de 2,5 cm em 45 l de água;

b) Não é admitida a manutenção de peixes vermelhos em aquários de forma esférica;

c) A água de cada aquário deve ser filtrada por um sistema de filtração, individual ou centralizado, sendo indispensável e obrigatória a filtração permanente nos casos de forte taxa de ocupação com peixes de espécies frágeis;

d) Os peixes devem apresentar uma respiração normal e calma, devendo o teor em nitrito (NO(índice 2)(expoente -)) ser sempre inferior a 0,3 mg por litro e o teor em oxigénio ser sempre superior a 5 mg por litro;

e) Os aquários devem ser climatizados de tal forma que a temperatura seja adequada aos peixes que alojam devendo a intensidade de iluminação e a qualidade da luz ser tais que o crescimento de plantas seja possível;

 

 

 

Gostaria que o Sr me explicasse porque motivo as lojas * que conheço (aveiro- não sei se ainda o fazem, já não vou lá à algum tempo e viseu- a vossa loja mais nova) vendem a espécie Betta Splendens em condições completamente em contravenção com o referido documento, especificamente as alineas a),c) e e) do artigo 31º ponto 2.

Relembro que o Betta Spendens não é um peixe de água fria, pelo que é incorrecto mantê-lo em aquários não aquecidos.

Relembro também que se trata efectivamente de um ser vivo e não um objecto de decoração, pelo que é intolerável mantê-lo em aquários redondos e nas chamadas beteiras que mais não são que caixas de fósforos.

Aproveito também para lembrar que os aquários esféricos estão proibidos de venda visto comprovadamente causarem danos aos peixes, no entanto, na loja de viseu são uma das coqueluches de venda.

 

 

P.S. é um texto copiado do forum... quem quiser ler em integral fica aqui o link

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=29082

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só para esclarecimento,o meu betta é rei e senhor de 37 litros de agua que partilha com 2 gatas(bettas) e esta semana arranjou um belo ninho de bolhas...acho que o ter andado metido nos copitos não o inibio sexualmente. mas isso é lá em casa, onde todos os bichos são bem tratados,e desinibidos sexualmente. :shock: que o digam os mollies :shock:

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ainda bem que ele ta tao bem... teve sorte na casa que lhe calhou, na volta ainda fica com asduas gatas :P

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais