Plantas pararam...


Tiago do Vale

Recommended Posts

Olá a todos!

 

A minha situação é a seguinte: as minhas plantas parecem saudáveis, estão verdinhas, não tenho problemas de algas, mas pararam de crescer... Nos meses seguintes à instalação do aquário cresciam a um ritmo acelerado.

 

O aquário tem 100litros, 90w (uma flora-glo e duas aqua-glo) de iluminação, substracto fértil e injecção de co2.

 

Um cardume de 15 tetras cardeal, 5 ottos, um botia palhaço, uma raposa voadora, uma corydora e caracois (melanolides turbulata e physa fontinalis).

 

Na flora apenas um tapete de eleocharis parvula (que ficou a meio por o crescimento ter parado), feto de java (que também não cresce) e anúbias num tronco, e criptocorinas. Tudo parou de crescer.

 

Fertilizo todas as semanas ou de 15 em 15 dias com fertilizante líquido da Tropica, 4 vezes a dose recomendada...

 

 

 

Alguém tem alguma ideia??? :lol:

Obrigado a todos. :lol:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a fertilizar com micronutrientes mas e os macro? São eles os responsáveis pelo crescimento das plantas. Testa o valor dos nitratos e, com base nisso, fertiliza se necessário. Quer seja preciso ou não fertilizares com nitratos, tens de acompanhar com doseamento de potássio. Vai testando as quantidades de nitratos, porque potássio não há problema se meteres um pouco a mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ser muito simples, eu tenho ideia que macro nutrientes são aqueles que as plantas normalmente precisam mais e os micro aqueles que não são tão necessários. Corrijam-me se tiver em erro.

 

Macro tipo : Azoto(nitrato), Carbono(CO2), Ferro, Potássio(Fosfatos), etc.

Micro: Magnésio, cobre, zinco, borato, etc. (basicamente aquilo a que se chama elementos vestigiários)

 

Pelo menos é esta a ideia que tenho!

Fica Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Macro tipo : Azoto(nitrato), Carbono(CO2), Ferro, Potássio(Fosfatos), etc.

Micro: Magnésio, cobre, zinco, borato, etc. (basicamente aquilo a que se chama elementos vestigiários)

A tua explicação está correcta, agora a distinção dos elementos Macro e Micro é que tem alguns erros.

 

Os elementos Macro são considerados os NPK (N - Azoto; P - Fósforo; K - Potássio). Obviamente que nem todos são absorvidos em quantidades idênticas. Designam-se por Macros, porque a concentração a dosear, geralmente, é sempre superior à dos outros todos.

Tens mais elementos químicos necessários às plantas em grandes quantidades, mas esses raramente são doseados. Que são o Hidrogénio, o Carbono e o Oxigénio. O Carbono, entendes que é fornecido via CO2, daí não ser doseado. O outros dois, nunca doseias, pois existem abundantemente num aquário (H2O).

 

Os elementos Micro, são todos os outros.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Errata: O Borato não é um elemento químico, mas sim um ião constituído por um 4 átomos de Boro e 7 de Oxigénio (B4O7(2-))

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto tem de ser isso: falta de macronutrientes: convenci-me de que a fauna podia tratar disso, mas desconfio que seria preciso muito peixe, não?

 

Obrigado por me abrirem os olhos. Em relação a fertilizantes de macros: só encontro em pastilhas: há em líquido? Recomendam alguma coisa em particular?

 

Depois reporto os resultados. :lol:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

De facto tem de ser isso: falta de macronutrientes: convenci-me de que a fauna podia tratar disso, mas desconfio que seria preciso muito peixe, não?

Não... a solução não reside somente aí. Um dos elementos Macro é o Potássio, e este não é libertado para o aquário, como produto do metabolismo dos peixes. Ou seja, se não fizeres trocas de água, ou não adicionares potássio "à la pata", os teus níveis de potássio vão diminuir muito mais depressa que os de N e P (comida dos peixes).

 

Obrigado por me abrirem os olhos. Em relação a fertilizantes de macros: só encontro em pastilhas: há em líquido? Recomendam alguma coisa em particular?

Os da Kent Botanica são líquidos:

 

Kent Botanica - K

Kent Botanica - Nitro+

Kent Botanica - Phos+

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem: só encontrei as pastilhas... Não sei se está a funcionar: aparentemente não estão a dissolver-se (eles diziam que as podia enterrar no substracto; ou simplesmente deixá-las cair no aquário depois das luzes se desligarem, e foi o q eu fiz, para as poder ver), nem vejo grandes reacções das plantas... Vou esperar mais algum tempo.

 

No entanto fiquei com um bichinho na cabeça a chatear-me: :? não há fertilizantes líquidos completos, com micro e macronutrientes, que simplifiquem esta questão?

 

Abraços :oops:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

existem fertilizantes completos, mas tipicamente nao se consegue tão bons resultados com estes como fertilizando separadamente. Basicamente cada aquario é diferente e não há dois aquarios com necessidades iguais de azoto e micros por exemplo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os da Kent Botanica são líquidos:

 

Kent Botanica - K

Kent Botanica - Nitro+

Kent Botanica - Phos+

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Viva,

 

E quais os critérios para definir a quantidade que se deve adicionar de cada um deles? E como saber se é preciso um determinado macroelemento e não outro(s) ?

 

Obrigado

 

Rui V.

 

P.S. - Já agora, onde posso comprar estes produtos (MP, s.f.f.) ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

E quais os critérios para definir a quantidade que se deve adicionar de cada um deles? E como saber se é preciso um determinado macroelemento e não outro(s) ?

Pergunta pertinente...

Segundo muitas pessoas, deves adicionar os Macro elementos nestas proporções: 20 de Potássio, 5 de Nitrato e 1 de Fosfato. Ou seja, por cada 5 ppm de Nitrato que adicionares, deves adicionar 20 ppm de Potássio e 1 de Fosfato.

Agora o problema, é que os peixes e plantas em decomposição também contribuem para elevar os nitratos e Fosfatos na água.

E como não há testes para dosear Potássio numa água, torna-se um bocado difícil conciliar este equilíbrio... :D

Existem duas maneiras:

Desprezas os níveis de fosfatos e nitratos produzidos via-aquário. Isto se mantiveres muitas plantas e poucos peixes, e a comida que adiciones seja pouca, ou mesmo nenhuma.

Outra é, fazeres a olho (como faz a maior parte do pessoal) e já sabes, que para o número de plantas que tens, deitas x ppm de N, y ppm de K e z ppm de P por semana/dia/mês.

 

Quanto a saberes o que está em falta ou não, nos Macro elementos é relativamente fácil. Os níveis de Nitratos devem andar por volta dos 5 ppm, e os de Fosfato, à volta de 0.5-1 ppm. Tal como já disse, não existe teste para Potássio, por isso, tens de arranjar uma maneira de saber que quantidade de Potássio tens de deitar. O melhor que tens a fazer, é adicionares o potássio naquela proporção que te disse. Se por ventura notares que tens carências de Potássio, deitas mais potássio...

 

Se pesquisares, encontras muitos tópicos neste sub-Fórum sobre o que é que cada carência/excesso de nutrientes faz às plantas. É só leres...

 

P.S. - Já agora, onde posso comprar estes produtos (MP, s.f.f.) ?

Não é preciso enviar-te uma MP... A Naturline creio que comercializa, e na Aquaplante acho que também já lá os encontrei.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Recuperando este tópico... No meu aqua (plantado e com discus) abundam os nitratos os fosfatos e.... as algas filamentosas... Coloquei uma resina no filtro e as algas abrandaram o crescimento. Mas sei que esta não é de longe a melhor solução. Por isso pretendo fazer o seguinte:

 

1º Apagão de 2 dias - algas têm poucas reservas e como talvão definhar consideravelmente

2º Retiro as resinas

3º Adiciono potássio

 

Li num tópico que para se adiocionar potássio o melhor seria fazer a nossa própria solução com ClK ou sulfato de K, por forma a aumentar a concetração de K no tanque para 1 ppm/ml...

 

Que acham desta ideia? Acham que o apagão também pode conduzir à morte das plantas? E os discus não são sensíveis ao ClK ou sulfato???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais