AJUDA - OSCARES


Marlene

Recommended Posts

boas

 

eu preciso da vossa ajuda para o seguinte ;

 

tenho um aqua com 3 oscares ( entre os 15 eo 20 cm +ou- )

e o problema é que num deles tem-lhe aparecido um buracos

( que ficam brancos ) mais na zona da cabeça . no inicio ainda pensei

que fosse o seu companheiro que lhe dava umas " dentadinhas " , mas todos os dias lhe aparecem umas novas , andam sempre a aparecer e a desaparecer ( só que cada vez em maior quantidade ) . e reparei que o mais pequeno também já tem uns quantos ( apesar de serem mais pequenos ) , ontem medi o ph e estava muito alto , será que tem influencia ? ou será que é alguma doença ?

 

agradeço imenso se alguém me puder ajudar

 

 

cumprimentos

Marlene Matias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nestes buracos, sai puz (líquido branco) da cabeça, poderá vir a ser a famosa doença "buraco na cabeça". Não estou com certeza afirmando que possa ser, já que sem contato visual fica difícil diagnosticar.

 

Faça uma ampla pequisa sobre esta doença e veja se as características batem conforme a situação de seu peixe.

Comece fazendo oque é necessário, depois o possível e logo estará fazendo o impossível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DESDE JÁ OBRIGADO PELAS RESPOSTAS

 

ENTÃO É ASSIM EM RELAÇÃO AO PH , JÁ METI ÁGUA POR ELE ESTAVA ERA MUITO BAIXO ( 5,0 ) PEÇO DESCULPAS . MAS DE MOMENTO JÁ ESTÁ ESTABILIZADO ( 7,0 ) .

DEPOIS TENHO UM AQUA DE 240LT ( POR VOLTA DISSO ) , APENAS COM ROCHA E AREÃO , NÃO SEI O QUE PRECISAM SABER MAIS.........

 

E SOBRE A QUESTÃO DO PUZ ...........NÃO FAÇO A MINIMA , ISSO É POSSIVEL VER ? OU SEJA DÁ PARA VER O PUZ A SAIR ?

É QUE AS FERIDAS SARAM MUITO RAPIDAMENTE , TIPO , DE UM DIA PARA O OUTRO , SÓ QUE LOGO DE SEGUIDA VÊM MAIS 2 OU 3 .

 

PEÇO DESCULPA PELA MINHA IGNORANCIA :wink:

MAS PARA SABER NÃO TENHO OUTRA HIPOTESE SENÃO PERGUNTAR

 

 

OBRIGADA

MARLENE MATIAS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A doença do buraco na cabeça costuma afectar óscares que são mantidos em aquários com águas velhas e poucas mudanças de água. Aparecem crateras brancas que se vão aprofundando e principalemente alargando com o tempo.

 

A melhor cura que encontrei foi simplesmente fazer mudanças de água parciais frequentemente (dependo do tamanho do aquário e do nº de peixes).

 

Mas leva meses a curar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marlene,

 

E SOBRE A QUESTÃO DO PUZ ...........NÃO FAÇO A MINIMA , ISSO É POSSIVEL VER ? OU SEJA DÁ PARA VER O PUZ A SAIR ?

Nota-se algo branco a sair antes de abrir o buraco.

 

Convém mudar parte da água do aquário semanalmente e variar o tipo de alimentação dos peixes colocando de vez em quando umas gotas de vitaminas.

 

Se os peixes estiverem a comer bem podes juntar à comida Flagyl (compras na farmácia). Desfazes o comprimido e juntas ao alimento (flocos granulados, papas, etc). Congelas o restante se necessário.

Não convém deixar a comida no fundo do aquário durante muito tempo (o medicamento assim escapa-se para a água). Alimenta pouco de cada para teres a certeza que os peixes comem logo e ingerem uma boa quantidade de medicamento.

 

Junta 1gr (4 comprimidos de 250mg) de medicamento por cada 100gr de comida. Dá apenas essa comida durante 1 semana (2x ao dia).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

era só para vos agradecer , já fiz a mudança da água e agora vou comprar os comprimidos para ver se os consigo curar , depois digo alguma coisa .

 

 

obrigado mais uma vez..........

 

Marlene Matias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parabéns pela escolha de especie MAs tens um aqua pequeno aconselhava desfazeres-te de 1 oscar porque o aqua e pequeno e tambem convem teres uma boa filtragem; em relaçao a luz nao e preciso nada especifico, excepto se quiseres realçar as cores dos oscares ai convem colocares uma lampada que tenha essa função adeus e espero ter ajudado em relação aos buracos e doenção convem desparazitar com um medicamento xau e um abraço

Saber esperar é uma virtude...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Na doença dos buracos na cabeça que realmente atacar os oscares e outros ciclideos de grandes dimensoes os buracos nao aparecem e desaparecem, eles aparecem e começam a alargar ou podem sarar com sorte mas demoram bastante tempo. O mais provavel que sejam eles a brigarem entre si e essas feridas normamente ficam brancas e se o aquario estiver em boas condiçoes elas saram em 1/2 dias e sem precisar de medicamentos.

 

Para a doença do buraco ainda nao há um remedio certo mas normalmente acontecem devido a mas condiçoes de tratamento:

 

Alimentação repetitiva e sem vitaminas

Pouca higiene ou falta de filtragem

Falta de mudanças de agua

Aquarios com pouca litragem.

 

Costoma se tratar com Flagyl e rectificação das condiçoes acima.

 

Boa sorte

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais