Valter Silva Posted September 26, 2005 Share Posted September 26, 2005 Caros amigos e colegas de vicio, Em http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf encontram um artigo intitulado: "Escalares – Dicas e truques simples para mantê-los e reproduzi-los" escrito por mim para o proximo numero da AM. Como esse numero tarda em sair e como o autor do artigo sou eu sem ter cedido direitos de autor à AM, resolvi publica-lo ... Devo referir que tenho autorização de uma pessoa da AM para o fazer. Todos os comentário e sugestões são bem vindas. Neste momento (dia 10 de Outubro 2006) o artigo está na sua versão 2.4. Peço a todas as pessoas que tenham o artigo alojado que o removam ou actualizem e a todos os leitores que actualizem e que dêm dicas de melhoramento. Abraço Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
esquilo Posted September 27, 2005 Share Posted September 27, 2005 Obrigada Li agora o artigo e gostei muito! Ando mesmo interessada em saber quem é que veste as calças naquele aquário! Link to comment Share on other sites More sharing options...
mmiguelmm Posted September 27, 2005 Share Posted September 27, 2005 Estou a tentar abrir o ficheiro escalares.pdf mas diz-me que tem 0 bytes. Estarei a fazer alguma coisa mal ? Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted September 27, 2005 Author Share Posted September 27, 2005 Tenta sacar para o teu PC e depois abrir. Eu consigo abrir na boa, e parece que a esquilo tambem Abraço Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted September 29, 2005 Author Share Posted September 29, 2005 Viva, O artigo foi "updated" !! foram corrigidos algumas faltas de acentos nas palavras (principalmente agua/água) e a parte de distinção de sexos foi alterado. Abraço Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
JOSE Posted October 10, 2005 Share Posted October 10, 2005 não aparece nada alem do site universidade de aveiro Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted October 10, 2005 Author Share Posted October 10, 2005 Viva, Alguem apagou o ficheiro :D Já voltei a colocá-lo lá. Abraço Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted October 20, 2005 Author Share Posted October 20, 2005 Caros amigos, O artigo foi actualizado e recolocado. Um abraço Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
Regal Posted October 20, 2005 Share Posted October 20, 2005 Parece que já apagaram novamente1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted October 20, 2005 Author Share Posted October 20, 2005 Recolocado novamente Peço ao pessoal para não apagar!!! Abraço Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
cafaisca Posted October 29, 2005 Share Posted October 29, 2005 acho que ta de novo apagado... http://magicdiscus.blogspot.com/ Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Share on other sites More sharing options...
f.m.mendes Posted October 30, 2005 Share Posted October 30, 2005 não esta lá nada ... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted November 2, 2005 Author Share Posted November 2, 2005 Novamente recolocado!!! Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sérgio Miguel Posted November 3, 2005 Share Posted November 3, 2005 Tira, mete, mete e tira lololol Afinal onde está o "ficheiro" Será que está por detras da rocha?? Ou atras daquele escalar?? Naaaa, foi mesmo apagado outra vez eheheheheheh Link to comment Share on other sites More sharing options...
cesar_dias Posted November 3, 2005 Share Posted November 3, 2005 Pois... De ficheiro nem rasto Cumprimentos, Cesar Dias Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted November 4, 2005 Author Share Posted November 4, 2005 Viva, O ficheiro foi recolocado novamente com nova versão. Cumprimentos Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
SMG_PT Posted November 16, 2005 Share Posted November 16, 2005 Viva. Estou muito interessado no artigo. O problema é que não consigo encontrá-lo. Terá sido novamente retirado? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nuno Antunes Posted November 17, 2005 Share Posted November 17, 2005 Deve ter sido... Tinha aqui no meu computador uma versão (2.1) que fiz upload para a pasta do valter espero que ele não se importe. EDIT: Entretanto e antes que alguém se lembre de o apagar de novo, aqui fica na minha página pessoal (está desactivada por isso posso ocupar 300K sem problemas) http://aquamalawi.no.sapo.pt/Escalares.pdf @Valter: Se quiseres que meta uma versão actualizada... manda-ma para o mail. Por agora e para desenrascar serve. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted November 18, 2005 Author Share Posted November 18, 2005 @Nuno: Essa é as ultima versão do artigo. Depois de uma leitura rapida verifico que tem algumas falhas.... Assim, brevemente irá sair uma versão actualizada! Ainda só recebi um feedback relativo ao artigo... Parece-me manifestamente pouco!! Fico a espera de mais! Cumprimentos Valter Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted November 24, 2005 Author Share Posted November 24, 2005 Viva, em http://ftp.ua.pt/incoming/valter encontra-se a versão nova do artigo... versão 2.2 @Nuno: Por favor actualiza Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jose Miguel Gomes Posted January 18, 2006 Share Posted January 18, 2006 Desculpa lá mas queria ter essa ultima verssao do artigo e não estou a conseguir encontrar. O treino do Toy Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted January 19, 2006 Author Share Posted January 19, 2006 José Miguel, ve aqui: http://aquamalawi.no.sapo.pt/Escalares.pdf Se tiveres dificuldades manda MP Abraço Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jose Miguel Gomes Posted January 19, 2006 Share Posted January 19, 2006 Olha, já li o teu artigo e acho que está muito bom. Então o quadrozinho com o que se deve fazer em cada dia, está sem dúvida muito útil. Gostava no entanto de te fazer algumas perguntas: Falas claramente em dois métodos, um que implica deixar os pais a cuidarem dos alevins e outro que permite uma maior taxa de sobrevivencia sendo o aquariofilista a ter esse cuidado. Tens alguma estimativa de quantos animais chegam ao estado adulto com um e outro método? O local de desova que sugeres, capa verde, vai para dentro do aquário sem qualquer tratamento? Os ovos eclodem sem qualquer problema em água da companhia (baixando-se um pouco o pH), desde que não existam peixes que os comam? Parabens pelo, muito elucidativo artigo. O treino do Toy Link to comment Share on other sites More sharing options...
Valter Silva Posted January 21, 2006 Author Share Posted January 21, 2006 Viva Jose Miguel Gomes, Vou tentar responder as tuas perguntas e alterar o artigo para refletir estas respostas Saudavel discussão é sempre boa para todos Olha, já li o teu artigo e acho que está muito bom. Então o quadrozinho com o que se deve fazer em cada dia, está sem dúvida muito útil. Obrigado Gostava no entanto de te fazer algumas perguntas: Falas claramente em dois métodos, um que implica deixar os pais a cuidarem dos alevins e outro que permite uma maior taxa de sobrevivencia sendo o aquariofilista a ter esse cuidado. Tens alguma estimativa de quantos animais chegam ao estado adulto com um e outro método? Esta pergunta, apesar de muito pretinente é dificil de responder. Vou tentar....... Dos peixes que nascem, ou seja, que chegam ao 7º dia após a postura eu diria que com a maioria dos pais tens perdas de 100% a 60%.... Ou seja na melhor das hipoteses aproveitas 40%.... Claro que existem excepção, apesar de muito raras... O mais certo é teres perdas perto dos 100%!!! Numa estimativa muito empirica, diria que em 10 posturas aproveitas 1 na totalidade!!!! Se fores tu a tratares dos peixes com os cuidados que indiquei as perdas não devem nunca chegar aos 10% (defeituosos, ou algum que não se alimenta devidamente). Ou seja tens aproveitamentos de 90%. Claro que Estou a falar de morte de peixes e não de ovos não fecundados, fungados, etc,etc,etc. Espero que de para teres uma ideia das grandezas envolvidas! PAra mim é simples, se quiseres numero, claramente deves tratar tu deles.... se quiseres assistir a um espectaculo unico, deixa os pais tratarem dos pequenos! O local de desova que sugeres, capa verde, vai para dentro do aquário sem qualquer tratamento? Sim... Se a capa for de plastico não terás problemas. Os ovos eclodem sem qualquer problema em água da companhia (baixando-se um pouco o pH), desde que não existam peixes que os comam? Sim, o melhor mesmo é não baixares o Ph (quantos menos quimicos melhor), agua directa da companhia sem cloro é o "best" para os escalares e reproduções!!!! Parabens pelo, muito elucidativo artigo. Obrigado mais uma vez. :D Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jose Miguel Gomes Posted February 4, 2006 Share Posted February 4, 2006 Mais umas curiosidades.. Arranjei um livro só sobre escalares onde diz que para os reproduzir devemus inclusivé ter o pH ligeiramente alcalino..o que me deixou e com uma dureza alta..que não lhes atrapalha nada.. além disso sugerem sempre aquários altos.. em todas as fases da vida.. Para a postura dos ovos há varios materiais sugeridos.. um dos quais pvc.. se calhar vai ser por este que vou optar. Diz tambem que estes peixes atinjem a maturidade aos 10 meses de vida.. eu tava a ver se na altura das ferias grandes os meus estariam prontos para a reprodução.. vamus la ver.. não consigo precisar que idade terão actualmente.. mas espero que em 4-5 meses estejam prontos.. Se entretanto fizeres um update ao artigo não te esqueças de avisar. O treino do Toy Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts