ramirezi - cuidados a ter (?)


wonderman

Recommended Posts

oi pessoal,

 

tendo adquirido 1 ramirezi à uns dias (esta é a 3ª noite que passa aqui) constatei que ele encontra-se muito bem de saude, ou seja, sem qualquer aspecto menos saudavel a nivel visual, mas não me parece que se tenha ambientado para já... a respiração dele é rápida (será normal num ramirezi???) e não tem comido, pelo menos que eu visse... costuma estar mais solitário, mas já o vi a vaguear pelo aquário ao pé dos outros peixes...

 

alguém com experiencia nesta espécie pode-me falar um pouco sobre os ramirezi´s? é normal esta respiração rápida? :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá wonderman,

 

pela pouca experiência que tenho posso dizer-te que os ramirezi não propriamente dos peixes mais faceis de manter. Eles devem ser introduzidos em grupo e são muito timidos no inicio. Deverás ter cuidado na alimentação, eles rejeitam muitas vezes os flocos/granulados, pelo que deverás alimenta-los com alimentos congelados (artémias, blodworms, etc), caso contrário poderão morrer à fome. A água deverá ser ligeiramente ácida e o aquário bem plantado para ele se poder esconder nos primeiros tempos.

 

Boa sorte

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me parece mesmo que esteja a comer... a artémia vou preparar amanha, domingo deve estar pronta... mas não tocou no tubifex (seco, não congelado) pelo que presumo que não come por nervosismo e timidez... a respiraçao dele é muito forte, mas penso que é dele, não é por falta de O2, uma vez que os outros peixes estão bem. é normal isto num ramirezi? respirações rapidas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, outro facto é que agora passa o tempo todo na zona superior ao filtro, masquando de lá sai, sai com um nadar super normal. e nunca vai à superfície respirar, portanto não deve ter problemas de O2...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que dar tempo ao peixe se habituar...se puderes tenta alimentá-lo com larvas de mosquito vermelhas (bloodworms) que podes arranjar congelado. Esses peixes têm um temperamento algo parecido com os discos e tens que o fazer alimentar com alguma urgência - existem muitos casos que eles acabam por morrer à fome. Lembra-te que a alimentação dos ramirezi, ao contrário do que é normal, deve ser à base de alimento vivo/congelado com complementos de flocos/granulado - O granulado deverá ser em complemento, nunca cmo base de alimentação.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero que ele coma artémias... e vou tentar encontrar coisas congeladas (bloodworms p.ex.) mas não sei... ele não me parece que coma, e assim que a comida entra no aqua os outros "limpam-na"... enfim mas também já tive peixes assim que depois começaram naturalmente a comer...

 

algum outro cuidado que se tenha que ter em especial com este peixe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se compraste um macho sugeria que comprasses duas fêmeas.

 

No meu caso, demoraram alguns dias a ambientarem-se e neste momento comem de tudo, flocos, granulado, adoram artémia congelada e larva de mosquito congelada.

 

Se ele ficar muito tempo sem comer vai acabar por ficar sem forças e morrer, ja me aconteceu numa altura que que tive uma femea que era rejeitada completamente pelo macho e andava sempre a levar porrada.

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom... fui comprar agora larvas de mosquito vermelhas (não congeladas) da JBL... a ver se consigo alimentar o ram... agora, acho que vou é buscar uma fêmea. quase de certeza que é um macho, tem a barbatana superior comprida, em "lança" para trás...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom esta foto é de uma femea. A foto é de uma femea minha, editada pelo Rui Estrelinha noutra discussão que houve sobre Ramirezis. Penso que ele não se vai importar.

 

Repara no pormenor da Barbatana Dorsal tambem mais alta.

 

Eu comprava mais que uma femea. É apenas a opinião de um novato.

 

ram11.jpg

 

Abraços

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PH - 7

KH - 60 mg/L (ppm) como CaCO3 ou 3,6 german hardness

GH - 160 mg/L (ppm) CaCO3 ou 8,96 german harndess

Amónia - quase 0, arrisco que é para 0,3

Nitratos - 12mg/L (estava entre 10 e 15)

 

cálculo de CO2 com base no PH e KH: 9

 

ou seja, do PH não deve ter sido, do KH idem, o GH não é praqui chamado, a amónia está perfeitamente okk, e os nitratos é que estão um pouco elevados.

 

com esta quimica da água, arriscavam em ir buscar já amanha de manha 1 casal de ramirezi´s? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A amónia está no limite, se for 0,3mg/l...talvez devesses esperar mais um pouco...Uma pergunta, por quanto é que te vendem ramirezis adultos? No picanço venderam-me a 11€ cada um (ramirezis adultos selvagens) e fostaria de comparar preços.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu disse 0,3 para não dizer 0!!! pareceu-me que estava completamente transparente mas ao mesmo tempo que poderia ter uma cor... ou seja, o meu teste é da hagen, e a escala mínima depois do 0 é 0,6, por isso disse 0,3.

 

quanto aos peixes, comprei na ruimar por 4 euros cada.

 

ah é verdade fui lá agora buscar um casal de ram´s... desejo melhor sorte para estes, e investi no casal para ver se o stress deixa de existir como no outro, que acabou por o matar... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Talvez fosse melhor voltar lá...o ideal era ter 4 peixes...eles gostam de estar em grupo!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim talvez seja melhor, mas tenho medo que não resistam... são mesmo sensiveis... mas olha, estes agora andam aqui felizes da vida, têm uma respiração rápida mas já não é aquele "sufoco" do outro, estes andam sempre de um lado para o outro, a passear, juntos, são super vivos, e se de facto são um casal (eu pedi um casal lá na loja) então parece que se dão muito bem. já os vi a darem "beijos" LOL e a "dançarem um com o outro. se forem um casal deve ser bom sinal. se não forem casal cá pra mim andam é às turras EHEHE cheers pelo que já li por aí não só pela barbatana se vê se é macho ou fêmea. penso que pelas cores, essencialmente, se consegue detectar o sexo desta espécie. mas já agora, vou procurar o POST onde está essa imagem do Daniel Marques.

 

já agora, qual é a vantagem dos alimentos congelados? não me parece ser nenhuma, se existirem as mesmas comidas não congeladas! eu tenho larmas vermelhas de mosquito, não congeladas, tubifex, não congelado, e vou fazer hoje artémias (nauplios). depois tenho uns granulados, flocos, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única vantagem dos aliments congelados relativamente aos não-congelados é o facto de poderes guardá-los e ser mais fácil de os adquirir...se tiveres oportunidade de os alimentares com larvas vivas...força!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, não são vivas, todas as comidas que referi são da JBL, aqueles frasquinhos normais em que a comida está naturalmmente morta... mas espera, isso quer dizer que os congelados estão vivos?? não percebo mesmo nada disto ehehe cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

E o teste de nitritos?

 

Se tens valores de amónia, e de nitratos quase de certeza deves ter valores de nitritos e por conseguinte estás com problemas no processo de filtração biológico.

 

O que não será nada aconselhável para os Ramirezi

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenho esse teste, sempre me disseram que não era necessário :?: mas penso que tendo a amónia a 0, os nitratos apenas representam a sujidade normal da decomposição de matérias, de comida, e a sujidade que os peixes fazem... estou certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...mas estás errado...tive um cas que a amónia e amoniac estava a zero e os nitritos a 1mg/L (dose letal começa a partir de 0,3 mg/l)...convém adquirires teste NO2/NO3.

 

Para melhor eliminação dos nitritos..liga a bomba de ar.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começando de baixo para cima...

 

Para melhor eliminação dos nitritos..liga a bomba de ar.

 

 

???eliminar nitritos com bomba de ar? vais ter de explicar isso, nao me parece minimamente verdade...só se for oxigenar a agua mais para as baterias poderem ser em maior numero, mas num aquario ciclado essa questão não se coloca...

 

quanto a os nitritos estarem altos com amonia a zero e nitratos a 0 pode acontecer...em duas situação, aquario nao ciclado, ou entao depois da utilização de um antibiotico que mate a colonia de bacterias do filtro, ou seja, voltar ao aquario nao ciclado.

 

bom, não são vivas, todas as comidas que referi são da JBL, aqueles frasquinhos normais em que a comida está naturalmmente morta... mas espera, isso quer dizer que os congelados estão vivos??

 

a diferença entre comidas liofilizadas (vulgo: secas) e as congeladas é que as congeladas manteem melhor e mais qualidades nutricionais.

 

já os vi a darem "beijos" LOL e a "dançarem um com o outro. se forem um casal deve ser bom sinal

 

beijos é coisa que os ciclideos nao incluem no ritual de cortejamento... podem ser brigas de territorio e de supremacia, quanto ao dançarem pode ser ou ritual de cortejamento ou novamente mostrarem-se para demarcar território, mas se andam sempre juntos poderas nao ter problemas.

 

A identificação do ramirezi selvagem é facil e utilizam-se as mesmas tecnicas que nos outros ciclideos, coloração e formato das barbatanas, sobretudo o principio e fim da dorsal.

O problema é que com a selecção artificial e com novos "modelos" de ramirezi (balão, long fin, varias misturas) se torna as vezes dificil a distinção, mas sabendo o que se procura e vendo o seu comportamento na presença de outros é possivel identificar sem duvidas.

 

 

 

Talvez fosse melhor voltar lá...o ideal era ter 4 peixes...eles gostam de estar em grupo!

 

depende do tamanho do aquario e do tipo de aquario (esconderijos, linhas de vista, separação de territorios, por exemplo)...para alguns aquarios ter mais do que um casal é condenar os restantes a uma pobre existencia ou á morte dependendo da "atitude" dos peixes.

 

eu disse 0,3 para não dizer 0!!! pareceu-me que estava completamente transparente mas ao mesmo tempo que poderia ter uma cor... ou seja, o meu teste é da hagen, e a escala mínima depois do 0 é 0,6, por isso disse 0,3.

 

o problema dos testes com escalas em intervalos muito grandes é esse...nunca se sabe muito bem o que dá...

 

 

ah é verdade fui lá agora buscar um casal de ram´s... desejo melhor sorte para estes, e investi no casal para ver se o stress deixa de existir como no outro, que acabou por o matar...

 

pois é, há peixes e peixes, e há criadores e criadores, e importadores e importadores e lojistas e lojistas....tudo se reflecte no preço e na qualidade dos peixes, as vezes compra-se um peixe e nem se sabe que vai apenas ser provisorio porque as vezes ja estão num estado tal que se torna perfeitamente irreversivel.

 

"mais vale um peixe caro que podemos apreciar no aquario, que um peixe barato para deitar na sanita"

 

 

PH - 7  

KH - 60 mg/L (ppm) como CaCO3 ou 3,6 german hardness  

GH - 160 mg/L (ppm) CaCO3 ou 8,96 german harndess  

Amónia - quase 0, arrisco que é para 0,3  

Nitratos - 12mg/L (estava entre 10 e 15)  

 

cálculo de CO2 com base no PH e KH: 9

 

pH um pouco alto de mais para ramirezis, são peixes de aguas as vezes bastante acidas.

KH e GH tambem altos....sao peixes de aguas acidas e extremamente macias...

 

penso que estas duas situações seriam de corrijir para dar as melhores condições possiveis aos peixes...

 

outro dia comprei um que estava num aquario a pH 7,6....veio para o meu a 5,4-5,8 e parece que ganhou outra vida!

 

há que saber distinguir um peixe que vai morrer se nao se lhe mudarem as condições e aqueles que vão morrer independentemente do que se fizer, infelizmente ja me morreram alguns para aprender...

 

 

tanto nos ramirezis como em qualquer outro peixe, boas condições e comida variada e de qualidade são condições essenciais para os manter, e o ramirezi não é um peixe que perdoe muitas asneiras.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado malta,

queria desde já vos dizer que os ramirezi estão super saudáveis, comem bem, passeiam pelo aquário, já se dão sem problemas com os outros peixes (o escalar é claramente um amigo deles! ehehe), o synodontis marca o seu território como sempre o fez, mas sem grandes confusões, e os ram´s não se assustam com a austeridade do syno, "não é defeito, é feitio" ehehe!, e quanto ao casal em si, o macho anda sempre a "bicar" a fémea, mas sem agressividade, eles regra geral dão se bem, a hora de comer é que é mais complicada, e estou certo que a femea é fêmea devido à cor rosada na barriga, e à barbatana dorsal que não é tão elegante como a do macho.

 

quanto à alimentação, estou a fazer artémia pela primeira vez, vamos ver como isto vai correr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Just_Me,

 

Eu vou explicar porque é que a adição de ar reduz os nitritos (Aula de quimica) - Os nitritos são compostos pelos iões NO2, para passar a nitratos é necessário ganhar um atomo de oxigénio, o problema muitas vezes do aumento de nitritos é pelo facto que não existir oxigénio suficiente para existir a reação em causa. A nitrificação é um processo que consome muito oxigénio, pelo que ao ligar a bomba (fornecendo nitrogénio e oxigénio) aumenta a transformação de nitritos em nitratos que serão consumidos pelas plantas (nitratos). O processo de passagem de nitrito a nitrato é um processo aerobio, pelo que necessita de Oxigénio livre.

 

Além disto, lembramos que as bactérias vão-se renovando e sendo bactérias aérobias necessitam de oxigénio para se reproduzir.

 

Se alguém quiser posso tentar "scanar" alguns apontamentos de quimica e tratamento de residuos!

 

Relativamente ao nº de ramirezis, é claro que deve-se ter em conta o tamanho do aquário...mas se não se pode ter um grupo sustentado, mais vale não ter nenhum!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais