ramirezi - cuidados a ter (?)


wonderman

Recommended Posts

eu concordo que em tratamento de residuos tenhas de aerar a agua para que as bacterias sobrevivam....mas num aquario, garanto-te que se as bacterias nao tiverem ar para fazer a oxidação dos nitritos...já os peixes morreram !

 

não podes comparar o oxigenio exigido por uma etar com o exigido por um aquario :shock:

 

quanto aos ramirezis precisarem de um grupo para serem saudaveis, nao concordo...especialmente peixes territoriais como os ramirezi. se tiveres um aquario de 2m e meteres lá 10 ramirezis vais ver que eles nao vao andar em cardume, vao estabelecer territorios, assim um casal é perfeitamente aceitavel. Então na altura de reprodução um bom casal vai defender acerrimamente o seu territorio.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado quinzico! mas NÃAAAO não te quero vender eheheh depois do que sofri a desejar que eles resistissem, a ler muito sobre esta espécie, a comprar comidas diferentes (BY THE WAY as artémias tão prali à 24 horas, mas parece me que ainda não há nada...) e preocupar me DEMAIS com a água (tanto que estou com medo de TPA´s... LOL)! mas também concordo contigo, acho que estão fixes! é de facto um casal certo? não me estou a enganar não?

 

outra coisa, o que é uma cena tipo gordurosa na superfície do meu áqua? será por ter aumentado a temp. para 28°C? ou será as bolhas de CO2 pequeninas que pairam à superfície e dançam ao ritmo do fluxo do filtro, sem rebentarem? sujidade não me parece, a água está limpinha e os nitratos não devem ter subido em 2 dias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parece-me um casal.

Quanto á gordura no cimo da água não será da comida ?

 

Só penso que teres comprado só o casal nao foi de todo a melhor opção.

Já experimentei colocar só um casal num aquário e o macho simplesmente rejeitou a femea e passava o tempo a dar-lhe porrada. Juntei o macho a duas femeas e ele fez a sua escolha.

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pelicula ao cimo da agua são gordura e proteinas nao soluveis a qual acrescem bacterias que se alimentam das mesmas.

 

Quanto a um casal é perfeitamente pacifico, ja vi varias criações apenas com casais, nao terias dois machos? De qualquer maneira podem sempre existir incompatibiladades entre peixes. Ou a femea era muito jovem para o macho em questão.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim...parece-me um casal...pelo menos uma fêmea tens!...A gordura parece-me ser detritos e bactérias (eu retirei algo parecido do que me disseste de dentro do tubo do filtro)...A questão dos ramirezi concordo com o Daniel, os ramirezi têm um temperamento parecido com os discus e não aceitam imposições de ninguém...eles escolhem os parceiros....podes ter sorte e o macho gostar da tua fêmea...eu tenho 2 machos e 3 fêmeas e um dos machos não aceita uma determinada fêmea!

 

 

Relativamente às artémias...estás a fazer cultura delas? não estás a dar os ovos a comer aos peixes, pois não? Tem cuidado com a casca do ovo das artémias que não é digerivel pelos peixes e pode causar entupimentos intestinal e morte. Se quiseres saber como anular o problema, diz!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, então a gordura está percebida... tenho de pôr menos comida, ou então será fruto das comidas que tenho metido ultimamente (as tais cheias de proteinas e gorduras - larvas de mosquito vermelhas e tubifex), e não deve ser muito problemático, pelo que voces me deram a entender.

 

quanto a ter comprado 1 casal, bom o meu aqua é de + ou - 75 litros reais, não deve ser boa ideia meter mais uma fêmea para não sobrepopular o aqua, já que PELOS VISTOS estes deram-se muito bem (penso que dar umas bicadazinhas de vez em quando não deve ser mau sinal, o macho tolera-a ao lado dela, às vezes anda ao pe dela, outras vezes nada até ela rapidamente e "dá-lhe uma cabeçada :shock: " LOL principalmente se estiver à procura de comida!)

 

quinzico, estou a fazer cultura, já passaram 24 horas mas não me parece que os ovos tivessem eclodido (não percebo nada de criação de artémias é a primeira vez que o faço, e nunca vi ninguem a faze-lo!!!) mas sim quero saber TUDO referente ao "como fazer depois das artémias terem nascido"... pelo que li, tiro a pedra difusora da garrafa, aguardo que as coisas assentem, aponto com uma luz para juntar as artémias no foco de luz, SUGO-AS (tipo, meto o tubo lá na área delas, de forma a não sugar a superfície e o fundo para não irem as cascas de ovo abertas da superfície e os ovos não eclodidos do fundo junto). depois a estratégia será passar essa água com artémias por um filtro para tirar as artémias da água salgada. e depois? lavam-se as artémias com agua corrente?

 

nota: escrevi isto tudo para vos poupar trabalho, agora corrijam-me o que estiver mal :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã digo-te como tratar os ovos de artémia...ainda tenho muita coisa por estudar e tenho exame na 5ª feira!...mas a ideias é passares s ovos por uma solução que dissolve a casca..amanhã conto-te tudo!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MALTA!!! as artémias já ali andam!!! se calhar já andavam ontem eu é que ainda sou um maçarico nisto! Bem, espectáculo, passadas quase 48 horas lá andam elas. tirei agora o ar lá de dentro, espero k os ovos assentem todos (os ovos e as cascas) para daqui a nada tentar apanhá las... ajudem me please, qual é agora a melhor maneira de fazer isto? e já agora, voces metem TODAS as artémias na água depois?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

:roll: Tenho um aqua de 70 litros com 10 barbus ouro, 1 labeo frenatus, 1 alga eater, 2 botias palhaço, uma ampularia, um cascudo o qual pretendo retirar,Quanto a plantas comecei a colocalas recentemente, comecei pela elódea (Egeria densa) e pretendo colocar também a bananinha (Nymphoides aquatica), pretendo colocar também duas ou três neritina zebra (Neritina natalensis).

Gostaria de saber se posso colocar 2 ou mais ramirezis no meu aqua ou se ja esta superpovoado?

Faço tpa´s semanais e adiciono fertilizante liquido diariamente.

Obs. O cascalho é um cascalho simples, quando comecei a adicionar plantas não quis mudalo pois o aqua já esta montado a mais de 2 anos.

Hoje eu limpo o filtro uma vez por mês, isso é o correto? na limpesa do filtro devo lavar também o recipiente com as bioboll?

Alias bonito casal wonderman

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wonderman!

Se tiveres condições mesmo fixes consegues eclodir artemia em 24 horas ou menos lool pelo menos eu ja consegui :P

Olha faz assim:(Eu costumava faze.lo)

Pegas num pano de linho ou la o k é akeles k n largam akelas linahs minusculas e depois de juntares a artémia tda num sitio sugas cuma mangueira e tiras as artémias fazendoa água passar pelo pano em forma de concha onde vao fikar as tuas artémias todas também só num ponto.

Depois enches um copo com água e embrolhas ese bocado de pano onte fikaram as ertemias e enxaguas no como de água para as lavar.

Tás a perceber? tou a ser uma beca confuso acho eu :lol:

E pronto depois pegas no pano no sitio das artemias e tocas esse sitio do pano na água e elas saem a nadar lool.

Eu fazia assim talvez muito cuidado, talvez cuidado a menos comigo resultava loool.

Agora ja n dou artemia, vou comprar congelada e mais tipos de alimentos para dar aos ram's.

Já agora nao me queres comprar o frasco de ovos de artemia da JBL nao? o prazo acaba no fim do ano q vem e inda ta a 90%. penso que ja nao o use mais. Vendo.t por 8 euros :P Tou a falar a serio se quiseres discutimos um preço

Va boa soprte!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais