wonderman

Membro
  • #Conteúdo

    259
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por wonderman

  1. wonderman

    Iluminem-me!

    Meus caros, Começo a ver muitos projectores de LED (não vocacionados para aquariofilia, digo em lojas da especialidade, onde aparentemente é um projector com formato HQI mas é de LED´s), a preços mais acessíveis. Digam-me uma coisa: os watt já percebi que é difícil fazer comparações, mas aqui à dias vi um de 20watt que "equivale" a um de 150watt. A comparação em termos de consumo energético vinha lá (num belo flyer onde o mais importante em termos comerciais seria vender as luzes pela GRANDIOSA economia das mesmas), em termos de lumen nem por isso... mas creio ter visto 900 lumen (manifestamente pouco). Mas afinal, digamos que se eu tiver um projector em LED com os mesmos lumen que uma HQI, a mesma temperatura de cor, tenho em termos práticos a mesma luz, mas em tecnologias diferentes? Vai "furar" a coluna de água da mesma maneira? Vai alimentar corais da mesma maneira? Vai iluminar da mesma maneira em termos visuais?
  2. wonderman

    Iluminem-me!

    E porque não LED´s?? Quando começarão a ser "o" sistema por excelência de iluminação???
  3. Sabes, eu estava a questionar a estanquidade das lâmpadas, porque acho um verdadeiro ABSURDO que os LED que mencionei anteriormente rondem os 250€ cada "linha" de LED´s. E calculei que fosse isso: uns leds específicos para zonas de grande humidade e evaporação... Ora no meu caso a brincadeira ficava-me em 1000€, e não tenho a certeza se seria bem iluminado ou não. Como o aquário terá 1700mm de frente, teria de colocar 2 na frente, e 2 em profundidade. Mas ok, já percebi que é mesmo um absurdo o preço dos LED´s, portanto a tua calha até à data bate aos pontos qualquer outra coisa que tenha visto. Daí eu dizer que com a tua calha, gostaria de fazer uma coisa engraçada, que me ajudava a poupar uns trocos e ficaria originalíssima: imagina que nos 1700mm, só coloco a tua calha da seguinte forma: --1200mm-|-500mm-- ----------- ___ zzzzzzzz|___| ------------------------- |zzzzzzzzzzzzzzzzz| |zzzzzzzzzzzzzzzzz| ------------------------- ....... 1700mm A tua calha terá uns 400mm de frente (digo eu, pela imagem), portanto, como o eixo da calha fica a 500mm, o topo da calha fica a 300mm de um lado, e a 1000mm do outro lado. Agora imagina que o layout em termos de rocha viva, é um triângulo/ rectângulo, com o vértice superior do lado direito. Portanto, do lado esquerdo, acaba a rocha, e a ideia era simular o início de profundidade pela ausência de luz desse lado. O que me dizem? EDIT: a "imagem" feita em linhas não está a saír bem...
  4. Ok! Diz me uma coisa, essas lâmpadas estão preparadas para estarem em cima de água, evaporação, etc? Achas que 2 dessas poderiam funcionar bem no meu futuro aquário?
  5. Olá companheiros, Tenho estado a aguardar por respostas ou desenvolvimentos a este tema... Pelo que tenho visto em vários forum´s na net, já existem muitas pessoas com LED´s, com resultados fantásticos em todos os aspectos, e que, em situações mais DIY ou pura e simplesmente desviadas de soluções específicas para aquariofilia (provavelmente não serão estanques, não sei), conseguem a tal iluminação que para muitos é ainda inatingível, pelo investimento inicial. vejam este DIY: http://www.reefcentral.com/forums/showthre...mp;pagenumber=1 ou este nosso companheiro do outro forum: http://www.reefforum.net/f8/sindrome-do-aq...html#post144850
  6. Ando em grandes pesquisas sobre estas luzes, e não consegui esclarecimentos que me deixem descansado... Pelo que percebo, 1, e apenas 1 calha destas, dá para iluminar um aquário de dimensões semelhantes à calha, ou seja, 50cm - largura. Então, em 150cm, precisamos de 3 calhas... não é necessário meter uma BATERIA de calhas na profundidade do aqua certo?
  7. João, atenção que já não é 50cm de largura, mas sim 45, e já não é 250cm, mas sim 170: Então a estrutura tem 2500mm largura x 464mm profundidade x 834mm altura: como vêm, a sump de 60x40x35 também está ponderada (78 litros líquidos) ah, e o aquário já não terá os 2500mm, será um aquário de 1700mm de largura, com 600mm de altura e 464mm de profundidade. A coluna seca, desenhei-a com 100mm x 100mm, não sei se está bem ou não... já agora 1 pergunta em relação à coluna seca: que diâmetro devo ter o buraco para a queda de água? porque têm a maior parte de voces mais de 1 buraco na coluna seca? Ainda não pensei muito bem como vou repor a àgua da sump para o aquário, mas se calhar fazia um buraco no canto superior esquerdo do vidro traseiro, não? Estou a pensar meter água até 30mm do topo, portanto, e considerando vidro de 12mm, terei 411 litros líquidos de volume. A coluna seca será até uma altura de 70mm, e depois colocarei daqueles "pentes" (espero que hajam "pentes" com 50mm de altura), ou seja, volume de água desde a coluna seca até ao topo da água, será 70-30=40mm de altura. Então, 1676mm x 440mm x 40mm = 30 litros de água que descarregará para a sump, no limite. Se contar com os 30 litros na sump para fazer a sump, tenho de contar com MAIS 30 litros de descarga em caso de falha de luz, sem retorno, portanto estou à vontade!
  8. Caros, Na minha busca pelos sistemas ideais para a montagem do meu futuro aqua (ver AQUI), descobri ontem este tipo de iluminação, que a maior parte de vocês já deve conhecer: como já pesquisei aqui no forum, e não encontrei nada de muito concreto, decidi lançar este post, até porque tenho algúmas dúvidas concretas relativas ao meu futuro aquário: estas luzes, quando duplas, têm uma potência de saída de 24w... mas, são indicadas para aquários com mais de 50cm de altura. Pelo que percebi, têm uma iluminação fantástica, quer a nível estético, quer em termos de MUITA iluminação. Então a minha primeira conclusão é: o cálculo de WATT/ LITRO já é história, com esta nova tecnologia... Mas como sei o que vou precisar para o meu aquário, especificamente? Estas colunas de led´s têm 50cm, e a minha ideia era colocar 3, para fazer uma linha de led´s de 150cm, visto que o meu aquário terá 170cm, ou então colocaria 2, e fazia uma linha de led´s de 100cm, e deixava 70cm sem iluminação, para fazer um efeito deste género: atenção que isto era no início, quando ainda pensava em fazer um aquario gigante de 250cm, mas já desisti dessa ideia. Mas ok, serve esta imagem para explicar o "fade out" que gostava de criar no lado esquerdo do aquário, para simular o fim do recife, e o início da profundidade... Ajudem-me a esclarecer-me esta questão da iluminação. Cada bateria de led´s destas custa duzentos e poucos euros, mas não me importaria, por 3 razões muito fortes: 1- conta da electricidade; 2- não aquecimento; 3- longevidade
  9. ... e aqui vão umas imagens da estrutura já montada:
  10. Olá a todos! Voltei à carga, desta vez já tenho a estrutura prestes a ser montada. Hei-de ter umas fotos depois, para verem que tal vai ficar a estrutura do móvel, de suporte ao aquário. Então a estrutura tem 2500mm largura x 464mm profundidade x 834mm altura: como vêm, a sump de 60x40x35 também está ponderada (78 litros líquidos) ah, e o aquário já não terá os 2500mm, será um aquário de 1700mm de largura, com 600mm de altura e 464mm de profundidade. A coluna seca, desenhei-a com 100mm x 100mm, não sei se está bem ou não... já agora 1 pergunta em relação à coluna seca: que diâmetro devo ter o buraco para a queda de água? porque têm a maior parte de voces mais de 1 buraco na coluna seca? Ainda não pensei muito bem como vou repor a àgua da sump para o aquário, mas se calhar fazia um buraco no canto superior esquerdo do vidro traseiro, não? aqui está um pormenor do que será a coluna seca, e dos travamentos (largura de 50mm) Estou a pensar meter água até 30mm do topo, portanto, e considerando vidro de 12mm, terei 411 litros líquidos de volume. A coluna seca será até uma altura de 70mm, e depois colocarei daqueles "pentes" (espero que hajam "pentes" com 50mm de altura), ou seja, volume de água desde a coluna seca até ao topo da água, será 70-30=40mm de altura. Então, 1676mm x 440mm x 40mm = 30 litros de água que descarregará para a sump, no limite. Se contar com os 30 litros na sump para fazer a sump, tenho de contar com MAIS 30 litros de descarga em caso de falha de luz, sem retorno, portanto estou à vontade! Então? o que acham? temos pernas para andar? comentem sff. as minhas questões! muito obrigado!
  11. Boas! Vou alterar a medida do aquário: vou manter a mesma estrutura, e face à modulação estrutural do móvel que vai ser feito para esse efeito, o vidro em cima passa de 250cm de largura para 170cm, mantendo os 50cm altura e 50cm profundidade. Esta solução deve-se ao que andei a ler sobre espessuras de vidros para aquários desta dimensão, e digamos que é insuportável gastar um balúrdio só nos vidros! Assim, uso o aquário de 60Largx40Altx35Prof. para sump (o que acham? estas dimensões são ok?), e as luzes serão menos, o investimento também, etc. Assim já é mais razoável trabalhar não? obrigado!
  12. Olá a todos, Após ter lido todos os vossos comentários, puz-me a pesquisar, pesquisar, e de facto sem um BOOSTzinho de informação é complicado apanharmos os termos técnicos, equipamentos, e formas de execução e manutenção, de um aquário de água salgada. Contudo, ainda não desisti!!! Digamos que me sinto menos realizado se fizer o mega aquário que sempre pensei um dia ter, e não me atrever para os salgados... Agora há coisas que me começam de facto a impedir de continuar nos salgados. Não pela compra do equipamento, pois pelo que percebi, mais ou menos o investimento é igual ao equipamento de um doce. Mesmo que seja um pouco superior, não me choca muito isso. Mas começo a olhar para os grandes aquários aqui do fórum, com uma fauna enorme, e penso: se um peixinho daqueles custa x, então muitos peixinhos daqueles custam... ... ... E os corais? caríssimos também não? em média, sem contar com a estrutura metálica, e sem vidros, quanto acham que eu posso vir a gastar? o material será: 2 bombas de circulação (para 500litros de água), 1 escumador, rocha viva, rocha morta, areia (aragonite ou de coral?? ainda não pesquisei), termoestato - quanto a isto, tenho visto que alguns de voces têm um aparelhozito que arrefece a água, isto serve de aquecedor também? é que assim ficava garantido no verão também, luzes - vejam a imagem abaixo AH, já agora, se usar uma sump, só se for mesmo o meu aquário de 60x40x35... e o que tenho de comprar a mais por causa da sump? gostaria também, sem exageros, que me dissessem quanto de electricidade isto pode custar, com o dito termoestato que faz tudo, as bombas, o escumador, e as luzes... e também, quanto custam os "elementos" que me vão transformar a água em água de recife (sal e outros)? e isto implica um gasto mensal de quanto? desculpem as 1001 questões aqui colocadas, mas para isto não ser só blábláblá, aqui está um estudo prévio que estou a fazer: ok, vamos para a parte prática da questão: que tal se eu esquecer um pouco a ideia do 1watt/litro em relação às luzes, e fizer o seguinte: quero iluminar com todo o explendor (lol) apenas 1 metro e meio de água na largura do aquário, ficando o metro restante por iluminar (e não levando portanto nenhuma rocha viva, ou coral, ou o que quer que seja que necessite de luz). Isto resolvia-me o problema de investimentos malucos, de contas de electricidade, e simulava o início do fundo do mar... o que acham da ideia? isto seria o equivalente a 300 litros bem iluminados, e 200 litros mal iluminados. Obrigado!
  13. ok então vamos por partes: se for doce: - tenho eheim 2224 - tenho de comprar MAIS UM, ou voces compravam um mega filtro? - o termoestato que tenho de 100w é fraquinho. compro um de 400w e chega? 500w? - co2 - vou-me deixar de "caseirices" e terei de comprar um co2 em botija não? - tenho de comprar solo fértil, e um substracto que agarre plantas, embora goste muito de areia, penso que a areia não serve para agarrar muitas plantas não é verdade? uns bons quilos de solo fertil e substracto... - 2x projectores HQI de 150watt cada? gosto de tons mais "azulados" embora neste momento o meu aquário tenha 2x powercompact 36watt 6500kelvin (ou seja 72watt 6500). se meter 300watt de HQI é suficiente para as plantas? ou seja, 2 projectores, talvez a cerca de 80cm das extremidades (0cm-LUZ_a_80cm-LUZ_a_170cm-250cm), a que altura da superfície da água? se for salgada: - filtro eheim 2224 sem efeito então... como se filtra??? okok eu vou pesquisar!!! - tenho de comprar bombas de circulação de água (1 em cada extremidade não?) - escumador - termoestato idem "se for doce" - luzes idem "se for doce" NÃO QUERO SUMP - solo: é basicamente areia não? tenho é de comprar então 20% de rocha viva e 80% sem vida!
  14. Obrigado a todos pelo debate! Em relação à profundidade, neste momento ainda consigo! só quando começar a fazer o móvel, aí sim não posso alterar. Então o que acham? 2,50largox0,60altox0,50profundo? mais do que 0,50 é roubar espaço à sala, e não justifica. penso que assim já devo ficar mais ou menos bem "servido"! E a altura 0,60 compreendo... mas tenho medo é por causa das luzes... digam-me uma coisa quanto a isto: luzes HQI vou ter sempre de usar, seja plantado seja salgado certo? quantas? 2x? +40 a 50eur de electricidade por mês - isso significa tanto para salgados como para plantados não é? pelo que estou a ver, tem a ver com as HQI´s e não tanto pelo equipamento (volto a mencionar, salgados ainda sou um ignorante) - vai ser complicado ultrapassar isto da electricidade! tenho de esconder as contas da luz estou a ver! ahaha em relação ao que o nuno antunes disse, então o aquário será algo normalíssimo, com 5 vidros, alguns travamentos superiores na transversal aos vidros maiores. não tenho de me preocupar com sistemas mais complexos (ainda bem) e queria evitar ao máximo a sump. não me agrada mesmo nada essa ideia de ter um aquariozinho por baixo de um aquariozorro!
  15. vou ter de me manter nos plantados, está visto!!! EHEHE não sou uma pessoa com capacidade financeira, pelo que estou a ver, para montar e manter um aquário destes. Eu sempre pensei que o investimento inicial não fosse tão alto como já aqui referido... 10mil eur é qq coisa de estupidamente elevado, pelo menos para já. Depois, o consumo de + 30€mês de luz deixa-me logo preocupado. digamos que, um investimento inicial de 2000, 3000 € seria ponderável... e um consumo mensal de 10 a 20€... aí ainda ponderava. MALTA DOS SALGADOS: ajudem a transformar-me em mais um maluquinho dos salgados, e salvem-me! digam-me que é possível e eu continuo a pensar nisso! Mas então vamos mudar um pouco: Agua doce. aqui estou confortável, e sei que tipo de material necessito (nos salgados AINDA não cheguei a essa fase, ainda não me dediquei ao estudo dos salgados pois primeiro quero mesmo perceber se não é algo que vou estudar afincadamente, e chegar ao fim para dizer: olha... só tenho dinheiro para comprar o aquário e ir buscar a àgua à praia... e meter lá as sardinhas e os carapaus!!!). Tenho um EHEIM 2224, que acho que outro igual a este e tenho a filtragem feita não? Depois é comprar termoestato. tenho um de 100watt, deveria comprar um maior, ou mais do que um? quanto ao sistema de CO2, desta vez quero investir em algo a sério. qual é a alternativa ao fermipan, água, açúcar e bicarbonato de sódio metidos numa garrafa plastica resistente a altas pressóes?? aquelas botijazinhas, carregar-se-iam depois onde?? luzes? o que compro? 2 projectores HQI? e luzes? quanto vou gastar no investimento, e quanto vou gastar mensalmente? acham que é imperativo o uso de uma sump? não o queria fazer, sinceramente... e quanto ao aquário? à partida vou mandar faze-lo, em alguém de confiança, preciso é de saber que espessura de vidros terei de ter, travamentos superiores, e já agora, digam-me se um dia mais tarde o aquário que vou construír poderá ser convertido para salgada. outra coisa, a montagem e fabrico do aquário implica fazer-se aquilo das colunas secas? eu nunca tive nem vi um aquário assim, ñ sei se valerá a pena. p.s. desculpem a seca, este "debate" vai-me ajudar a direccionar o meu foco para o projecto p.s.2. já desenhei o movel, ou melhor dizendo, a estrutura metálica coberta de madeira! depois posto aqui umas fotos.
  16. Olá companheiros deste fórum, Estou a pensar (sim, por enquanto e nos próximos tempos, é mesmo pensar apenas) montar o meu mega aquário. Algo pensado de raíz, desde o móvel de suporte ao mesmo, passando pelo aquário em si, e escolhendo a vertente deste aquário. Agora sim, tenho condições para pensar neste projecto, pois terei uma parede da minha casinha nova para preencher com o aquário! A dúvida surgiu logo: ADORO aquários de água salgada, mas como nunca tive capacidade a nível de espaço para fazer algo assim, sou perfeitamente leigo na matéria. Já tenho aquário de água doce à muito tempo, e tenho adquirido um conhecimento muito vasto sobre aquariofilia, especificamente direccionada para água doce, plantados, e tudo em redor disso. Antes de montar esse mesmo aquário, estive qualquer coisa como 1 ano para o fazer, a ler muita coisa, e quando me senti preparado, avancei. Penso que tenho capacidades para montar um aquário de água salgada, mas sinceramente não sei... creio que os €€€ são muito superiores, tanto na montagem como na manutenção, não? já agora, em nota de rodapé, a minha casa é em Mafra, logo não estou muito longe do mar, no caso de ter de buscar água salgada. Bom, agora quanto ao debate: estou a pensar num aquário de 2.50m_Largurax0.45m_Profundidadex0.50m_Altura. Estou a pensar no móvel em estrutura metálica revestido a madeira, e um aquário destes deverá ter de contar com uma sump certo? tenho de me informar melhor acerca disto, e no caso de precisar, o meu actual aquário poderá servir de sump (0.6mx0.4mx0.35m). Um aquário destas dimensões tem de levar travamentos em cima certo? não o queria tapar, pois salgado ou doce, terei talvez umas 2 HQI (penso que devem chegar) na parede. Mas tenho muito medo de aquários destapados... peixes a suicidarem-se e tal... LOL e evaporação de água muito superior, penso eu... mas quanto a isso, penso que resolvia com uma espécie de "chapa" que seria o envolvente ao aquário na zona superior (para não ter HQI´s a bater nos nossos olhos). O tamanho da chapa depende da altura das HQI´s à superfície da água. Com este "chapéu" os peixes que eventualmente saltem, batem na chapa e voltam para a água. espero que me ajudem a debater este assunto! obrigado!
  17. wonderman

    Ajuda Com Plantas

    ainda quanto à poda da Ceratopteris Thalictroides, imaginem isto: a planta vai crescer, vai chegar ao topo da coluna de água, e vai começar a dobrar. podemos cortá-la? como?
  18. deixei-os a flutuar durante + de 1 hora sim, e coloquei um pouco da água do aquário para dentro do saco, como costumo fazer, e tenho tido sucesso nisso, se calhar é sorte, mas não me lembro de ter peixes a morrer assim desde os meus primeiros tempos... e olha que já tive ramirezi´s, e outros peixes mais "sensíveis"... eu acho que foi da má viagem que lhes dei da loja para casa, eles estavam muito stressados... eu isso entendo, agora repara, qualquer aqua tem nitrato e fosfato, mas se assim é, porque devemos então fertilizar? é porque a quantidade de nitrato e fosfato não é suficiente, certo? se paras esta fertilização, paras de ter os elementos necessários ao crescimento e desenvolvimento das plantas, e aí sim, as algas vão se aproveitar. quanto ao facto do "excesso de nutrientes é que pode fazê-las (as algas)", creio que isto não é um excesso. se eu fertilizo num dia, faço testes e dá-me os valores pretendidos, e no dia seguinte esses valores são 0 ou muito próximos de 0, então não tenho excessos... jamal, a base de fertilização será qualquer coisa como isto: 5 mg/L de nitratos 1 mg/L de fosfatos 20 mg/L de potássio ou em situações mais extremas: 10 a 15 mg/L de nitratos 2 a 2,5 mg/L de fosfatos 20 a 40 mg/L de potássio atenção que isto são valores resultantes das minhas pesquisas, mas vai ao google e procura por este tema, e até mesmo neste fórum, para estares mais à vontade quanto aos valores. através destes valores, é fazeres testes ao aquário, e fertilizares para compensares as falhas - espero que estejas já à vontade quanto a isto, mas há quem fertilize com produtos comercializáveis para esse fim, N, P, K, e micros, e há quem fertilize com produtos "home made" através de componentes químicos. depois há uma regra que te ajuda (já que testes para saberes o potássio não existem, ou existem mas são caríssimos, qualquer coisa assim), que é, por cada mg/L de nitratos, adicionar 2 mg/L de potássio, e por cada mg/L de fosfatos, adicionar 10 mg/L de potássio. espero que estejas a adicionar co2 também. para calculares o co2, basta encontrares na net uma tabelinha de conversões, e só precisas de 2 variáveis: PH da água e KH da água. através destes 2 valores, vais à tabela e vês que co2 tens.
  19. Novidades: TPA feita (10 litros); Acrescentei 3 plantas novas: Hygrophila polysperma "rosanervig"; Cardamine lyrata; Limnobium laevigatum Replantei a Eleocharis, está mais separada agora. Comprei 2 SAE´s, mas não resistiram... nunca me aconteceu tal coisa, mas confesso que lhes devo ter causado um enorme stress. Assim que entraram no aquário entraram muito desorientados, e começaram a fazer voltas entre o próprio corpo, vi logo... fertilizei com N P K e micros. apesar de tudo, repensei, e achei que as plantas têm de ter esses nutrientes, sem esses nutrientes, e com adição de co2 e com a luz que tenho, as plantas vão enfraquecer, e as algas ganham mais uma batalha. mais logo ponho fotos.
  20. Obrigado a todos, e em especial ao Luís. Agora já tenho uma linha de orientação: Em relação à escolha das plantas, foi de facto meu objectivo comprar umas de crescimento rápido, mas vou neste preciso momento saír de casa para buscar mais umas 2 espécies de plantas. Vou comprar o flourish excel, e vou deixar (por 1 semana) de fertilizar com N, P e K - o problema é que o N e o P, como podem ver nos últimos testes que fiz, são completamente consumidos... e não é pela falta destes que as algas se vão embora... só não entendi muito bem se devo continuar a fertilizar com K, ou se pura e simplesmente devia era continuar a fertilizar N e P porque são muito consumidos... bom mas vamos lá! não fertilizar!!! vou comprar 3 ou 4 SAE, ah, como podem ver nas imagens de ontem, esse "saquinho" eram os 2 LDA pitbull que vão ajudar-me um pouquinho. vou fazer umas TPA´s mais regulares, mas não quero mudar tão radicalmente 50%, se calhar fico-me pelas tpa´s de 20% dia sim dia não (tenho receio de causar danos nos parâmetros da água e consequentemente a fauna não aguentar isso). EDIT - é verdade, e vou re-plantar a Eleocharis, pois enquanto estiver bonita e viva, significa que tenho hipóteses de a manter!
  21. Tenho novidades... As plantas não param de crescer, mas de ontem para hoje, vejam só as algas que apareceram: fotos tiradas hoje às 20h: ...
  22. E após 1 hora e meia de ter fertilizado com: 5,55ppm N 1,62ppm P 27,98ppm K eis que fiz novos testes: NO3 - 5 mg/L PO4 - 1 mg/L
  23. então aqui vai - medidos agora: PH - 6,2 KH - 20mg/L ou 1,12gHº GH - 80mg/L ou 4,48gHº NO3 - 0mg/L PO4 - 0 mg/L o CO2 nem consigo fazer conversão pois a tabela nem chega ao valor que tenho de PH. Estou neste momento a começar a ter algas "cabelo" ou "esparguete" ou o que quiserem chamar! (aqueles fios que nascem das plantas. Estou a achar que as plantas não estão a vingar nesta batalha. Devo fertilizar? Ainda não fertilizei desde domingo... e penso que esse é o mal... mas tenho receio da fertilização também alimentar as algas... vou retirar agora os fios que nascem das plantas, e ver se consigo mecanicamente tratar delas. ! EDIT - valor de PO4 tinha-me enganado na escrita!!! tinha posto 9 mg/L mas era 0! corrigido
  24. o synodontis já tem 5 anos, não cresce mais mas quanto a eleocharis, devia ter separado o "molho"? ou fiz bem assim? penso que a questão da altura é só ir cortando em cima certo? e as plantas, são mesmo estas que referi? não me enganei não? mas mais coisas pessoal, digam-me se esivessem no meu lugar, o que fariam para ganhar esta luta algas vs. plantas?
  25. Boas malta. Há muito tempo que por aqui não passo. Também há muito tempo que me havia desleixado com o meu aquário, e o resultado, no sábado passado, foi este: retirei 10 litros e acrescentei 20 litros; limpei (dentro do possível) vidros e aquário, e coloquei um pouco mais de akadama directamente em cima da existente. entretanto, fui comprar plantas no domingo, REFIZ O CO2, e passado 2 dias e meio das novas plantas no aqua, o resultado é este: pelo que penso, as plantas que aqui tenho são: (CONFIRMEM POR FAVOR! OBRIGADO!) Limnophila sessiliflora Ceratopteris Thalictroides Eleocharis vivipara Rotala rotundifolia Rotala sp. ''Nanjenshan'' e, como podem reparar, ALGAS COM FARTURA. Eis o setup do meu aqua: 60x40x35 - +- 75 litros reais de água 2x Osram Compact fluorescent 6500k (36watt x2) - ligadas 8 horas; Eheim 2222 com ehfi mech em baixo, esponja grossa, substract pro, esponja fina em cima; CO2 de receita caseira; termoestato 100watt. a fauna que aqui tenho é a seguinte: synodontis casal de krib´s, e seus 3 filhos ancistrus Também faço fertilização caseira. este domingo à tarde, introduzi então as ditas plantas (nem testes fiz, tenho de fazer agora - já vou fazer testes ao PH, KH, GH, CO2 (por cálculo), NO3, PO4). adicionei 2mL de micro nutrientes (seachem flourish), e adicionei: 5,55ppm de N; 1,62ppm de P; 27,98ppm de K. Agora, as minhas questões são as seguintes: 1º deveria ter plantado a Eleocharis vivipara assim, ou abri-la completamente? separar por pequeninos molhinhos em vez de compacto como está? - já agora só um aparte, o synodontis, deve ter sido ele claro, arrancou-me esse molhinho hoje, aguentou-se desde domingo... 2º pelos resultados de antigamente, eu metia fosfatos e fazia o teste depois e não acusava nada... era logo consumido! ??? (atenção, fiz o teste "ao teste", e meti 1ppm de P num frasquinho com meia dúzia de mililitros de água, e o teste deu AZULÃO portanto o teste está bom) 3º porque é que me aparecem logo, passado 2 dias, algas nas plantas como podem ver nas fotos? eu queria-as verdinhas, e as algas a morrerem. tenho receio de mais uma vez ter as plantas a morrer... eu normalmente aguento-as bem... já lá vai o tempo em que conseguia pouca coisa, mas lá mantinha as plantas a crescer, com vida, com saúde... como podem ver, eis umas imagens antigas: foto antiga foto AINDA mais antiga mas nunca VINGUEI nos plantados! e agora QUERO VINGAR!!! ajudem-me! obrigado malta! quero plantas a crescer, não quero algas, quero VIDA no plantado!!!