Quero fazer um lago na varanda!!! :)


Recommended Posts

Entre os meus projectos encalhados, tenho este que me mói o juízo. :lol:

É mais fácil se mostrar a imagem:

 

Pic_5655_2.jpg

 

A ideia é fazer uma coisa simples, leve e relativamente barata. Por isso pensei numa estrutura metálica em aço inoxidável ou ferro galvanizado, que suportaria uma tela.

 

Esta tela seria ligeiramente flexível e formaria uma espécie de bolsa, com o auxílio do peso da água, capaz de comportar 200/300 litros (com a configuração da imagem ela tem pouco mais de 200 litros, mas podia "ceder" até mais perto do chão).

 

A tela seria presa à estrutura através de braçadeiras que passariam por furos na tela e abraçariam o tubo metálico. (Na verdade penso em duas telas: uma azul ou preta no interior, e outra branca no exterior, para que a luz solar não aqueça tanto a água.)

 

 

 

Portanto, a estrutura não tem dificuldade. O problema é a tela, e é por isso que o projecto está encalhado.

Eu sei que podia pegar numa manga de plástico ou num cortinado de banheira, fazer uns furos e umas dobras, e a coisa ficava feita. O problema é que queria que o acabamento fosse irrepreensível por razões estéticas.

Por isso não sei onde poderei fazer uma tela que não tenha tratamentos anti-fúngicos, que tenha esta forma esquisita, e que ainda por cima tenha uma série de furinhos ao longo dessa forma irregular feitos de maneira profissional, seja impermeável e flexível (para além de tudo ter de aguentar mais de 200 quilos de água).

 

Por isso aqui vão as perguntas para os foristas que se lembrarem de me ajudar:

Alguém conhece alguém?

Alguém tem ideias para alternativas?

Alguém me tira esta ideia maluca da cabeça? :cry:

 

Um grande abraço a todos!

 

 

 

(A forma da tela):

Pic_5655_3.jpg

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite...

quanto a esse projecto n posso ajudar pois n precebo nada desses materiais

So postei esta mensagem para te perguntar que progama usaste nos desenhos e que tenho que fazer o prokjecto de um movel e nao arranjo nenhum programa adequado a isso...Se me pudesses dar essa informaçao era optimo...

 

Cria_aquuarios

Gonçalo Valente

 

Nao sei o que é mais estupido se a estupidez ou os estupidos (lol)

tiago2-piada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

300 litros é muito peso. Podera não ceder logo.. mas e a longo prazo?

A lona por veses utilizada para tapar carros ou barcos parece-me bastante resistente mas pouco estética. O que achas?

 

Ja falando no projecto parace-me bastante interessante :lol: O que pensas "meter" la dentro? Como irás fazer a filtragem do lago? Com o formato do saco não terás um fundo plano... logo parece-me que não iras meter qualquer tipo de planta... Estou certo?

 

Boa sorte com isso (:

 

Cumps.

 

P.S: Fugindo ao topico... (peço desculpa) Mas o projecto parece-me feito em cinema 4D ou 3d studio... De qualquer forma aconselho o cinema 4d a quem é leigo em modulação 3d. è um programa bastante acessivel e facil capaz de criar coisas porreiras com fracas noçoes.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite:

Gostaria apenas de alertar para um pormenor deveras importante.

Procurar saber junto dos construtores, se a varande em causa está preparada para suportar, além do peso previsto de pessoa, mais um acréscimo de 300/400 Kilos.

É que tenho uma varanda fechada e fui alertado por um construtor aue me faez obras em casa, que a mesma poderia não suportar a médio/longo prazo um aqua com 400 litros.= a +/- 400 Kgs.

Cumprimentos

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: Na verdade foi feito no AutoCAD do costume: com cuidado na definição dos materiais e paciência para as luzes, os resultados podem ser bem razoáveis!

 

Os desenhos em 2D faço também no AutoCAD, ou então no Corel Draw...

 

 

 

De facto não vou colocar plantas (a não ser que sejam flutuantes), e o filtro, das duas, uma: ou um interno poisado no fundo, ou um externo (que é capaz de ser a melhor opção, já que o "lago" é para carassius auratus que sujam muito).

 

Hum... a ideia da lona que se usa para cobrir carros e afins não é má!!! Eles fazem-nas em muitos formatos, desconfio que por vezes à medida... Se calhar dessa forma até se consegue fazer com fundo plano!

 

O peso também me preocupa... Claro que me tenta muito ter mais litragem, mas acho que não quero ultrapassar muito os 200 litros (corresponde a mais ou menos ao peso de 3 pessoas, o que me deixa mais ou menos descansado em relação à varanda, que é integralmente em betão armado. Também corresponde mais ou menos ao peso dos 50 e tal vasos da vizinhança :lol: que maldade). Mas vou tentar ter uma confirmação mais rigorosa.

 

De resto alguém sabe de alguma empresa que faça essas capas? Será que fazem os furos? Vou investigar. :cry:

 

 

 

Abraço!!!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

ja ponderaste a opção de usar aquela lona de borracha de que são feitos os toldos fixos?o meu avô tem um desses em casa dele e aquilo aguenta bastante peso. a lona que estou a falar é cor de laranja e tem uma espessura prai de 1.5mm. sei que as empresas de toldos fazem por medida já com anilhas para fixação, so não sei é se fazem com essa forma.

 

pedro

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa seria a minha primeira opção. Só que receio o mesmo que tu: será que fazem um formato como este? E também penso que elas são submetidas a tratamentos anti-fúngicos que podem ser tóxicos...

 

Mas confesso que esse me parece ser o caminho mais fácil, para já! :lol:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com uma forma parecida de certeza que se consegue, mas com essa "bossa" é que ja acho dificil. podes tentar fazer uma coisa semelhante a partir de uma lona plana, mas vai ficar sempre com vincos :lol:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que as varandas não estao preparadas para terem cargas permanentes tão elevadas como a que tas a querer por ai... as varandas são feitas para terem cargas temporarias, não estao dimensionadas para servirem de acrescento à casa, como muita gente o faz, os problemas nao surgem no imediato, mas surgem sim a medio e longo prazo, com a abertura de rachas na varanda, desprendimento de betão, e em caso ultimo a cedencia do ferro e o desmorenamento da respectiva varanda. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José António.

 

Também já pensei na fibra de vidro, mas os polibans tinham-me escapado. :oops:

De certeza que há polibans com esta forma (ajusto as dimensões da estrutura e encaixa perfeitamente).

O problema é o seguinte:

 

Será que há polibans com profundidade suficiente?

 

 

 

Em relação às cargas permanentes da varanda para já estou optimista: parece que elas são concebidas para aguentar, por norma e no mínimo, cargas permanentes de 2kg por centímetro na periferia "pendente". Infelizmente não sei bem o que isso quererá dizer em termos de peso por área, mas o facto de a varanda ser um semi-círculo e de o "lago" se implantar numa das esquinas perto do apoio da varanda parece jogar a favor da situação. Mas mais certezas só com uma visita in loco. Eu relato-vos quando chegar a altura. :oops:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode sair um pouco do projecto original, mas é uma questão de dedicação, tempo e paciencia.

 

Podes esntreter-te com um alicate e ferro de soldar e divertes-te a fazer o esqueleto do formato pretendido em arame.

Dás a forma com arame cruzado, soldando os "cruzamentos" e/ou amarrando com um fio metalico mais fino.

 

Com isto feito, o passo seguinte pode ser feito de uma de duas formas:

Levas o esqueleto a uma casa que trabalhe em fibras (agora com a moda do tóining não falta disso, mas se te informares numa marina encontras melhores profissionais) e pedes para te folocarem duas folhas de fibra nisso, uma por cima e outra por baixo.

 

Ou compras o material (é uma quantidade consideravel de fibra e resinas, não deve ser fácil) e entreténs-te também com isso.

É um trabalho chato mas não dificil, mas acaba sempre por sair o que queres.

 

É a minha sugestão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A firma telastrong faz te isso na boa. Fazem todos os tipos de toldos, até aqueles todos xpto para as coberturas daquelas estruturas todas modernaças que agora existem....

 

penso que se procurares telastrong na net te aparece o site

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Isso já tá a caminho de ser feito?

 

Uma sugestão relacionada com segurança: colocar uma pequena piscina em acrílico por baixo, um pouco mais larga que a estrutura da tela. Desta forma, os suicidas ou exploradores mais intrépidos que viverem nesse lago suspenso têm um preço mais baixo a pagar pela aventura. E se houver algum problema com a tela ou com a suspensão tb pode ajudar... ou então tapa as saídas de água da varanda.

 

E continuando no acrílico, uma barreira de acrílico ao longo da margem do lago que segue a parte de fora da varanda. Assim eles continuam a ver mais do mundo exterior e continuam também às cabeçadas durante mais tempo. Se for opaco, perdem a vista e esperança mais cedo. Ou uma floreira cheia de cactos pra eles só tentarem 1 vez (não sei qual a tua orientação política).

 

Tou a ir buscar o acrílico por causa do look muito clean que a imagem do teu projecto tem em Autocad. Esse look muito clean é só porque vem do Autocad, porque é mesmo pra ficar clean, ou vais-lhe meter plantas?

 

Talvez esteja a ser um pouco paranoico com a segurança devido a ter tido há dias um "pequeno" acidente de proporções biblícas com um aquário de quase 1000 litros que esteve envolvido num projecto mais fora do comum.

 

Como consequência tive que montar um lago de 2,5m x 1,5m na minha sala pra albergar as vitimas que sobreviveram ao diluvio e comprei precisamente uma tela pra resolver o assunto temporariamente.

 

Boa sorte e se quiseres podemos trocar impressões sobre projectos malucos concretizados e a concretizar (tinha 3 que me chagavam a paciência, 1 concretizei, faltam 2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.