Belchior, Baltazar e ...Gaspar


Recommended Posts

Boas!

Podes crer que essa variação nos valores se deve à TPA, no entanto mantêm-te atenta aos valores, pois se issso não normalizar, terás que colocar de novo a turfa no filtro. Eu no meu caso nunca a retiro, e quando deixa de surtir efeito, substitua por nova, além da turfa, também utilizo rezina para ajudar a baixar a dureza, e não me tenho dado mal :roll:

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 132
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ola

 

Pois eu tb pensei q a turfa so tivesse acção na dureza da água, mas pelos vistos desce o ph. Não sendo da turfa do que poderá ser??Vou deixar assim até sabado, dp logo vejo o q faço

 

 

Jinho

Maria

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pois a turfa actua principalmente na redução do Ph, a dureza pode baixar um pouco, mas sem grande significado.

Agora com as resinas, consigo muito bons resultados, consigo reduzir valores de Gh de 10 para 4, e mais importante: mantê-los

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola jorge

 

Sabado vou experimentar a resina! e logo vejo se há alteração do ph!

 

Isto estava a ir mto bem. Tenho algum receio destas oscilações de ph. Subidas e descidas...

 

Espero q os peixitos não se sintam mto!! Ontem dp da mudança de agua, estava um ph de 6.4. Era este valor q eu queria manter. E mesmo com a turfa, era este o valor q estava. Numa semana e meia desceu para 6!!

Se não tiver sido da turfa ... foi do q???

 

 

Se me dedicasse ao ponto cruz, não me preocupava tanto, lol

 

 

Brigada jorge

 

Jinho

Maria

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Jorge:

além da turfa, também utilizo rezina para ajudar a baixar a dureza, e não me tenho dado mal  

 

Atenção que essas resinas apenas fazem uma permuta iónica, trocando os iões que acusam nos testes de dureza por outros que não acusam.

Assim, a dureza fica sempre igual, apesar de, aparentemente, parecer baixar.

 

Abraço

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trocas com água destilada, com água de garrafão de baixa dureza ou a solução eterna:

 

c/ água de RO (reverse osmose)

 

Nota: preocupa-te apenas com a dureza se os quiseres reproduzir.

Caso contrário, é mais importante a estabilidade dos parâmetros.

 

Abrçs

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Maria

Tenho estado a acompanhar a evolução do seu aquário e se me premite acho que tem de meter travões.

Se lhe estou a escrever desta maneira é de que ao ler as suas perguntas e dúvidas faz-me lembrar as asneiras que fiz quando me iniciei neste hoby.

A Maria não queira ir tão depressa porque senão a queda é maoir. E...... então acaba por desitir o que sinceramente eu não queria.

1º - Procure manter o PH entre 6 a 7.

Como: Para si que está dar os passos iniciais eu aconselho efectuar mudanças de água. Tenha sempre +- 20 l de agua já sem cloro.

2º - Evite indtroduzir medicamentos ou produtos pois embora eles sejam necessários tem de haver um certo cuidado.

3º - Muito das vezes os peixes não morrem das doenças mas sim dos produtos que nós deitamos na agua.

4º - Evite dar muita comida pois uma das razões das alterações na água é o excesso da comida. E é esse o mal normalmente que acontece quando ainda não temos muita experiência.

5º - Observe bem o que se passe no aquário e muita paciência mas mesmo muita.

 

Não quero ser mais longo pois não me considero o guru neste honby, mas até pelo contrário todos os dias estou a aprender e nunca sei tudo.

Nesta altura tenho 30 discus em 6 aqs, totalizando cerca de +- 1500 l.

Para a manutenção destes aqs. faço uso de resinas, osmose, ultravioletas e etc..... mas creia que só utilizo isto tudo quando não consigo pelos meios naturais e...depois de certa experiência, cerca de 15 anos.

Bem por hoje fico-me por aqui.

Se puder ajudar e eu souber, disponha

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Maria!!

 

Eu faço das das palavras do Rui as minhas.

Como o Rui disse e muito bem há que ir devagar senão a queda pode ser grande.Só há necessidade de "mexer" se algo n estiver bem.

 

Tb queria reforçar esta sitação.

4º - Evite dar muita comida pois uma das razões das alterações na água é o excesso da comida. E é esse o mal normalmente que acontece quando ainda não temos muita experiência.

Não é por estarmos sp a dar comer que eles vão comer melhor. As vezes é o facto de darmos pouca comida que os vai fazer comer. (estou a falar em casos de adptação e pos-doença).

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Rui e Nuno

 

 

Entendo e agradeço a vossa preocupação.

Possivelmente é mesmo essa imagem que vos dou a entender!!

 

Mas não sei se será tanto assim, lol!!!

 

O aqua ja vai a caminho dos 5 meses,o q não é nada, reconheço. Experiência tb não tenho. Tenho em excesso mto gosto por este hobby, isso sim.

Agora deixe-me dizer vos o seguinte

 

- Em relação á comida, eu alimentos os akuas, de manha e à noite, com comida de fundo (pastilhas) 1 por dia, flocos, e dia sim dia não um quadradinho de comida congelada para os discus.Não ponho em excesso, a qantidade!!

 

- o unico medicamento utilizado, foi o sterazim, como prevenção!!

( e já parei com esse medicamento)

 

- Este akua, e antes de ter os discus, consegui estabiliza-lo nos parametros considerados adequados para os discus. Afinal era esse o objectivo.

 

- O PH desceu de 6.5 para 6. E como é um akua comunitário, e naõ quero precindir dos outros peixitos, penso q o melhor ph será de 6,5. A turfa foi introduzida já ha uns meses, pq so agora desceu o ph??

Limitei-me a retirar a turfa, e a fazer uma mudança parcial de água!!

 

- Criação. Para já o meu objectivo não é esse. Se acontecer, aconteceu!!

Quero um akua saudável, poder disfrutar da sua beleza, poder regalar-me com estes peixitos, mas pensar em reprodução, penso que não.Pelo menos a curto prazo.

 

- e por fim a paciência!! Eu tenho paciência, pelo menos alguma, lol!!

O q me stressa, é a água, a quimica da água, o não entender alguns processos, o pq de acontecer o contrário do q necessito, enfim.. certas coisas que penso com o tempo me irão passar!!

 

Quando resolvi aceder a este fórum, o objectivo foi mm este. Expôr dúvdas no sentido de me ajudarem, mas as vezes reconheço que isto é dificil...

 

Rui dou -lhe um exemplo. Aqui neste fórum, a opinião é unânime em q faça trocas parciais de agua, frequentemente. Fora deste fórum, dizem-me e sinceramente eu tb pensava assim, que visto o akua ser mto novo, e afim de deixar envelhecer a agua, essas trocas não deveriam ser frequentes. Mas pronto, é mm com as experiências que vamos aprendendo!!

 

Quanto aos meus peixitos, tirando as trombadinhas q o belchior dá ao Baltazar, estão bem :roll:

 

Bom isto ja vai longo, obrigada aos dois e sempre que acharem por bem, digam-me qq coisa

 

 

Jinho

Maria

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a mesma fonte de stress da Maria: o facto de (ainda) não entender muito bem a química da água e dos peixes faz com que me sinta constantemente preocupada com o facto de os meus peixes poderem estar a sofrer com a qualidade da água que tenho no aquário. E cada vez que me morre um peixe (já me morreram 3) entro em pânico a pensar o que terei de errado no aquário.

Acho que tudo isto se esvai com a esperiência. Aliás, espero que tudo isto se esfume daqui a uns anitos.

 

Scully

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda scully, a este maravilhoso mundo de stress, a água dos nossos peixs!! lol 8)

 

A esperança é a última a morrer!!! Havemos de dar a volta ao assunto!!

 

 

Jinho

Maria :wink:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Maria!

 

Eu só reforçei este ponto pois no inicio quando comprava um peixe novo e ele não comida tava sp a deitar para ver se era desta. E o que não é comido só vai destabilizar a água

- Em relação á comida, eu alimentos os akuas, de manha e à noite, com comida de fundo (pastilhas) 1 por dia, flocos, e dia sim dia não um quadradinho de comida congelada para os discus.Não ponho em excesso, a qantidade!!

 

À medida que os teus peixes se vão ambientado vais ganhar a sensibilidade do que eles comem.

 

Actualmente tenho 8 Discus e kd estou por casa so capar de lhes dar comida ai 10 vezes por dia. Normalmente é granulado e dou um quantidade que dá para ai 3 ou 4 graos a cada um. :wink:

Se calhar há que vai dizer que faço mal....mas os meus Discus estão habitados assim e bem de saude.

 

Agora que os Discus são novo acho que podes/deves dar mais comida congelada. É a melhor para eles se adptarem. Tens é de começa-los a habituar a granulado (Sera, Tetra, JBL, etc)

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Maria e Scully

Compreendo perfeitamente oos vossos stress e por vezes a ânsia. Só quem não passou por isso é que não comprende.

Agora se temos alguem que nos possa ajudar será talvez melhor.

Quantos se compra um peixe deve-se saber primeiro que genero de parametros de água o mesmo exige. Isto porque embora seja possivel a coabitação de um discu com outra especie de parametros de agua diferente não quer dizer que seja aconselhavel. Uns exigem agua ácidas e outros alcalinas, o discu gosta de agua de dureza leve e outros não. No entanto eles coabitam, mas nem uns nem outros estarão no seu melhor meio.

Por exemplo neste momento tenhos os meus aqs com o PH a 5,5/6º e a GH a 3. Todos estes parametros são conseguidos com OI e Turfa. Mas não posso abusar pois se uso agua de Osmose em demasia vou provocar a morte de alguns. Quanto a turfa faz efeito durante um certo tempo tudo dependendo da quantidade de agua que a atravessa, mas normalmente ao fim de 15 dias deixa de fazer efeito, embora passe a fazer o efeito de filtro biológico mas não o de pôr a agua mole,

Quanto às resinas também as utilizo mas atenção porque estamos a mexer com os ions da água e como tal teremos de ser comedidos.

Resumindo:

Se o PH está baixo será talvez por:

- Comida a mais que vai para os filtros a fica a acidentar a agua

- Execesso de peixes pois o filtro não consegue filtrar e combater biológicamente os detritos e como tal provoca a acidez e faz elevar os nitratos, já não falando nos nitritos.

Não tenho formação para me alongar mais, pois o que posso dizer é que já fiz muita asneira e como tal fui obrigado a aprender.

Tenho-me aprecebido que existe pessoas neste forum que sabem muito mais do que eu só, é pena que não entrem mais no debate destes assuntos para ajudar os que estão a dar os primeiros passos.

Deixo aqui o meu desafio.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Rui e Nuno

 

 

Eu dou granulado aos discus, alteradamente com os flocos (esqueci-me de mencionar) Por acaso não é nenhuma dessas marcas... Dr. Basseleer Biofish Food.

 

Rui

 

E que me dizes á expiração do areão, aquando das mudanças parciais de água?'Ajuda, né??

 

Falaste q a duração da turfa seria de 15 dias!! :P Na embalagem da que comprei dizia 6 meses aproximadamente!!!

 

E, diz me achas que tenho mtos peixes?? para este aqua eu penso que ate nem tenho mtos. Tenho de facto um batalhao de corys - 14, de resto até nem axo que esteja a mais, mas diz me o q axas

 

e agora vou dormir, q bem preciso

 

 

Amanha de manha vou a redfish ver um malboro red q por lá anda perdido, lol

 

 

Jinhos pa voces e durmam bem

Maria

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Duas notícias

 

:twisted: - O Gaspar já come, e bem...

 

2ª :D Já Tenho mais um Discu!! Um Marlboro Red. Canoxita, com 8 cm

 

 

Se até aqui era o Baltazar(pequeno) que levava turras do Belchior (médio) agora é o Dudas que leva turras do Baltazar :!:

 

Será por uma questão de hierarquia :( visto ser o dudas o mais pequeno e anteriormente era o baltazar :( Ou será por ter sido o último a chegar :(

 

Pronto e para ja fico-me por aqui, se bem que ainda queria um azul.... :(

 

Quanto ao aqua, amanha digo qq coisa.

 

Jinho

Maria :(

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será por uma questão de hierarquia :twisted:  visto  ser o dudas o mais pequeno e anteriormente era o baltazar :D  Ou será por ter sido o último a chegar :(

Boas!

 

Efectuaste algum re-arranjo da decoração do aquário? Este é o procedimento que geralmente se recomenda quando se introduz um novo discu num aquário que tem já outros discus.

 

Os discus que já estavam no aquário, tinham o seu território e as hierarquias já definidas, desta forma, o novo discu não tem direito a ter seu espaço, pois está já tudo ocupado. Ora, o discu novo não gostar muito da brincadeira, e nos próximos dias vai tentar impôr-se aos outros e tentar ganhar o direito ao seu espaço, ou mesmo mandar no aquário!

 

Tudo depende dos tamanhos e das condições dos discus.

 

O alterar a decoração do aquário (mudar umas plantas, alterar uns troncos, etc.) dá a sensação aos discus que o aquário já não é o mesmo, e partem em circunstância de igualdade para nova definição de territórios.

 

Ora, isto é tudo muito bonito, mas nem pensar que vou alterar o setup do meu aquário cada vez que coloco um discu novo no aquário... Penso que isto só será necessário em último caso. Se ao fim de uma semana eu vejo que algum dos discus não está ambientado, prefiro isolá-lo no aquário (uso uma rede que se vende no AKI para criar uma área só para o discu com problemas, e dou-lhe mais atenção e cuidados até ele se restabelecer e se ambientar (ou seja, começar a comer, o que já é muito bom).

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá João :cry:

 

Siim, sim fiz isso. Alias estou desde as 13 horas a tratar do akua grande.

So uma coisa... o Discu veio ontem e só hj é que alterei o akua

 

Comprei mais plantas, mais um tronco (este na vertical) e mudei o akua quase todo! Criei uns esconderijos porreiros e acima de tudo mto verde!

 

Sabes no sabado estive com o Eduardo na RedFish, alias foi la q comprei o marlboro e reti uma das mtas informações/conversa que tivemos. Um akua quanto mais plantas tiver, mais os discus melhor se sentem. Se eu ja pensava assim, e ja tinha algumas plantas, então agora imagina.

 

Quanto ao território deles, o Gaspar não desarredou do sitio dele. Obvio que andei com as mãos dentro de agua, para fazer estas mudanças, e ele sempre naquele espaço. Os outros escondiam-se e assim que eu tirava as maõs do akua, iam para perto do Gaspar.

 

Agora e para melhor perceberes é assim

 

Baltazar - 1º a vir (20/12/03) Tamanho M(Verde)

 

Belchior - 2º a vir (24/12/03) Tamanho L (Verde)

 

Gaspar - 3º a vir (02/01/04) Tamanho XL (Selvagem)

 

Dudas - 4º a vir (10/01/04)Tamanho S ( Marlboro Red)

 

As turras ao pequenino continuam

 

Aproveitei estas lides e mudei 25% de agua!!

 

Bem acho que so me faltava o escafandro e os barbatos!! q domingo!!!!

 

 

Beijo

Maria :shock:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Maria

Pelo que li não utiliza o método de quarentena. Tudo que vem entra logo para o aquário. Para mim será muito arriscado, pois de um momento para outra o aquário entra numa de contágio e então a Maria entra em stress pois não é um discu mas todos os discus que ficam doentes. (que o diabo seja surdo) Não arrisque pois se reparar já começa a ter um certo envestimento não só monetário mas também de prazer.

Não arrisque. Qualquer peixe que entre nesse aquário faço-o passar primeiro por uma quarentena.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Rui boa noite

 

 

Pois, estou a tomar consciência do q me disse!! De facto não faço quarentena nem aos discus nem a nenhum outro peixe!!

Até tenho um akua que serve de hosp, matenidade, creche.. enfim essas coisas. Mas como está quase sempre ocupado, não o utilizo para quarentena.

Já tive algumas experiências menos felizes, mas com outros peixes!!

Esperemos que com os discus isso não aconteça!!

 

 

Jinho

Maria :wink:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

 

Preciso da vossa opinião :!:

 

 

Fui alertada por alguns de voces e não só que seria normal um discu ao entrar num novo akua, estranhar e durante alguns dias não se alimentar!!

Aconteceu com os meus, com a excepcção do selvagem.

 

então é assim, este discu veio no dia 2 de janeiro. No dia 10, vi pela primeira vez ele comer, e comeu mto bem. A partir daí não o vi mais comer. De aspecto, ele está mto bem. Será q ele se alimenta e eu não vejo :arrow: Ou será q faz parte do tal comportamenteo :arrow:

Nesse dia que o vi comer, a ementa era .. aquelas larvas de mosquito...!!

Tento variar a alimentação todos os dias!

 

Dá me a impressão q ele está ambientado ao akua, não foge quando nos aproximamos e enfim... não me quero repetir, mas está de facto lindissimo!!

 

Acham q este comportamento é normal??

 

 

Jinho

Maria :)

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria,

 

Deste larvas 1 vez e ele comeu. Já deste mais alguma vez? Ele voltou a comer?

 

Pode vir mais habituado às larvas... por isso é que não se interessa muito pelo granulado/flocos... Também já tive casos desses. :)

 

Com o tempo ele começa a comer... Quando a fome apertar... :)

Disseram-me uma vez, e parece que é verdade e ajuda, se algum peixe não comer para colocar outro no mesmo aqua que comesse. "Ensinava" o outro a comer aquilo que davas... :shock:

 

Se os outros comem... este também deve começar em breve. Espera mais uns dias. :)

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Estou de acordo com o Nuno. Deve-se ter em atenção o estado do discu: sua, se ele se esconde, as barbatanas estão ou não coladas ao corpo, etc.... Se tudo estiver bem seria melhor deixar o correr o tempo para ele se ambientar. Talvez aumentar um pouco a temperatura, pois esta acelera o metabolismo o que faz que os peixes se interessem mais pela comida.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá boa noite!!

 

joão, nunomiguel, ruitaborda etc... :oops:

 

Eu não quero ser chata, mas vou sendo né??

 

Li num post do João q teve problemas com os discus dele, numa altura em q os mesmo não deixavam um pequeno comer. Acho q estou a passar por esse problema também. O Marlboro red veio ha 8 dias. Ja começou a comer ou melhor a tentar.

è asism.. deito o comer na água, aproximam-se vários entre ele os outros dois discus. O marlboro, receoso não se chega. mesmo distante se tenta apanhar qq coisa, é de imediato atacado por um ou por outro.Não é o ataque q me preocupa, pois não passam de pequenas turras, so q o bixinho não come.

 

Rui o q queres dizer com "sua" :D Não entendo, sorry :!::!:

 

O estado do Gaspar é o mesmo de sempre. Não come. por alguns momentos esconde-se,mas a maior parte do tempo esta de nariz colado ao vidro, parecendo espreitar cá para fora. as barbatanas não estão coladas. Tem um aspecto saudável!! Voltei a dar larvas, e ele não passou cartão nenhum :!:

 

E acho q é tudo :cry:

 

Jinho

Maria

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Maria,

 

Não é o ataque q me preocupa, pois não passam de pequenas turras

Os meus também andam sempre ás turras durante o dia. :oops: Mas quando chega a hora da comida são todos amigos... esquecem as rivalidades... e toda a gente come (felizmente!) :D

Só pegam "à porrada" quando estão a ver quem fica com as pastilhas da comida. :cry:

 

Deitas a comida num só sítio do aqua ou "espalhas"? É melhor deitar um pouco de cada lado. Pode ser que o Marlboro comece a comer qualquer coisa. Entretanto com o tempo eles habituam-se à presença desse e até pode passar.

 

O estado do Gaspar é o mesmo de sempre (...) e ele não passou cartão nenhum.

Mas ele "faz-se" a algum tipo de comida? Ou é indiferente a tudo? Abocanha a comida e cospe? Ou nem sequer abocanha a comida?

O Gaspar veio dia 2, certo? 16 dias sem comer... já tive alguns assim. Quanro maiores os discos pior. Demoram mais a habituar-se à comida (nem todos). Mas se dizes que está bonito... é porque ainda não está ambientado ao aqua ou comida...

 

por alguns momentos esconde-se,mas a maior parte do tempo esta de nariz colado ao vidro, parecendo espreitar cá para fora. as barbatanas não estão coladas. Tem um aspecto saudável!!

Com estes sintomas acho que ainda é cedo para medicamentos... Espera mais uns dias.

A coloração dele não está mais escura? Tens visto as fezes dele? Ou não tem fezes?

 

Experimenta a dica da comida... pode ser que ajude. :D

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais