Belchior, Baltazar e ...Gaspar


Recommended Posts

Ola Maria

Faltou-me a palavra "sua cor". Quanto ao pequenote é uma questão de dominio. Estou de acordo com o Nuno repartir a comida por diversos locais. Pois se não comerem à nossa vista, comem quando se entem sózinhos. Se o seu aspecto se mantiver bom, tudo vai bem. Se passarem fome de vez em quando não faz mal. O ue se torna necessário é a observação para descobrir qulquer doença. Não esquecer as vitaminas pois ajuda o crescimento como abre o apetite. Se por acaso se mantiver a situação de uns não deixarem os outros comerem, efecuar umas mudanças nas plantas e paisagem aquatica porque assim os dominadores ficam baralhados e então é uma chance para os outros. Penso eu de que

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 132
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

olá olá

 

 

Nuno e Rui, então aqui vai

 

O cardápio é distribuido da seguinte forma:

 

Estão lembrados que é um akua comunitário, certo :)

 

Então começo por dar comida ao betta. Come no meu dedo.

 

Despachado este, atiro com uma pastilha para o fundo, para as corys, bótias ... etc.

 

Depois, e com a ajuda da rede espalho pelo akua a comida para todos os outros. Tenho a preocuação de deixar cair sempre qq coisa onde esta o gaspar ... mas nada, é mesmo indiferente. Nem abocanha e cospe, nem sequer abocanha!! So foi mesmo aquela vez q o vi comer as larvas!!

Qaunto ás fezes nunca vi :!:

 

Vou esperar mais uns dias, como diz o Nuno e dp vejo o q posso fazer pelo bixinho :lol:

 

 

Rui, quanto às vitaminas, como é isso?? são postas na agua?? Se sim, não vão abrir o apetite a todos os outros peixes??

 

E só mais uma coisa. As vezes sinto dificuldade em expressar certas situações dos peixitos, lol, devem pensar q eu é q não estou mto bem,mas e como é a primeira vez q tenho discus, tudo o q foge ao normal eu reparo. Este bixinho, ontem e hj, duas vezes portanto, não sei se posso dizer q se engasgou... mas deu a sensação q tossiu!! lollllllllllll

Isto será normal :)

 

Jinho

Maria

 

Se eles ja comem bem, então com vitminas....

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Como disse anteriormente observe bem o sr. gaspar pois pode ser uma questão de timidez e só comer quando se sente sózinho. Como já tentei dar a entender esse comunitário tem peixes de diversas regiões e por conseguinte habituados a águas diferentes, umas mais leves outras mais duras. Com isto não quer dizer que se dêm bem. Penso eu de que, deve ser o que está a passar com sr. gaspar. Quando tenho um discu que não come, procuro descobrir as causas e só passado uns dias se a situação se mantive, verifico as suas cores para notar se está a dar alarme de uma possivel doença. Se for o caso então retiro-o para um aqs. hospital e leva uma cura de temp. alta (34 a 36º) com sal. Normalmente tem dado resultado. Depois dou-lhe umas vitaminas. Uso diversas como as que se dá às crianças ou então tambem uso a da SERA que é muito boa. Tanto posso deitar na água ou deitá-la na comida antes de entrar no aq.

Não há problemas que os outros também comam desde que o sr. gaspar coma e fique bom é que interessa.

Muita paciência e muita obervação

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :D

 

 

É com enorme alegria que vos venho dizer q o Gaspar já come :!: Quer dizer, comeu hj pela 2ª vez. Não sei se foi de umas vitaminas q o Eduardo aconselhou, se foi mm por ter chegado finalmente a altura de comer. Está mto bem, ele e os outros

 

 

Jinho

Maria :D

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia!!

 

Desde já peço vos desculpa!! Deveria ter pesquisado se ja havia algum tópico sobre este assunto, mas tenho alguma urgência nas vossas opiniões!!

 

Nesta última semana, em determinado momento vi um dos plecos agarrados ao heckel.introduzi a rede e la consegui separá-lo do discu.

 

Tenho lido alguns artigos sobre esta compatibilidade/incompatibilidade, e digo vos, ainda não cheguei a conclusão nenhuma. Até já li q há uma espécie de plecos, carnivoros, q esses não oferecem problema algum.Também tenho falado com ppl que tem junto plecos e discus, e até aqui neste fórum se constata isso!!

 

bom, mas tive tanto receio q isto voltasse a acontecer, q imediatamente os retirei para outro akua.

Este outro akua, é de viviparos, para além de ser pequeno, 50 lts, e eles já estão granditos... e tenho imensa pena de me desfazer deles!!

 

Voces tem sido bestais nas vossas opiniões!! Têm-me sido mto útil, ler e reler o q me tem dito, dai q, e tendo chegado agora da loja onde habitualmento vou e me terem dito, para voltar a pôr os plecos junto dos discus, que não há problema, solicito-vos mais uma vez a vossa opinião ;)

 

 

Tks

Jinho

Maria :?:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Os plecos quando adultos têm esse inconveniente. Já tive plecos e desisti, tendo optado por ancistrus e plycostomos (será assim escrito?).

Os plecos quando dão para serem malucos, levam tudo vai à frente. São pacatos qundo são pequenos mas sendo adultos tornam-se insuportaveis.Para mim não são aconselhaveis para coabitar com os discus. Até porque se por acaso o discu quiser acasalar a um canto descansadamente, não consegue.

Nunca li ou ouvi dizer que os plecos sejam carnivoros, são uns desestabilizadores mas, por feitio,

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva boa noite

 

 

em primeiro, obrigada, rui pela teu post!

 

em segunda trago duas noticias, uma boa, outra menos boa!!

 

Tenho mais um discu!! Um vermelho Turquesa, canoxa, mas mto simpatico, lol

 

a noticia menos boa, tive-a hj com a visita de um amigo, digamos q mto entendido em discus. que me disse q tenho um discu a começar a "doença do buraco" :!::!::!:

 

Fogo, passei-me por completo!! Eu, q só falta mergulhar dentro do akua, não tinha visto nada, nem tinha percebido nenhum tipo de sintomas :?::?: Achei que a imaginação dele estava a trabalhar :!::!:

A justificação que me deu, refere a alimentação como causa principal!!

 

Este bixinho esta comigo desde a véspera de Natal, e tem tido, ele e os outros uma alimentação o mais variada possivel, e boa, segundo as marcas conceituadas no mercado.

 

Bem, ao fim de algum tempo lá aceitei o facto, e quase foi preciso uma lupa para ver, o q ele me referia ser a doença do buraco. Tem então na zona do nariz, mto sumido uns pontos, tipo ponta de alfinete, mais precisamente três!!

 

Aconselhou-me a começar já com o flagyl, de preferência na comida. E dar tb umas vitaminas. Isso eu já tinha começado a dar na semana passada!!

 

Fui à farmacia, mas não encontrei o que ele me falou, flagyl em cápsulas.

Trouxe em comprimidos.

Pelo que tenho percebido, é um comprimido para 40 lts, certo?? Ou será 50 lts??

 

Quanto ao resto.. ele e os outros comem mto bm mm, e as fezes estão escuras!!

 

Agradecia uma opinião!

 

 

Jinho

Maria :D

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Atenção Maria tenha calma com mais compras. Pois o aquário está a ficar superlotado e talvez já esteja a ver as consequências.

No entanto se esse discu come bem, não está escuro e também não está recolhido a um canto. Não desanime, embora o matenha em obersevação.

Se começar com aqueles maus sintomas que expliquei en tão diga qualquer coisa que tentarei ajudar.

Para já não faça nada a não ser mais vitaminas e aumentar um pouco a temperatura do aquário desde que não afecte as plantas.

Vá dando noticias.

E já agora esse novo discu fez aquela tal quarentena de que já falei?

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Rui boa noite

 

Pois...eu de facto tenho um akua para essas coisas, mas neste momento esta com vários alevins viviparos, e claro mais uma vez não fiz a tal quarentena.

Uma coisa me animou. Este bixinho veio ontem à noite e hoje ja comeu mto bem.

 

Quanto ao tal, ele tem um comportamento saudável, pelo q me é permitido observar. Sempre com mtes de apetite, e as cores estão normais, ficando com as tais riscas escuras, quando nota a presença do pequenito q entrou ontem.

 

Então, quer dizer q na sua opinião não devo dar o Flagyl, certo??Só vitaminas e aumento de temperatura

 

Em relação à quantidade, tenho investido, com alguma noção, ou seja:

Grande, neste momento so tenho o selvagem, os outros estão em crescimento. Penso ao longo dos próximos meses resolver a situação do resto da população, e ficar com este akua so para os discus. De qualquer forma obrigado pelo alerta :D

 

 

Jinho

Maria

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Maria

Juntamente com este forum eu também participo noutros e por acaso num forum francês apareceu lá uma pergunta muito parecida com a sua e então hou várias opiniões opiniões para não actuar de emidiato embora haja muita observação para se confirmar a doença actuar e actuar como deve serna devida altura. Sou contra de, ao menor sinal de perigo actuar logo com remédios ou antibióticos ou etc , etc....

Se ele continuar a comer, manter as mesmas cores e as fezes serem normais sou de parecer de nada fazer.

Mas, também aconselho a Maria colher mais informações quer aqui, quer nas lojas, no Vitor Hugo, na Ruimar, etc.

Também é certo que cada cabeça é uma sentença.

Até sempre e vá dizendo alguma coisa.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Rui, Viva

 

Tks por ter o cuidado de me avisar.

 

Pois ... eu tb recolhi algumas opiniões, e houve uma mto interessante q sinceramente nem me tinha passao pela cabeça.As tais cabeçitas de alfinete que se notam na cabeçita do discu, e uma vez que não deitam lliquido absolutmente nenhum, eventualmente tb poderá ser cicatriz do q poderá ter sido o começo da referida doença!!

 

Vamos esperar e observar o evoluir da situação ;)

 

 

 

Jinho

Maria :cry:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que o Rui já disse tudo... ;) mas queria acrescentar isto:

 

Tem então na zona do nariz, mto sumido uns pontos, tipo ponta de alfinete, mais precisamente três!!

Tenho alguns discos com "pontos" e no entanto continuam de saúde, a comer e a crescer... :cry:

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Nuno :)

 

 

E sabes qual a origem desses pontos??Já vinha assim quando o compraste??

 

O meu discu também continua a comer mto bem! Aliás não deixa transparecer nada q me leve a pensar que esteja a fazer uma doença. Mas ... o q é certo é q fui alertada, en função desses tasi pontos!!

 

 

Jinho

Maria :D

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Até os mais pequenos que tenho apresentam esses pontos...

 

Segundo o que sei a doença dos buracos aparece mais facilmente nos peixes com graves defeciências alimentares ou que não se alimentam...

 

Sinceramente quando compro os discos não reparo muito se têm ou não os tais buracos.

Preocupo-me mais com a alimentação, se come ou não, e sinais exteriores de doença... essas coisas... :D

 

Abraços,

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Também tenho alguns discus com esses pontos. Dizem os entendidos que esta doença é provocada pela falta de higiene e carência de vitaminas. Dizem também que o discu que apanha esta doença e se safa fica imune ,. Ao certo eu também não ligo muito se tem ou não tem buracos na cabeça. Verifico e com certa atenção se ele come bem, se tem cores normais, se as suas barbatanas não estão pegadas ao corpo, se se esconde se vive permanentemente stressado, enfim, etc, etc......

Por isso recomendo boa observação para actuar se for necessário.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Acho q vou começar por fazer um ponto da situação.

 

Em relação aos eventuais "pontos" descritos nos posts anteriores, felizmente nada de novo. Estão bem, comem bem, cores acentuadas, e .. estão lindos!!

 

Agora e a razão pq vim aqui hj é a seguinte:

Já passou um mês q o sr. Gaspar cá está (veio dia 2/01, selvagem)

O comportamento dele é o seguinte:

- Começou a comer há poucos dias

- Só come larvas de mosquito (q eu veja)

- Assim q me vê perto do akua, esconde-se, por vezes mudando de côr

- Na hora da comida, refugia-se no sitio dele, escondido, e só come pq vou lá com a mão (senão os outros comem) deitar-lhe a comida mesmo em cima. Recuo, e espreito.So quando me deixa de ver é q come!!

- Em relação aos outros discus, mais parece q nem os vê!!!Não há uma turra, não os segue, nada de nada.Aliás reparo nisto pq entre os outros não é nada assim...

 

Será q este menino não vai ambientar-se??

será q para comer qq coisa tenho eu q lhe dar, pq ele não vem comer??

 

O q voces acham :arrow::arrow:

 

:) Entretanto ja me disseram para comprar outro igual...

 

 

Jinho

Maria :arrow:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Maria,

 

Os discos selvagens por vezes têm esses problemas de ambientação. :)

 

Eu não tenho nenhum selvagem... se calhar até vou dizer uma asneira... ups... :):wink: mas se calhar esse até pode não se ambientar ao aqua. :?

 

Ele só come as larvas porque é selvagem, logo não está habituado a comida granulada e flocos, etc. Podes juntar aos poucos granulado à larva para ver se ele começa a comer... Coloca mais larva que granulado.... Tenta "enganar" o bicho... :cry:

 

Boa sorte,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá a todos

 

Não tenho nada contra a abertura de novos tópicos, mas q me dá um certo jeito ter a informação centralizada num só, é verdade

 

Então aqui vai

 

Os meus peixes tem estado mt bem, alimentando-se ainda melhor.. enfim não me tenho queixado... um sustozito.. uma aflição.. tipo respiração ofegante e passado um cadito já não é nada.. mas até aqui nada de grave!!

 

Mas .. e ha sempre um mas...há um disco q desde ontem não estou a gostar.

 

Para já é o meu mais pequenino, vermelho turquesa. Ele come, e assim q deito o come vem direito a ele, só q o resto do tempo, esconde-se, altera a cor para mto escuro, não passei pelo akua, coisa q anteriormente fazia, tem a respiração a querer ficar ofegante ... ou seja não é calma, mas tb não é mto, mto acelarada, e noto que inclina a cabeça para baixo. Desde ontem q não é o mesmo bixinho!! :)

A nivel de sintomeas exteriores, guelras, barbatanas, olhos, não lhe noto absolutamente nada!!

Quanto aos outros, ja não lhe dão tantas turras, ja andava com eles...ja comia com eles.. enfim estava bem ambientado..

 

Não estou enganada pois não?? Vem la doença, certo???

 

Digam me alguma coisa, please

 

 

Jinho

Maria :)

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos

 

Não tenho nada contra a abertura de novos tópicos, mas q me dá um certo jeito ter a informação centralizada num só, é verdade

 

Então aqui vai

 

Os meus peixes tem estado mt bem, alimentando-se ainda melhor.. enfim não me tenho queixado... um sustozito.. uma aflição.. tipo respiração ofegante e passado um cadito já não é nada.. mas até aqui nada de grave!!

 

Mas .. e ha sempre um mas...há um disco q desde ontem não estou a gostar.

 

Para já é o meu mais pequenino, vermelho turquesa. Ele come, e assim q deito o come vem direito a ele, só q o resto do tempo, esconde-se, altera a cor para mto escuro, não passei pelo akua, coisa q anteriormente fazia, tem a respiração a querer ficar ofegante ... ou seja não é calma, mas tb não é mto, mto acelarada, e noto que inclina a cabeça para baixo. Desde ontem q não é o mesmo bixinho!! :)

A nivel de sintomeas exteriores, guelras, barbatanas, olhos, não lhe noto absolutamente nada!!

Quanto aos outros, ja não lhe dão tantas turras, ja andava com eles...ja comia com eles.. enfim estava bem ambientado..

 

Não estou enganada pois não?? Vem la doença, certo???

 

Digam me alguma coisa, please

 

Só mais uma coisa, acabei de ver as fezes, estão bem escuras...

 

Mas o bixinho, ate parece querer fechar os olhitos...

 

ai, ai....

 

 

Mete pena!!! opahhhhhhhhh!

 

desculpem tanta insegurança.. mas tou mesmo peocupada

 

Só mais uma coisa... ele tem o corpo, completamente escuro, mas a parte dos olhos e da boca tem a cor normal....

q estranho...

 

Jinho

Maria :)

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Maria

Pode ser ou não ser estranho. O baixinho pode estar a entrar em stress.

Seria necessário verificar como ele se comporta. Ao mesmo tempo a Maria vá penando em ter preparado o aq. hospital pois talvez seja necessário transferi-o uns dias para lá para efectuar um tratamento de cura. Para já suba um pouco a temp. mas cuidado com as plantas, talvez 30º

Vá dando noticias.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Rui, boa noite

 

Embora durante o dia não esteja em casa, deu para perceber, agora no final da tarde, que o meu peixito está na mesma ou talvez não tão escuro.

 

Fiz o habitual, dei-lhes um bocadinho de granulado e ai veio ele comer.

Enquanto estive perto do akua, ele permaneceu por ali. Afastei-me e lá foi ele para debaixo de uma das plantas.

A única diferença de ontem, é q de facto não está tão escuro. A respiração está na mesma... abre mais do q o normal a guelrra.

 

É lixado ficar impotente perante isto...

Entretanto ja subi a temperatura um cadinho...e vou tentar descer um pouco o ph!!

 

 

Jinho

Maria :wink:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, boa noite

 

o discu continua na mesma, mas... deixou de comer ontem à noite. De dia ainda comeu.

 

Aconselharam-me a dar-lhe um "banho de sal"!! Ou seja, em dois decilitros ou tres de agua do akua, deitar uma colher de sopa de sal da cozinha, e colocá-lo lá durante uns minutos.

 

Não me parece q o problema dele seja parasitas, para lhe fazer isto.

 

Daí, e como suponho q as melhoras não vão ser mtas, penso q não vou fazer nada disso :multi:

 

Enfim... não vai mesmo resistir!!

 

Jokas

Maria :multi:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho andado em outros forums só agora reparei neste tópico muito interessante...

 

Como gosto de ser polémico ( :P ) vou aqui deixar as minhas opiniões...

 

A 1º coisa, Discus GOSTAM DE LUZ, quer dizer, apenas aqueles habituados a isso...

 

Porque é que geralmente estes não gostam de luz?

 

Não estou a ver os criadores com grande luz nos aquários de criação...(menos lucro), logo não estão habituados...estes peixes não gostam de grandes alterações, habituam-se mal e depois não querem luz.

 

Os selvagens têm que apanhar com o sol do amazonas de vez em quando, e não conheço ninguém com aquários com luz dessa magnitude.

embora andem muito por locais com sombra...mas nem sempre estão à sombra...

 

Os meus discos que criei (desde os 20 dias de idade) ADORAM A LUZ FORTE DOS HQI, portanto há que mandar abaixo certos mitos...

 

outra coisa importante....

 

" temperaturas de 28ºC matam as plantas..."

Outra grande TRETA!

 

tive o meu aquário com temperaturas de 35ºC este verão...

lol

e não tive problemas...até plantas com máximo de 26ºC.

No entanto isto foi temporário, dúvido que vivessem por muito mais tempo.

 

Cá para mim malta que tem plantas e que morrem aos 28ºC, deitam as culpas à especificidade das plantas, quando o problema está noutro lado qualquer!

 

Discus só a 28-30ºC

TRETA...

 

criei alevins de disco (os tais com 20 dias, mas isto aconteceu por engano) a temperaturas tipo 26ºC, o termometro estava mal calibrado e eu confiei ....quando usei outro.... bingo não estava a 27 (Que é o que costumo usar) estava perto dos 26ºC (ligeiramente abaixo).

 

Se os grandes são frágeis, não serão os alevins mais frágeis ainda?

cá para mim é outra das grandes treta, originária nalguma forma de doença que desaparece com temperaturas altas...

:)

 

Alguns criadores na tailândia chegam a usar temperaturas entre 25-28ºc...sem problemas alguns...

 

Na minha opinião 27-28 é o ideal (95% das plantas aguentam esta temperatura)

 

água ácida?

eu cá só usaria dessa água para criação, considero BEM MAIS IMPORTANTE, uma água com pouca condutividade (geralmente associada a águas macias), mas uma água pode ser macia e no entanto ter altos valores de condutividade (exemplo muito Sódio)...

 

Doença do buraco?

TODOS OS DISCOS TÊM BURACOS NA CABEÇA (além da boca e guelras), deve ser algum tipo de sentido, como o nosso nariz (faro)...ISSO NÃO É necessáriamente a doença do buraco...

só se começarem a aumentar de diametro...

 

enquanto forem do tamanho de um alfinete ... tudo bem

 

e acabo aqui as polémicas....

mais um mês coloco aqui o meu aquário bem plantado com LUZ de 300W HQI com 6 discus e glossostigma lá dentro (plantas que dizem que só aguentam no max 26ºC, elas aguentam bem temperaturas ligeiramente acim 27,28ºC)

:D

 

se quiseres ver fotos antigas (na altura tinha menos discos)

podes ir ao meu site em baixo!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais