Belchior, Baltazar e ...Gaspar


Recommended Posts

olá viva :roll:

 

Começo então por fazer o ponto de situação deste akua

 

Akua de 240 lts, comunitário

 

Habitantes Corys, botias, viuvas, colisas, gouramis(?) e betta, 5 Discus, sendo um selvagem. Os outros tem vários tamanhos.

 

Flora: Plantas, muitas (ver 1ªpag deste tópico)

 

Decoração Troncos, areão, areia, xistos

 

Filtro externo 800/Hora JBL (bioballs, ceramicas, dois tipos de matérias filtrantes e mais carvão (uma Placa))

Pedra difusora

 

Testes à agua realizados ontem dia 21/02

 

PH - 6.8

Dureza - 14

Nitritos, Nitratos, Amonia - 0

Temperatura - 29

TPA - 2 x por semana 25%

 

Se até aqui tive problemas com o Gaspar por não comer, agora ate acho q come demais e é um descarado total!!

 

Quanto ao pequenino, está na mesma; Mto triste, não come, ja voltou a sua cor e continua com fezes escuras.

Penso q é mesmo stress, uma vez q o Marlboro se impõe junto dele, não o deixando comer, dando-lhe turras e enfim...uma autentica perseguição.

Não acredito q escape.Desde 4 feira q n come. ...!!! :)

 

António

 

Olá e bem vindo ao tópico!! já é um topico de Dezembro de 2003, mas tenho vindo sempre a usa-lo pq dá imenso jeito ter a informação centralizada.

 

Quanto à tua polémica acho-a pertinente neste tópico, em função de 80% da informação aqui escrita ser sobre discus.

 

Quando dizes q os selvagens tem q apanhar com o sol do amazonas de vez em quando... não sei se concordo com isso... aquela agua não é barrenta?? acastanhada?? Se assim for os raios solares perdem a intensidade.... digo eu, claro!!

 

Quanto as plantas, as minhas cresceram com uma temp de 30gr, dp baixei para 29gr mas estão lindas na mesma!!

 

Quanto á doença do buraco, foi me dito por um amigo q veio ca a casa, (Deves já, ter lido esse post) Pois bem, hj em dia e dp de reparar bem nestes bixinhos acho q é comum em todos.Mas quem seria eu para desmentir alguem com tantos anos de akuariofilia, né?? Receosa, aceitei e fiz um tratamento á agua.!!

 

Gostei do site :)

 

Jinho

Maria :)

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 132
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Alguns já devem saber que sou contra medicamentos...

 

não deverias ter medicado o aquário...é um factor de stress.

(eles nem estavam doentes com a tal doença...)

 

desistí há muito de usar medicamentos, não funcionam, nunca funcionaram...

 

Os peixes são animais rijos como o caraças, tenho o aquário cheio de cardinais (mais de 20), alguns ottocinclos, apistos e discos, e não tenho mortes há 1 ano quase...é como as pilhas duracell...

duram, duram, duram...

 

não é preciso medicamentos...aliás são de evitar (minha opinião), melhor medicamento continua a ser a saúde dos peixes, peixe saudavel, não adoece...

NUNCA!!!

:)

 

Na prevenção é que está o ganho...

 

O melhor remédio que usei foi aquecer a água...até 32ºC

até agora tem curado as doenças todas.

depois de curados reduzir para 27ºC.

 

Ainda tens peixes a tossir?

certamente parasitas das guelras...

 

E que tal como faz o grande criador de discus Jack Watley, criar uma receita de coração de boi?

 

juntavas alho, cenoura, coração de boi, fermento de padeiro, camarão, entre outras coisas e os peixes teriam menos desses ataques...

(tudo picado)

 

O alho é para o Jack watley o único alimento que previne os parasitas das guelras (e não só), eu até que concordo com ele...

 

 

"Quando dizes q os selvagens tem q apanhar com o sol do amazonas de vez em quando... não sei se concordo com isso... aquela agua não é barrenta?? acastanhada?? Se assim for os raios solares perdem a intensidade.... digo eu, claro!! "

 

não é bem assim, existem diferentes tipos de água nos afluentes do amazonas, mesmo aqueles afluentes de água negra, a luz atravessa bem a água, embora não pareça, e claro, os discos não andam sempre lá no fundo...

 

se houvesse pouca luz no amazonas, teriamos peixes ceguetas...como alguns peixes que existem nalgumas grutas.

não é o caso.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem

 

eu curto imenso ouvir falar assim... e acredito q ha 1 ano não te morram peixes... epah mas cada akuario é um akuário!!!

 

Tb não gosto mto do uso de medicamentos, nem para nós quanto mais para os peixitos, mas de facto que são imprescendiveis... são!!

 

E penso assim, em relação aos peixitos, pq enfim, por mto boa q a agua seja, são vários bixinhos dentro de um espaço limitado, e a doença pode surgir. Terá q ser atacada, e se o medicamento for a resolução do caso... pois q o seja

 

Quanto à prevenção... tens razão, prevenir será de facto o melhor

 

Mas, e ja agora temos o exemplo deste disco.. o q poderia ter feito q não fiz?? estava e está tudo bem.. (e vê-se pelos outros)

Bem já me disseram q deveria ter comprado outro discu, na mesma altura e do mesmo tamanho... duvido um pouco desta teoria!!

Isto pq me justificaram q assim as investidas do marlboro não seriam centralizadas num só...

 

Bom.. acho q já estou mentalizada q o vou perder, e pronto.. nada mais há a fazer!!

 

Jinho

Maria :)

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma coisa é usarmos medicamentos indicados por um médico...

outra é sermos nós o médico...(75% das vezes falhamos na análise)

 

Não estou contra o uso de medicamentos nos humanos, como é lógico, mas as situações não são iguais...

 

além do médico não receber inputs do paciente (este não consegue dizer o que doí), falta-lhe os estudos para isso...

lol

 

mas as diferenças não param aqui...continuam na qualidade do medicamento...e não só...

Repara, meter um remédio num aquário, num espaço fechado como tu dizes, equivale nos humanos a fechar uma pessoa dentro de um quarto, e gasear o quarto com o remédio, a pessoa teria de respirar aquilo, ainda morreria da cura...

 

quando disse que nenhum remédio funcionou nas doenças que tive no meu aquário, esqueci-me de um que usei...não foi comprado nas lojas de aquariofilia. (por isso esqueci-me dele)

:)

 

foi comprado numa farmácia, chama-se flagyl, um remédio para humanos, o curioso é que funcionou, nunca mais tive problemas de parasitas internos...

 

Os remédios que se usam na aquariofilia, são como os produtos homeopáticos no que diz respeito à eficácia, e como produtos tóxicos no que diz respeito a efeitos secundários...

não curam, mas matam.

 

Esta foi a experiência que tive, nunca mais comprei porcaria nenhuma...

 

Em relação às agressões, tenho confiança ao dizer que se tivesses pelo menos 6 discus, as coisas seriam mais simples, o disco é um peixe social, e para que possa ocorrer uma hierarquia "normal" terá de existir pelo menos esses 6 discus, com esta hierarquia eles ficam menos agressivos.

 

claro que terás de ter um aquário grande o suficiente para estes 6 discus...

 

tinha mais problemas com 3 que tenho agora com 6...

o maior ataca o outro mais forte (que ataca os pequenos), e não ataca os mais pequenos...

 

curioso parece o defensor dos mais fracos...

estranho. Este antes era agrevissivo, na altura que tinha 3 andavam todos à porrada, e este grande era um ditador...

 

agora com mais discos e alguns com 1/6 do tamanho parece que gosta deles...

:D

 

Faz até sentido, eles no Amazonas vivem em grupos de muitos individuos, e é esse um dos factores que promove a sua sobrevivência, agora com 3 discos torna-se complicado simular este aspecto do seu comportamento.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá António

 

falhou aí qq coisa... não são tres discus, são 5!!

 

O q está a acontecer é com o último q entrou para o akua, e é pequenino!!

 

Já pensei em isolá-lo, mas e para além de ir ter um trabalhao dos diabos, penso q não iria ter grande sucesso. Isto pq ele já não come, e pq tenho o akua com alevins de gupys, molys e platys, não tendo estes tamanho para os passar ja para o akua dos vivparos.

 

E por falar em stress, hj quem está stressada sou eu.. Sem mais nem ontem, assim do nada tenho a dureza alta demais,o ph subiu em grande.. enfim...agora descobrir o pq disto...

 

Bom fico por aqui.. ai q danada q estou com isto!! :P

 

Jinho

Maria :)

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez a causa esteja nas plantas...

biogenic calcification...

 

As plantas não tendo o CO2 para crescerem fazem umas transformações quimicas muito "engraçadas"...aumentam o pH a niveis incriveis e não só...

 

Se não estiver a culpa nas plantas, tens de ter aí no aquário material calcário...

que pedras tens?

tens areia?

 

vê lá isso, os peixes acima de tudo gostam de estabilidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tenho areia?? hummm ... tenho uma "ilha de areia" dentro do areão. Mas coisa pouca...e já tem algum tempo..

 

Achas mesmo q pode ser das plantas??

 

xiiii estou mesmo desanimada.. k coisa!!!

 

olha, vai aqui espreitar os meus belzebus!! acabei de tirar e colocar

 

PIC_253_1.jpg

PIC_253_2.jpg

PIC_253_3.jpg

PIC_253_4.jpg

 

Na última, bem ao fundo está o Canoxa, o tal discu stressadito, tadinho!!

 

 

Jinho

Maria :P

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão lindões, sim :)

 

deixa-me so dizer te isto.

 

Quanto ao canoxa, a 1ª vez q o vi assim foi no dia 15 de Fevereiro. No dia 18, deixou de comer, hj é dia 24... amanha faz 10 dias q ele está assim. Um discu tão pequeno, acreditas q se safe??

 

Eu não desisto, nem quero desistir.. so q não há mto mais a fazer.

 

O Dudas, aquele Marlboro Red, é só investidas nele..

 

Aguardemos

 

E... tks pela conversa.. tem sido óptima :)

 

(tenho perdido horas na net à procura duma possivel salvação...a única coisa q encontro .. é de facto o q mencionaste - prevenção - neste caso do stress!! E eu lá ia adivinhar q esta situação iria acontecer??Não aconteceu com os outros, e todos eles entraram no akua, sozinhos ou seja comprei um de cada vez; todos eles deram umas turras, mas tudo foi ultrapassado. Com este não foi assim.)

 

 

Jinho

Maria :P

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Maria,

 

O discu da 2ª foto é um pigeon não é?

 

Tenho 4 desses. As riscas pretas não é sinal de stress ?

 

É que os meus qd os comprei não tinham essas riscas mas no 2º dia no meu aqua ficaram com essas riscas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

pois... não te dei a legenda das fotos. Na megagaleria estão identificadas, mas de facto assim não se vê!!

 

na 1ª foto é um heckel, sim, enorme, lindissimo, e mto meigo.

na 2ª foto é um Marlboro Red, o dudas, garantido pela Redfish.(parece pigeon realmente)

na 3º foto vê-se o belchior e o baltazar q na altura quando os comprei disseram serem "verdes"

na 4º foto ve-se o gaspar o baltazar, o dudas e ao fundo o canoxa q me foi vendido como sendo um vermelho turquesa.

 

quanto as riscas, aparecem e desaparecem, basta haver uma turra de um deles e ai estão listados. Mas por segundos, depois desaparece. O q menos stressa é o heckel.. os outros são bem mais mexidos e endiabrados.

 

Não sei se lestes os posts dete tópico mas se não lestes, posso adiantar-te q este heckel deu conta de mim... não comeu durante 1 mes.Nada mesmo!! Agora até à mão me vem comer... com um único problema.. so come larvas. Mas... hei-de conseguir pô-lo a comer do resto.. vai com tempo!!

 

http://www.megagaleria.com/pictures/PIC_253_5.jpg

 

Jinho

Maria :P

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

o meu discu continua na mesma. Parece q funciona a pilhas. Não come, ta encolhidinho perto do termostato e prontus. Ja o retirei do akua grande.

 

Agora gostava q me dissessem uma coisa.

 

O discu q se ve em mais evidencia na terceira foto, volta e não apresenta a faixa vertical preta, por cima do olho, as restantes normais, e à volta do corpo uma risca tb preta. Alias ve--se na referida foto atravessando a cauda .

 

Isto será sintoma de alguma coisa??

 

Volta e não fica assim.. se me chegar perto do akua volta ao normal!!Há uns dois dias q anda nisto.

 

Na foto tb ficou assim mas penso q é por causa do flash.. Nenhum deles acha graça ao flash, ja deu para perceber isso!!

 

Jinho

Maria :twisted:

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O discu q se ve em mais evidencia na terceira foto, volta e não apresenta a faixa vertical preta, por cima do olho, as restantes normais, e à volta do corpo uma risca tb preta. Alias ve--se na referida foto atravessando a cauda .  

Isto será sintoma de alguma coisa??  

Volta e não fica assim.. se me chegar perto do akua volta ao normal!!Há uns dois dias q anda nisto.

 

Não te preocupes porque é normal. O escurecimento e aparecer/desaparecer das riscas temporários são normais.

 

o meu discu continua na mesma. Parece q funciona a pilhas. Não come, ta encolhidinho perto do termostato e prontus. Ja o retirei do akua grande.

Se já está isolado no aqua hospital aumenta a temperatura (32º/33º). Juntas umas vitaminas à água e à comida (se ainda comer) aguarda uns dias.

Se não obtiveres melhoras depois passas para um tratamento "mais a fundo".

 

A ideia da mistura de coração de boi é muito boa. Também comecei a dar aos meus (pouco mais de 1 mês) e adoram aquilo. :) Porque não experimentas? :evil:

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Nuno

 

Eu dou a todos coração de boi!! E este pequenino tb já comia. So q deixou de comer dia 15 de Fevereiro, devido as investidas dos outros!!

Ele está isolado e com a temp mais alta.

 

Hoje tomei coragem e fiz um tratamento choque.

 

Comprei um sal especial e deitei 4 colheres num litro de agua do akuario. Coloquei-o lá dentro por breves momentos!!

 

Pensei q desfalecia ao ver o q vi!!Não sei se ja vistes... meu amigo aquilo até a nós nos doi!! Com o primeiro impacto deu a sensação q pronto já tinha morrido. Mexi nele, aflita q estava, e ai começou aos pirolitos, desnorteado de todo, com um aspecto... uma côr ..

 

Nuno, nem dois minutos la esteve (aconselharam-me 2 a 3 mintos) retirei-o.. Opahhh para morrer não é preciso sofrer tanto.. bolas !!! Bem q eu não queria fazer isto, mas insistiram comigo, sabes, q se bem não fizesse mal tb não faria e eu... concordei em fazer, por exaustão...

 

Bom.. aconselharam-me a fazer isto duas vezes por dia durante uma semana!!! Acho q não vou aguentar.

 

Quando o coloquei novamente no akua, parecia q ia morrer, nem te sei dizer a cor da pele... uma coisa ..mais parecia estar em obras, sei lá...

com manchas, todo ele esbranquiçado.. mas... arrebitou e lá anda. Com o mesmo mau aspecto mas bem disposto, embora não tenha comido.

Aliás, avisaram-me para não me assustar, com o aspecto q o discu iria ficar, mas sinceramente isto é quase inacreditável, quase diria q parece uma acto de bruxaria, lollllllllllllllll!!

 

olha.. vou tentar arranjar coragem para amanha lhe fazer o mesmo e vamos ver .. se resiste ou não ... mas acho mesmo q não!!

 

Jinho

Maria :)

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não me parece muito doente não desistas dele!

A foto não dá para ver muito bem. Mas também concordo com o António.

 

Quanto ao pequenino, está na mesma; Mto triste, não come, ja voltou a sua cor e continua com fezes escuras.  

Penso q é mesmo stress, uma vez q o Marlboro se impõe junto dele, não o deixando comer, dando-lhe turras e enfim...uma autentica perseguição.

Acho que aqui é que reside o problema. As hierarquias... O disco não deve ter problema nenhum. "Leva porrada" dos outros por isso se esconde. Isto (se calhar juntamente com outros factores) faz com que o mesmo fique stressado, deixe de comer e fique susceptível a doenças.

 

Sinceramente, ao contrário do que muita gente se calhar pensa, acho que o devias apenas manter isolado. Sem qualquer tipo de tratamento e alimenta-lo bem.

 

Não estou a ver o porquê do uso do sal... :P;) Já revi o tópico e não encontro motivo para o uso do mesmo... Por favor, expliquem-me... ;)

 

Sugestão: Isolar esse disco pequeno por uns dias, ver se sozinho come etc.... Depois passá-lo novamente para o aqua. Se continuar a "ser massacrado": retirar o "disco agressor" e remodelar o aqua. Só fiz isto 1 vez mas resultou para os meus. Pode ser que mude a hierarquia já estabelecida.

 

Esqueci-me de dizer: parava com os tratamentos do sal. Ainda matas tu própria o peixe a pensar que o estás a ajudar... ;) (A não ser que estes se justifiquem mesmo. Ainda não encontrei o motivo para o estares a fazer... sorry... ;);) ).

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá nuno

 

O discu morreu ontem!!

 

 

Não consegui aceder à pag, daí so hj dizer-te isto.

 

Não voltei a fazer mais nada. O bixinho não tinha mesmo hipotese de salvação. Isolei-o, dei-lhe vitaminas, tentei dar-lhe comer à boca, mas de nada serviu.

 

Para, antecipadamente compensar a minha fúria, por perda daquele discu canoxa, ofereceram-me no sábado um outro discu. Sem alternativa para a quarentena foi direitinho para o akua comunitário.

Começou logo a comer, mas sabes q o problema volta a repetir-se??

as turras, persiguições que o baltazar fazia ao q morreu, faz agora a este!! e este é bem maior q o baltazar.

Parece que dançam, até com a cauda lhe dá. Na hora do comer e com a ajuda de uma pipeta, consigo que ambos comam nas calmas.

 

Estou optimista, uma vez q este é mto maior, em relação ao canoxa que morreu. Vamos ver.

 

 

Jinho

Maria :D

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá :cry:

 

 

Bem, parece q finalmente reina a paz no meu Akua. Os discus, estão bem, comem bem, as hierarquias e os territórios bem definidos.

 

Agora gostava de vos pedir uma opinião

 

De há uns tempos para cá, o ph tem vindo a subir!!Hj medi e está a 7.4

 

A minha opinião sobre isto, e secalhar vou dizer uma big asneira... deve ter a ver com as TPA's. Aliás o ph aqui da zona está nos mesmos parametros.

Optei por fazer 2 Tpa's semanalmente na ordem dos 25%. Há duas semana para cá, pensei fazer uma só de 30%/semana. Isto já em funçao das oscilações, que acho eu, fizeram com q o ph tenha vindo a subir.

 

Acham q o deva ir baixando com a colocação de um ácido na agua??

Devo mantê-lo assim??

É um ph mto alto para os discus...

 

 

Jinho

Maria

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá  :)  

 

 

Bem, parece q finalmente reina a paz no meu Akua. Os discus, estão bem, comem bem, as hierarquias e os territórios bem definidos.

 

Agora gostava de vos pedir uma opinião

 

De há uns tempos para cá, o ph tem vindo a subir!!Hj medi e está a 7.4

 

A minha opinião sobre isto, e secalhar vou dizer uma big asneira... deve ter a ver com as TPA's. Aliás o ph aqui da zona está nos mesmos parametros.

Optei por fazer 2 Tpa's semanalmente na ordem dos 25%. Há duas semana para cá, pensei fazer uma só de 30%/semana. Isto já em funçao das oscilações, que acho eu, fizeram com q o ph tenha vindo a subir.

 

Acham q o deva ir baixando com a colocação de um ácido na agua??

Devo mantê-lo assim??

É um ph mto alto para os discus...  

 

 

Jinho

Maria

 

 

 

Eu ainda há uns dias estive a falar com uma pessoa que tem uma loja (por isso até talvez devesse falar de um modo) e ele dizia tal como o António que era contra os medicamentos e deu como exemplo o ph da água e deu o remédio que eu penso ter toda a razão no que diz: procurar uns garrafões de á gua engarrafad com um ph baixo e juntar ao aqua.

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

 

eu tb não sou mto a favor do uso de medicamentos, mas neste caso e por exemplo, se eu usar um acido e colocar na agua durante alguns dias, de forma a baixar meio grau por dia, não ha tanta oscilação do PH como em relação a fazer uma Tpa de ... 30 ou 40 lts de uma só vez. Ai vai alterar o ph de repente o q também não é nada bom...A menos que trocasse 5 ou 10% de agua todos os dias... com a tal engarrafada, claro.

 

Uma hipotese a pensar!!

 

Jinho

Maria

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !!

Pois é, eu tenho o mesmo problema que tu!!! O ph aumenta...

Para manter a maior parte dos discus, talvez não seja um grande problema, mas para manter discus selvagens, já não penso dessa forma.

Tive discus selvagens, e devido á agua ter um ph de 7,3 um tempo depois morreram todos. Actualmente tento manter o ph proximo de 6,3 e 6,5.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

olá

 

O q vale é q neste hobby a palavra monotonia, não existe!!

 

Quase um mes depois, e com o problema do PH mais ou menos controlado, vejo me agora com outro!!!

 

Ora bem, estes rapazes ja estão juntos há alguns meses, com excepção do último (red turkis) q faz hj um mes q cá está.

 

Nunca houve grandes guerras entre eles, mais turra menos turra, enfim ...há coisa de uma semana, dois deles, quase se matam, perseguem-se um ao outro, provocam-se com a cauda, "mordem-se" (é o q parece). Há alturas, quando observo o akua, q chego a meter a rede dentro de agua para separá-los.

 

Acham isto normal??

 

Ahhhhhhhhh.. e na hora da comida ...ainda é pior, mto pior!!!

opto por dar de comer a um numa ponta do akua, e a outro, na outra ponta. Deixam de comer so para brigarem um com o outro!!

 

 

Depois de tanto tempo juntos, acham isto normal, ainda para mais sendo uns peixitos calmos?? Não há sossego naquele akua!!

 

Deixo esta guerra continuar??

 

 

Maria :)

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E também pode ser que sejam Discus a mais para um aqua desse tamanho.

 

Cada aquario é diferente dos outros, e não é por alguem ter 10 Discus num aqua de 500 litros que podemos ter 5 num de 250. São peixes pacificos, mas também sabem ser violentos qd não se sentem bem.

 

Quando o meu primeiro casal se formou tive de tirar todos os outros 2 Discus que tinha num aqua de 300 litros.

 

Tem cuidado com a sobrepovoação do aquario.

 

Pode ser que não seja nada.

 

Quanto aos quimicos, enfim... mais vale comprares agua destilada para juntares a agua das TPAs do que andares a mexer quimicamente na agua.

 

Boa sorte. :cry:

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais