65L: Criação de Mikrogeophagus ramirezi


André Silvestre

Recommended Posts

Viva.

 

O aquário foi adaptado para criação de ramirezis. Estava com um crescimento muito rápido e já não tinha tempo nem paciência para segurar as plantas. Entretanto, deu-se isto http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34720 e só hoje é que dei com ele. :lol:

 

Quem dizia que reproduzir tetras em cativeiro era impossível, que ponha os olhos nessas fotos. Pode ser difícil, mas não é impossível. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ena ena grande André muito bem, isto prova que um aquário plantado proporciona condições excelentes para os peixes, este FDS também tive uma cena porreira, creio que não viste, mas as Rásboras Arlequim estiveram a desovar na Batalha !!!

Ouve um membro do fórum que filmou a corte e a postura, vamos esperar pelo resultado.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

Sim eu soube desse acontecimento. Conheço a pessoa que filmou e inclusivé já vi as filmagens. Foram através de telemovél mas quando for passado para o computador pode ser que se veja melhor. Espero que isso dê frutos.

 

Ena ena grande André muito bem, isto prova que um aquário plantado proporciona condições excelentes para os peixes

 

Ora nem mais. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá.

 

Vim então actualizar ete tópico, uma vez que este aquário continua montado, mas com um destino diferente.

 

Tenho tentado a criação de Microgeophagus ramirezi e tenho tido algum sucesso nas posturas. Das três que o casal já teve, duas deram frutos.

 

Dia 14-12-2005: A primeira postura bem sucedida revelou cerca de 20 alevins que os pais transportaram do tronco da postura para outro tronco. Após 5 dias, altura em que o saco vitelino já teria desaparecido e os pequenos alevins já estariam prontos para nadar, foi quando desapareceram. O macho durante esses 5 dias ficou um pouco agressivo com a fêmea, pelo que resolvi retirá-la para um aquário maior. No entanto, o macho pouco ligou aos alevins e isso, aliado a trocas de água mal sucedidas, deve ter sido a razão para que os alevins não sobrevivessem. Outra coisa que me chamou a atenção foi o gH um pouco elevado. Nunca tive esperança que os ovos eclodissem, mas assim aconteceu e nasceram 20 alevins. Da próxima vez tenho que reduzir a dureza e talvez consiga uma maior taxa de oclusão dos ovos.

 

Dia 07-01-2006: resolvi mudar de novo a fêmea para o aquário de reprodução onde estava o macho ( este de 65L), pois ela no grande já estava a ficar novamente cheia e com as cores da reprodução. O macho aceitou-a bem novamente e ambos começaram o cortejamento. Coloquei turfa perto do termostato para baixar a dureza geral ( gH), prevendo que uma postura estivesse iminente.

 

Dia 08-01-2006; Domingo de manhã: como previa, a fêmea estava prestes a desovar. O ovopositor estava de fora e ambos os pais andavam muito ocupados a limpar o local da antiga postura.

 

Dia 08-01-2006; Domingo ao anoitecer: quando voltei a casa, olhei para o aquário e vi que a desova estava a acontecer. A fêmea já tinha desovado seguramante mais de 100 ovos e o macho rapidamente os fertilizava. Aproveitei e filmei o acto.

 

Parâmetros da água:

 

pH = 6.3

gH = 8

temp = 27º

 

:lol: Postura de Microgeophagus ramirezi

 

( cliquem no link ---> cliquem onde diz " free" ----> esperem que a contagem decrescente acabe ----> digitem o código a cores que vos aparece e façam " Start download" ) é complicado mas dá certo - Obrigado Filipe. 8)

 

Dia 11-01-2006: os ovos eclodiram. :lol: Os pais voltaram a repetir a proeza e moveram os alevins do tronco da postura para outro tronco. Tal como na guarda dos ovos, ambos parecem muito empenhados em defender a prole e fazem turnos a guardar os pequenos. Felizmente não tenho mais peixes no aquário, ou haveria violência. Nem mesmo os caracóis - Ramshorn sp. - escapam do instincto protector dos pais.

 

Contei os pequenos alevins e são cerca de 50 - claramente a turfa fez o seu papel baixando a dureza e permitindo que um maior número de ovos fossem fertilizados desde a última postura. Curiosamente, ao contrário dos apistogrammas, é o pai ramirezi que mais tempo cuida dos alevins, ficando a mãe a passear pelo aquário, atacando caracóis e debicando tudo o que encontrar para comer.

 

Outra coisa que observo é que, quando um guarda o grupo de alevins, o outro vai guardar o local da postura. Não sei a que se deve este comportamento. Talvez estejam à espera de mais algum nascimento?

 

Aqui fica uma foto do pai a guardar os pequenos. Mostrou-se muito nervoso quando me aproximei com a máquina, pelo que a foto teve de ser muito rápida e saiu um bocado desfocada. Sempre que algum alevim cai do tronco, um dos progenitores rapidamente o vai buscar, coloca-o na boca, dá-lhe uma limpeza com uma " mascadela" e volta a cuspi-lo para o tronco. Ele lá fica, até cair outra vez. :D São muito enérgicos os pequenos e, embora não tenham ainda a capacidade de nadar, as suas caudas não páram quietas.

 

PICT0009edit.jpg

 

Por hoje é tudo. Sei que é díficil que posturas de ramirezis vinguem, mas sei que é mais difícil ainda levar os alevins até à fase adulta, por isso o grande desafio começa agora. Sugestões e comentários são bem-vindos.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ser breve que vou ter treino agora...

Mas tinha que deixar aqui um elogio ao teu empenho em conseguires ter sucesso com esses rufias :lol:

Vá abraço e boa sorte.

 

Bernardo.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabens andre, e muito boa sorte tambem fight

 

Belos exemplares que ai tens, agora com um bocadinho de sorte teras mais uns pequeninos a passear pelo aqua. Boa sorte para isso.

 

Ah, e boa escolha de musica tambem, clubbed to death.

 

Abraço e vai dando noticias :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva André.

 

Queria muito que algo assim me acontecesse. Sou grande fã de RAMs.

Tens um aquário bem simpático, mas tenho uma série de perguntas.

 

Dizem que os RAM preferem criar em penumbra. Tu baixaste a luz do Aquário ou notas que eles escolhem sítios na sombra?

 

No Aquário não tens nenhum outro peixe? Nem Otos nem camarões nem nada?

 

Como tens o PH? Juntas CO2?

 

Como está o KH?

 

Usaste turfa para baixar o GH? Como funciona isso, sabes? A Nível quimico quero dizer. A Turfa não te mancha a água?

 

Vais separar parte dos alvins para os criar numa maternidade com água de osmose ou deixas tudo junto. Alimentas os Alvins com que?

 

De resto desejo-te Boa sorte. Há muito poucos tópicos sobre criação de Ramirezi até ao estado juvenil.

 

Abraço, Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande Andre, sempre em alta ehhehe. O rapaz que começou com tubarões, like me, quem diria ehehhehe. Muito bom esse aquário, isso é o auge para reproduções. Penso que qualquer casal que ai metas se reproduz, melhor que isso é impossivel :P

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, queria dar os parabens pelo lindo aquario plantado, pelas fotos de grande qualidade, e claro pelo video fantastico. Boa sorte, e obrigado por todas as dicas que me das, para que eu aprenda muito de como fazer para xegar ao teu patamar na aquariofilia.

abraço

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu já tinha ficado boquiaberto com as fotos do aquário, mas agora que vi o vídeo fiquei completamente parvo. Parabens, está fantástico.

 

Mas não te livras de umas perguntas. Que parâmetros de água tinhas exactamente quando ocorreu a postura? A agua desse aquário é água da companhia normal ou usas alguma filtragem (osmose por exemplo) prévia?

 

Continua.. eu até não vou muito em plantados..mas depois de ver isto até fiquei com vontade..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Usaste turfa para baixar o GH? Como funciona isso, sabes? A Nível quimico quero dizer. A Turfa não te mancha a água?

Podes ver aqui num post meu:

 

Aumentar o GH

 

Se não perceberes alguma coisa, apita.

 

Espero ter ajudado.

Abraços

Luís Fortunato

 

PS: Desculpa lá quanto à Eleocharis, mas com os exames, não tenho mesmo tido tempo para dar aí um salto :oops:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Agradeço os comentários postados. Quanto às dúvidas:

 

- eu simplifiquei ao máximo este aquário. Retirei todas as plantas de caule e a Glossostigma, pois com o seu crescimento acelerado, ia interferir com o sossego que queria dar aos rams. Deixei apenas várias Blyxa japonica espalhadas pelo aquário, Pogostemon helferi e fetos de java. Como tal, baixei a luz para 36W apenas. Estando o aquário razoavelmente iluminado, eles não escolheram um sítio de sombra mas sim um sítio que está mais plano, mais abrigado com plantas à volta e que tem uma ligeira concavidade que facilita a postura.

 

- não tenho mais peixes. Apenas os rams e os caracóis Ramshorn sp. que são atacados vigorosamente.

 

- Não tenho CO2. As plantas estão a dar-se bem só com os 36W. Com o nascimento dos alevins, parei de fertilizar. Claro que o alguedo assumiu o controle, mas é aquele superficial que se aspira. Não me incomoda, até porque as plantas continuam bem. De qualquer maneira, isto deixou de ser um plantado para se tornar num aquário de criação com plantas. :) Para plantado já chega o outro que tenho...

 

- Tenho tido sempre pH ácido, na ordem dos 6.3 e o kH não o meço à algum tempo. Na verdade, nenhum destes parâmetros influencia a eclusão, mas sim o gH. Esse é que convém ser o mais baixo possível para permitir a fertilização dos ovos. Um gH muito elevado aumenta a concentração de sais no exterior dos ovos e a água, bem como os espermatozóides não fluem/penetram para dentro dos ovos por osmose. Os parâmetros da água na altura da postura, estão no post do video.

 

- quanto à turfa, já foi respondido. A turfa mancha a água sim mas só é necessária quando os ovos são depositados/fertilizados. Quando os alevins nascem, pode-se retirar, mas vou esperar mais algum tempo até estes estarem mais resistentes.

 

- não tenho equipamento de osmose. Até tinha usado água da chuva se tivesse chovido nestes últimos dias. :oops: Como não choveu, usei a turfa. Vou deixar os alevins com os progenitores para tirar ao máximo o comportamento deles na reprodução. Além disso, os pais já deram provas que são bons protectores. Ambos se dedicam aos alevins a 100%. A natureza segue o seu curso.

 

- A alimentação por enquanto está a cargo do saco vitelino. Quando este for consumido é quando os pequenos adquirem a capacidade de nadar. Nessa altura vou começar a alimentá-los com microvermes, que já tenho ali preparados. Tenho, entretanto, alimentado os alevins de tetra com microvermes e realmente são uma mais valia à artémia. São devorados com prazer.

 

Filipe :x pois foi, os tubarões... :lol:

 

Vamos às actualizações:

 

Hoje, dia 12-01-2006: Agora percebo o porquê dos pais insistirem em guardar a zona da postura, quando os alevins estavam noutro tronco mais distante. Hoje ao olhar para o aquário, reparei que os alevins não se encontravam mais no tronco distante mas sim que voltaram ao trnco da postura. As cascas dos ovos remanescentes foram comidas pelos pais, o local foi limpo e os alevins foram posteriormente trasportados para lá. Realmente é a área mais propícia para servir de infantário. Como já referi, tem uma ligeira concavidade que evita que os alevins se dispersem e se percam. Assim, estão todos juntos no fundo da " cova".

 

PICT0002edit.jpg

 

PICT0010edit.jpg

 

Infantário

 

PICT0018edit.jpg

 

Pai

 

PICT0020edit.jpg

 

Mãe

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, realmente tens ai uma pequena mina de ouro(neste caso de rams= não te esqueças que depois quero um desses alevins hehe.temos que combinar para te dr a powerhead se ainda precisares. como tens feito a cultura de microvermes?

 

parabens pelo teu sucesso

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim Tiago, mas antes há que levá-los ao estado adulto ( não vai ser fácil). :roll:

 

Nelson sim já tenho comida para eles, microvermes e comida líquida da JBL com artémia. Só daqui a uns 2 ou 3 dias é que devem poder comer, quando perderem o saco vitelino.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pronto andre, à tua pala lá fui eu abrir os cordões a bolsa, comprei um casal rams, mas doutra espécie, uns dourados que a loja recebeu, custaram 8.50€ cada mas são muito loucos!!! São diferentes!!! ehehehe

 

:roll:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOl grande maluco. Epero que sejam mesmo casal. Nos rams dourados tenho dificuldade em distinguir macho e fêmea, a não ser que a fêmea esteja com o ventre rosado.

 

Espero que consigas ter tanto sucesso com eles como eu tive com os meus.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah se queres que te diga, também não os sei distinguir, foi o meu colega la da loja que os distinguiu, agora vamos lá ver se eles não se perdem aqui pelo matagal lol, ou se os discos não lhes dão cabo do canastro :) qdo puder tiro fotos e posto

 

:roll:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andre, tinhas dito que o primeiro casal de rams que tiveste nesse aqua morreram por terem sitema imunitario fraco.

 

Esses com que conseguite reprodução adquiriste numa loja? Simplesmente compraste um par e eles já aí formaram casal ou compraste um casal já formado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Nelson, os cyclops são pequenos o suficiente para dar a alevins recém-nascidos?

 

José sim, infelizmente os outros rams tinham todo o aspecto de serem asiáticos devido à sua cor intensa ( os asiáticos costumam levar com hormonas para ficarem bonitos nas lojas mas o seu sistema imunitário fica drásticamente enfraquecido). Na altura devia ter suspeitado mas deixei-me levar pela cor deles e por já serem um casal formado na loja.

 

Estes sei que são de origem alemã e na loja estavam muito bonitos também mas as diferenças eram claras: mais vivaços e sem medo nenhum. Comprei-os sem serem casal. Escolhi os mais gordinhos e trouxe-os para casa. Quando já estavam bem aclimatizados, rapidamente se formou um laço entre eles até hoje. Uma coisa curiosa passou-se quando tirei a fêmea depois da segunda postura: o macho ficou muito irrequieto, passando dia após dia colado ao vidro da frente a nadar para cima e para baixo. Passava o tempo nisto. O tempo de separação durou qualquer coisa como 3 semanas. Este fim-de-semana, assim que voltei a colocar a fêmea por já estar cheia de novo, o macho acalmou e voltaram a juntar-se, até dar esta nova postura. O resto já conhecem... :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Boas André...

 

Nelson, os cyclops são pequenos o suficiente para dar a alevins recém-nascidos?

Assim que começam a nadar já devem conseguir come-los sem problemas...no maximo ao fim de uma semana estão pronto para tal...

Conheço que alimente crias de Ramirezi e e Apistos só a base de cyclops congelados e artemia recem eclodida...

 

Cumps

 

Porreiro, vou ver se arranjo disso. Obrigado Nelson.

 

Mais uma actualização:

 

Dia 13-01-2006; 3º dia dos pequenos Rams: cheguei a casa e reparei que houve nova mudança dos alevins. Os pais passaram-nos para uma fissura/buraco noutro tronco. Estão muito apertados mas mais protegidos e não escapam tão facilmente do olhar dos pais. Parecem bem, o que me dá uma sensação de alívio - até agora tudo bem. A relaçação dos pais continua muito forte, embora já note uns toques mais abruptos, sem grandes preocupações. Pelo que li, é normal nos pais durante a criação. Se tudo correr bem, amanhã ou depois já haverá alevins a nadar pelo aquário, e provavelmente estarão esfomeados. cheers

 

Aumentei ligeiramente a temperatura, para 27,5º C. Medi o pH que estava a 6.2 e fiz uma TPA de 10% com o mesmo valor de pH e temperatura. O apetite dos pais é impressionante. Estão sempre prontos para comer, o que é óptimo.

 

Entretanto as algas assumiram o controle, o que não é mau de todo, pois os pais preferem ter os alevins nas zonas mais críticas de algas, talvez por sentirem que oferecem mais protecção ( quem disse que as algas não tinham benefícios) :)

 

Tirei novas fotos ( as possíveis) do novo infantário e dos pais ( os vidros estão sujos mas não quero importunar os pais com as limpezas):

 

infantrionmero3.jpg

 

PICT0012edit.jpg

 

PICT0019edit.jpg

 

PICT0022edit.jpg

 

PICT0042edit.jpg

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Dia 14-01-2006, 4º Dia dos pequenos Rams: confirma-se: os pequenos estão mais activos e alguns já deram as primeiras braçadas. Foram mudados de novo para outro tronco onde já tinham estado, que é excelente para rampa de lançamento.

 

 

:roll:" Primeiras braçadas"

 

Para fazerem o download do vídeo:

( cliquem no link ---> cliquem onde diz " free" ----> esperem que a contagem decrescente acabe ----> digitem o código a cores que vos aparece e façam " Start download" )

 

Como podem constatar no vídeo, houve dois aventureiros que decidiram explorar as redondezas. Mal o pai viu isto, apanhou-os, deu-lhes uma limpeza e voltou a cuspi-los para o meio do grupo. Contei assim por alto uns 30 alevins, o que quer dizer que houve algumas baixas. No entanto, se conseguir que estes poucos sobrevivam até à maturidade, já é uma grande vitória. Presumo que amanhã a maior parte já comece a nadar, pelo que já comecei a preparar a comida que lhes vou dar. Será comida líquida da JBL contendo artémia e irei dar também microvermes. Na próxima semana tentarei arranjar cyclops congelados.

 

Os pais continuam impecáveis com os alevins e entre eles. Vamos ver até quando...

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Nelson obrigado. Tinha-me esquecido do " http" :lol: Já editei também.

 

Mais uma vez parabens...

Apesar de um pouco por todo o mundo milhares de pessoas reproduzirem peixitos quando nos toca a nós sentimos sempre um orgulho especial né?

 

Sem dúvida. Estou a delirar com isto. Quase que me desvia todas as atenções, até do outro plantado de 90 cm que tenho...

 

Quanto aos pais...

Vai tendo atenção a esses toques...

Por vezes nos Ramirezi as coisas complicam-se muito aquando dos alevins...

Conheci um macho que era pessimo pai e ainda pior marido...

Guardava os ovos até determinada altura...depois passava-se e comia-os...e dava cabo das femeas...matou 3 raparigas...

Como castigo à terceira ficou sozinho...desgosto ou remorços não sei...mas não ficou muito tempo...resolveu matar-se e saltou do aquario...

Daí o meu alerta...

 

Pois, também já li que por vezes surgem desentendimentos. No entanto, estes pais estão a sair-me mesmo muito bem. Estou :oops: e já vais ver o vídeo que fiz hoje... :lol:

 

É verdade Arquimedes, dependendo também da temperatura, os alevins de ramirezi duram entre 3 a 5 dias a consumir o saco vitelino e posteriormente a dar os primeiros voos.

 

Fica então a actualização de hoje:

 

Dia 15-01-2006; 5º dia dos pequenos Rams: acordei e vi com enorme prazer que todos os alevins já nadam e acompanham os pais na sua exploração pelo aquário. :oops: Os pais estão mais alerta do que nunca e se algum aventureiro se separa do grupo, é rapidamente trazido por um dos pais.

 

:PPrimeiro dia de natação - parte I

 

:lol:Primeiro dia de natação - parte II

 

Para fazerem o download do vídeo:

( cliquem no link ---> cliquem onde diz " free" ----> esperem que a contagem decrescente acabe ----> digitem o código a cores que vos aparece e façam " Start download" )

 

Os pais estão mesmo bem um para o outro. Fazem uma grande equipa a guardar os pequenos. Andam juntos e com os alevins sempre por perto. Hoje foi o dia da alimentação dos alevins. Dei comida líquida da JBL que parece ter sido bem aceite e dei microvermes que não parece ter surtido interesse nos pequenos. Mais logo vou tentar de novo com os microvermes, pode ser que já sejam aceites.

 

maecomalevins.jpg

 

Mãe

 

paicomalevins.jpg

 

Pai

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela postura...! Deve dar muito gozo.

Não percebo nada de rams mas há que admitir que são bonitos.. talvez me aventure um destes dias.

 

P.s. para completar o quadro só falta a foto do avô :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.