65L: Criação de Mikrogeophagus ramirezi


André Silvestre

Recommended Posts

Olá.

 

Com as férias veio um tempinho extra para montar um aquário novo, bem como a disposição monetária. Registei os vários passsos de desenvolvimento do aquário pois acho que é isso que é importante - a evolução. Gosto de ver nos aquários dos outros e no meu não é excepção. ;) Vamos às fotos:

 

 

<span style='color:blue'>O aquário - feito por medida com silicone transparente; os acabamentos estão excelentes, como podem constatar; Dia 30-07-2005</span>

PICT0004.jpg

 

<span style='color:blue'>O substracto ( por ordem de colocação) - Akadama; turfa granulada; NPK granulado 17-6-12 ( potássio poderia ser mais alto mas, se necessário, adiciono em líquido); Akadama</span>

PICT0030.jpg

 

<span style='color:blue'>Plantação - Pogostemon helferi à frente dos troncos; Microsorum pteropus " Narrow leaf" nos troncos; Eleocharis acicularis atrás dos troncos; Dia 04-08-2005;</span>

PICT0016.jpg

 

<span style='color:blue'>Pogostemon helferi;</span>

PICT0021.jpgPICT0024.jpgPICT0001.jpg

<span style='color:blue'>

Fetos e Eleocharis também já colocados/plantados - Toca a encher! :wink: </span>

PICT0002.jpg

 

<span style='color:blue'>Com a água mais limpa ficou com este aspecto - Dia 06-08-2005;</span>

PICT0003.jpg

 

PICT0005.jpg

 

<span style='color:blue'>Devido aos parâmetros da água em que as plantas antigamente se encontravam ( água dura e pH ligeiramente alcalino), a sua aclimatização traduziu-se em perda de folhas ( no caso da Pogostemon, que foi a que mais sofreu neste processo), mas agora estão a rebentar em força e noto que o ritmo de crescimento delas nesta água ( mole e ácida) é bem mais acentuado que na outra; introduzi Hemianthus callitrichoides " Cuba" para completar o espaço da frente ( tinhas razão Rui, é capaz de ficar melhor assim :)) - Dia 14-08-2005</span>

PICT0006.jpg

 

PICT0010.jpg

 

SETUP:

 

Dimensões: 60*36*30 ( comp*larg*alt)

Volume: 65L brutos

Iluminação: DIY 3 X 18W T8 ( 6500K; 5500K; 4200K) http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p;highlight=diy

Filtragem: Eheim Liberty 150

CO2: caseiro

Flora: Hemianthus callitrichoides " Cuba"; Pogostemon helferi; Microsorum pteropus " Narrow leaf"; Eleocharis acicularis

Fauna: nenhuma

pH: 6

gH: 5

kH: 2

Temperatura: 25ºC

 

Não coloquei fundo porque a parede atrás é branca e desta vez quero experimentar tirar fotos com degradé nesse fundo ( sem equipamento claro).

 

Por agora é tudo. Digam de vossa justiça. :)

 

André

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Muito bonito este teu plantado.

A prova de como é possivel fazer-se um aquário bonito e saudavel sem toneladas de equipamento Hi-tech dispendioso. .)

 

Parabens.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Andre :) !!!

Já tinha visto algumas das fotos, mas a introdução da cuba, vai dar outra dimensao á montagem e se o que estava era bom com um tapete de cuba vai ficar 5* :wink: !!!

A pogostemon é uma planta linda mas em minha opinião serve para disfarçar pequenos espaços entre pedras e troncos, troncos e substratos etc..., como tapete só mesmo num aqua muito grande e mesmo assim não sei que efeito faria .. enfim opiniões !!!

Layout e disposição, muito bom mesmo, melhor só com troncos comercializados pelas grandes marcas, pena que ainda temos que muitas vezes dar uma de artesãos e esculpir os nossos troncos, que maior parte das vezes são autênticos tarolos !!!

Só falta mesmo os residentes chegarem porque a casa já está quase pronta ... Parabens e força nisso ;) !!!!

 

Um abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Parabéns por mais uma excelente montagem.

 

O enquadramento dos troncos está bem conseguido e se não referisses que eram troncos, diria que eram pedras... ;)

Manuseaste os troncos ou estão tal como os compraste?

 

Acho que o layout ganharia mais volume se fosse adicionado atrás dos fetos ou mesmo nos cantos do áqua alguns pés de alguma planta semelhante á aciculares mas de maior porte... ex: Cyperus helferi...

 

Quanto à não colocação da famosa cartolina, acho que vais conseguir o efeito desejado projectando alguma luz indirecta sobre a parede. Podes inclusive projectar alguma luz de cor afim de obteres um melhor contraste.

 

Já pensaste na fauna? Que tal uns Tetra glowlight? Saindo um pouco da rotina dos comuns Neons, cardinais.... Acho que ficavam aí a matar :wink:

 

hemigrammus_erythrozonus1.jpg

 

Agora é só deixar desenvolver e actualizar o tópico com mais fotos :)

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

nfp este aquário foi montado com um único objecivo: criar ramirezis. Claro que tinha que ter alguma paisagem, senão não ia gostar dele.

 

Obrigado mao-morta. É a tal coisa, para fundo vou usar a parede e umas lâmpadas para tentar aqueles efeitos...

 

Obrigado Tiago.

 

Rui é verdade, também estou com fé que a H. Cuba fique aqui bem. A pogostemon h. já a vi em tapete mas mesmo assim fica um bocado alta, pelo que neste aquário não ficaria bem. No entanto acho que completa bem os troncos como está... Vamos ver. :wink: Tenho que telefonar ao Amano da próxima vez que precise de mais troncos.

 

Boas André, manuseaste os troncos ou estão tal como os compraste?

 

Boas Filipe. Sim tive que trabalhar os troncos. Infelizmente não tenho fotos deles antes da mudança mas eram realmente uns tarolos como diz o Rui. Depois de os trabalhar e brincar um pouco com eles, saiu isto. ;)

 

Acho que o layout ganharia mais volume se fosse adicionado atrás dos fetos ou mesmo nos cantos do áqua alguns pés de alguma planta semelhante á aciculares mas de maior porte... ex: Cyperus helferi...

 

Bem, estamos em sintonia. Na realidade a Cyperus h. foi a planta que idealizei no início para ocupar a parte posterior dos troncos, mas como já tinha os fetos e gosto de ver os troncos nus rodeado pelos fetos, achei que a Cyperus iria tirar a atenção deste conjunto. Assim optei por colocar apenas os fetos. Na realidade, atrás dos troncos, não há plantas, isto porque quero que os peixes tenham espaço para criar, para além dos refúgios dos troncos.

 

Quanto à não colocação da famosa cartolina, acho que vais conseguir o efeito desejado projectando alguma luz indirecta sobre a parede. Podes inclusive projectar alguma luz de cor afim de obteres um melhor contraste.

 

Exacto, mais uma vez sabes do que falo. A ideia é mesmo essa. :)

 

Em relação à tua sugestão, digo-te já que gosto muito desses peixes. Talvez no futuro, depois dos rams, coloque um cardume desses. Pelo menos será uma das minhas primeiras hipóteses.

 

Actualizações será feitas assim que as plantas ocupem mais terreno.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que passo-a-passo magnífico! Muito bom... Parabéns!

 

Tenho é uma dúvida:

 

Equacionaste a possibilidade do aparecimento de algas ao adicionares ao substracto esses N-P-K? É que parece-me que numa primeira fase poderás ter problemas com a adaptação das plantas e porque também não tens aí uma planta que consuma "assim" muito rapidamente algum nutriente em excesso! Porque não optaste por fertilização líquida com cada um desses produtos?

 

Para finalizar queria dizer que adoro a helferi e que a mistura entre a cuba com a helferi fica espectacular. É a única planta que me falta arranjar para o meu novo layout. Mas conto arranja-la dentro em breve. É o que vale! :lol:

 

André.... grande abraço e obrigado por este belo post :?

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aqua está mesmo BRUTAL.. :? Adoro o seu ar simples e natural :lol:

Abraço...e boa sorte com o projecto

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva grande Ricardo, tudo bem contigo? :lol:

 

Decidi colocar o NPK no substracto por 2 razões: primeiro porque a longo prazo evita andar a fertilizar durante um bom período de tempo e assim que as plantas necessitem, começarão a usufruir destes nutrientes; segundo porque a quantidade de nutrientes que passam para a coluna de água é reduzida devida à alta camada de akadama por cima ( apesar de este ser bem poroso). De qualquer maneira jogando pelo seguro e porque a minha água da torneira também é rica em nitratos, tenho plantas de crescimento rápido a flutuar. Se reparares, nas últimas fotos, por cima da calha, há um pano branco e nesse pano estão uns caules das tais plantas, cedidas gentilmente pelo amigo coimbra. :?

 

Quanto à P. helferi, neste momento é das minhas plantas favoritas. Assim que tiver umas podas e caso ainda não tenhas adquirido a planta, tenho todo o gosto em te enviar uns pés. É uma planta muito frágil pelo que o transporte tem de ser cuidadoso. Abraço para ti e obrigado eu.

 

Bernax obrigado.

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva.

 

Aqui vai uma actualização, com algumas mudanças.

 

Mudei ligeiramente o posicionamento dos troncos por várias razões: começaram a fungar por isso tive de os remover e ferver muito bem; meter mais plantas e dispô-los de modo a darem mais profundidade ao layout. O lado esquerdo está igual e só o lado direito sofreu ligeira alteração.

 

As plantas são: Glossostigma elatinoides, Blyxa japonica, Pogostemon helferi, Microsorum pteropus " narrow leaf", Rotala sp. " green", Rotala wallichii. Agradeço aos amigos Domingos e Rui Alves ( ramirezi) pela generosa oferta de plantas. Rui, a rotala deu para distribuir bem pelos aquários e ainda para oferecer. As blyxas estão lindas e as que vês aqui já são mudas das que tu me deste. :)

 

Dia 16-09-2005 ( reposicionamento dos troncos)

 

PICT00051.jpg

 

Dia 18-09-2005

 

PICT00052.jpg

 

Dia 29-09-2005 ( antes de mudar a calha DIY para uma da Lifetech que o meu irmão me ofereceu)

 

PICT00054.jpg

 

Quanto ao background, antes que o pessoal se " espume", devo dizer que ainda não quis tirar fotos com algo apresentável. Estou à espera que as plantas preencham mais aquele espaço de fundo e então nessa altura retiro o equipamento e vou brincar com os backgrounds. :( Isto é mais uma actualização para mostrar como o aquário está no dia-a-dia, tal como as pessoas cá de casa o vêm.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario está muito porreiro! os troncos são muito giros, essa flora quando se desenvolver toda deve ficar um layout muito interessante....e parece muito saudável, parabéns!

só uma coisa: esse difusor de Co2 (da última foto) onde compraste? marca? e preço?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o difusor é um eheim.

 

O preço deve rondar os 20 e tal euros, mais coisa menos coisa... pode-se dizer que é simplesmente 5 estrelas, bolhas muito fninhas graças a rodela de ceramica e é totalmente desmontavel e lavavel. Melhor n existe :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

Estou a ver que temos aquariofilo... :?:

É por isto que eu Gosto imenso dos teus layouts e te acho um grande aquariofilo...é por conseguires conciliar e equilibrar os elementos vivos com os "não vivos"...Não sei se me entendes?...À muitos por aí que "encharcam" os aquários de plantas e no entanto esquecem-se dos elementos "não vivos" como os efeitos rochosos e a acção natural de um tronco dentro do aquário...

Como já tinha dito para o layout anterior acho o teu aqua um espanto mesmo por ser simples e equilibrado no seu todo....E por sinal muito agradavel á vista!! :lol:

Não te vou massacrar a dizer dos fundos pretos nem nada de coisas que tu já sabes de trás para a frente e de resto muito melhor que eu....E que também toda a gente sabe dizer...é só olhar e ver que ficava melhor com fundo mas tu sabes e como disseste atrás...Estás a esperar pelo crescimento das plantas...

 

É verdade...O que é feito daquela planta muito linda que tu tinhas...Uma tal de "Narrow"...Acho que é isto..Não sei bem o nome..

 

Sabes aquela fenda que tens entre os dois troncos...?...Porque não colocar Um molhinho de echinodrus tenellus a vir lá de trás a fazer de segundo plano á Glosso..Acho que ficaria muito bem...Mas como tu sabes aquilo é um praga e terias que controlá-la...Fica a sugestão..! :?:

 

Bem acho que já te massacrei de mais com este testamento...Vou-me retirar então...

 

Abraço...E força nisso! :cry:

 

 

PS1: Qualquer barbaridade que eu tenha dito...podes emendar...Isto de ter 13 anos não é a mesma coisa que 20 e os erros ainda são bastantes...

 

 

 

bErNaX

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

 

A Blyxa está com muito bom aspecto. O meus parabéns.

Em relação ao "layout", gosto mais desta 2ª versão sem dúvida.

Parece-me que o teu objectivo é criar o ponto focal no lado direito, mas preocupa-me a investida que o tronco do lado esquerdo faz sobre o primeiro olhar. É natural que esta sensação desapareça assim que as plantas de fundo envolvam os troncos. Vamos esperar.

Do resto muito bom, como sempre.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Brunex obrigado. É um difusor da eheim. Agora estou a usá-lo com CO2 pressurizado mas conheço pessoal que usa com DIY e está satisfeito na mesma. Comprei o meu por 17 Euros. Manda-me mp se quiseres saber onde foi.

 

Bernax obrigado. Se me permites, só te vou emendar numa coisa que é o que faz um bom aquariófilo e que, a meu ver, é todo aquele que possui e mantém um aquário quer seja de peixes, plantas ou corais saudável e o mais em conta possível às necessidades dos seres que o habitam. :?: Quanto à tua sugestão, gosto dela e acho que começas a ter visão para aquários plantados. No entanto já me antecipei um pouco e nessa zona tenho a crescer Pogostemon helferi, que, quando se desenvolver mais, irá ao encontro da glossostigma e fechará ainda mais aquela lacuna entre os troncos. Muito provavelmente a planta a que te referes é essa mesma, pois era a que eu tinha à frente dos troncos na primeira montagem e até fiz alguns planos dela nas fotos acima. A " narrow leaf" que mencionas é o feto de java, que tem a particularidade de ter a folha mais estreita que o feto de java normal. Não te preocupes com os " 13 anos". Já deste provas de estares a crescer. :cry:

 

Rui agora que falas, e vendo bem as fotos, realmente a zona direita tem mais impacto à primeira vista do que o tronco do lado esquerdo que, esse sim, é suposto ter mais impacto e fazer de ponto focal. Provavelmente o feto está ali muito grande, mas espero que quando as plantas crescerem mais e a Rotala sp. compactar, essa zona passe despercebida e o tronco esquerdo com a Rotala wallichii atrás ganhe mais foco. Agora é aguardar e ver como isto evolui, até porque com a nova calha as plantas vão levar mais um " esticãozinho". Obrigado pelos conselhos e comentários. Como sempre, uma grande ajuda e inspiração.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

 

Posso dizer-te que fiquei impressionado com a simplicidade com que fizeste esse teu layout.

Prevejo que assim que as plantas pegarem vais sair daí algum de fenomenal....

Aproveito para concordar com o ramirezi e dizer que parece que o teu ponto focal "trocou"...

Mas adorei os teus troncos....que tipo de tronco é? Sei que os trabalhaste um pouco...como?

 

Abraço e as maiores felicidades para o aqua.

 

P.S. Podias postar umas fotos com a nova calha....

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago. Sim claro, aqui ficam mais umas fotos já com a nova calha. Quanto aos troncos, não sei que madeira é mas é muito densa. Afundaram logo e para os trabalhar foi complicado. As ferramentas foram martelo e chave de fendas ( não tinha escopro) e armei-me em carpinteiro. Os troncos eram muito redondos, muito bojudos e então tentei ramificá-los o melhor possível. Deu nisto.

 

PICT0011.jpg

 

PICT0012.jpg

 

PICT0015.jpg

 

PICT0018.jpg~

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André.

 

Sim senhora...com essa calha fica ainda melhor...

Perguntei q tipo de troncos eram esses pq dá a sensação de ser aquele tipo de troncos que se poêm na lareira...é que eu tb tenho desses e sendo assim tb pensei em os trabalhar...

Quanto ao método de os trabalhar já suspeitava que assim fosse...

Deste algum tratamento aos trocos..para além de os ferver e deixar de molho?

 

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que Show!

Mais um tópico excelente!

 

ora aqui esta um método que irei aplicar quando começar o meu.

 

tenho uma pergunta.. imagina que não punhas funa no aqua,

quanto tempo é que duraria caso fosse só mesmo esse objectivo. Só plantas sem peixes.

Será que as plantas cresciam com normalidade? ou precisam mesmo da fauna para poderem evoluir saudaveis devido ao nitrito/nitrato

 

Bom trabalho e boa escolha na fauna :)

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago o tratamento que dei foi fervê-los muito bem, 3 vezes seguidas durante meia hora. Depois foi colocá-los directamente no aquário.

 

killi_tiago_ e AquariofioExpert sim, tive bons resultados com a calha que fiz. Vocês mesmo podem constatar isso nas fotos, pela saúde das plantas e Glossostigma rasteira, isto apenas com 2 lâmpadas acesas.

 

bravo 6, sem peixes necessitarias de fertilizar com macros, mais concretamente com azoto e fósforo ( não terias os peixes a defecar e não os alimentarias), pelo menos. Estar a dizer-te quanto duraria seria pura especulação, visto tudo depender da luz que terias, CO2, água das TPA´s, tipo de plantas, etc. Poderiam crescer bem ao início mas uma vez esgotados esses nutrientes que os peixes repoem, entrarias em carências. E depois, fazendo a pergunta mais óbvia e relevante: o que é um aquário sem peixes? :)

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois, fazendo a pergunta mais óbvia e relevante: o que é um aquário sem peixes? :)

 

hehe, um aquário sem peixes é como uma omolete sem ovos.

e sem peixes é um problema dos diabos :D

 

Obrigado pela resposta e

continuação de bom trabalho nesse projecto :?:

cá estaremos para apreciar o teu excelente trabalho

 

abraço

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.