Comida congelada. Sim ou não?


tartaruga

Recommended Posts

Boas

 

Sempre ouvi dizer que a comida congelada não era aconcelhada para os peixes. Mas também já ouvi que a colocasse no trono.

 

Os motivos podem ser os vários mas, o que mais me atormenta é que ela vai congelar e descongelar uma data de vezes antes de a usarmos.

 

Se ela é assim tão má porque se usa?

 

Por exemplo a SERA tem comida igual á congelada mas com outro tipo preparação. Penso que seja a FD.

 

Não será melhro dar comida "seca".

 

Venham lá as opinadelas dos entendidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os motivos podem ser os vários mas, o que mais me atormenta é que ela vai congelar e descongelar uma data de vezes antes de a usarmos.

Parece que há algo que não percebeste aqui... a comida congelada que compras já vem em doses individuais.

Se "fabricas" a comida, então deves ter o cuidado de enquanto ainda não está congelada, dividires em doses seja separando mesmo, seja cortando as placas, para depois ser mais fácil de cortar os cubos.

 

De resto... comida congelada, se souberes a proveniencia é por norma melhor que a seca. O unico senão é que algumas comidas congeladas podem trazer parazitas que não morrem pela congelação.

Mas se fizeres em casa com ingredientes seleccionados por ti, esse problema é minimizado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obvio que a comida congelada é melhor....

Experimenta, por exemplo, comer Chocapic ou Kellog's durante umas semanas seguidas ao almoço e jantar e vê o que te acontece às tripas :wink:

 

Realmente, o unico problema é algum parasita, "de fábrica", que não morra na congelação que poderá trazer problemas...

 

Além disso, existe várias variedade de comida congelada, sendo a mais predilecta dos peixes a bloodworm (ou larva de mosquito). Alternas, um dia flocos e noutro congelada, e verás que os peixes ficaram bem saudáveis..

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Ajudando um pouco mais:

Eu também dou alimentos congelados aos meus peixes. Adquiro em lojas da especialidade, mantenho a mesma no congelador e na hora de alimentar corto um pouco o cubo de alimento que vem na embalagem e descongelo uns segundos no micro-ondas.

Os peixes adoram.

O alimento que mais dou aos animais é artémia congelada que vem em pequenos cubos.

Convém variar sempre que possível, pois os peixes adoram. Já viste o que era comer sempre Chocapic. Ou flocos de Nestum ? :(

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que ajudam.

 

Quero é ficar esclarecido. Já ouvi falar muito bem e muito mal.

 

O que mais me assusta é imaginar que desde que é congelada pela 1ª vez até chegar até mim, quantas vezes já congelou e descogelou!!!!!

 

Isto não estraga o alimento?

 

Sobre o facto de comer sempre o mesmo não concordo. Pelo que me informei os peixes não tem a capacidade de destinguir os paladares como nós. A capacidade de destinguir paladares é centenas de vezes menos desenvolvida que o ser humano. Posso estar errado mas é a informação que me deram. Não tenho formação para poder afirmar tal coisa a 100%.

 

Por exemplo, nos cães mudar de alimento frequentemente pode provocar problemas gastricos e intestinais. Nos peixes não será parecido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes:

 

Obviamente, com excepção dos alimentos vivos, a comida congelada é o melhor que podes dar aos teus peixes. Quanto à qualidade do produto, depende de marca para marca, mas a maioria dos fabricantes respeita as mesmas normas de segurança que se aplicam aos seres-humanos. Uma tablete de comida congelada é tão potencialmente perigosa para os teus peixes como uma posta de bacalhau congelado da ramirez para ti, passo a publicidade.

Obviamente deves variar ao máximo a alimentação dos teus peixes. Eles distinguem os alimentos e criam predilecções por alguns, mas independentemente de lhes saber a lagosta ou a tofu, diferentes alimentos fornecem diferentes combinações de nutrientes e vitaminas. Na natureza, como várias pessoas já aqui explicaram, os peixes não comem flocos...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que está aqui em questão não é p paladar, mas o seu impacto no organismo. Se le conseguissem tirar o sentido do paladar e comesse sempre a mesma coisa, teria muitos problemas intestinais, estomacais... Portanto não interessa se os peixes distinguem sabores ou não (eu acho que sim, pois o meu óscar adora os sticks tetraciclid e não toca tão bem nos gammarus da Tetra, os quais o meu Acará severo Venera :) ), mas o quão variada deve ser a comida. Eu dou aos meus peixes bloodworms congelados, descongelo numa tigela com o passador do chá, assim toda a "porcaria" que vinha no meio passa pelo passador e as larvas ficam livres disso. Pessoalmente acho a comida congelada excelente, mas o que ainda é melhor é a comida viva! isso é o que os peixes comem nos seus habitats e eles adoram tudo o que mexa à tona de água e tenha mais de 2 patas (à exepção de larvas e minhocas). O meu óscar até salta fora de água pra comer gafanhotos :lol:

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que está aqui em questão não é p paladar, mas o seu impacto no organismo. Se le conseguissem tirar o sentido do paladar e comesse sempre a mesma coisa, teria muitos problemas intestinais, estomacais... Portanto não interessa se os peixes distinguem sabores ou não (eu acho que sim, pois o meu óscar adora os sticks tetraciclid e não toca tão bem nos gammarus da Tetra, os quais o meu Acará severo Venera :) ), mas o quão variada deve ser a comida. Eu dou aos meus peixes bloodworms congelados, descongelo numa tigela com o passador do chá, assim toda a "porcaria" que vinha no meio passa pelo passador e as larvas ficam livres disso. Pessoalmente acho a comida congelada excelente, mas o que ainda é melhor é a comida viva! isso é o que os peixes comem nos seus habitats e eles adoram tudo o que mexa à tona de água e tenha mais de 2 patas (à exepção de larvas e minhocas). O meu óscar até salta fora de água pra comer gafanhotos :lol:

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Eu percebo e concordo com a questão de variar a alimentação dos peixes, mas acho o argumento de comparação com os cães (e o mesmo se aplica aos gatos) muito pertinente.

 

Será que a comparação é descabida?

 

Abraços,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

mas acho o argumento de comparação com os cães (e o mesmo se aplica aos gatos) muito pertinente.

Será que a comparação é descabida?

 

Comparar espécies torna a discussão pouco científica e pode levar a comparações erradas... :roll:

 

A ração para cães/gatos é estudada para fornecer aos animais os nutrientes que eles necessitam, tendo em conta a actividade dos animais em nossas casas e o tipo de animal em questão. É por isso que a ração de gatos é muito diferente da ração dos cães...

Não se esqueçam que se trata de apenas de duas espécies (cão e gato - ambos exclusivamente carnívoros), sendo assim a alimentação é igual para todos os membros de cada uma das espécies, não variando muito.

No entanto, se temos um cão enérgico, precisamos de uma comida que forneça mais energia. Se temos um cão velho, necessitamos de algo que seja de fácil digestão. Se temos um cão gordo, necessitamos de uma comida "light" (ou diminuir as quantidades, aumentando o número de vezes que a ração é dada por dia).

Quando mudamos a comida, o cão resente-se pois está habituado a digerir um determinado tipo de comida (mais proteínas, menos gordura...por exemplo) e o seu organismo não se adapta a esta mudança.

 

Infelizmente não existem estudos relativos a cada espécie específica de peixes, daí ser necessário fornecer aos peixes uma quantidade de nutrientes o mais elevada possível, de modo a tentar "acertar" nos nutrientes certos, sem que haja falta de nenhum.

Não se trata da questão do sabor, mas simplesmente uma questão de tentar "acertar" na dose certa de cada nutriente. Ao variarmos o mais possível, vamos tentando suprimir as deficiencias de cada comida por si só...

 

Um dos truques que ás vezes se tenta fazer é tornar cada comida seca "específica" para cada família de peixes (comida para viviparos, para "salgados", para ciclideos...).

No entanto isto é apenas um truque comercial rídiculo, que sendo demasiado generalista (existem mais de 1000 espécies de ciclideos, por exemplo...) é totalmente errado.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não existem estudos relativos a cada espécie específica de peixes, daí ser necessário fornecer aos peixes uma quantidade de nutrientes o mais elevada possível, de modo a tentar "acertar" nos nutrientes certos, sem que haja falta de nenhum.  

 

Assim faz mesmo todo o sentido variar a alimentação.

 

Obrigado pela explicação!

 

Abraços

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais