Indentificação de Ciclideo Americano...


Recommended Posts

Bem... de americanos eu não percebo nada...

 

Ao principio pareceu-me um Amphilophus festae mas não sei. Os Amphilophus festae normalmente têm riscas e esse teu não me parece ter.

 

Mas lá está... eu de americanos não percebo nada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aequidens Rivaltus.

Infelizmente não tenho a certeza, pode ser também um Aequidens Pulcher.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase de certeza que é um Aequidens mas é jovem e eu acho que será entre um pulcher ou um itanyi ou um dorsigerus

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

O padrão é um pouco esquisito. Não é de modo nenhum um Aequidens. A minha maior suspeita é que é um hibrido. No entanto é deixa-lo crescer até ser totalmente adulto e ver as suas cores finais. Vejo alguma similitude com um trimaculatus mas não é dessa especie.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Paulo, este peixe não tem nada de Aequidens, e é concerteza um hibrido, a semelhança com trimaculatus é nitida, apesar de lhe faltar a mancha negra acima do opérculo. A mancha negra na barbatana dorsal parece ser de um texas, assim como as pintas azuis, espalhadas pelo corpo, mas estas tb podem ter origem num festae, ou num jack dempsey, que venha o diabo e escolha. 8):wink::lol:

 

tens duas hipoteses, ou pões mais umas fotos do peixe, ou mandas fazer uma análise de DNA :wink:

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quanto a aequidens não me pareceu tb. Festae tb não.

 

Tudo indiciava para trimaculatus ou trimaculatus + ???? = hibrido

 

Não tenho mais fotos...Esse peixe deu-me um senhor que não percebia nada disso.

 

Obrigado e já agora se alguém o quiser é só dizer, tem cerca de 10cm e é macho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Obrigado e já agora se alguém o quiser é só dizer, tem cerca de 10cm e é macho.

 

Se fôr mesmo um híbrido, não é macho...nem fêmea.

 

Tenta tirar mais fotos, talvez se consiga descubrir a espécie...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fôr mesmo um híbrido, não é macho...nem fêmea.  

 

Diesel?...então é o quê ?......lá porque a sua herança genética provêm de especies diferentes, estes não tem necessariamente de ser assexuados ou hermafroditas, continuam a ser machos e femeas como qualquer peixe.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fôr mesmo um híbrido, não é macho...nem fêmea.  

 

 

Diesel?...então é o quê ?......lá porque a sua herança genética provêm de especies diferentes, estes não tem necessariamente de ser assexuados ou hermafroditas, continuam a ser machos e femeas como qualquer peixe.

 

cumps, Rui Correia

 

Sim, e alguns até se reproduzem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Diesel?...então é o quê ?......lá porque a sua herança genética provêm de especies diferentes, estes não tem necessariamente de ser assexuados ou hermafroditas, continuam a ser machos e femeas como qualquer peixe.

 

É verdade que há alguns casos em que se conseguem reproduzir individuos resultantes do cruzamente entre espécies diferentes, mas são casos muito raros.

A forma mais simples de nomear se um determinado individuo pertence a uma espécie, é cruzando.o com individuos dos quais temos a certeza pertencerem a essa mesma espécie e analisar se a sua descêndencia é fértil. De forma prática, ao cruzares um cavalo/égua com um/a burra/burro..nascerá aquilo que se chama vulgarmente de mula/macho...que não passa de um hibrido estéril (63 cromossomas) resultante do cruzamento entre um cavalo (64 cromossomas, 32 pares) e uma burra (62 cromossomas, 31 pares).

 

Geralmente, devido ao facto de não produzirem gâmetas passíveis de fecundar ou serem fecundados, diz-se que os individuos são hibridos...e estéreis, daí não ser possível atribuir-lhes um género específico no que diz respeito a serem machos ou fêmeas.

No caso de seres com orgãos sexuais marcadamente diferentes entre os dois géneros, é possível (embora não muito lógico) atribuir um género.

No entanto, no caso deste peixe, como sabes se se trata de um macho...ou de uma fêmea?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Hibridos ferteis de Ciclideos é o que não faltam, no comercio, nas criações de amadores, por todo o lado. É uma das batalhas da APC o lutar contra esta invasão e tentar que os seus socios procurem adquirir exemplares de origem garantida. Aparecem com frequência nas lojas vindo de exportadores o que é grave e os amadores , embora inocentemente , são tambem grandes divulgadores das "misturas caseiras". Nos Mallawi é preciso ver o acto de acasalamento para ter a certeza de quem é o pai, senão... Com os Victorias, alguns generos de Tanganyikas e com os Centro Americanos é a mesma coisa. O maior criador de Mallawis de Lisboa tem sempre pelo menos uns quatro tipos diferentes de hibridos pois que basta eles estarem juntos...

Há varios casos registados, um deles até pela SIC de mulas que deram á luz.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesel, bem sei que em alguns casos, a descendencia de duas especies diferentes é estéril, o que eu queria dizer é que continuam a ter caracteristicas fenotipicas, de machos ou femeas, um dos exemplos, são as mulas e os machos, apesar de estereis sabes sempre qual a mula e qual o macho :oops:

 

A forma mais simples de nomear se um determinado individuo pertence a uma espécie, é cruzando.o com individuos dos quais temos a certeza pertencerem a essa mesma espécie e analisar se a sua descêndencia é fértil.

 

Sim essa era a definição de especie, há uns anos atrás, "produziam descendencia fertil", mas nos dias de hoje o conceito de especie esta a provocar entre a comunidade cientifica, grandes duvidas,existem estudos de especies que em casos de adversidades ambientais, hibridam de propósito com especies semelhantes para aumentarem a sua variabilidade genética e assim terem mais hipoteses de perpetuar a especie, a hibridação quando natural, esta a ser cada vez mais encarada, como uma das muitas armas utlizadas pela mãe natureza no processo da especiação/evolução. Alias tal como o Paulo disse, quase todos os ciclidios do Rift Africano se cruzam entre eles, produzindo descendencia fértil.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou de modo nehum a defender a hibridação em aquário, que de natural não tem nada, apesar das muitas adversidades, que os nosso peixitos têm muitas vezes de enfrentar :) :D :oops::?::(

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas melhores fotos não tenho até porque esta está muito boa....

 

Eu disse que era macho porque é o dominante do aqua onde está...

 

Se alguém tiver interessado num peixe pacifico que dá para manter com guppies(em aquas separados é claro) é só dizer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom como disse já o dei mas fica "debaixo de olho", quando crescer em principio volta para mim e depois volto a por mais fotos para termos certezas.

 

João é melhor começares a preparar uma barragem para o por porque não tou a ver mais ninguém que tenha tanto espaço, para ficar com ele. hehehehehe.

 

Já agora quando é que convidas o pessoal para ir fazer uma Almoçarada e visitar os teus aquas (barragens) aí abaixo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Malubas?, é pena teres retirado a foto, mas do que me lembro do peixe, era muito parecido com isto, claro que tem tudo a ver com trimaculatus, mas é de certeza um híbrido, em alguns foruns americanos chamam-lhe Blue Poto :lol: , vou tentar saber mais alguma coisa sobre o peixe.

 

http://forums.waterwolves.com/uploads/post...-1123803028.jpg

 

http://img.photobucket.com/albums/v152/dra...2/IMG_23531.jpg

 

http://forums.waterwolves.com/uploads/post...-1113876893.jpg

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais