Movel...Será?


Recommended Posts

Acham que este projecto/movel que fiz vai aguentar:

1x aqua de 36x36x36

1x aqua de 60x30x30????

 

O movel tem:

1 madeira na parte de tras

2 portas a frente

3 madeiras(uma na esquerda,uma na direita e uma no centro)

 

aqui está o projecto:

 

 

movel2.jpg

moveL.jpg

moveL2.jpg

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sem entender nada do assunto não arriscava e fazia uma estrutura tipo "esqueleto" em metal ou barrotes (nem precisam de ser muito grossos) e depois sim colocava essas paredes,portas, divisorias e prateleiras...

Assim não tinha duvidas.

 

Um "gaijo" arrisca e depois não dorme descansado :shock:

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois!

Penso que seria mais seguro mandares fazer uma estrutura em ferro (penso que n sai muito caro). Um genero de paralelipipedo em aço em que depois constrois o movel a esconder a estrutura. Até poupas madeira e talvez dinheiro.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não vais ter nenhum problema. Tens só 100 litros de água. O peso irá ser suportado pelas peças C, D e E, bem como pelo fundo F. Se usares MDF de 1.5 cm, penso que não vais ter problemas. Mas podes reforçar a estrutura com uns barrotes de madeira nos cantos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Black Dragon

 

Acho o teu projecto muito giro.

 

Acho que a tua ideia é viavel, desdes de que tenhas em conta alguns parametros de engenharia estrutural :

 

1 - Tenta criar um chassi em aco inox (esqueleto interno com o alinhamento dos dois aquários), assim o movel exterior parece unico no entanto internamente suportará tenções idependentes.

 

2 - Tenta usar madeiras maciças, bem secas.

 

3 - Pés com niveladores (deixo um pouco ao teu critério) para obter alinhamentos neutros.

 

4 - Caso não optes por chassi , não te esqueças de usar escoras internas em L para conjugação de paineis e cunhas de contrapeso ( basta observares como é construido as cristaleiras, bibliotecas e já está).

A ideia é anular oscilações laterais e já agora usa parafusos de afinação nos topos. A ideia é poderes efectuar apertos quando colocares os aquas em carga.

 

Escolhe bem os materiais e diverte-te.

 

PS: Manda fotos depois.

 

Saudaçõe amigas.

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema aqui em questão é:

 

Onde arranjo aco inox?

Onde arranjo com essas medidas?

Quanto custa?

 

PS:Eu quando tiver a por esse esqueleto faco a base,meto as laterais a parte de tras depois meto o esqueleto lá dentro e só depois meto a madeira superior certo?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás certo.

 

Se comprares já feito de certeza que sairá mais barato, no entanto não terá a tua assinatura.

 

Com o esquema que já tens pede orçamento a 2 ou 3 serralharias (a vantagem do aço inox eé náo enferrujar e apresenta bom desempenho) tabem podes considerar aluminio (no entanto sai mais caro).

 

Quanto aos paineis de madeira, o que pensas fazer ?

Já escolheste o material ?

 

PS: O esqueleto deverá possuir 6 pilares. Dois triangulos por painel para estabilização (não te preocupes, o serralheiro fara as soldas correctas para o efeito), total de 10.

 

Manda sempre

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pa a madeira,é uma que se chama folheada,não percebi bem,mas não é contraplacado,é igaul aquela que o user Zanito comprou para o aqua dele de 100x40x50,pesquisa sobre esse DIY e logo encontras o movel´.não conheco serralheiras,mas quanto pensas que vou gastar?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em inox deve de ficar carissimo

Tubo de ferro de secção quadrada pintado serve perfeitamente

Mas penso que umas traves de madeira aguentavam bem (uns barrotes 3x3Cm) e assim ja podes ser tu a fazer tudo, até ajuda a segurar as tabuas...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A ideia do Black Dragon é perfeitamente viavel desde que bem executado.

Se virem bem os moveis "de marca" que são vendidos com os aquas são mais ou menos o que o nosso amigo está a querer fazer.

E não têm nenhum esqueleto metalico nem tão pouco travamentos especificos. Na maior parte das vezes são quatro tabuas a suportar o peso e são essas mesmas quatro tabuas a manter a estabilidade da estrutura.

Existem moveis desses pelo menos para aquas de 120l.

Nunca ouvi dizer que algum se tivesse desmoronado. :roll:

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu so digo isto porque tenho um de 60Cm em cima de uma comoda comprada que tem + ou - a mesma configuração (tres portas e duas divisoras dessas ao meio) e ja se nota uma ligeira curvatura no tampo mas talvez seja por ter uns pesinhos idiotas em vez de a base acentar completamente no chão como me parece ser o caso em estudo.

 

8So agora reparei que o meu so tem pes as pontas :roll: vou por qualquer coisa a apoiar por debaixo das divisorias verticais para eleminar o vão...)

 

Aconselho vivamente a utilizar uns cantos de metal que se aparafusam por dentro para dar mais rigidez as uniões perpendiculares

 

Boa sorte, faz isso com calma e vai postando os progressos

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para aumentar a estabilidade penso que o melhor seria mesmo apoiar a base na totalidade mas ai entra o problema da base absorver a humidade e alguma agua que inevitavelmente acaba por cair...

talvez o melhor seja mesmo umas travessas de madeira mesmo por baixo das paredes verticais

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, o aço é suposto ser a estrutura que depois será coberta pelas tabuas.

Mas não vas para o inox pois é carissimo se quiseres fazer uma estrutura em metal usa ferro, tubo de secção quadrada com 2,5Cm chega perfeitamente

 

de qualquer modo é por ai que se começa... a madeira vem depois.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para distribuir o peso pela base podes usar um rectangulo do mesmo tamanho da base de alcatifa daquela tipo "careca" sem pelo ou uma placa de corticite.

Nos moveis de marca vêem uns quadrados de corticite (2cmx2cm) para colar por debaixo das verticais, é quanto chega.

Senão dá uma volta por uma loja de aquarios e vê bem os moveis e como são apoiados.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ai dragon a quanto tempo!

 

Vim te contar uma experiencia pessoal, e nao posso comparar com produtos comerciais.

 

Teu movel e lindao, mas se tu vais fazer e bom pensar num esqueleto interno!

 

Na minha opiniao uns tubos quadrados de ferro (nao sei como se chama ai em portugal..Dao be pro gasto duram eternamente se forem bem pintados, e vc podera dormir tranquilo.

 

Nao aconselho uma base do tipo que entendi no desenho, qq vazamento ou respingo a madeira vai chupar a agua o aloja-la de forma que os fungos nao tardarao a aparecer!

 

Se for usar madeira use varas de pelo menos 4cmx4cm, usei no meu aqua antigo (280L) e tao na luta ate hoje, sao baratas, faceis de trabalhar, mas tem que envernizar bem. Use parafusos mas nao dispense a cola!

 

A assinatura no final da obra e o que vale tudo o esforco!

 

Boa sorte e qq coisa tamo aeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ai dragon a quanto tempo!

 

Vim te contar uma experiencia pessoal, e nao posso comparar com produtos comerciais.

 

Teu movel e lindao, mas se tu vais fazer e bom pensar num esqueleto interno!

 

Na minha opiniao uns tubos quadrados de ferro (nao sei como se chama ai em portugal..Dao be pro gasto duram eternamente se forem bem pintados, e vc podera dormir tranquilo.

 

Nao aconselho uma base do tipo que entendi no desenho, qq vazamento ou respingo a madeira vai chupar a agua o aloja-la de forma que os fungos nao tardarao a aparecer!

 

Se for usar madeira use varas de pelo menos 4cmx4cm, usei no meu aqua antigo (280L) e tao na luta ate hoje, sao baratas, faceis de trabalhar, mas tem que envernizar bem. Use parafusos mas nao dispense a cola!

 

A assinatura no final da obra e o que vale tudo o esforco!

 

Boa sorte e qq coisa tamo aeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu sugiro que recorras a barrotes de madeira para fazer um esqueleto, por uma razão simples: hoje tens 2 aquários pequenos em cima do móvel e não há problema, mas um dia tens vontade de ter um aquário grande e depois como é?

 

 

Nlima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.