jopapeca

Membro
  • Posts

    220
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by jopapeca

  1. jopapeca

    jopapeca

  2. Boas Estou a ver que recomeças com vontade. Tal como o Diogo já disse a iluminação precisa de um pequeno ajuste, fora isso 'prá frente é que é o caminho', com calma vais ver que desta vez consegues os objectivos. um abraço Paulo Campos
  3. Boas Nunca tinha reparado nesse pormenor,.... mas parece que tens razão. Seja como for, eu tenho uma extensão por baixo do aqua (dentro do movel).
  4. Boas Um aquario é sempre preferivel a uma maternidade. Quanto ao tamanho o que a tua carteira e o teu espaço permitir . Se é só para servir de 'maternidade' ou 'creche' esses kits baratuxos servem perfeitamente. Tambem podes usá-lo como aqua hospital quando não tives filhotes. Espero ter ajudado
  5. Ois Não Ana, não é de todo descabida, alias parece-me ser a melhor solução, no entanto, devo-te avisar de que não vais conseguir 100% de estanquecidade. Isto pode ser um grande problema, mas tambem pode ser apenas um pequeno problema. No entanto, eu gostava de dar uma vista de olhos in loco, para poder avaliar melhor a questão. Outra coisa, devem pensar no poliuretano apenas para dar a forma, quero dizer, não usar como adesivo ou enchimento de grandes espaços entre as pedras, a longo prazo acaba por dar problema. Bjs
  6. Ois novamente, aquilo que normalmente se designa por: ' fibra de vidro ' é na verdade resina poliester reforçada com fibra de vidro, e não, não é caro, porém á que ter em conta alguns factores: A resina poliester NÃO PODE SER EXPOSTA A UV além disso para garantir a 'não contaminação' da agua em contacto com a mesma, esta deve ser 'revestida' por uma resina 'inerte' como por ex resina epoxi (Aralcin ou Super aralcin, ou qualquer outra variante de outra marca) e esta sim é cara. Para a resina poliester resultar é obrigatório que a superficie seja estavel, ou seja, no teu caso a pedras têm de ser muito bem fixadas, pois qualquer pequeno movimento das mesmas e vais ter a fibra de vidro partida. Eu já usei por diversas vezes fibra de vidro em tanques de betão, e os resultados num foram os melhores, excepto se os tanques forem interiores, no exterior usamos outros produtos mais 'flexiveis' do forma a acompanhar as dilatações e movimentos dos materiais. Aparte disto tudo, esta altura do ano (muito humido), tambem não será a melhor para usares a resina poliester e muito menos o aralcin ou superaralcin, senão tiveres prazos a cumprir aconselho a esperar até ao meio ou mesmo fim da primavera, acredita que vale a pena. Tal como já foi dito, realmente começaste a fazer a coisa pelo telhado, mas agora há que encontrar uma solução minimamente eficaz e dentro de valores que sejam aceitaveis. Eu estou disponivel para quando te der jeito, apenas temos de combinar com 1 ou 2 dias de antecedência e eu tenho todo o gosto em ir ver e dar a minha humilde opinião, é sem um prazer ajudar um colega. Vou-te enviar o meu nº telemovel por MP qualquer coisa estás á vontade Bjs Paulo Campos
  7. Ois Antes de mais os meus parabéns pela iniciativa, pelas fotos que acabei de ver é super Respndendo a tua questão na MP, tenho de dar razão ao Kohaku. A primeira coisa que deveria ter sido feita era garantir a estanquecidade do conjunto. Pela minha experiencia em 'lagoas' e reservatorios exteriores, vais ter um eterno problema: a estanquecidade Neste momento sem desmanchar tudo, a unica coisa que podes fazer é tentar vedar os espaços entre as pedras, o que não é facil, vejamos: a melhor solução seria betão ( cimento) , porém mais tarde ou mais cedo vais ter estaladelas, por outro lado o betão ia-te garantir a estabilidade do conjunto ( evitar que alguma pedra se mova ). a solução do puliuretano está fora de questão, já foram aqui apontadas todos as devantagens, e epoxi e puliuretano não são compativeis (a alralcin irá dissolver o puliuretano) neste momento solução que me parece melhor será o betão e posterior aplicação de alralcin (não super-aralcin) mas se quiseres estou disponivel (com muito gosto ) para visitar a obra e poder avaliar melhor bjs para ti e para a Ana
  8. Então para que é que puseste o carvão? Não foi por causa de teres a agua esbranquiçada? Seja como for se tivesses lido o link que eu indiquei percebias que não é numa duzia de horas que o carvão vai fazer alguma coisa. Vá mete lá o carvão e espera que faça "efeito". PS. Antes de usar o carvão activado convém passa-lo por agua morna, para tirar a 'poeira'.
  9. Boas Ferve isso umas quantas vezes (ferve durante uns 10 minutos umas 3 ou 4 vezes, ou até veres que deixa de largar taninos na agua). Se couber numa panela de pressão é mais rapido.
  10. Boas Podes sempre fazer uma pesquisa.... http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=43599
  11. Boas Isso acontece, ás vezes, usa carvão activado até isso ficar OK, em 2 ou 3 dias resolves o problema. Isso não são particulas em suspensão, mas sim uma 'precepitação quimica', pelo menos é o que me acontece e é assim que resolvo.
  12. Boas, O meu macho molly ficou 100% recuperado após um tratamento com bactopur direct + sal. Depois do final do tratamento ainda ficou mais 1 semana do aqua hospital, one fui fazendo pequenas TPA diarias de forma a ir baixando a densidade progressivamente. Quanto ao teu se ele se mostra minimamente activo deixa-o estar no aqua (junto com os amigos ), durante mais uns dias e vai observando o comportamento. Ahh, já me esquecia no meu caso, durante e após o tratamento fui adicionando tambem um complexo vitaminico (fistamin da sera).
  13. Esgalha, Não, estava mais a pensar no tipo de utilização, domestica ou profissional. Mas independentemente de eu ter dito que preferia os outros, não estou a dizer que esses não funcionem e que não sejam bons. Simplesmente acho que os outros são melhores, mas até posso estar enganado. Se tiveres mais alguma duvida, 'posta' ai que a gente pelo menos tenta explicar :D
  14. Boas, Os filamentos quando usados com balastros convencionais (electromagnecticos) têm como unica função auxiliar o arranque, quando o circuito é ligado os filamentos são aquecidos sendo desligados no momento em que se dá a ionização do gas (o arrancador é o responsavel por este processo). Já no caso dos electronicos, os filamentos (quando usados) ficam sempre alimentados com uma tensão baixa, suficiente para os manter a uma temperatura que facilita a manutenção do fluxo de electrões de um filamento para o outro. A unica finalidade é manter o fluxo de plasma mais constante e ligeiramente mais intenso. Se por acaso estiver enganado alguem que me corrija. Nuno, por acaso dei o exemplo da osram, mas tenho aqui alguns 'dos chineses' que tambem usam os filamentos. Não me parece que seja uma questão de preço. Será que não se destinam a fins diferentes?
  15. Nuno ou não percebeste o que te disse ou então só podes estar a brincar . Basta ver os da osram, que suponho que conheces, excepto a serie economica as outras usam os filamentos. Ou então estou redondamente enganado :D
  16. :D Eu estava-me a referir só a balastros electronicos, a maior parte dos electronicos usa os filamentos.
  17. Boas Efectivamente, só são ligados 1 'pino' de cada ponta da lampada. Eu pessoalmente não gosto deste tipo de balastro, isto não utiliza os filamentos da lampada para fazer o pré-aquecimento, ou seja faz um arranque a frio.
  18. Boas, Luis longe de mim colocar a tua palavra em duvida, inda para mais num assunto destes :D . Apenas quero dizer que alguns desses produtos anti-cloro referem que retiram a cloramina e outros não. À parte disso, já li em varios sitios a mesma coisa, que existem productos que não são eficazes perante a cloramina. Mas agora já percebi (acho, corrige-me se não for assim), quando dizem que não eliminam a cloramina, o que se passa de facto é que ao usares um anti-cloro em agua com cloramina, vais eliminar o cloro e sobra-te amonia. Quer dizer eliminas-te o cloro mas ficaste com uma «coisa pior», dai que digam que a cloramina «é pior» de eliminar que o cloro. Nuno, assim sendo, podemos partir do principio que cá em portugal não é usada a cloramina, mas sim cloro gasoso e/ou hipoclorito, não é?
  19. mas é que é mesmo sem o minimo problema, o cilindro é igualinho... Isto só tem a ver com uma coisa, é com o envelhecimento prematuro da garrafa, tanto o O2 como o CO2 são gases activos (em termos metalurgicos) e ao mudares de um para outro vai-se dar uma oxidação ou algo assim (já não me lembro muito bem como é que é), pelo menos foi isto que aprendi numa formação de segurança precisamente numa fabrica de gases. Se a garrafa for de azoto ou argon por exemplo já pode ser enchida com CO2.
  20. Entretanto descobri, isto num forum estrangeiro « Como saber se a água contêm cloramina? Numa amostra de água adicione a quantidade adequada de anticloro, em seguida verifique a presença de amonia na amostra. Se o resultado fôr positivo é muito provável a água tenha sido tratada com cloramina. » Nuno, tenho uma ideia de ter lido que uma das razões para usar cloramina em vez do cloro (além do facto da cloramina ser mais estavél que o cloro) tinha algo a ver com o tipo de canalizações e a 'armazenagem' da agua, mas sinceramente não me lembro ao certo, mas como tu estás mais dentro do assunto talvez pudesses investigar sobre o uso ou não da cloramina cá em portugal .
  21. Boas, Já li algures, não sei se foi aqui no forum ou não, que é usada em alguns sitios cá em portugal. Mas logo que encontre essa informação eu coloco aqui. Luis, acho que não será tanto assim, pelo que tenho lido existem alguns produtos que só neutralizam o cloro. João eu não conheço nenhum teste mas deve existir e vou tentar averiguar, eu uso alguns testes da Merk vou tentar saber se existe.