Luis Ruivo Publicado Setembro 28 Publicado Setembro 28 (editado) E cá estamos nós para mais um desafio. Este ano quis complicar ainda mais um bocadinho a minha vida e tentar melhorar o hardscape com os erros do ano passado (ou criar problemas novos😅) Foi um dia mt bem passado e desta vez já conhecia a maioria do pessoal (já deu para umas belas gargalhadas e partidas. Por falar nisso... Tozé encontraste a bola de naftalina que te esconderam no substrato?🤣 estou a brincar🙃 Queria deixar uma palavra de agradecimento a todos os que me foram dando dicas ou emprestando calhas porque n trouxe o transformador correto😅. Também aos patrocinadores que este ano mimaram o pessoal. Aquele kit de aquascaping é impecável 1 - Nome do Aquário Sem nome 2 - Data da montagem 27/09/2026 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Eheim classic vario 250 4.2 - Termostato Hygger 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450EC 4.4 - Sistema de CO2 Sim 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone Strideways black slim wood Sera white fine sand Sera Anthracite fine sand. 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) APT: 1, Fix, Yokuchi gen c 7 - Fauna Ainda por decidir 8 - Plantas Eleocharis acicularis mini Anubia nana bonsai Hemianthus callitrichoides "cuba" Limnophila vietnam Gratiola Viscidula Rotala orange juice Rotala H'ra Plagiomnium affine Staurogyne repens Utricularia graminifolia Lilieopsis novea-zealandiae Limnophila vietnam 9 - Fotos Editado ontem às 08:13 por Luis Ruivo 5 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 29 Publicado: Setembro 29 Olá Luís. Confesso que não gostei muito da primeira imagem, mas à medida que a coisa foi avançando deixaste-me surpreendido. É um dos melhores trabalhos de hardscape que vi até agora... tem um potencial enorme e demonstra uma mestria fora do comum no uso de todo o espaço. A única coisa que me deixa um bocadinho apreensivo são aquelas rochas juntas, lá no fundo. Penso que ganharias mais se as separasses um pouco e deixasses o olhar do espectador imaginar um horizonte mais aberto. De qualquer forma, estou curioso para ver como vai evoluir até à fotografia final. Ah... a maneira como usas as pedras "coladas" aos vidros também me deixou com muita vontade de experimentar essa técnica. Transforma completamente a escala do aquário. Um dos meus preferidos até agora. Não estragues 🙂 ! Citar
Luis Ruivo Publicado: Setembro 29 Autor Publicado: Setembro 29 Obrigado pelas palavras So colei uma com espuma ao vidro, a pedra frontal direita senão, não acredito que sobrevivesse a viagem até Leiria. A Vera salvou-me nisso 🫡. Lá atrás há uma pontinha de pedra que fica escondida mas até pode ser da posição da câmara. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 29 Publicado: Setembro 29 26 minutes ago, Luis Ruivo said: mas até pode ser da posição da câmara. Pois... lembrei-me que poderia ser isso. Mas as pedras de trás estão encostadas ao vidro? Não vais ter nada por trás delas? Citar
José Pedro Publicado: Setembro 29 Publicado: Setembro 29 Amigo Luis Ruivo... Montagem excelente. Tinhas ali umas coisas que adorava na tua montagem e foi muito bem conseguida. Esse caminho está qualquer coisa, mas pela forma como plantaste isso, não vai ficar "fechado" pelas plantas? Citar Caudatas do it better.
Luis Ruivo Publicado: Setembro 29 Autor Publicado: Setembro 29 3 hours ago, JoseCarlosMarques said: Pois... lembrei-me que poderia ser isso. Mas as pedras de trás estão encostadas ao vidro? Não vais ter nada por trás delas? Estão mesmo encostadas Citar
Luis Ruivo Publicado: Setembro 29 Autor Publicado: Setembro 29 2 hours ago, José Pedro said: Amigo Luis Ruivo... Montagem excelente. Tinhas ali umas coisas que adorava na tua montagem e foi muito bem conseguida. Esse caminho está qualquer coisa, mas pela forma como plantaste isso, não vai ficar "fechado" pelas plantas? Obrigado 🍺🍺 Em relação ao caminho, a ideia é fazer com plantas mesmo. Como não subi muito o solo vou tentar com as plantas e esperar que fique bem 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 29 Publicado: Setembro 29 4 hours ago, Luis Ruivo said: Estão mesmo encostadas Vou ter que experimentar isso! Em aquários mais curtos deve ser uma óptima maneira de ter mais uma camada em profundidade. Obrigado pela ideia. Eheh. Grande abraço! 1 Citar
heyplanche Publicado: Setembro 29 Publicado: Setembro 29 Acho que não leste as regras do desafio. Não se pode ganhar duas vezes seguidasAgora fora de brincadeiras, acho que já o tinha dito no dia, mais uma vez, uma montagem brutal e claro está, com forte possibilidade de voltar ao lugar cimeiro. vamos! 1 Citar
gjsilva Publicado: Setembro 29 Publicado: Setembro 29 Amigo Luis, não tenho nada a apontar, pois mostraste no ano passado as tuas capacidades e voltaste a surpreender num estilo completamente diferente. Layout espectacular. Talento nato!Muito obrigado pelas dicas que me deste, ajudou me imenso! um grande abraço 2 Citar
Luis Ruivo Publicado: Setembro 29 Autor Publicado: Setembro 29 Não me estejam a agoirar 😅 e este ano as montagens do pessoal todo estão mt fixes. Vou certamente aprender com a malta 1 Citar
Marcelo Barros Publicado: Outubro 1 Publicado: Outubro 1 Exelente trabalho. Profundidade esta lá. Agora tudo dependera do desenvolvimento das plantas. 1 Citar
Luis Ruivo Publicado: ontem às 08:19 Autor Publicado: ontem às 08:19 1 semana já passou e já arranjei nome para este aquário. O vale do lapedo é mesmo aqui ao lado e também tem umas escarpas que me fez lembrar o que quis fazer. Não há muito a acrescentar. As rotalas já começaram a fazer transição de folha e uma ou outra a querer mostrar cor. O Marcelo falou nos clithon e lembrei-me que tinha em casa qq coisa disso então já foram lá para dentro. Deixo as imagens da tpa de ontem 3 Citar
Luis Ruivo Publicado: ontem às 09:27 Autor Publicado: ontem às 09:27 Esqueci-me de mencionar Tenho a calha a 50% 9hr/dia e o co2 também Diariamente: 1ml apt 1 1 ml apt fix Meio click de gen c 1 gota de green gain plus (vou parar de dosear entretanto) 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 09:57 Publicado: ontem às 09:57 Pelo que tenho lido, o pessoal do desafio optou por começar a fertilizar a partir do primeiro dia. Recomendação das marcas que patrocinam o Desafio, ou estratégia para ter o tanque pronto mais rapidamente? Em relação à tua montagem não há muito a acrescentar... as coisas parecem muito bem encaminhadas. És o único, este ano, a usar UG 🙂 ? Citar
Luis Ruivo Publicado: ontem às 11:29 Autor Publicado: ontem às 11:29 1 hour ago, JoseCarlosMarques said: Pelo que tenho lido, o pessoal do desafio optou por começar a fertilizar a partir do primeiro dia. Recomendação das marcas que patrocinam o Desafio, ou estratégia para ter o tanque pronto mais rapidamente? Em relação à tua montagem não há muito a acrescentar... as coisas parecem muito bem encaminhadas. És o único, este ano, a usar UG 🙂 ? O apt acho que é recomendado pela marca. Foi o que fiz no ano passado pelo menos. Em relação á UG, pelo menos mais 2 têm 1 Citar
Vera Santos Publicado: ontem às 16:17 Publicado: ontem às 16:17 Boas Luís, gosto do layout, está forte e com profundidade, agora vais ter de controlar muito bem as plantas pelo caminho fora, principalmente no ponto de fuga, se não, desaparece! Tem cuidado. Para mim e disse-te lá, que "fechaste" muito o fim do caminho, eu tinha-o deixado mais aberto, quanto baste, não era preciso nem 8 nem 80. Não sei se consegues mas se calhar sim, com as plantas no plano superior. Ainda não começei a fertilizar, será que faço mal...? Começo sempre ao fim de 15 Dias, mas não com Este substrato, dizem que é tão forte/rico...estou na dúvida...? "1 gota de green gain plus (vou parar de dosear entretanto)" isto é o quê? Passou-me ao lado...vais parar por alguma motivo especial? A acompanhar. Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Luis Ruivo Publicado: 23 horas Autor Publicado: 23 horas 20 minutes ago, Vera Santos said: Boas Luís, gosto do layout, está forte e com profundidade, agora vais ter de controlar muito bem as plantas pelo caminho fora, principalmente no ponto de fuga, se não, desaparece! Tem cuidado. Para mim e disse-te lá, que "fechaste" muito o fim do caminho, eu tinha-o deixado mais aberto, quanto baste, não era preciso nem 8 nem 80. Não sei se consegues mas se calhar sim, com as plantas no plano superior. Ainda não começei a fertilizar, será que faço mal...? Começo sempre ao fim de 15 Dias, mas não com Este substrato, dizem que é tão forte/rico...estou na dúvida...? "1 gota de green gain plus (vou parar de dosear entretanto)" isto é o quê? Passou-me ao lado...vais parar por alguma motivo especial? A acompanhar. Também nunca fiz um layout destes por isso vai ser à descoberta. Mas sim, vou tentar manter as plantas do caminho sob controle. O feast tem muitos nutrientes mas se a própria marca aconselha a dosear a partir do primeiro dia 🤷♂️ mas agora temos aí o Marcelo e o André que melhor que eu, podem esclarecer essas dúvidas. Pelo menos o ano passado correu bem. O green gain são fitohormonas e mais uns pós para estimular novas raizes e rebentos nas plantas. Deve se usar principalmente após as podas Citar
Vera Santos Publicado: 23 horas Publicado: 23 horas Mas espera, a gente recebeu isso, ou é uma coisa que tens aí, o green gain? Olha outra coisa importante, não te esqueças de tapar a espuma à direita, ou com musgos, se calhar melhor opção, ou monte Carlo, cuba, anubias, logo vês. O que me referi à bocado no ponto de fuga amarelo, em arquitectura a gente diz sempre, ou é para assumir ou não....neste caso, ganhavas se a brecha no final fosse um pouco mais assentuada...as rochas de um lado e do outro estão quase a tocar-se, mas até posso mais à frente compreender esta escolha tua, tudo depende do desenbolvimento da coisa. Muita atenção ao reflexo na esquerda, não combina de todo com o resto do layout e a escala do mesmo, e estou a ver ali planta de tapete, estou errada? O problema é que tento focar-me, no ponto focal(que está à esquerda) que me levará o olhar e a percorrer ao longo do caminho até ao ponto de fuga, e o meu olhar teima na lateral esquerda! O que significa que o reflexo em que vejo dois troncos na vertical, me está a distrair bastante da historia que o aquário me está a contar. Bj Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Luis Ruivo Publicado: 22 horas Autor Publicado: 22 horas 38 minutes ago, Vera Santos said: Olha outra coisa importante, não te esqueças de tapar a espuma à direita, ou com musgos, se calhar melhor opção, ou monte Carlo, cuba, anubias, logo vês. Eu esfreguei musgo ali mas n o colei. Quando liguei o filtro espalhei musgo pelo aquario todo. Tenho que colar ali. Estou à espera de podas 😅 40 minutes ago, Vera Santos said: Mas espera, a gente recebeu isso, ou é uma coisa que tens aí, o green gain? Eu tinha isso aqui de outra montagem 42 minutes ago, Vera Santos said: Muita atenção ao reflexo na esquerda, não combina de todo com o resto do layout e a escala do mesmo, e estou a ver ali planta de tapete, estou errada? Espero que quando descer a água os reflexos se componham. Tenho aqui UG nuns buracos sim. E espero que as rotalas tb disfarcem isso 1 Citar
Recommended Posts