Zartax94 Publicado 13 horas Publicado 13 horas Boa noite! Durante os últimos 20 anos que me interesso pelo hobby. Desde miúdo, quando um amigo meu teve um aquário de agua quente, que fiquei fascinado. Desde então que sempre gostei de ler e de aprender sobre o tema, mas, por diversas razoes (financeiras, tempo, etc) nunca consegui iniciar um projeto. Tive alguns de agua fria, mas pequenos, muito básicos. Numa altura que já estava conformado que seria apenas um espectador entusiasta deste hobby, sou presenteado pela minha esposa com um aquário. E aqui estou, finalmente a começar o meu primeiro "projeto". 1 - Nome do Aquário Sem nome (para já) 2 - Data da montagem 29 Março 2026 (inicio de montagem) 3 - Dimensões do aquário 60X30x40 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Para já tenho a funcionar aquele filtro básico que vem com o aquário (ICA Optimus OP200), mas tenho para chegar esta semana um Fluval 107 4.2 - Termostato O que vem com o aquário 4.3 - Iluminação/Foto-período Por agora estou a trabalhar com a iluminação que já vem montada na tampa do aquário 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil Fluval Stratum 5.2 - Substrato inerte Areia para filtro de piscina 5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) Uma peça de madeira apenas 7 - Fauna 7.1 - Quantidade e espécie 6x Peixe-lapis anão 10x Tetras-neon 10x Corydora Pigmeu 4x Otocinclus affinis (ainda não tenho nenhum, porque não tenho o aquário pronto, mas para já, estes são os pretendidos) 8 - Plantas 8.1 - Quantidade e espécie Echinodorus amazonicus Echinodorus grisebachii "bleherae" Helanthium bolivianum "quadricostatus" Sagittaria subulata Limnobium laevigatum Heteranthera zosterifolia (algumas já aplicadas, outras a chegar) Qualquer ajuda ou sugestão são muito bem vindas! Citar
C Mocho Publicado: 2 horas Publicado: 2 horas Olá @Zartax94, bem-vindo a este fórum e bem-vindo à aquariofilia! Dá para entender pela tua publicação, que andaste a estudar o assunto e já tens uma ideia bastante clara do que pretendes. O tamanho do teu aquário é, na minha opinião perfeito para iniciares esta apaixonante atividade. Embora tecnicamente ainda se considere pequeno, já tem o tamanho suficiente para alcançar facilmente a estabilidade necessária, o que te irá facilitar a vida. Tenho contudo de fazer um ou dois alertas: Se nos apresentares alguma foto para vermos o tronco e a organização geral será mais fácil fazer alguma sugestão. O filtro que estás à espera é suficiente para esse volume de água, embora eu talvez tivesse optado por algo com um bocadinho mais de capacidade, mas os filtros da Fluval têm uma boa qualidade em geral. Quando ele chegar não retires logo o pequeno, deixa ambos a funcionar nas primeiras semanas, pois esse pequeno já está mais adiantado no estabelecimento das bactérias necessárias. Entendo que pretendes ter plantas, por isso, embora não saiba que iluminação aí tens, suponho que terás de fazer o update da mesma. Recomendo-te que analises a questão calmamente e prevejas já uma possível montagem futura com plantas mais exigentes, pois vais ver que com o tempo essa vontade irá surgir. A fauna que indicas irá constituir um comunitário muito equilibrado e muito agradável de observar. São peixes de manutenção fácil, o que é ótimo, mas não os introduzas todos de uma vez, vai fazendo isso gradualmente. Quando colocares os Otos, se tiveres um algodão branco a desenvolver-se no tronco eles irão adorar, mas quando isso acabar, oferece-lhes 2 vezes por semana uma rodela de vegetais branqueados (courgete é o mais utilizado, mas podes variar com pepino/bróculos/batata doce/cenoura/etc.), pois possivelmente ainda não terás algas e microfilme suficiente para eles se alimentarem e certamente não queres que eles morram à fome! As plantas que indicas (não sei quais é que já tens), podem perfeitamente funcionar bem sem injeção de CO2, mas irão necessitar de fertilização, porque só os dejetos dos peixes não irão ser suficiente… Ainda relativamente à flora, essas Echinodorus (bleheri e amazonicus) são talvez demasiado grandes para o teu aquário. Vais ter de podar as folhas mais velhas para elas não taparem quase tudo, mas os peixes até irão gostar, ou então podes optar por umas Echinodorus mais pequenas… Para além disso, como as Echinodorus desenvolvem bastante o sistema radicular, necessitas de ter uma altura mínima razoável de substrato (5-6 cm). Uma vez mais, bem-vindo e boa sorte! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Recommended Posts