Luís Cardoso Publicado Outubro 10 Publicado Outubro 10 Bom dia Há muito tempo que aqui não ponho nada sobre os meus aquários e então resolvi desta vez voltar aqui com 1 de 3 montagens que vou montar entretanto. Fica o primeiro é um 60p. Com rocha Hakkai. Pretende-se um layout simples e provavelmente só com 2 tipos de plantas. 1 - Nome do Aquário Echoes of Silence 2 - Data da montagem 09/10/2025 3 - Dimensões do aquário Aquael 60x30x36 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Oase Biomaster 250 Thermo 4.3 - Aquecimento - No Filtro 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar 600 S V 4.4 - Sistema de CO2 Kit Strideways Regulator + botija2Kg c/Válvula solenoide e difusor inline 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2HR Feast + APT Start 5.3 - Hardscape Hakkai Stone da Strideways 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização): 2HR APT 1 7 - Fauna 8 - Plantas Eleocharis acicularis 'Mini', Eleocharis Parvula 9 - Fotos do hardscape Mais novidades sobre a plantação brevemente. 5 Citar Cumprimentos Luís Cardoso
JoseCarlosMarques Publicado: Outubro 11 Publicado: Outubro 11 Bons olhos te leiam, Luís! As tuas novidades são sempre daquelas que nos fazem começar bem o dia, e desta feita não desiludiste. Que bonita montagem! Há qualquer coisa que mexe comigo quando vejo um aquário assim "despido"... só com as rochas em cima do substrato. Quando as coisas são bem feitas, ainda mais. E com este género de rocha, parece que se atinge a perfeição. Quem me dera ter a tua capacidade para simplificar, e quem me dera por as mãos em cima de pedras tão bonitas como essas. Aqui pelo Porto ainda não as vi, caso contrário acho que já tinha aberto a carteira 😄 . Um trabalho belíssimo, digno dos grandes mestres. Vou querer acompanhar. 1 Citar
Tozé Nunes Publicado: Sábado às 19:53 Publicado: Sábado às 19:53 Que bom poder voltar a ver um tópico de raiz de uma montagem tua, Luís. Como já deves saber este ano o desafio também usa o 2HR Feast como substrato e seguindo as indicações da marca não usamos o APT Start. Qual o motivo para teres usado? "Substrate is a hassle to replace. APT Feast easily provides sustained nutrition for up to 12 months without any additional root fertilisation. No, you don't even need APT START when you begin!" E mais uma vez, eles acham aconselhável fazer um dark start inicial. Vais fazer isso ou plantar já e encher com água e luz? 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
JoseCarlosMarques Publicado: Sábado às 22:57 Publicado: Sábado às 22:57 3 hours ago, Tozé Nunes said: E mais uma vez, eles acham aconselhável fazer um dark start inicial. Vais fazer isso ou plantar já e encher com água e luz? O homem joga em outra liga, Tozé 🙂 . Citar
Luís Cardoso Publicado: Domingo às 14:19 Autor Publicado: Domingo às 14:19 On 11/10/2025 at 09:21, JoseCarlosMarques disse: Bons olhos te leiam, Luís! As tuas novidades são sempre daquelas que nos fazem começar bem o dia, e desta feita não desiludiste. Que bonita montagem! Há qualquer coisa que mexe comigo quando vejo um aquário assim "despido"... só com as rochas em cima do substrato. Quando as coisas são bem feitas, ainda mais. E com este género de rocha, parece que se atinge a perfeição. Quem me dera ter a tua capacidade para simplificar, e quem me dera por as mãos em cima de pedras tão bonitas como essas. Aqui pelo Porto ainda não as vi, caso contrário acho que já tinha aberto a carteira 😄 . Um trabalho belíssimo, digno dos grandes mestres. Vou querer acompanhar. Obrigado On 11/10/2025 at 20:53, Tozé Nunes disse: Que bom poder voltar a ver um tópico de raiz de uma montagem tua, Luís. Como já deves saber este ano o desafio também usa o 2HR Feast como substrato e seguindo as indicações da marca não usamos o APT Start. Qual o motivo para teres usado? "Substrate is a hassle to replace. APT Feast easily provides sustained nutrition for up to 12 months without any additional root fertilisation. No, you don't even need APT START when you begin!" E mais uma vez, eles acham aconselhável fazer um dark start inicial. Vais fazer isso ou plantar já e encher com água e luz? Um boost de bactérias no substrato nunca é demais, a outra vertente é que vai ser um layout com plantas exclusivamente plantadas, por isso nunca é demais ter um bom sistema de substrato. Este layout não tem madeiras, e as eleocharis normalmente arrancam sempre bem, por esse motivo não vou fazer dark start. 1 Citar Cumprimentos Luís Cardoso
ismael_figueira Publicado: Segunda-feira às 00:44 Publicado: Segunda-feira às 00:44 Welcome back Grande Mestre! É bom ver-te de volta por estes lados, como sempre a trazer-nos a qualidade a que estamos acostumados da tua parte. Essas rochas são qualquer coisa! Que te parece a textura do grão desse substrato? Eu achei o grão muito duro em comparação com os substratos a que estamos acostumados, até a absorção da água é mais demorada. Acredito que seja talvez um processo de cozedura mais forte por forma a preservar uma carga nutricional mais rica durante mais tempo. Citar Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Luís Cardoso Publicado: Segunda-feira às 13:06 Autor Publicado: Segunda-feira às 13:06 Obrigado. Sim tens razão é efectivamente mais duro, até pode ser uma vantagem e durar mais tempo para futuras montagens. Sim tem tudo a ver com o processo de cozedura. Também vai ser a primeira vez que vou utilizar, mas tenho lido bons relatos sobre o mesmo. Citar Cumprimentos Luís Cardoso
Recommended Posts