gjsilva Publicado Setembro 29 Publicado Setembro 29 (editado) No dia 28 deste mês acordei bem cedo, com aquela mistura de ansiedade e entusiasmo que só o aquascaping me consegue trazer. O destino era o sexto desafio de aquascaping do fórum Aquariofilia.net. Curioso é que no ano passado tinha prometido a mim mesmo que não iria participar… mas a verdade é que a energia universal e este vício saudável pelo aquascaping acabaram por me puxar de volta. E ainda bem que assim foi! Mais uma vez, a experiência não desapontou: a boa companhia, a entreajuda entre todos os participantes, a criatividade e dedicação nos aquascapes criados, e claro, a excelente organização, fizeram deste encontro um momento único e memorável. 1 - Nome do Aquário The Dangerous Path 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Oase BioStyle 115 4.2 - Termostato Sera 50W 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450EC 4.4 - Sistema de CO2 Sistema regulador Strideways/ Difusor neo 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone 6 - Fertilização/Condicionadores Sera Aquatan Seachem Flourish Advance Aquavitro Envy Masterline Carbo Aprendi com o “Melt” e as algas que tive no ano passado que não vale a pena colocar fertilizantes logo de inicio, vou tentar proteger ao máximo as plantas nesta fase inicial. Resolvi então pôr estes produtos. 7 - Fauna Ainda por decidir 8 - Plantas 3x Rotala species “green” 1x Rotala rotundifolia H’ra 2x Eleocharis sp.”minima” - in vitro 2x Hemianthus callitrichoides “cuba” - in vitro 2x Micranthenum sp.”Monte Carlo” - in vitro 1x utricularia graminifolia - in vitro 9 - Fotos Todos os “goodies” que o desafio nos fornece 🤌 Entretanto estou a fazer mudanças de água de 80-90 % todos os dias, durante as duas primeiras semanas. Vamos rezar a nossa Sra do Melt Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Editado Setembro 30 por gjsilva 4 Citar
José Pedro Publicado: Setembro 29 Publicado: Setembro 29 Ainda bem que foste. 80 a 90% é obra. 1 Citar Caudatas do it better.
gjsilva Publicado: Setembro 29 Autor Publicado: Setembro 29 Ainda bem que foste. 80 a 90% é obra. Uma grande verdade, ainda bem que fui, foi um dia espectacular Tem que ser, nao vou sofrer como sofri no ano passado (80-90)Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
heyplanche Publicado: Setembro 30 Publicado: Setembro 30 Ficou excelente mesmo Gabriel! Gosto mesmo, não tive ainda coragem para faer uma abordagem mais iwagumi, mas quando for crescido, vou tentar ;) 1 Citar
gjsilva Publicado: Setembro 30 Autor Publicado: Setembro 30 Ficou excelente mesmo Gabriel! Gosto mesmo, não tive ainda coragem para faer uma abordagem mais iwagumi, mas quando for crescido, vou tentar ;)Muito obrigado João No próximo ano é mais uma voltinha , vamos ao desafio e podes experimentar um iwagumi Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 30 Publicado: Setembro 30 Está muito bem conseguida, a montagem, mas continuo a dizer que não sou grande adepto de ter apenas um canto do tanque com areia branca. Preferia ver toda a frente com areia, ou então optavas pela carpete em todo o aquário. De qualquer maneira, há muita gente a optar por esta solução, portanto admito que seja apenas uma opinião pessoal. Não é um Iwagumi por muito pouco. Eheh. Se tirares a Rotala, passa a ser. Grande abraço... fico à espera para ver a evolução. Citar
gjsilva Publicado: Setembro 30 Autor Publicado: Setembro 30 (editado) Vou te ser sincero, não consigo por carpete naquele canto devido à sombra que aquela rocha faz, se não fosse isso teria posto tudo carpete. Claro que sim não há mal nenhum nisso, estamos aqui para discutir opiniões e dicas. Sim é mais um brazilian que iwagumi é verdade. Grande abraço Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Editado Setembro 30 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Setembro 30 Publicado: Setembro 30 (editado) Eu tenho esse problema num aquário mais pequenito que tenho, mas contornei-o com a alteração constante da calha... fica uma semana à frente, outra semana atrás, e as plantas têm crescido. Não é a solução ideal, eu sei... e para um aquário de concurso como o teu pode pode não ser viável em termos de tempo que tens para apresentar resultados. No meu caso não me importo porque o aquário foi feito para durar - só consegui preencher a carpete ao fim de meio ano 🙂 . Editado Setembro 30 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário 1 Citar
gjsilva Publicado: Setembro 30 Autor Publicado: Setembro 30 (editado) Boa dica 🤌, pois como precisamos de resultados mais rápidos é mais seguro assim como fiz Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Editado Setembro 30 por Tozé Nunes Retirar quote desnecessário 1 Citar
sTeVe- Publicado: Setembro 30 Publicado: Setembro 30 Parabéns pela montagem, está muito bem conseguida. Boa sorte para o resto da tua jornada até à foto final. 1 Citar Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
gjsilva Publicado: Setembro 30 Autor Publicado: Setembro 30 Parabéns pela montagem, está muito bem conseguida. Boa sorte para o resto da tua jornada até à foto final.Muito obrigado Steve, era e não é o que tinha em mente, eu queria fazer um layout que parecesse uma cascata. Mas com aquilo que nos proporcionaram consegui realizar um layout parecido a aquilo que idealizava, e acho que tem pelo menos 3 camadas de profundidade que era o meu desejo! Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
gjsilva Publicado: Outubro 1 Autor Publicado: Outubro 1 E hoje foi dia de folga então consegui fazer a TPA mais tranquilo, sem stress!Deixo aqui umas fotos:O Ivo da soluções aquaticas ofereceu-nos umas redes pequeninas muito catitas, não estava nada à espera que dessem um jeitaço daqueles, sao da marca aquapro:E ainda tenho aqui umas belas sobras de plantas, pois acho que desta vez nao era preciso tanta planta. Mas já pensei onde vou cola-las nas rochas 🤌 e acho que vai ficar muito bomAinda deixo aqui alguns links do meu insta onde podem ver o dia do evento e muito maishttps://www.instagram.com/reel/DPKOkGnjOBH/?igsh=ZGNiM2JmMGFtZTNphttps://www.instagram.com/p/DPPbKjnjHIe/?igsh=eGR3dmJ2eWhlaWdjEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
Fernando Freire Publicado: Outubro 1 Publicado: Outubro 1 Bom aquário, Gabriel!!Pessoalmente não gosto do local da transição de areia pra substrato mas vou esperar pelos crescimentos e avaliar melhor a tua ideia!Parabéns e belíssimo conteúdos pelas redes sociais 2 Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
gjsilva Publicado: Outubro 1 Autor Publicado: Outubro 1 Bom aquário, Gabriel!!Pessoalmente não gosto do local da transição de areia pra substrato mas vou esperar pelos crescimentos e avaliar melhor a tua ideia!Parabéns e belíssimo conteúdos pelas redes sociais Obrigado mestre O caminho de casa fez esse deslize do substrato, estou à espera que as plantas enraizem melhor para aspirar o excesso, a ver se fica melhor.Muito obrigado mestre é pena nao ter conseguido filmado e fotografado maisEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
João Abóbora Publicado: Quinta-feira às 23:17 Publicado: Quinta-feira às 23:17 Uma das dificuldades do desafio também é essa: "chegar tudo inteiro a casa e à Petfestival"... Estou como tu Freire, também não estou a sentir que essa praia, encaixe no resto do layout. Ao olhar para o aquário parece que estás a ver dois tipos de aquários distintos... Mas como ainda não dá para ver os pensamentos dos outros, não sabemos o que tens em mente lol Na minha opinião, uma praia mais pequena. Só para dar aquele detalhe escondido... Era capaz de ficar apelativo ao efeito surpresa, de se ver ali um pormenor engraçado. Mas é esperar para ver como vai ficar. 2 Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 10:00 Publicado: Sexta-feira às 10:00 Eu volto a dizer que tirava a praia. Ou então estendia-a por toda a frente 😛 . Só para te chatear a cabeça! Citar
gjsilva Publicado: Sexta-feira às 11:18 Autor Publicado: Sexta-feira às 11:18 Tenho outra ideia para essa transição de praia, estejam atentos a este fim de semana Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
José Pedro Publicado: Sexta-feira às 12:43 Publicado: Sexta-feira às 12:43 Medo... Tenham muito medo... 😶🌫️ 1 Citar Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 14:07 Publicado: Sexta-feira às 14:07 2 hours ago, gjsilva said: Tenho outra ideia para essa transição de praia, estejam atentos a este fim de semana Aqui na Póvoa, onde eu moro, usa-se muito as barracas de praia 😄 . Fora de brincadeiras, vou ficar à espera para ver o que vais fazer. 1 Citar
gjsilva Publicado: Sexta-feira às 14:09 Autor Publicado: Sexta-feira às 14:09 Nao e preciso ter medo Nao, também nao vou mudar nada de layout, ate porque era injustoEnviado do meu iPhone usando o Tapatalk Citar
gjsilva Publicado: Sexta-feira às 16:46 Autor Publicado: Sexta-feira às 16:46 É sempre bom fazer a tpa e ver isto com um bom desenvolvimento Bom crescimento nas rotalas, e já noto um crescimento vertical nas da carpete. Não falta muito e faço poda 🤌Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Citar
José Pedro Publicado: Sexta-feira às 18:03 Publicado: Sexta-feira às 18:03 A minha Cuba tb moto um crescimento para cima, mas pouco desenvolvimento para os lados. Dar-lhe mais uns dias e dar uma terourada a ver se expande mais. 1 Citar Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 18:08 Publicado: Sexta-feira às 18:08 1 hour ago, gjsilva said: e já noto um crescimento vertical nas da carpete Isso não é a melhor situação 😄 . Pode parecer, mas tu deves querer que ela cresça para os lados!!! Tesoura em cima disso para ela não se habituar mal. 1 Citar
gjsilva Publicado: Sexta-feira às 18:18 Autor Publicado: Sexta-feira às 18:18 A minha Cuba tb moto um crescimento para cima, mas pouco desenvolvimento para os lados. Dar-lhe mais uns dias e dar uma terourada a ver se expande mais.Isso mesmo Citar
gjsilva Publicado: Sexta-feira às 18:19 Autor Publicado: Sexta-feira às 18:19 Isso não é a melhor situação . Pode parecer, mas tu deves querer que ela cresça para os lados!!! Tesoura em cima disso para ela não se habituar mal.Sim eu sei e por isso que falei da poda, para começar a crescer para os lados 1 Citar
Recommended Posts