Recommended Posts

Publicado (editado)

No dia 28 deste mês acordei bem cedo, com aquela mistura de ansiedade e entusiasmo que só o aquascaping me consegue trazer. O destino era o sexto desafio de aquascaping do fórum Aquariofilia.net. Curioso é que no ano passado tinha prometido a mim mesmo que não iria participar… mas a verdade é que a energia universal e este vício saudável pelo aquascaping acabaram por me puxar de volta.
E ainda bem que assim foi! Mais uma vez, a experiência não desapontou: a boa companhia, a entreajuda entre todos os participantes, a criatividade e dedicação nos aquascapes criados, e claro, a excelente organização, fizeram deste encontro um momento único e memorável.

1 - Nome do Aquário
The Dangerous Path

2 - Data da montagem
28/09/2025

3 - Dimensões do aquário
ILA 45x30x30 extra-claro

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Oase BioStyle 115

4.2 - Termostato
Sera 50W

4.3 - Iluminação/Foto-período
Twinstar Light 450EC

4.4 - Sistema de CO2
Sistema regulador Strideways/ Difusor neo

5 - Substratos & Hardscape
5.1 - Substrato
2Hr APT Feast Aquasoil

5.2 - Hardscape
Strideways Riouh stone

6 - Fertilização/Condicionadores
Sera Aquatan
Seachem Flourish Advance
Aquavitro Envy
Masterline Carbo

Aprendi com o “Melt” e as algas que tive no ano passado que não vale a pena colocar fertilizantes logo de inicio, vou tentar proteger ao máximo as plantas nesta fase inicial. Resolvi então pôr estes produtos.

7 - Fauna
Ainda por decidir

8 - Plantas
3x Rotala species “green”
1x Rotala rotundifolia H’ra
2x Eleocharis sp.”minima” - in vitro
2x Hemianthus callitrichoides “cuba” - in vitro
2x Micranthenum sp.”Monte Carlo” - in vitro
1x utricularia graminifolia - in vitro

9 - Fotos

34baea9d592c22eb8ee2e3fa0ef44923.jpg

33dd62bf21e47e4ec7cc6532a169d0a6.jpg

Todos os “goodies” que o desafio nos fornece 🤌

1e46a53905f4685963e5efaa5189c0f4.jpg

Entretanto estou a fazer mudanças de água de 80-90 % todos os dias, durante as duas primeiras semanas. Vamos rezar a nossa Sra do Melt

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por gjsilva
  • Gosto 4
Publicado:
Ainda bem que foste. 
80 a 90% é obra.

Uma grande verdade, ainda bem que fui, foi um dia espectacular
Tem que ser, nao vou sofrer como sofri no ano passado (80-90)

• gjsilva changed the title to The Dangerous Path - VI Desafio de Aquascaping Aquariofilia.net
Publicado:

Ficou excelente mesmo Gabriel! Gosto mesmo, não tive ainda coragem para faer uma abordagem mais iwagumi, mas quando for crescido, vou tentar ;)

• Gosto 1
Publicado:
Ficou excelente mesmo Gabriel! Gosto mesmo, não tive ainda coragem para faer uma abordagem mais iwagumi, mas quando for crescido, vou tentar ;)

Muito obrigado João
No próximo ano é mais uma voltinha , vamos ao desafio e podes experimentar um iwagumi

• Gosto 1
Publicado:

Está muito bem conseguida, a montagem, mas continuo a dizer que não sou grande adepto de ter apenas um canto do tanque com areia branca. Preferia ver toda a frente com areia, ou então optavas pela carpete em todo o aquário. De qualquer maneira, há muita gente a optar por esta solução, portanto admito que seja apenas uma opinião pessoal.

Não é um Iwagumi por muito pouco. Eheh. Se tirares a Rotala, passa a ser.

Grande abraço... fico à espera para ver a evolução.

Publicado: (editado)

Vou te ser sincero, não consigo por carpete naquele canto devido à sombra que aquela rocha faz, se não fosse isso teria posto tudo carpete.
Claro que sim não há mal nenhum nisso, estamos aqui para discutir opiniões e dicas.
Sim é mais um brazilian que iwagumi é verdade.
Grande abraço

Editado por Tozé Nunes
Retirar quote desnecessário

Eu tenho esse problema num aquário mais pequenito que tenho, mas contornei-o com a alteração constante da calha... fica uma semana à frente, outra semana atrás, e as plantas têm crescido. Não é a solução ideal, eu sei... e para um aquário de concurso como o teu pode pode não ser viável em termos de tempo que tens para apresentar resultados. No meu caso não me importo porque o aquário foi feito para durar - só consegui preencher a carpete ao fim de meio ano 🙂 .

Editado por Tozé Nunes
  • Gosto 1

Boa dica 🤌, pois como precisamos de resultados mais rápidos é mais seguro assim como fiz

Editado por Tozé Nunes
  • Gosto 1
Publicado:
Parabéns pela montagem, está muito bem conseguida. Boa sorte para o resto da tua jornada até à foto final.

Muito obrigado Steve, era e não é o que tinha em mente, eu queria fazer um layout que parecesse uma cascata. Mas com aquilo que nos proporcionaram consegui realizar um layout parecido a aquilo que idealizava, e acho que tem pelo menos 3 camadas de profundidade que era o meu desejo!

Publicado:

E hoje foi dia de folga então consegui fazer a TPA mais tranquilo, sem stress!

Deixo aqui umas fotos:

4af5a277d2c05c5ec72e3b16b79cdd9c.jpg

2d0df0e09588d77efe2bb4caea82b4fb.jpg

O Ivo da soluções aquaticas ofereceu-nos umas redes pequeninas muito catitas, não estava nada à espera que dessem um jeitaço daqueles, sao da marca aquapro:

4393b8cefe29c655057a0f0adddf9e01.jpg

c918ff93262a06955b447ad9c4dfecee.jpg

E ainda tenho aqui umas belas sobras de plantas, pois acho que desta vez nao era preciso tanta planta. Mas já pensei onde vou cola-las nas rochas 🤌 e acho que vai ficar muito bom

7640c5c977ef7bfd9abc487aa2b3038f.jpg

Ainda deixo aqui alguns links do meu insta onde podem ver o dia do evento e muito mais

https://www.instagram.com/reel/DPKOkGnjOBH/?igsh=ZGNiM2JmMGFtZTNp

https://www.instagram.com/p/DPPbKjnjHIe/?igsh=eGR3dmJ2eWhlaWdj

• Gosto 1
Publicado:

Bom aquário, Gabriel!!
Pessoalmente não gosto do local da transição de areia pra substrato mas vou esperar pelos crescimentos e avaliar melhor a tua ideia!
Parabéns e belíssimo conteúdos pelas redes sociais

• Gosto 2

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Bom aquário, Gabriel!!
Pessoalmente não gosto do local da transição de areia pra substrato mas vou esperar pelos crescimentos e avaliar melhor a tua ideia!
Parabéns e belíssimo conteúdos pelas redes sociais

Obrigado mestre
O caminho de casa fez esse deslize do substrato, estou à espera que as plantas enraizem melhor para aspirar o excesso, a ver se fica melhor.
Muito obrigado mestre é pena nao ter conseguido filmado e fotografado mais

• Gosto 1
Publicado:

Uma das dificuldades do desafio também é essa: "chegar tudo inteiro a casa e à Petfestival"...

Estou como tu Freire, também não estou  a sentir que essa praia, encaixe no resto do layout. Ao olhar para o aquário parece que estás a ver dois tipos de aquários distintos... Mas como ainda não dá para ver os pensamentos dos outros, não sabemos o que tens em mente lol

Na minha opinião, uma praia mais pequena. Só para dar aquele detalhe escondido... Era capaz de ficar apelativo ao efeito surpresa, de se ver ali um pormenor engraçado. Mas é esperar para ver como vai ficar.

• Gosto 2

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Tenho outra ideia para essa transição de praia, estejam atentos a este fim de semana

Publicado:
2 hours ago, gjsilva said:

Tenho outra ideia para essa transição de praia, estejam atentos a este fim de semana emoji57.pngemoji123.png

Aqui na Póvoa, onde eu moro, usa-se muito as barracas de praia 😄 . Fora de brincadeiras, vou ficar à espera para ver o que vais fazer.

• Gosto 1
Publicado:

Nao e preciso ter medo

Nao, também nao vou mudar nada de layout, ate porque era injusto

Publicado:

É sempre bom fazer a tpa e ver isto com um bom desenvolvimento

4fef0539b43ba1c070e1c01b97727a97.jpg

14854c392a74f42373a95d5502db4fb9.jpg

13c66199603dc93a68f7e1e71d0ba501.jpg

Bom crescimento nas rotalas, e já noto um crescimento vertical nas da carpete. Não falta muito e faço poda 🤌

• Gosto 1
Publicado:
1 hour ago, gjsilva said:

e já noto um crescimento vertical nas da carpete

Isso não é a melhor situação 😄 . Pode parecer, mas tu deves querer que ela cresça para os lados!!! Tesoura em cima disso para ela não se habituar mal.

• Gosto 1
Publicado:
A minha Cuba tb moto um crescimento para cima, mas pouco desenvolvimento para os lados. 
Dar-lhe mais uns dias e dar uma terourada a ver se expande mais.

Isso mesmo
Publicado:
Isso não é a melhor situação  . Pode parecer, mas tu deves querer que ela cresça para os lados!!! Tesoura em cima disso para ela não se habituar mal.

Sim eu sei e por isso que falei da poda, para começar a crescer para os lados
  • Gosto 1