De volta ao Hobby...


Marce

Recommended Posts

Boas! Como indico no titulo estou neste momento a regressar ao hobby após algum tempo de interrupção. Quis voltar com algo mais pequeno (previamente tinha um aquário de ciclídeos Malawi com 200l). Em termos de equipamento/layout, tenho o seguinte:

1 - Nome do Aquário
(Ainda não, só no final)

2 - Data da montagem
(Será para montar em Novembro)

3 - Dimensões do aquário
3.1 - Volumes bruto e útil

45x27x30cm (36l)

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Eheim 2211

4.2 - Termostato
Aquael Ultra Heater 50w

4.3 - Iluminação/Foto-período
Twinstar 45B II - (foto-período a definir)

4.4 - Sistema de CO2
Não
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil
Fluval Stratum

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)
Troncos redmoor
Dragonstone

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)
A ponderar

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie

Ramirezis (casal)
Cardume (estava a pensar Neons ou algo semelhante, como rasboras ou Nariz de bêbado)
Ottocinclus
Neocaridina davidi "Blue Dream"
(quantidades a definir)

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie
Background: Hottonia Palustris + Rottalia Rotundifolia
Midground: Staurogyne repens + Cryptocorine Wendtii 'Brown'
Carpeting: Micranthemum tweediei 'Monte Carlo'
Entre o tronco e as pedras: Cryptocorine Wendtii 'Flamingo'
Pedras (2 mais próximas do tronco) e tronco: Bucephalandra 'Kedagang' + Anubias barteri nana / petite
 
 
10 - Fotos

large.IMG_20231014_162848.jpglarge.IMG_20231014_162836.jpglarge.IMG_20231014_162843.jpg

 
Agradeço desde já todo o feedback/sugestões que possam fazer. A ideia é melhorar. Em termos de fauna e flora ainda estou em ponderações, a tentar perceber qual seria o melhor layout (trocar a Rottalia rotundifolia por Ludwgia repens rubin ou o Monte Carlo por Marsilea Hirsuta), mas procuro algo dentro do descrito. A ideia é construir algo low tech/low maintenance, como forma de voltar ao hobby.
 
Cumps.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Marce! Antes de mais bem vindo de volta, isto é um bicho que se entranha mas depois não vive sem ele! 

 

Bem, quanto ao que trazes no plano parece-me tudo bem à exceção da luz. Diria que a série B da Twinstar pode ser curta em espectro para o que pretendes. Já deves ter visto os aquários que tem aparecido na área de Aquascaping relativos ao desafio promovido pelo fórum Todos ou quase todos estão equipados com a nova calha da série IV, a 450EA. Das primeiras impressões digo-te desde já que dá para o muito e para o pouco.  Com a 45B vais acabar por ficar limitado ao nível das plantas e acredito que por pouca diferença de valores ficas já com uma calha superior que já te vai permitir brincar um pouco.

Isto caso não tenhas já adquirido a calha claro.

De resto parece-me tudo bem! 

 

Força nisso. 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo-te aqui o link de algumas das montagens que falei mais acima para poderes dar uma espreitadela! 

 

Curioso é que os aquários são praticamente da medida do teu! Inspira-te! 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta, Marce. Há muita gente a voltar ao hobby, ultimamente. E ainda bem que resolvem passar aqui pelo fórum. Quanto mais gente, melhor!

Em relação ao teu tanque... e tirando a luz, como disse o Ismael, acho que tens tudo muito bem pensado. Talvez estejas a exagerar um pouco na fauna que estás a pensar colocar dentro dele... parece-me demasiado... em ficava-me pelo cardume, os Otos e os camarões, mas é uma opinião pessoal - acho que os aquários ficam mais coerentes com apenas uma espécie de peixes como foco. Entre Monte Carlo e Marsilea, prefiro a Monte Carlo. Mais uma vez, é uma questão pessoal. E musgos, para os troncos, não? Talvez até umas flutuantes, como a Salvinia.

O hardscape está simples e bonito. Gosto.

Fico à espera de ver a evolução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo vosso feedback Ismael e José!

Sim, relativamente à calha, à semelhança do restante equipamento, já a tenho adquirida. Poderá ser um pouco limitada, mas dado a budget na altura, era das melhorzinhas que conseguia adquirir. Ainda ponderei a Chihiros B45, mas do que me informei, pareceu-me que ficava melhor servido assim.

Quanto ao layout, penso que está definido, gosto muito da fluidez dos troncos (são dois juntos), apenas tinha algumas dúvidas quanto ao posicionamento das rochas.

Quanto à flora estou ainda a perceber o que poderá funcionar melhor, tendo em conta aquilo que procuro, e o que poderá resultar tendo em conta as dimensões do aquário, a iluminação que tenho e substrato. Procuro essencialmente plantas com folhas mais pequenas para dar uma sensação maior de escala/profundidade ao aquário. Quando a fertilização líquida, incluir ou não, penso que dependerá um pouco do desenvolvimento do aquário. Penso que, a planta que me poderá dar "alguns problemas", poderá ser o Monte Carlo. Mas se não resultar, é uma questão de ou tentar novamente ou mudar para a marsilea hirsuta, uma vez que preferir era mesmo a Monte Carlo.

Quanto à fauna, ainda estou em ponderações, felizmente ainda tenho tempo! Percebo o que dizes José, mas sempre tive um fascínio pelos Ramirezis...

Editado por Marce
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marce não tens mais rocha?

Parece pouco e demasiado simples...tlv maus algum detalhe fino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Vasco Ferreira disse:

Marce não tens mais rocha?

Parece pouco e demasiado simples...tlv maus algum detalhe fino

É curioso falares nisso.... Sobrou-me alguns pedaços de Dragonstone (tive de partir para ficar com as que tenho no layout) com cerca de 5/7cm. Ainda experimentei colocar naquela área livre do lado direito para depois fazer um pouco o contraste com o tapete da Monte Carlo, assim como perdidas lá no meio. Pareceu-me que podia ficar interessante com esta ideia. Mas não queria tirar o foco ao tronco e às plantas que lá colocar junto, tenho algum receio depois de dispersar a atenção no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, Marce said:

Quando a fertilização líquida, incluir ou não, penso que dependerá um pouco do desenvolvimento do aquário.

Pela experiência que ganhei no meu último aquário, o melhor é fertilizares apenas com Potássio, no início, para obrigar as plantas a irem buscar os outros elementos ao substrato e fomentar o enraizamento e evitar as algas no início. Mas eu só tinha plantas de carpete. Com plantas de caule não sei qual será a melhor opção.

6 hours ago, Marce said:

Penso que, a planta que me poderá dar "alguns problemas", poderá ser o Monte Carlo.

A Monte Carlo é uma das minhas plantas preferidas... usei-a em todas as minhas montagens e nunca tive problemas em mantê-la, mesmo apenas com LED's brancos. O que pode acontecer é ela demorar mais ou menos tempo a crescer e a criar o tal tapete, mas para teres uma noção... numa das últimas podas que fiz, peguei nas plantas que cortei e coloquei-as num vaso, no exterior. De vez em quando rego-o, mas não tenho grandes preocupações com ele, e a Monte Carlo foi crescendo ao ponto de já ter suficiente para plantar um aquário de 90cm.

 

1 hour ago, Marce said:

É curioso falares nisso.... Sobrou-me alguns pedaços de Dragonstone (tive de partir para ficar com as que tenho no layout) com cerca de 5/7cm. Ainda experimentei colocar naquela área livre do lado direito para depois fazer um pouco o contraste com o tapete da Monte Carlo, assim como perdidas lá no meio. Pareceu-me que podia ficar interessante com esta ideia. Mas não queria tirar o foco ao tronco e às plantas que lá colocar junto, tenho algum receio depois de dispersar a atenção no aquário.

Por vezes esses pormenores é que dirigem o olhar para o foco do tanque. Tornam a coisa mais natural. Tem cuidado é para não enterrares muito as pedras, caso contrário vão ser tapadas pelas plantas num instantinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas. Tenho andado em mexidas, e com as sugestões de colocar mais rocha, fui planeando o layout:large.IMG_20231026_123634.jpg

large.IMG_20231026_123605.jpg

E aproveitei e comecei a "imaginar" como ficaria plantado:large.layouter.jpg

1- Hottonia Palustris ; 2- Rotala Rotundifolia / Ludwigia repens 'rubin' ; 3- Staurogyne Repens; 4- Anubia nana/petite; 5- Cryptocoryne 'flamingo'; 6- Bucephalandra 'kedagang'; 7- Cryptocoryne wendtii brown / Cryptocoryne parva; 8- Micranthemum tweediei 'Monte Carlo'.

A flora ainda não é assunto fechado, mas procuro algo deste género, procurando privilegiar plantas com folhas pequenas, para manter a proporção.

Ainda tenho uns pequenos pedaços de rocha, que posso tentar depois colar para tentar fazer algum volume nas existentes.

large.IMG_20231026_123705.jpg

Obrigado pelo vosso feedback e pela vossa ajuda na construção deste pequeno paraíso.

Sorry for the long post.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente um pouco menos de altura de substrato à frente e um pouco mais atras. Sempre dá um pouco de profundidade.

Tlv também, opinião pessoal, algo mais junto da pedra pequena atrás do lado direito. Algo que como ponto de fuga desse layout triangular.

Fora isso para o nature que pretendes, em que o foco vão ser claramente as plantas. Parece muito bem.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o @Vasco Ferreira. Pelo menos mais substrato atrás, se não quiseres diminuir à frente. Agora que a coisa está a ficar mais "rebuscada", acho que deves ir "all the way". Antes, quando estava mais simples, também gostava, mas se queres avançar para uma montagem mais detalhada, acho que deves arriscar mais um pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom depois de algum tempo de ausência e depois de muita ponderação, apresento aquele que será o Layout final do aquário:large.IMG-20231114-WA0007.jpeg

large.IMG-20231114-WA0009.jpeg

Tentei manter o "flow" do aquário, mantendo como central os troncos e acrescentando aquelas pedras do lado direito.

Agora quanto a flora, após muita ponderação, optei pelas: 1- Rotala rotundifolia H'ra 2- Hygrophila lancea Araguaia;  3- Micranthemum tweediei 'Monte Carlo';  4- Cryptocoryne sp. 'Flamingo';  5- Bucephalandra 'Kedagang';  6- Anubia barteri var. nana Pangolin. 

Mantive o objetivo de manter o mais "low maintenance" possível, não descurando claro o aspecto estético. Pondero posteriormente acrescentar algum musgo ao tronco, não sei ainda se nos ramos verticais ou nos horizontais, e quem sabe acrescentar alguma flutuante para dar um pouco de mais realismo à peça, ou até ajudar no controlo de algas.

Nos próximos dias irei avançar para a montagem final. Wish me LUCK!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Marce said:

Pondero posteriormente acrescentar algum musgo ao tronco, não sei ainda se nos ramos verticais ou nos horizontais

Seria boa ideia fazeres isso com o tanque vazio. Torna-se mais fácil, se quiseres prender bem o musgo. uma vez cheio, corres o risco de ter musgo por todo o lado.

Quanto ao resto, parecem-m boas escolhas. Desejo-te a melhor das sortes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marce apenas duas considerações. 

À frente metade dessa altura de substrato, chega e sobra. Vai ver que o aquário vai ganhar imenso com isso ao nível da estética e profundidade. Vê o ultimo aquário do José ou mm o meu.  A montecarlo agarra na mesma.

E concordo com o José, se é para por musgo é para ser agora e o ideal é tirar o tronco para fora, trabalhares à vontade e voltares a colocar no sitio para completares o resto do plantio. Se for no fim é uma chatice e fica bem pior do que poderia ter ficado. 

PS - Antes de encher, cola o tronco a uma das rochas para impedir que flutue e te estrague a montagem. 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.