Marce

Membro
  • #Conteúdo

    20
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Seixal (Setúbal)
  • Localização
    MS

Quem visitou o meu perfil

549 visitas ao perfil

Marce's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • Dedicated Rare
  • First Post Rare
  • Collaborator Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Week One Done Rare

Recent Badges

0

Reputação

  1. Bom depois de algum tempo de ausência e depois de muita ponderação, apresento aquele que será o Layout final do aquário: Tentei manter o "flow" do aquário, mantendo como central os troncos e acrescentando aquelas pedras do lado direito. Agora quanto a flora, após muita ponderação, optei pelas: 1- Rotala rotundifolia H'ra; 2- Hygrophila lancea Araguaia; 3- Micranthemum tweediei 'Monte Carlo'; 4- Cryptocoryne sp. 'Flamingo'; 5- Bucephalandra 'Kedagang'; 6- Anubia barteri var. nana Pangolin. Mantive o objetivo de manter o mais "low maintenance" possível, não descurando claro o aspecto estético. Pondero posteriormente acrescentar algum musgo ao tronco, não sei ainda se nos ramos verticais ou nos horizontais, e quem sabe acrescentar alguma flutuante para dar um pouco de mais realismo à peça, ou até ajudar no controlo de algas. Nos próximos dias irei avançar para a montagem final. Wish me LUCK!
  2. Boas. Tenho andado em mexidas, e com as sugestões de colocar mais rocha, fui planeando o layout: E aproveitei e comecei a "imaginar" como ficaria plantado: 1- Hottonia Palustris ; 2- Rotala Rotundifolia / Ludwigia repens 'rubin' ; 3- Staurogyne Repens; 4- Anubia nana/petite; 5- Cryptocoryne 'flamingo'; 6- Bucephalandra 'kedagang'; 7- Cryptocoryne wendtii brown / Cryptocoryne parva; 8- Micranthemum tweediei 'Monte Carlo'. A flora ainda não é assunto fechado, mas procuro algo deste género, procurando privilegiar plantas com folhas pequenas, para manter a proporção. Ainda tenho uns pequenos pedaços de rocha, que posso tentar depois colar para tentar fazer algum volume nas existentes. Obrigado pelo vosso feedback e pela vossa ajuda na construção deste pequeno paraíso. Sorry for the long post.
  3. É curioso falares nisso.... Sobrou-me alguns pedaços de Dragonstone (tive de partir para ficar com as que tenho no layout) com cerca de 5/7cm. Ainda experimentei colocar naquela área livre do lado direito para depois fazer um pouco o contraste com o tapete da Monte Carlo, assim como perdidas lá no meio. Pareceu-me que podia ficar interessante com esta ideia. Mas não queria tirar o foco ao tronco e às plantas que lá colocar junto, tenho algum receio depois de dispersar a atenção no aquário.
  4. Obrigado pelo vosso feedback Ismael e José! Sim, relativamente à calha, à semelhança do restante equipamento, já a tenho adquirida. Poderá ser um pouco limitada, mas dado a budget na altura, era das melhorzinhas que conseguia adquirir. Ainda ponderei a Chihiros B45, mas do que me informei, pareceu-me que ficava melhor servido assim. Quanto ao layout, penso que está definido, gosto muito da fluidez dos troncos (são dois juntos), apenas tinha algumas dúvidas quanto ao posicionamento das rochas. Quanto à flora estou ainda a perceber o que poderá funcionar melhor, tendo em conta aquilo que procuro, e o que poderá resultar tendo em conta as dimensões do aquário, a iluminação que tenho e substrato. Procuro essencialmente plantas com folhas mais pequenas para dar uma sensação maior de escala/profundidade ao aquário. Quando a fertilização líquida, incluir ou não, penso que dependerá um pouco do desenvolvimento do aquário. Penso que, a planta que me poderá dar "alguns problemas", poderá ser o Monte Carlo. Mas se não resultar, é uma questão de ou tentar novamente ou mudar para a marsilea hirsuta, uma vez que preferir era mesmo a Monte Carlo. Quanto à fauna, ainda estou em ponderações, felizmente ainda tenho tempo! Percebo o que dizes José, mas sempre tive um fascínio pelos Ramirezis...
  5. Boas! Como indico no titulo estou neste momento a regressar ao hobby após algum tempo de interrupção. Quis voltar com algo mais pequeno (previamente tinha um aquário de ciclídeos Malawi com 200l). Em termos de equipamento/layout, tenho o seguinte: 1 - Nome do Aquário (Ainda não, só no final) 2 - Data da montagem (Será para montar em Novembro) 3 - Dimensões do aquário 3.1 - Volumes bruto e útil 45x27x30cm (36l) 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Eheim 2211 4.2 - Termostato Aquael Ultra Heater 50w 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar 45B II - (foto-período a definir) 4.4 - Sistema de CO2 Não 4.5 - Outro equipamentos adicionais 5 - Substratos & decorações 5.1 - Substrato fértil Fluval Stratum 5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) Troncos redmoor Dragonstone 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) A ponderar 7 - Fauna 7.1 - Quantidade e espécie Ramirezis (casal) Cardume (estava a pensar Neons ou algo semelhante, como rasboras ou Nariz de bêbado) Ottocinclus Neocaridina davidi "Blue Dream" (quantidades a definir) 8 - Plantas 8.1 - Quantidade e espécie Background: Hottonia Palustris + Rottalia Rotundifolia Midground: Staurogyne repens + Cryptocorine Wendtii 'Brown' Carpeting: Micranthemum tweediei 'Monte Carlo' Entre o tronco e as pedras: Cryptocorine Wendtii 'Flamingo' Pedras (2 mais próximas do tronco) e tronco: Bucephalandra 'Kedagang' + Anubias barteri nana / petite 10 - Fotos Agradeço desde já todo o feedback/sugestões que possam fazer. A ideia é melhorar. Em termos de fauna e flora ainda estou em ponderações, a tentar perceber qual seria o melhor layout (trocar a Rottalia rotundifolia por Ludwgia repens rubin ou o Monte Carlo por Marsilea Hirsuta), mas procuro algo dentro do descrito. A ideia é construir algo low tech/low maintenance, como forma de voltar ao hobby. Cumps.
  6. Boa noite! Tenho estado a pensar montar um novo aquário, e como sempre quis montar um com ciclideos africanos, decidi investigar sobre o assunto , e quando me deparei com as maravilhas do lago tanganyika, achei que era mesmo hora de mudar. Antes de mais o aquario que cá tenho tem o seguinte setup: - Aquario 100x40x50cm (com o movel) - FIltro Eheim 2217 caudal:1000L/h - Termostato 300w - Lampadas 3x39w (neste momento não sei precisar os Kelvin de cada uma). Tenho na ideia montar o aquario com duas áreas. Dividindo o aquario em 3 partes, ficaria com uma área rochosa (maior que as restantes), uma área vazia (para dar alguma profundidade ao aqua), e uma area plantada. Tenho lido muita coisa sobre que num aquario para ciclideos, não se pode colocar plantas, mas no entanto gosto muito de ver umas plantas no aquario. As espécies que procurava por seriam de pouca manutenção, umas Limnophilas e Ludwigia (na zona plantada), Cryptocorinas (zona frontal do aqua), e Anúbias nana (na zona rochosa). Eu sei que estas espécies não são biótopo do lago tanganyika, mas já as tenho cá em casa e gostaria de as aproveitar. Gostava de saber, se pelo menos estas espécies de plantas são adequadas, num aquario destes. Gostava de saber também se aconselham ou não o uso de areia de coral para uma elevação do pH. A água da companhia ronda ai os 7,6/7,8 de pH (durezas não sei de cor). Já agora, que espécies recomendam para popular este aquario, tendo em conta a provavel existência de flora e as dimensões do aqua? Nesta fase inicial tenho preferência por espécies de mais facil manutenção, uma vez que será o meu primeiro aquario de cíclideos. Sugestões e recomendações são sempre bem vindas, pois como disse, estou-me a iniciar nos ciclideos, e embora tenha muito a aprender, também quero minimizar desde já os riscos. Agradeço desde já a vossa ajuda.
  7. Obrigado pela vossa ajuda! Pra já vou dar prioridade em plantar o aquario e posteriormente vou alterar as lampadas.
  8. Obrigado, eu devo optar pelo solo fértil, embora possa ter algumas limitações, posteriormente se quiser optar pelo liquido é mais fácil do que o contrario. E quanto à iluminação, alguem me dá umas luzes?
  9. Boas! Quero desde já dar os parabéns a todos os que contribuem para este forum, desde moderadores a utilizadores, que ajudam a esclarecer muitas das duvidas de iniciantes (como eu), e mostram que se podem fazer aquarios fantásticos em casa. Sou um novato na aquariofilia, e como tal tenho inumeras duvidas!! Iniciei-me neste hobby há 1 anos atrás com um pequeno aquário, muito simples, apenas com alguns peixes e plantas artificiais, e agora queria dar o salto e iniciar-me à séria na aquariofilia. Arranjei agora um aquario sun-sun 100x40x50cm e tou com ideias de iniciar um aquario plantado e muito natural, mas que também não exija muita manutenção. O que tenho de material é: - Aquario 100x40x50cm (com o movel) - FIltro Eheim 2217 caudal:1000L/h - Termostato 300w - Lampadas 2x45w (14000k) (de origem com o aquario) As minhas duvidas são: - As lampadas que possuo são suficientes? Não só em termos de watts mas também em espectro de luz? - Para iniciar plantado devo utilizar substrato fértil? É que tenho lido que algumas pessoas conseguem manter plantas saudáveis apenas com fertilização liquida, mas os produtos que tenho visto parecem ser muito dispendiosos para a manutenção (segundo indicações dos produtores). As plantas que procuro adquirir são plantas pouco exigentes como algumas anúbias e Vallisnerias (e dentro do género). - E como devo escolher um substrato fértil? - A fertilização liquida é essencial ou consigo manter as plantas apenas com o substrato fértil? - As anúbias anãs e o musgo de java necessitam de fertilização liquida, ou aguentam-se bem com os nutrientes disponiveis no aquario? - Como consigo a longo prazo manter valores de água estaveis e saudavéis para os peixes? (a água da companhia vem com um valor de pH de 7,8 (durezas não sei de cor )) Eu tenho ido a inúmeras lojas, e cada um tem a sua opinião, e eu fico completamente à toa, já para não falar que nunca encontrei uma loja de confiança. Muito daquilo que tenho aprendido tem sido à base de tentativa erro, mas desta vez quero minimizar a margem de erro ao máximo! Obrigado desde já pela a vossa ajuda.