Marce

.Membro Ausente
  • #Conteúdo

    5
  • Registado Em

  • Última Visita

  • País

    Portugal

Reputação

0 :)

1 Seguidor

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Seixal (Setúbal)
  • Localização
    MS
  1. Marce

    Marce

  2. Marce

    Iniciar um aqua Lago Tanganyika.

    Boa noite! Tenho estado a pensar montar um novo aquário, e como sempre quis montar um com ciclideos africanos, decidi investigar sobre o assunto , e quando me deparei com as maravilhas do lago tanganyika, achei que era mesmo hora de mudar. Antes de mais o aquario que cá tenho tem o seguinte setup: - Aquario 100x40x50cm (com o movel) - FIltro Eheim 2217 caudal:1000L/h - Termostato 300w - Lampadas 3x39w (neste momento não sei precisar os Kelvin de cada uma). Tenho na ideia montar o aquario com duas áreas. Dividindo o aquario em 3 partes, ficaria com uma área rochosa (maior que as restantes), uma área vazia (para dar alguma profundidade ao aqua), e uma area plantada. Tenho lido muita coisa sobre que num aquario para ciclideos, não se pode colocar plantas, mas no entanto gosto muito de ver umas plantas no aquario. As espécies que procurava por seriam de pouca manutenção, umas Limnophilas e Ludwigia (na zona plantada), Cryptocorinas (zona frontal do aqua), e Anúbias nana (na zona rochosa). Eu sei que estas espécies não são biótopo do lago tanganyika, mas já as tenho cá em casa e gostaria de as aproveitar. Gostava de saber, se pelo menos estas espécies de plantas são adequadas, num aquario destes. Gostava de saber também se aconselham ou não o uso de areia de coral para uma elevação do pH. A água da companhia ronda ai os 7,6/7,8 de pH (durezas não sei de cor). Já agora, que espécies recomendam para popular este aquario, tendo em conta a provavel existência de flora e as dimensões do aqua? Nesta fase inicial tenho preferência por espécies de mais facil manutenção, uma vez que será o meu primeiro aquario de cíclideos. Sugestões e recomendações são sempre bem vindas, pois como disse, estou-me a iniciar nos ciclideos, e embora tenha muito a aprender, também quero minimizar desde já os riscos. Agradeço desde já a vossa ajuda.
  3. Obrigado pela vossa ajuda! Pra já vou dar prioridade em plantar o aquario e posteriormente vou alterar as lampadas.
  4. Mesmo tendo em conta o espectro de luz?
  5. Obrigado, eu devo optar pelo solo fértil, embora possa ter algumas limitações, posteriormente se quiser optar pelo liquido é mais fácil do que o contrario. E quanto à iluminação, alguem me dá umas luzes?
  6. Boas! Quero desde já dar os parabéns a todos os que contribuem para este forum, desde moderadores a utilizadores, que ajudam a esclarecer muitas das duvidas de iniciantes (como eu), e mostram que se podem fazer aquarios fantásticos em casa. Sou um novato na aquariofilia, e como tal tenho inumeras duvidas!! Iniciei-me neste hobby há 1 anos atrás com um pequeno aquário, muito simples, apenas com alguns peixes e plantas artificiais, e agora queria dar o salto e iniciar-me à séria na aquariofilia. Arranjei agora um aquario sun-sun 100x40x50cm e tou com ideias de iniciar um aquario plantado e muito natural, mas que também não exija muita manutenção. O que tenho de material é: - Aquario 100x40x50cm (com o movel) - FIltro Eheim 2217 caudal:1000L/h - Termostato 300w - Lampadas 2x45w (14000k) (de origem com o aquario) As minhas duvidas são: - As lampadas que possuo são suficientes? Não só em termos de watts mas também em espectro de luz? - Para iniciar plantado devo utilizar substrato fértil? É que tenho lido que algumas pessoas conseguem manter plantas saudáveis apenas com fertilização liquida, mas os produtos que tenho visto parecem ser muito dispendiosos para a manutenção (segundo indicações dos produtores). As plantas que procuro adquirir são plantas pouco exigentes como algumas anúbias e Vallisnerias (e dentro do género). - E como devo escolher um substrato fértil? - A fertilização liquida é essencial ou consigo manter as plantas apenas com o substrato fértil? - As anúbias anãs e o musgo de java necessitam de fertilização liquida, ou aguentam-se bem com os nutrientes disponiveis no aquario? - Como consigo a longo prazo manter valores de água estaveis e saudavéis para os peixes? (a água da companhia vem com um valor de pH de 7,8 (durezas não sei de cor )) Eu tenho ido a inúmeras lojas, e cada um tem a sua opinião, e eu fico completamente à toa, já para não falar que nunca encontrei uma loja de confiança. Muito daquilo que tenho aprendido tem sido à base de tentativa erro, mas desta vez quero minimizar a margem de erro ao máximo! Obrigado desde já pela a vossa ajuda.

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00