Duvida filtro a escolher


Recommended Posts

Boa tarde, 

 

Desde já muito obrigado a todos.

Retomei recentemente o hobby e posso dizer que tudo mudou bastante!

Neste momento, possuo um aquário nano de 25 litros, plantado low tech. 

Pretendia melhorar a filtragem do aquário. Neste momento estou a utilizar um filtro eheim liberty 75, em que na parte esquerda consegui encaixar eheim substrat pro, para realizar a filtragem biológica. 

Contudo, com o intuito de melhorar, pesquisei e encontrei mais algumas opções, que gostaria de discutir com vocês. 

- Eheim AquaCompact - já permite a colocação de matérias filtrantes melhores;

- Oase Eden 501 - filtro externo... terá bom desempenho?

- Seachem Tidal 35 - estarei a substituir um liberty 75 por um idêntico mas de outra marca? 

- Oase Biostyle 75 - parecido com o tidal 35...

A minha questão será: devo alterar e investir num melhor, por forma a aumentar a capacidade de filtração, ou os eheim continuam com uma excelente resposta? Confesso que o sinto um pouco obsoleto e não estou a ver a água tão límpida como pretendia...

Desde já muito obrigado!!!

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo. Antes de mais, bem vindo de volta ao hobby. É caso para dizer que quem gosta, gosta sempre. Eheh.

Em relação à tua questão... num aquário tão pequeno, não sei se haverá a necessidade de teres um filtro melhor que aquele que tens agora. Ainda há muita gente que o utiliza, portanto não deve ser assim tão mau quanto isso. Eu acho que é suficiente. De qualquer forma, e se estás mesmo decidido a fazer um upgrade aconselho-te a ligar com a Solaqua e explicares aquilo que pretendes. O atendimento deles é impecável, e se virem que não tens necessidade de trocar o filtro, dizem-te. Não são daqueles que vendem só por vender. Além disso têm uma variedade enorme de equipamento disponível, portanto podem aconselhar-te melhor do que ninguém.

Um abraço, e vai dizendo mais coisas. Tenta fazer um tópico para esse aquário que manténs, com fotografias 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @ricardo gomes

O Eheim Liberty 75 é um bom filtro de cascata mas dependendo do hardscape e da fauna que tenhas podes ser curto para fazer um bom trabalho. Eu acho que filtragem nunca é  demais, num  nano para essa litragem eu apostava num Eheim 2211 ou equivalente de outra marca sobretudo porque tem muito mais espaço para colocar material biológico.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Tozé Nunes disse:

Olá @ricardo gomes

O Eheim Liberty 75 é um bom filtro de cascata mas dependendo do hardscape e da fauna que tenhas podes ser curto para fazer um bom trabalho. Eu acho que filtragem nunca é  demais, num  nano para essa litragem eu apostava num Eheim 2211 ou equivalente de outra marca sobretudo porque tem muito mais espaço para colocar material biológico.

 

Por acaso tinha colocado essa opção em mente, até porque, já tive em tempos um 2211 e nada a opor desse filtro.

O problema já vai ser, se não será mesmo filtragem/movimento de água em excesso, dado a volumetria do aquário não ser tão grande. Para um externo, efetivamente tinha pensado no Oase Eden 501, que me garante matérias filtrantes em condições e colorar a lã filtrante. O Eheim Liberty 75, embora uma máquina, considero-o um pouco obsoleto. Utilizei-o porque estav a funcionar e na reactivação do aquário não coloquei este assunto muito em causa. 

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, ricardo gomes said:

Por acaso tinha colocado essa opção em mente, até porque, já tive em tempos um 2211 e nada a opor desse filtro.

O problema já vai ser, se não será mesmo filtragem/movimento de água em excesso, dado a volumetria do aquário não ser tão grande. Para um externo, efetivamente tinha pensado no Oase Eden 501, que me garante matérias filtrantes em condições e colorar a lã filtrante. O Eheim Liberty 75, embora uma máquina, considero-o um pouco obsoleto. Utilizei-o porque estav a funcionar e na reactivação do aquário não coloquei este assunto muito em causa. 

🙂 Não percebo muito a tua opção. Se consideras esse filtro que tens "uma máquina", porque não o manténs? 

Bem, seja qual for o modelo que decidas comprar, pensa sempre na litragem do teu aquário e opta por uma coisa que dê para regular o caudal de água. Num Nano desse tamanho não convém ter uma corrente demasiado forte... coitados dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

🙂 Não percebo muito a tua opção. Se consideras esse filtro que tens "uma máquina", porque não o manténs? 

Bem, seja qual for o modelo que decidas comprar, pensa sempre na litragem do teu aquário e opta por uma coisa que dê para regular o caudal de água. Num Nano desse tamanho não convém ter uma corrente demasiado forte... coitados dos peixes.

Boa tarde!

Efetivamente considero o filtro uma máquina, no que concerne a motorização e durabilidade. Ponto negativo é mesmo o curto espaço para filtragem biológica, daí ter considerado outras opções. 

O 2211, por muito bom que seja, parece-me exagerado para o aquário, dado a volumetria. Para já não irei mexer em nada, dado que amónia e nitritos se encontram controlados, com fauna muito reduzida. 

 

Muito obrigado desde já! 

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, ricardo gomes said:

O 2211, por muito bom que seja, parece-me exagerado para o aquário, dado a volumetria. Para já não irei mexer em nada, dado que amónia e nitritos se encontram controlados, com fauna muito reduzida. 

Não há, portanto, razão para gastar dinheiro, Ricardo! Um abraço.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb acho que é para manter... qualquer problema que tenhas com um aquário desse tamanho não será de certeza por causa da filtragem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais