Aquascaping Nano 27L - Regresso à Aquariofilia


joao.macarrony

Recommended Posts

João sou um novato nestas andanças dos Aquarios mas pelo que tenho visto acho que devias adicionar umas plantas flutuantes ou de crescimento rápido para tentar tirar o máximo de nutrientes possível da coluna de agua. Acho que pode ajudar com as algas. 
Sim, eu sei que as plantas flutuantes ajudam, no entanto não queria comprar porque não queria que bloqueassem a luz, depois teria q dar ou deitar fora.. Eu no fundo tenho 3 espécies de crescimento que considero rápido, 2 Rotalas e uma Pogostemon, por isso acho que equilibra.

Abraço

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudanças de água regulares, João. São o melhor amigo contra as algas. Depois há alguns truques, como não fazer tantas mudanças e tão drásticas, que é o que tens feito… principalmente sem lhes dar tempo para ver como reage o teu sistema. Já agora… 3 ou 4 Otos ou Amanos não são o suficiente para que eles se sintam suficientemente à vontade para fazer o trabalho deles… no mínimo 6 de cada. Ah… e há uma “poção mágica” que te recomendo… Seachem Excel. Há quem lhe chame CO2 líquido, mas aquilo de CO2 não tem grande coisa. Não te sei falar ao pormenor sobre o produto, mas não abdico de meia tampa diária no meu tanque. Obra disso ou não, nunca tive mais que umas algas verdes nas rochas…
Boas José.

Tenho feito mudanças de água, semanais cerca de 40% precisamente para deixar estabilizar o aquário, seguindo os vossos conselhos! Em relação à equipa de limpeza, sinceramente, mais que 4 Otos parece-me muito, porque o aquário é pequenino, mais 7 Amano's parece-me ideal, acho eu!

Em relação ao Seachem Excel, já tinha lido, e de facto se para a semana não passar, talvez tenha que considerar essa opção, mas queria evitar.

Vou seguir as indicações e os conselhos do link que o Álvaro partilhou, parece ser bastante útil.

Abraço

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

  • Gosto 1

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JoãogaFernandes said:

Já te deram a dica do Excel. Acho que poderia ser uma opção!

Yup, acho que vou fazer isso, se não as algas nunca mais saem...

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devagarinho, e com muita calma! Mudanças subtis e espera de resultados. Outra coisa que acho que devias fazer era reduzir a dosagem do fertilizante... mas uma coisa de cada vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devagarinho, e com muita calma! Mudanças subtis e espera de resultados. Outra coisa que acho que devias fazer era reduzir a dosagem do fertilizante... mas uma coisa de cada vez.
Será que estou a por demasiado? Acho que uma dose por semana era pouco, daí também o aparecimento de algas verdes, pode ter sido em parte causada por isso. Acho que 3 dosagens por semana (6ml) da Tropica é tranquilo, ou não? Tendo em conta que semanalmente tiro quase metade a água, parece-me aceitável.

Abraço!

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, joao.macarrony said:

Será que estou a por demasiado? Acho que uma dose por semana era pouco, daí também o aparecimento de algas verdes, pode ter sido em parte causada por isso. Acho que 3 dosagens por semana (6ml) da Tropica é tranquilo, ou não? Tendo em conta que semanalmente tiro quase metade a água, parece-me aceitável.

Não sei. Não tenho presente as recomendações da marca. Mas lembro-me que no meu aquário usava 7 doses por semana, sendo que também tirava meia quantidade de água todos os sábados. O meu aquário tinha 100 litros... fazendo as contas, acho que podes estar a usar fertilizante de mais, sim. Mas pior julgo ter sido esse aumento drástico de 1 para 3 doses, assim de um momento para o outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6ml parece-me muito.
devemos ter mais ou menos as mesmas plantas e eu estou a dar semanalmente 1ml de tropica specialized e 1ml de tropica premium. Desenvolvem-se bem!

A diferença do specialized para o premium é que o specialized tem nitratos e fosfatos
 

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok muito obrigado pelas vossas opiniões, assim sendo vou reduzir para 2 por semana, idealmente seria 1 e meia, talvez. Vou dando feedback da evolução das algas!

Abraço e obrigado pela a ajuda

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa....

Paciência!

O aquário tem um mês, é normal!

Com as dicas que te deram, dedicação e paciência, vai ao sitio em pouco tempo.

Antes das tpas podes ir removendo o máximo das algas manualmente.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa pois, de facto é preciso ter paciência! Mas é dificil, tenho removido as algas manualmente, mas as Rotalas já têm as diatomáceas (creio que sejam as que são castanhas, filamentosas) e não há maneira de desaparecerem. Além disso algumas bucephalandras estão com imensas algas, embora tenha removido uma parte, parece dificil de desaparecer. Reduzi ligeiramente a intensidade da luz, pode ser que ajude. Eu amanhã vou comprar os peixes, em principio as Rasbora espei, mas estou na dúvida se espero mais um pouco para remover primeiro a maior quantidade de algas possível. Em principio queria utilizar o Seachem Excel, que seria bom para as algas, mas tenho medo que possa afectar os peixes.

Além disso tenho uma questão. Tenho medidos a amónia, nitritos e nitratos, estão quase sempre a 0. Acho estranho os nitratos estarem quase a 0, mesmo passando uma semana sem mudar a água. Isso foi um dos pontos que me levou a adicionar um pouco mais de fertilizante, calculo que as plantas estejam a absorver os nitratos todos. Não seria ideal ter os nitratos entre 10 a 20 ppm para ajudar no crescimento das plantas e por sua vez reduzir o crescimento de algas? Estarei a pensar bem ou nem por isso?

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu de números e medições não percebo nada. As minhas montagens sempre foram feitas a olho... se parece bem, está bem... se não parece, logo se vê o que fazer. Ainda não começaste com o Excel? Isso não faz mal nenhum aos peixes. Já te disse que o uso desde o primeiro dia em que me apareceu uma alga no aquário, e tem-me ajudado desde então. Faz milagres, acredita!

Tenta ler este tópico, do @Bruno R. Carvalho, e pede-lhe umas dicas, se assim achares. O homem ainda não tinha começado a montar o tanque e já sabia quando iam aparecer e desaparecer as algas!!! Experiência, Paciência, e a coisa agora pegou. Um bom exemplo para ti. E para todos nós, claro. Vou tentar seguir os conselhos dele na minha próxima montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Eu de números e medições não percebo nada. As minhas montagens sempre foram feitas a olho... se parece bem, está bem... se não parece, logo se vê o que fazer. Ainda não começaste com o Excel? Isso não faz mal nenhum aos peixes. Já te disse que o uso desde o primeiro dia em que me apareceu uma alga no aquário, e tem-me ajudado desde então. Faz milagres, acredita!

Tenta ler este tópico, do @Bruno R. Carvalho, e pede-lhe umas dicas, se assim achares. O homem ainda não tinha começado a montar o tanque e já sabia quando iam aparecer e desaparecer as algas!!! Experiência, Paciência, e a coisa agora pegou. Um bom exemplo para ti. E para todos nós, claro. Vou tentar seguir os conselhos dele na minha próxima montagem.

Olha, muito obrigado pela dica do tópico, vou dar uma vista de olhos. Opa sinceramente desde as ultimas mensagens do post, tenho tido pouco tempo para comprar o produto, amanhã vou comprar, e vou começar a utilizar. Obrigado pela dica José!

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite malta.

Este fim-de-semana comprei 11 Rasbora Espei. Infelizmente, todas estão a morrer... Comprei também Seachem Excel para as algas, doseei a dose inicial após TPA e as doses diárias têm sido o que o produto indica. Não sei o que se passa, os Oto's continuam felizes (embora um tenha morrido a semana passada, não sei bem porquê) e os amanos parecem todos bem. 

Infelizmente as Rasboras estão todas a morrer.. No inicio quando as inserir, refugiaram-se, mas achei normal tendo em conta que o ambiente era novo. Comiam pouco porque estavam meio escondidas, mas algumas alimentavam-se. Ao longo dos dias, começavam a ficar esbranquiçadas, perto da superficie, algumas com algumas barbatanas avermelhadas e eventuamente morreram... Pensei que fosse do CO2, no entanto o indicador nunca passou do verde. Tenho boa circulação na superfície, por isso duvido que seja isso. Ontem até troquei a água e diminui mais o CO2 para garantir níveis mais baixos de CO2.

Em termos de parâmetros, não tenho niveis letais de nitritos nem nitratos, e o teste de amónia da JBL que tenho está a amarelo, cor que nem consta no medidor, apenas vai de verde a azul, logo assumo que sejam niveis perto de 0. Além disso tenho 10x a capacidade de filtração, num aquário com um mês, parece já ter o ciclo relativamente estabilizado.

Sei que pode ser muita coisa, mas têm ideia do que possa ter sido? Os peixes aparentavam estar de boa saúde. O estranho é que os residentes parecem bem, as rasboras é que infelizmente morreram. Hoje até tinha duas no chão..  

Algumas ideias do que possa ter acontecido?

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui. Que coisa esquisita. Se o ciclo não estivesse feito, os Oto também tinham sofrido. Se só morreu um, não me parece que seja disso. Do CO2 digo o mesmo. Os peixes pareciam saudáveis, na loja? E a temperatura da água, como está? Morreram dentro do tanque ou saltaram fora? Isso de saltar fora pode ter haver com a luz. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Então a liz, mais uma vez não deve ter sido, eles pouco reagem à mudança da luz. Eles apareceram no chão hoje de manhã, a liz só se apaga às 19 e liga-se às 11, por isso foi a meio da noite, ou de manhã. Bem na verdade, o comboio passa literalmente ao lado de casa, e mesmo com a janela do escritório fechada, ouve se um pouco, mas não é nada repentino, duvido que seja disso.. Os peixes pareciam todos saudáveis, não tinham sinais de doença nenhuma.

Eu tenho um smart switch para as luzes que posso reduzir a intensidade, no entanto, como as luzes têm um comando integrado, não consigo usar essa funcionalidade com essas luzes, logo não consigo infelizmente aumentar progressivamente a luz.

Em termos de temperatura, o termostato até é overkill, mas mantém a temperatura a 26°C, mas tem temperatura fixa nos 25.

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, também pensei que possa ter sido a aclimatização. Foi o normal, saco dentro da água do aquário, durante 1 hora. Entre esse tempo, ia adicionando a água do aquário aos poucos. Depois apanhei com a rede os peixes e coloquei os dentro do aquário para evitar de colocar a água do saco.

Parece o procedimento normal, só se não coloquei água suficiente do aquário no saco, mas no total deve ter sido metade.

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, joao.macarrony said:

Exacto, também pensei que possa ter sido a aclimatização. Foi o normal, saco dentro da água do aquário, durante 1 hora. Entre esse tempo, ia adicionando a água do aquário aos poucos. Depois apanhei com a rede os peixes e coloquei os dentro do aquário para evitar de colocar a água do saco.

Parece o procedimento normal, só se não coloquei água suficiente do aquário no saco, mas no total deve ter sido metade.

Parece-me tudo normal. Não vejo razão para ter acontecido o que te aconteceu. Os peixes nas lojas estão em aquários sem CO2... ao passa-los para um com CO2 eles podem realmente definhar. Mas uma hora de aclimatização com mistura de água parece-me suficiente. Acho que tiveste mesmo azar... espera mais um pouco para ver como o resto se comporta, e depois compra mais 🙂 . Pede ao Pai Natal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois foi, assim o farei.. Na verdade, por acaso não desliguei as luzes ao introduzir os peixes, no entanto não creio que possa ter feito assim taaanta diferença. Não sei mesmo o que aconteceu, mas se calhar nunca vou saber ao certo, é mesmo assim.

Abraço e obrigado

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, joao.macarrony said:

Pois foi, assim o farei.. Na verdade, por acaso não desliguei as luzes ao introduzir os peixes, no entanto não creio que possa ter feito assim taaanta diferença. Não sei mesmo o que aconteceu, mas se calhar nunca vou saber ao certo, é mesmo assim.

Abraço e obrigado

Se te dissesse como meto os peixes dentro do meu aquário... melhor nem descrever o processo se não ainda me banem do Fórum. Não foi por isso, não. Não te martirizes mais. O mais provável é mesmo que houvesse um problema com os animais. Podiam estar já frágeis e não aguentaram a mudança. Andor para a frente. E não desistas da espécie. São bem engraçados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.