Aquascaping Nano 27L - Regresso à Aquariofilia


joao.macarrony

Recommended Posts

É verdade, acho que estou a dar pouco tempo, por agora vou deixar o aquário com este regime durante pelo menos duas semaninhas, fertilizante a cada dois dias, luzes no máximo e CO2 sem mexer. Se de facto for um problema de circulação, hei de notar resultados em duas semanas, nem que seja numa diminuição pequena de algas (já nem, peço que sejam eliminadas de uma vez).

Em relação aos peixes, sim tendo em conta que não iria possivelmente comprar mais que 10, o preço à partida não é entrave. Entretanto não tinha visto a tua montagem do Iwagumi, vou seguir com atenção!

Abraço e obrigado 😉

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, joao.macarrony said:

É verdade, acho que estou a dar pouco tempo, por agora vou deixar o aquário com este regime durante pelo menos duas semaninhas, fertilizante a cada dois dias, luzes no máximo e CO2 sem mexer. Se de facto for um problema de circulação, hei de notar resultados em duas semanas, nem que seja numa diminuição pequena de algas (já nem, peço que sejam eliminadas de uma vez).

Quero ver isso. Eheh. Aposto que em menos tempo que isso vens cá postar novas alterações 😁.

1 hour ago, joao.macarrony said:

Entretanto não tinha visto a tua montagem do Iwagumi, vou seguir com atenção!

Segue! E dá a tua opinião. Todas são bem vindas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segue! E dá a tua opinião. Todas são bem vindas!
Eheh desta vez vou me conter!

Sim eu depois dou a minha opinião, se bem que pouco percebo de aquascaping para opinar o que quer que seja!

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, joao.macarrony said:

Sim eu depois dou a minha opinião, se bem que pouco percebo de aquascaping para opinar o que quer que seja!

Podes sempre escolher entre o "Está bonito!" ou o "Está feio!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre escolher entre o "Está bonito!" ou o "Está feio!"
Eheh certo, por agora ainda não está montado! Mas sim, vou dar uma vista de olhos!

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João macarroy

Desculpa mas tenho que dizer isto,ate porque estou careca de o dizer,duas semanas para veres o que dá para a natureza é pouco,e porque é pouco!... porque o tempo da natureza não é o mesmo do nosso,nós em geral queremos tudo para ontem,para a natureza as coisas não funcionam a sim,tem o seu timing.

Agora tens que fazer também a tua parte,que é ires limpado com uma escova as algas,não esperes que a natureza faça tudo,não te esqueças que dentro desses quatro vidros tens também a natureza a ajudar,mas tu tens que ajudar para que isso aconteça.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João macarroy
Desculpa mas tenho que dizer isto,ate porque estou careca de o dizer,duas semanas para veres o que dá para a natureza é pouco,e porque é pouco!... porque o tempo da natureza não é o mesmo do nosso,nós em geral queremos tudo para ontem,para a natureza as coisas não funcionam a sim,tem o seu timing.
Agora tens que fazer também a tua parte,que é ires limpado com uma escova as algas,não esperes que a natureza faça tudo,não te esqueças que dentro desses quatro vidros tens também a natureza a ajudar,mas tu tens que ajudar para que isso aconteça.
Saudações 
O problema é que se pensa, fogo as algas em 2 dias aparecem e porque raio as vezes demoram 2 meses a desaparecer?? Certo, eu vou dar mais tempo, mas acho que tenho lutado activamente contra estas algas há pelo menos um mês e meio! Tenho limpado manualmente, retirando com a escova, mas mesmo assim persistem. Vou deixar agora no regime que referi, limpando manualmente as que conseguir, até me cansar e aí pensar seriamente e fazer um re-escaping.

Obrigado pela opinião Álvaro, mas como disse num post anterior, custa fazer uma ligeira modificação num parâmetro (por exemplo reduzir a luz, apenas) e esperar uma eternidade para ver se têm efeito. Por acaso diminuí a luz durante bastante tempo, mas claramente não era esse o problema. Por isso vou tentando mudar um pequeno parâmetro, e tenho esperado 1 semaninha, mas claramente é pouco.

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouve o Álvaro, João! Tu dizes que estás a lutar com as algas há cerca de um mês e meio, mas esqueces-te que nessa "luta" já mudaste não sei quantas vezes de estratégia. Paciência, rapaz. Paciência!

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Um mês depois, decidi fazer um update.

Entretanto a situação das algas começou a ficar um pouco mais controlada, reduzi a luz, deixei estabilizar as mudanças que fazia, no entanto não desapareceram totalmente. Também tenho que admitir que elas acabaram por ganhar, acabei por perder um pouco a paciência com elas.

O estado do aquário no geral não estava muito saudável. As plantas na zona traseira não estavam muito saudáveis no geral. A pogostemon estava boa, mas as duas Rotalas não estavam nas melhores condições na zona junto ao solo. Toda essa zona do aquário era de difícil manutenção e pouca ou nenhuma circulação de água tinha. O musgo nos troncos não estava apelativo ao meu gosto. O tapete estava claramente afectado pelas algas, normal.

Acabei por desmanchar o aquário e vou reformular o hardscape. Vou tentar evitar zonas com muita vegetação e de difícil manutenção. Vou tentar fazer um hardscape com mais camadas e sem constragimentos como os troncos no meio do aquário que complicavam a manutenção, bem como toda a parte de trás ocupada por plantas.

Já fiz uns testes e até agora tenho bastantes ideias, não sei se hei-de encher o post com as fotografias de hardscapes ou não. A verdade é que as fotos têm pouca qualdiade e é difícil de perceber a profundidade.

Vou dando novidades e vou ter mais calma desta vez, começando devagarinho.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

😕 Tenho pena que esta tua aventura tenha acabado desta forma, mas apesar de tudo desejo que não desistas e que, como tu próprio escreveste, penses melhor na tua próxima montagem. Este hobby tem destas coisas... só com persistência conseguimos chegar perto da perfeição. Um abraço grande para ti. E coloca as imagens aqui no fórum, para a gente te ajudar a avaliar. Neste post ou noutro... afinal de contas será uma montagem e um aquário diferente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Tenho pena que esta tua aventura tenha acabado desta forma, mas apesar de tudo desejo que não desistas e que, como tu próprio escreveste, penses melhor na tua próxima montagem. Este hobby tem destas coisas... só com persistência conseguimos chegar perto da perfeição. Um abraço grande para ti. E coloca as imagens aqui no fórum, para a gente te ajudar a avaliar. Neste post ou noutro... afinal de contas será uma montagem e um aquário diferente!
Não daz mal, é mesmo assim! O aspecto do aquário já não estava a ser muito agradável para mim, daí decidir desmontar. Neste momento os peixes e algumas plantas ainda continuam no aquário, mas já tive a fazer experiências de montagem numa caixa.

Vou então criar um posto e colocar lá as fotos da nova montagem!

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

  • Gosto 1

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta.

Esta montagem foi desfeita, para quem estiver interessado, podem acompanhar num novo tópico que criei.

Assim sendo, dou o tópico como encerrado, não vai ter mais desenvolvimentos.

Obrigado a todos pela a ajuda e opiniões.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.