Retorno à Aquarifilia - Aquascaping Nano 30L - Ajuda no material


joao.macarrony

Recommended Posts

Olá malta, bom dia.

Após alguns anos longe do mundo da aquariofilia, queria voltar ao hobby montando um Nano de 30L. Tendo em conta que o último aquário, embora estável e relativamente plantado e saudável, nunca foi suficiente bom para mim devido ao fraco investimento em material e conhecimento na altura. Agora queria montar um Nano bem plantado, com materiais de qualidade.


No entanto, embora ainda não tenha decidido bem a flora e fauna do aquário, preciso de fazer um orçamento e decidir que material comprar. Como utilizo bastante o Aliexpress, não posso deixar de reparar na diferença de preços em alguns produtos (nomeadamente nos redutores de CO2) e gostaria de saber se alguns materiais de lá têm eventualmente a mesma qualidade dos que se vendem cá.
Gostaria, se possível, de uma ajuda em cada tipo de material que vou descrever em baixo. Todas as opiniões/experiências são bem vindas!

Aquário
Cubo de 30L. Ainda não decidi se construo eu próprio, compro já feito ou opte por um com algumas arestas redondas (parecem mais bonitos).

Filtro
Ainda não decidi que filtro escolher. Devido a factores estéticos, o facto de proporcionar mais silêncio e ter mais espaço para filtro biológio, irei optar por um filtro externo. Idealmente queria um filtro externo com termostáto, mas o mais barato é da Oase e parece ser demasiado caro e grande para o aquário em questão.
 

  • Oase FiltoSmart 60
  • EHEIM CLASSIC 150
  • Filtro externo Aliexpress (parece ter boa qualidade para o baixo preço, 30€) - Link Aliexpress


Luz

Ainda não consegui decidir que luz escolher. Claramente que vai ser LED, no entanto é dificil de perceber as diferenças entre luzes não tendo experiência. Queria uma boa luz, obviamente que há excelentes opções com a Chihiros C2 RGB e a ONF Flat Nano no entanto custam cerca de 100€ cada. Estaria disposto a comprar caso a diferença de qualidade não se justifique entre estas opções mais baratas:

  • Chihiros C361

  • Twinstar 30B ou eventualmente a linha 300C (embora seja mai que o dobro do preço)

Queria uma boa luz, até porque quero considerar algumas plantas mais exigentes, no entanto queria saber se estas duas opções de baixo preço são suficientes, ou se quiser ter mesmo a melhor qualidade possível, teria mesmo que optar pelas duas opções mais caras (ONF e C2 RGB).

 

CO2

Por razões óbvias, vou optar por CO2. Pensei na versão DIY no entanto quero ter controlo sobre a quantidade de CO2 e quero ter a opção de desligá-lo. Um conjunto de CO2, com botija de 2 Kg e com um redutor duplo com válvula solenóide, parece ficar perto de 200€. Para mim, tendo em conta que é um recomeço no hobby e o aquário é pequeno, está fora de questão. Neste momento estou a ponderar duas opções:

 

  • Extintor CO2 com redutor do Ebay/Aliexpress - Link Aliexpress - Esta opção parece ser muuito barata. O extintor de CO2 é bastante barato (não sei é se é possivel reencher no futuro) e o redutor do Aliexpress tem um preço muito bom. Eu vi reviews do redutor e parece funcionar muito bem, pode é haver problema na válvula solenóide que de vez em quando pode ficar sempre aberto, mesmo desligando na ficha. Posso eventualmente trocar por uma melhor ou arranjá-la, já ví alguns tutoriais.
     
  • Kit CO2 com Ácido cítrico e Bicarbonato de sódio - Link Amazon - Esta opção é excelente. A garrafa de 2L num aquário de 30L, é capaz de durar alguns meses e após acabar o CO2, basta misturar 3 ingredientes bastante acessíveis. Estou mais inclinado para este kit, vi vários videos no youtube e parece ser bastante eficaz.

 

De resto, os outros acessórios irei comprar onde calhar, não são tão importantes. Apenas tenho mais dúvidas nestes 3 equipamentos (filtro, luz e CO2). Adorava saber a vossa opinião já que tenho pouca experiência com estes equipamentos.

 

Um abraço e obrigado!

 

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João. 

Como já deves ter percebido, no início gasta-se umas boas massas para montar um aquário. E então quando se fala em plantados a coisa pia mais fininho 😃 mas com tempo e dedicação conseguimos.

Por partes, nano de 30 litros por alguma razão em especial? Além de ser mais difícil manter o equilíbrio num nano, por pouco mais tens opções maiores que te dão maior liberdade na fauna e na flora! Eu acho que um aquário de 60 é um belíssimo ponto de partida para quem quer fazer um plantado.

Se te ajeitas a colar vidros podes poupar aqui uns trocos e fazer tu as colagens. Avanças com vidro normal para poupar neste ponto. Um dia mais tarde compras um em vidro extra claro e colagens invisíveis. 

No que toca aos filtros,  eu optava sempre por um filtro externo. A serie clássica da Eheim é eterna, garante que escolhes a versão plus com torneiras e não descuides na compra das matérias biológicas! Só falo no Eheim porque não conheço outras opções - eheim fan aqui 😁 No  caso de optares por um aquário de 60L, opta pelo 250, versão plus (bio se possível).

Agora a iluminação, outro ponto essencial num plantado! Chihiros e Twinstar são duas boas marcas para plantados.  Evita a série B da Twinstar porque essa é específica apenas para plantas pouco exigentes. 

No que toca ao Co2, a maioria usa os extintores de co2, uma carga de 2kgs dura entre 4 a 6 meses e a recarga não ultrapassa os 10/15 euros.  Importante ( e mais caro) é a compra de uma  válvula solenoide. Eu já comprei uma no ebay e tive sorte de funcionar bem, o pior é se acontece o oposto... 

Se tens tempo vai procurando nos classificados, há sempre malta que desiste ou faz um upgrade e tem material bom e mais barato por ser usado. 

Entretanto,  vai lendo por aqui os tópicos no aquascaping para ires aprendendo como manter um plantado! Há uma curva de aprendizagem muito grande que aborda muitos factores no caminho para o sucesso nos plantados. 

Espero ter ajudado.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 minutes ago, Tozé Nunes said:

Boas João. 

Como já deves ter percebido, no início gasta-se umas boas massas para montar um aquário. E então quando se fala em plantados a coisa pia mais fininho 😃 mas com tempo e dedicação conseguimos.

Por partes, nano de 30 litros por alguma razão em especial? Além de ser mais difícil manter o equilíbrio num nano, por pouco mais tens opções maiores que te dão maior liberdade na fauna e na flora! Eu acho que um aquário de 60 é um belíssimo ponto de partida para quem quer fazer um plantado.

Se te ajeitas a colar vidros podes poupar aqui uns trocos e fazer tu as colagens. Avanças com vidro normal para poupar neste ponto. Um dia mais tarde compras um em vidro extra claro e colagens invisíveis. 

No que toca aos filtros,  eu optava sempre por um filtro externo. A serie clássica da Eheim é eterna, garante que escolhes a versão plus com torneiras e não descuides na compra das matérias biológicas! Só falo no Eheim porque não conheço outras opções - eheim fan aqui 😁 No  caso de optares por um aquário de 60L, opta pelo 250, versão plus (bio se possível).

Agora a iluminação, outro ponto essencial num plantado! Chihiros e Twinstar são duas boas marcas para plantados.  Evita a série B da Twinstar porque essa é específica apenas para plantas pouco exigentes. 

No que toca ao Co2, a maioria usa os extintores de co2, uma carga de 2kgs dura entre 4 a 6 meses e a recarga não ultrapassa os 10/15 euros.  Importante ( e mais caro) é a compra de uma  válvula solenoide. Eu já comprei uma no ebay e tive sorte de funcionar bem, o pior é se acontece o oposto... 

Se tens tempo vai procurando nos classificados, há sempre malta que desiste ou faz um upgrade e tem material bom e mais barato por ser usado. 

Entretanto,  vai lendo por aqui os tópicos no aquascaping para ires aprendendo como manter um plantado! Há uma curva de aprendizagem muito grande que aborda muitos factores no caminho para o sucesso nos plantados. 

Espero ter ajudado.

 

 

 

 

Obrigado Tozé pela ajuda!

Das razões para considerar um cubo de 30L é o espaço onde vou colocar (estante kallax 2 por 4 do Ikea) além de não ter muito espaço também não quero colocar muito peso. Outra das razões é o facto de considerar uma mudança de casa em 2 anos, por isso não queria ter um aquário muito grande. 

Será que é assim tão mais difícil de manter o aquário de 30L em relação ao de 60L? Pensei que seria uma boa opção até porque poupo ligeiramente no material e no espaço. Filtro, sinceramente não sei mesmo se hei-de considerar o do AliExpress (no fundo o principal é ter volume e capacidade de filtragem) e assim poupo para uma luz melhor. Fico à espera que alguém se pronuncie, ou não, sobre o filtro da China.

Em relação à luz, acho mesmo que vou optar por algo melhor (até porque é melhor para as plantas e visualmente faz diferença no aspecto do aquário).

No CO2 acho que vou optar pelo extintor. A opção do kit fica neste momento mais cara, e como me ajeito em DIY, se a válvula se estragar eu tento arranjar outra, ou a mesma, se der.

Eu vou continuar a estudar mais, embora tenha bases, são antigas e nunca tive um plantado exigente que necessitasse de muitos cuidados. Eu queria era já começar a encomendar algumas coisas inicialmente caso necessite algo da China e demore mais tempo, embora vou começar com calma, até porque ainda não decidi bem flora e fauna!

Obrigado Tozé pela ajuda, espero ter mais opiniões, caso possível 🙂

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/10/2021 at 22:29, joao.macarrony disse:

erá que é assim tão mais difícil de manter o aquário de 30L em relação ao de 60L?

É mais difícil no aspeto em que não é tão permissivo com erros que possas cometer, especialmente com injeção de CO2. É metade do volume de água, as flutuações de pH ou de outras coisas que costumamos medir vão ser mais rápidas, ou seja, em termos de manutenção, se não fazes uma das TPAs semanais que deves fazer, é mais grave do que se fizeres a mesma coisa com o dobro do volume de água.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

É mais difícil no aspeto em que não é tão permissivo com erros que possas cometer, especialmente com injeção de CO2. É metade do volume de água, as flutuações de pH ou de outras coisas que costumamos medir vão ser mais rápidas, ou seja, em termos de manutenção, se não fazes uma das TPAs semanais que deves fazer, é mais grave do que se fizeres a mesma coisa com o dobro do volume de água.

Okok obrigado, inicialmente não me lembrei disso. No entanto eu vou começar devagarinho, vou tentar aguentar e estabilizar o aquário o mais possível antes de colocar Fauna. Por acaso tenho umas duvidas no que começar. Obviamente que vou fazer o ciclo, como vou usar solo rico em nutrientes vou fazer TPA's no início com mais regularidade, mas ainda não decidi que flora colocar, pelo menos no início.

Queria colocar uns camarões dream blue e possivelmente umas rasboras mais pequenas. Qual das espécies será mais tolerante? 

O facto de não colocar já a fauna faz com que possa medir as flutuações no ph e outros aspectos quando estiver a fazer o ciclo, assim terei uma melhor ideia das perturbações na água que possa haver, para que, quando tiver a fauna, saber o que fazer para evitar flutuações nos parâmetros.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, só para actualizar este tópico.

Comprei um excelente conjunto em 2ª mão que inclui todo o equipamento que necessitava por um preço bastante em conta. Assim sendo o material que comprei foi:

  • Aquário 30x30x30
  • Filtro Eheim 2211
  • Termostato Eheim Thermopreset 150
  • 2x Calhas LED Amtra de 10W cada (Com LED's azuis e vermelhos em menor quantidade)
  • Sistema de CO2 da TMC, garrafa pequena, se não me engano de 500g
  • Lily Pipes da CAL Aqua Labs

Assim sendo dou como fechado o tópico, possivelmente criarei ujm tópico de montagem do aquário, espero que fique interessante.

Abraço e obrigado pela ajuda

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/8/2021 at 7:03 PM, joao.macarrony said:

Entretanto, só para actualizar este tópico.

Comprei um excelente conjunto em 2ª mão que inclui todo o equipamento que necessitava por um preço bastante em conta. Assim sendo o material que comprei foi:

  • Aquário 30x30x30
  • Filtro Eheim 2211
  • Termostato Eheim Thermopreset 150
  • 2x Calhas LED Amtra de 10W cada (Com LED's azuis e vermelhos em menor quantidade)
  • Sistema de CO2 da TMC, garrafa pequena, se não me engano de 500g
  • Lily Pipes da CAL Aqua Labs

Assim sendo dou como fechado o tópico, possivelmente criarei ujm tópico de montagem do aquário, espero que fique interessante.

Abraço e obrigado pela ajuda

Boa compra.

Por curiosidade, por quanto conseguiste?

Ficamos à espera dessa montagem...e com fotos!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Boa compra.

Por curiosidade, por quanto conseguiste?

Ficamos à espera dessa montagem...e com fotos!

Abraço

Olá Vasco bom dia.

O conjunto foi por 200€, acho mesmo que foi um excelente preço!

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.