Skimer no lily pipe ou independente?


Recommended Posts

Olá,

Estou a ponderar adquirir lily pipes para um aquário de 90L (80cm). Sabendo que quero colocar um skimer, gostava de saber quais as vantagens e/ou desvantagens em colocar lily pipe com skimer, face a colocar um skimer independente, como por exemplo o Eheim Skim 350?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

 

Na minha opinião, ambos são vantajosos cada um à sua maneira. 

O lily pipe com skimmer incluído acaba por ser visualmente mais apelativo (quando está limpo), é menos um equipamento que consome energia e como está constantemente em funcionamento a superfície da água está sempre limpa facilitando em muito as trocas gasosas (isto pode ser uma vantagem ou desvantagem dependendo do propósito do aquário). 

Quanto ao skimmer como o 350 da eheim, é de fácil manutenção, removível quando não é necessário, resistente e acoplado a um timmer pode ser programado para ligar e desligar quando acharmos mais necessário, além disso é um ponto extra de circulação no aquário. 

Posto isto, ambos têm vantagens e desvantagens mas optaria sempre pelo uso do skimmer em separado. É feio? SIM, é mas torna-se mais versátil na sua utilização e função! 

Espero ter esclarecido.

Abraço 

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Um outro ponto a considerar é a manutenção do próprio aquário pois após a poda das plantas, o skimmer como o da Eheim 350 pode ajudar a limpar a superfície da água de todos os restos de plantas, sem que esses "restos" sejam sugados para o filtro.

 

Caso o teu aquário tenha um fundo escuro, ou esteja "contra" uma parede de cor escura, quase se torna possível "disfarçar" o skimmer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apos ter esta duvida logo ao inicio de montar o meu aquario, deixo-te aqui a minha experiencia, que no meu caso diria que os dois dao jeito, dependendo para o efeito que o queres!

Skim Eheim 350: bastante util para tudo! Limpa bem a superficie da agua, e ajuda e muito a eliminar todos os restos que ficam aquando as podas. Tem a vantagem tambem como disseram, de puderes mover para onde queres, de puderes desligar, tirar, como te apetecer. Nao acho que fique assim tao mal dentro do aquario, depende claro se ja tens muita tralha la dentro ou nao, ai sera mais um "momo" la dentro. Para mim tem um defeito grande... Enorme diria eu... Todos os dias de la tirava peixes ou camaroes! Otto's, Corys, Red Cherrys e Amano, quase todos os dias la andava eu a pesca... Se me permitem a publiciade, comprei isto que era o que este Skim ja devia trazer de origem! Vale mesmo muito a pena: https://greenaqua.hu/en/green-aqua-skim-350-uszo-garnelavedelemmel.html Ja agora, hoje em dia so uso quase este skim apos as podas.

Skim no inlet do filtro tenho agora, e acho simplesmente excelente! Elimina aquela pelicula da superficie, e apanha algum do lixo que la anda tambem, nao tao eficaz quanto o Eheim para este ultimo efeito.

Portanto, se queres apenas uma coisa para limpar algum detrito ocasional da superficie, ou aquela pelicula, eu acho que o Skim no inlet do filtro chega bem.

Editado por PMarinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutes ago, Eduardo Ramos said:

Era suposto este link ser o quê?

Erro meu, ja esta corrigido. Se puderes edita o teu quote para o link que coloquei errado não ficar aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais