Bolhas estranhas


DiogoL

Recommended Posts

Boa noite,

 

Peço desculpa desde já tentei criar um tópico ou escrever num já existente mas sem sucesso, daí ter colocado este nos primeiros passos, se estiver errado peço que me possam corrigir e ajudar.

Eu criei este tópico porque tenho um aquário pequeno (50L) a sensivelmente 6meses já troquei a biobox por um filtro externo tenho plantas naturais  penso eu ter um aquario funcional e natural. Com isto tudo tem-me surgirão vários problemas não consigo criar glupys pois morrem sempre e já tive por duas vezes fazer tratamento ao aquário por causa dos néon. Mas hoje por volta 19h reparei em algo estranho num dos peixes umas bolhas de ar a volta das barbatanas como mostram as imagens.

 

Alguem sabe o que é e como resolver???https://pasteboard.co/IDbMNez.jpg

https://pasteboard.co/IDbN39nW.jpg

Editado por DiogoL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa  noite DiogoL, para ser mais fácil ajudar precisamos de mais informação, vê este  tópico para  saberes o que é  necessário:

Aproveita e vê se consegues identificar qual é a doença aqui:

 

há 1 hora, DiogoL disse:

Peço desculpa desde já tentei criar um tópico ou escrever num já existente mas sem sucesso, daí ter colocado este nos primeiros passos, se estiver errado peço que me possam corrigir e ajudar.

A primeira participação dentro do fórum está limitada aqui à  área dos primeiros passos ou à  área  das apresentações. Agora que fizeste o primeiro post/tópico já podes participar no resto do fórum. Sendo assim vou passar este tópico para a zona  das doenças  e pragas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas DiogoL

Bem vindo ao Fórum.

Bom Diogo,teres Néons e Guppys não e o melhor casamento em termos de PH,uma vez que Néons gostam de água ácidas,ao contrario do Guppys gostam de água alcalinas,e tu tentares ter um ph que satisfaça os dois,ambos vão ficar sempre fora do ideal.

O que o Tozé Nunes te deixou deves ler e ver se alguma das situações estão mais próximas do que doença possa ser,se de facto for alguma.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas DiogoL

Bem vindo ao Fórum.

Bom Diogo,teres Néons e Guppys não e o melhor casamento em termos de PH,uma vez que Néons gostam de água ácidas,ao contrario do Guppys gostam de água alcalinas,e tu tentares ter um ph que satisfaça os dois,ambos vão ficar sempre fora do ideal.

O que o Tozé Nunes te deixou deves ler e ver se alguma das situações estão mais próximas do que doença possa ser,se de facto for alguma.

Saudações  

Obrigado 

Como referi o aquário é de 50L não sei ao certo as medidas.

Tenho um filtro externo da EHEIM o eco pro 130 que tem carvão activo, cerâmicas, la de vidro e a esponja azul.

pH:7
Amônia: nao tenho registo
Nitrito:0
Nitrato:5
Tempreatura: 25º (neste momento)
 
Mudo a agua agora com este filtro uma vez por mês e faço a limpeza do mesmo, a cada duas trocas de agua coloco um copo de agua com uma colher de sobremesa de sal grosso diluído (conselho do lojista)
 
A nível de fauna e tipo de aquário deixo aqui a foto (https://pasteboard.co/IDcpt1O.jpg) tenho cerca de 12 neons, uma molly, 2 escalares, 6 nariz de bêbado e 5 limpa fundos de duas espécies diferentes (não sei os nomes)
A nível de fezes não notei nada de extraordinário ou diferente. Como já falei  por duas vezes que fiz o tratamento a agua com eSHa 2000 a única coisa que notei neste peixe em particular é o facto de estar a nadar de cabeça para baixo no fundo do aquário e de longe a longe vir a tona da agua.
Editado por DiogoL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DiogoL o carvão activado nos filtros não fazem lá falta,a não ser que após ter-se estar a tratar um aquário com remédios e ao fim do tratamento ai sim coloca-se o carvão para retirar todo o remédio que ficou.

Sobre o sal,não tens nenhuma necessidade de colocares sal no aquário,ate porque o sal vai-te alterar a água e para os Neons que gostam de águas ácidas vão ficarem mal,por isso e que ter Neons com Mollys estas sim gostam de água com um pouco de sal,tens os Nariz de Bebado e as corys esta ultimas não podem ter água com sal,por isso tens que escolheres melhor que qual peixes queres ter,de água ácida ou alcalina.

Devias fazeres TPA,s semanais e não mensais,só tinhas a ganhar tu e o aquário,e mais os peixes e plantas.

Saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Alvaro Silva disse:

DiogoL o carvão activado nos filtros não fazem lá falta,a não ser que após ter-se estar a tratar um aquário com remédios e ao fim do tratamento ai sim coloca-se o carvão para retirar todo o remédio que ficou.

Sobre o sal,não tens nenhuma necessidade de colocares sal no aquário,ate porque o sal vai-te alterar a água e para os Neons que gostam de águas ácidas vão ficarem mal,por isso e que ter Neons com Mollys estas sim gostam de água com um pouco de sal,tens os Nariz de Bebado e as corys esta ultimas não podem ter água com sal,por isso tens que escolheres melhor que qual peixes queres ter,de água ácida ou alcalina.

Devias fazeres TPA,s semanais e não mensais,só tinhas a ganhar tu e o aquário,e mais os peixes e plantas.

Saudações   

Obrigado vou então voltar a fazer TPA semanais e retirar o sal de vez e vou estudar melhor o grupo de peixes que posso colocar no aquario.

Quanto ou outro que tem as tais bolhas (um peixe de fundo) que devo fazer?'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se ainda não encontrastes que doença possa ser e só esperares para ver como vai involuir,ate porque as Corys não podem com água com sal,uma vez que elas não tem escamas mas sim pele,ate pode estar ai o motivo de ela estar a sim.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui sal e corydoras... Eu aconselho-te a fazeres uma TPA das boas para reduzir ao máximo o sal da água mas pode já ser tarde de mais..
2 escalares 12 néons uma Molly, 5 limpa vidros, 2 espécies não identificadas.. tens aqui outro problema para além do aquário ser demasiado pequeno para escalares, essas duas espécies devem ser identificadas assim como os limpa vidros porque há vários tipos de limpa vidros... 22 peixes em 50L não admira que estejas a ter problemas, uma coisa que deves ter em mente é que as doenças estão sempre na água dos nossos aquários no entanto os peixes só adoencem se por acaso o seu sistema imunitário falhar, isto pode acontecer por falta de manutenção/água em más condições, stress etc etc no teu puderás estar a ter problemas dado que o aquário está sobrepopulado, quanto às corydoras meter sal no aquário pode ser fatal.
Antes de fazer um tratamento procura saber se todos os peixes podem passar por esse tratamento ou se é necessário retirar os peixes afetados e compatíveis com o tratamento para um aquário hospital.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Brunomcc2000 disse:

Ui sal e corydoras... Eu aconselho-te a fazeres uma TPA das boas para reduzir ao máximo o sal da água mas pode já ser tarde de mais..
2 escalares 12 néons uma Molly, 5 limpa vidros, 2 espécies não identificadas.. tens aqui outro problema para além do aquário ser demasiado pequeno para escalares, essas duas espécies devem ser identificadas assim como os limpa vidros porque há vários tipos de limpa vidros... 22 peixes em 50L não admira que estejas a ter problemas, uma coisa que deves ter em mente é que as doenças estão sempre na água dos nossos aquários no entanto os peixes só adoencem se por acaso o seu sistema imunitário falhar, isto pode acontecer por falta de manutenção/água em más condições, stress etc etc no teu puderás estar a ter problemas dado que o aquário está sobrepopulado, quanto às corydoras meter sal no aquário pode ser fatal.
Antes de fazer um tratamento procura saber se todos os peixes podem passar por esse tratamento ou se é necessário retirar os peixes afetados e compatíveis com o tratamento para um aquário hospital.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Vou ter de ver isso quanto ao sal como disse foi conselho do lojista, nunca teria colocado a duas espécies que falo um é o da foto e o outro é da mesma família que esse só que mais pequeno foi dos primeiros que tive com o aquário mas vou fazer outra TPA para tentar regularizar e apartir de agora TPA semanais para controlar 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devemos de estar sempre de pé atrás em relação às dicas dos lojistas, provavelmente você até disse que estava com um problema nos néons e ele disse-lhe para meter sal sem saber que você tinha Corys do aquário, mesmo assim o ideal será um banho de sal e não sal no aquário.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema da Corydora parece-me ser uma bolsa da camada protectora das escamas... deve estar a tentar produzir tanto por estar irritado com o sal ou outro irritante, que está a formar bolsas.

Reforçando o que ja foi aqui dito:

  • Escalares precisam de um aquário maior
  • Esse aquário só é suficiente para os 12 neons sem mais nada
  • Fazer tratamentos com carbono activo no filtro resulta apenas em dinheiro diluído.

Coisas que quero adicionar:

  • Reproduzir Guppys com Escalares no aquário, é práticamente impossível, os Escalares vão comer os alevins práticamente todos.
  • Escalares com peixes mais pequenos, a longo prazo vai acabar mal para os mais pequenos.
  • Mollys são peixes de cardume, devem ser mantidos em grupos de 6 ou mais.

Coisas sobre sal:

  • NUNCA se utiliza sal que não seja próprio para aquários num aquário. O sal que utilizamos para comer é normalmente reforçado com iodo (e até outras coisas) e isso não é bom para o aquário.
  • Também não se deve utilizar sal num aquário com plantas.
  • O sal não evapora, adicionar sal sem controlar a salinidade da água vai levar a um aumento progressivo da salinidade da água, mesmo fazendo TPAs.

Felizmente a quantidade de sal que tem vindo a adicionar é relativamente pequena, mas nestes seis meses a mais certo é ter vindo a aumentar e estar agora a causar danos ás corydoras. O meu conselho é fazer TPAs de 20% todos os dias ou pelo menos dia sim dia não durante 1 ou 2 semanas.

Nitratos tão baixos, sem leitura de Amónia, num aquário com TPAs apenas mensais, normalmente para mim é sinal de alarme. Quando trocou o filtro? Que cuidados teve quando trocou de filtro para manter o ciclo?

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

O problema da Corydora parece-me ser uma bolsa da camada protectora das escamas... deve estar a tentar produzir tanto por estar irritado com o sal ou outro irritante, que está a formar bolsas.

Reforçando o que ja foi aqui dito:

  • Escalares precisam de um aquário maior
  • Esse aquário só é suficiente para os 12 neons sem mais nada
  • Fazer tratamentos com carbono activo no filtro resulta apenas em dinheiro diluído.

Coisas que quero adicionar:

  • Reproduzir Guppys com Escalares no aquário, é práticamente impossível, os Escalares vão comer os alevins práticamente todos.
  • Escalares com peixes mais pequenos, a longo prazo vai acabar mal para os mais pequenos.
  • Mollys são peixes de cardume, devem ser mantidos em grupos de 6 ou mais.

Coisas sobre sal:

  • NUNCA se utiliza sal que não seja próprio para aquários num aquário. O sal que utilizamos para comer é normalmente reforçado com iodo (e até outras coisas) e isso não é bom para o aquário.
  • Também não se deve utilizar sal num aquário com plantas.
  • O sal não evapora, adicionar sal sem controlar a salinidade da água vai levar a um aumento progressivo da salinidade da água, mesmo fazendo TPAs.

Felizmente a quantidade de sal que tem vindo a adicionar é relativamente pequena, mas nestes seis meses a mais certo é ter vindo a aumentar e estar agora a causar danos ás corydoras. O meu conselho é fazer TPAs de 20% todos os dias ou pelo menos dia sim dia não durante 1 ou 2 semanas.

Nitratos tão baixos, sem leitura de Amónia, num aquário com TPAs apenas mensais, normalmente para mim é sinal de alarme. Quando trocou o filtro? Que cuidados teve quando trocou de filtro para manter o ciclo?

O filtro foi trocado a 3 meses cuidados que tenho sempre que realizo uma TPA é limpar bem as matérias filtrantes como também o filtro.

Quanto ao sal não sabia e é a segunda vez que adiciono a tal colher de Al diluída uma primeira vez numa TPA de 25% após o tratamento com eSHa e agora nesta última TPA de 10% que realizava mensalmente. Ainda hoje vou fazer uma nova TPA, pelos conselhos que já foram dados e ter atenção ao comportamento dos peixes 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, DiogoL said:

O filtro foi trocado a 3 meses cuidados que tenho sempre que realizo uma TPA é limpar bem as matérias filtrantes como também o filtro.

O que queria saber é se tinha deixado o outro filtro, que já retirou, a funcionar durante algum tempo em conjunto com o filtro novo, ou se o retirou e utilizou alguma matéria filtrante do filtro antigo no filtro novo, para manter o ciclo do azoto. Outra opção seria adicionar bactérias "engarrafadas". Como já foi há 3 meses, mesmo que tenha perdido o ciclo, provávelmente ja terá completado o ciclo novamente, mas poderá ter causado alguns problemas enquanto esteve a fazer o ciclo.

Quanto á manutenção das matérias filtrantes, as esponjas e as cerâmicas devem ser apenas passadas por água (com água do aquário) para não perderem as bactérias benéficas e não quebrar o ciclo do azoto. Se limpar demasiado o filtro, pode estar constantemente a quebrar o ciclo do azoto, o que não é de todo bom.

Quando faz TPAs coloca acondicionador na água para remover o cloro?

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

O que queria saber é se tinha deixado o outro filtro, que já retirou, a funcionar durante algum tempo em conjunto com o filtro novo, ou se o retirou e utilizou alguma matéria filtrante do filtro antigo no filtro novo, para manter o ciclo do azoto. Outra opção seria adicionar bactérias "engarrafadas". Como já foi há 3 meses, mesmo que tenha perdido o ciclo, provávelmente ja terá completado o ciclo novamente, mas poderá ter causado alguns problemas enquanto esteve a fazer o ciclo.

Quanto á manutenção das matérias filtrantes, as esponjas e as cerâmicas devem ser apenas passadas por água (com água do aquário) para não perderem as bactérias benéficas e não quebrar o ciclo do azoto. Se limpar demasiado o filtro, pode estar constantemente a quebrar o ciclo do azoto, o que não é de todo bom.

Quando faz TPAs coloca acondicionador na água para remover o cloro?

Não fiz logo uma troca directo de filtros e sempre que realizo uma TPA coloco o produto para retirar o cloro da água e uma hora depois coloco as abacterias.

Quanto a lavar as matérias filtrantes não sabia que tinha de ser com água do aquário sempre limpei com água nova

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho estranho que com 22 peixes em 50L, a fazeres TPA's mensalmente e lavar as cerâmicas com água nova tenhas os nitritos a 0 e os nitratos a 5, ainda por cima a última TPA mensal foi de apenas 10%, juro que não percebo a única solução que vejo é ou teres aí uma poça de amónia ou as plantas estarem a fazer um consumo magnífico.(Eu digo isto porque no meu aquário de 80L com 17 peixes(todos pequenos) os nitratos aumentam 10ppm por semana)

Deve fazer TPA's semanais de pelo menos 20%, não porque está a ter um problema mas sim porque esta é a manutenção normal de um aquário.

Como é que faz os testes de NO3(nitratos) eu no meu tenho de esperar 5min após preparar a solução por acaso o teu não é assim também e não estás a fazer mal o teste?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Brunomcc2000 disse:

ou teres aí uma poça de amónia ou as plantas estarem a fazer um consumo magnífico

Ou pela adição de bactérias a cada tpa/limpeza..nem sei se seria suficiente. 

De qualquer forma, tem aí muito que fazer e alterar a forma como tem feito a manutenção do aquário para começar a estabilizar. 
Como já referido, tpa's semanais de pelo menos 20%, a limpeza do filtro poderá ser mensalmente ou quando notar que a água sai com menos pressão. Aqui deverá ser sempre com água retirada do aquário, mesmo as matérias filtrantes, para não perder as bactérias que são essenciais a todo o aquário.
Esqueça o sal. 
O tratamento com o Esha 2000 é preferencialmente durante 3 dias, só deverá usar mais tempo caso não veja melhorias nos peixes. O carvão activo poderá usar apenas para limpar o medicamento da água, ou melhor ainda, não usar o carvão e fazer umas boas tpa's. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Emejet disse:

Ou pela adição de bactérias a cada tpa/limpeza..nem sei se seria suficiente. 

De qualquer forma, tem aí muito que fazer e alterar a forma como tem feito a manutenção do aquário para começar a estabilizar. 
Como já referido, tpa's semanais de pelo menos 20%, a limpeza do filtro poderá ser mensalmente ou quando notar que a água sai com menos pressão. Aqui deverá ser sempre com água retirada do aquário, mesmo as matérias filtrantes, para não perder as bactérias que são essenciais a todo o aquário.
Esqueça o sal. 
O tratamento com o Esha 2000 é preferencialmente durante 3 dias, só deverá usar mais tempo caso não veja melhorias nos peixes. O carvão activo poderá usar apenas para limpar o medicamento da água, ou melhor ainda, não usar o carvão e fazer umas boas tpa's. 

Então que materiais filtrantes devo de usar??? Tenho as cerâmicas, a esponja azul, lá de vidro e o carvão activado.

Devo trocar algum por outro ou só retirar o carvão e ficam os outros 3?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu retirava apenas o carvão e colocava, se possível, mais cerâmicas. A esponja e a lã também são essenciais. Ambos podem ser lavados (com a água do aquário, não esquecer) e a lã quando não der para lavar mais é trocar por outra. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, DiogoL said:

Não fiz logo uma troca directo de filtros e sempre que realizo uma TPA coloco o produto para retirar o cloro da água e uma hora depois coloco as abacterias.

Quanto a lavar as matérias filtrantes não sabia que tinha de ser com água do aquário sempre limpei com água nova

Ok, adicionar bactérias, foi muito provávelmente a salvação dos peixes, mas ainda assim trocar assim de filtro não é bom. 

O cloro da água da torneira mata as bactérias benéficas que se encontram nas matérias filtrantes. Por isso deve-se sempre lavar com água retirada do aquário.

Vale a pena lembrar que se estiver a adicionar o acondicionador da água já depois de adicionar a água nova ao aquário, deve dosear o acondicionador para o volume total do aquário e não apenas para a água nova. Se em vez disso, adicionar á água nova antes de adicionar ao aquário, a dose é só para a agua nova.

 

2 hours ago, DiogoL said:

Então que materiais filtrantes devo de usar??? Tenho as cerâmicas, a esponja azul, lá de vidro e o carvão activado.

Devo trocar algum por outro ou só retirar o carvão e ficam os outros 3?

É só retirar o carvão activo. O filtro é bom e, se já veio com as materias filtrantes, é mais do que suficiente para o aquário que tem.

 

O valor dos Nitratos, como já disse, faz-me alguma confusão, porque com os dados que forneceu, o valor não encaixa naquilo que é esperado. Que teste está a utilizar?

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas DiogoL

Diogo,toda esta imformção  que te foi dada agora vai-te começar a ferver na tua cabeça.primeiro respira fundo, lei tudo com calma,e entre tudo isto houver alguma coisa que tu ficas na duvida,então tenta esclareceres aqui no Fórum, haverá sempre quem queira ajudar.

Agora como não bastasse eu vou-te ainda por todos os sentidos em confusão,brincadeira não vou nada,vou-te só dizer uma coisa que eu faço há anos,e como se costuma dizer (equipa que galha não se mexe ) então lá vai,eu  quando tenho que limpar um filtro,como já te disseram deves lavar com água que retiras do aquário,eu limpo o filtro e a seguir coloco no aquário a água em falta,ou seija nesse dia não faço TPA,,ora por que, porque na limpeza do filtro quer queremos ou não perde-se sempre uma boa parte das bactérias na lavagem,ora se logo a seguir formos fazer uma tpa, aspirar o substrato,ora vai ainda mais uma grande quantidade de bactérias para a sanita,ora não faz sentido pelo menos para mim estar a fazer as duas coisas num só dia ( semana) portanto na semana que se lava o filtro,não há tpa,na semana seguinte então faço a dita tpa.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas DiogoL

Diogo,toda esta imformção  que te foi dada agora vai-te começar a ferver na tua cabeça.primeiro respira fundo, lei tudo com calma,e entre tudo isto houver alguma coisa que tu ficas na duvida,então tenta esclareceres aqui no Fórum, haverá sempre quem queira ajudar.

Agora como não bastasse eu vou-te ainda por todos os sentidos em confusão,brincadeira não vou nada,vou-te só dizer uma coisa que eu faço há anos,e como se costuma dizer (equipa que galha não se mexe ) então lá vai,eu  quando tenho que limpar um filtro,como já te disseram deves lavar com água que retiras do aquário,eu limpo o filtro e a seguir coloco no aquário a água em falta,ou seija nesse dia não faço TPA,,ora por que, porque na limpeza do filtro quer queremos ou não perde-se sempre uma boa parte das bactérias na lavagem,ora se logo a seguir formos fazer uma tpa, aspirar o substrato,ora vai ainda mais uma grande quantidade de bactérias para a sanita,ora não faz sentido pelo menos para mim estar a fazer as duas coisas num só dia ( semana) portanto na semana que se lava o filtro,não há tpa,na semana seguinte então faço a dita tpa.

Saudações  

Obrigado por todos os conselhos vai ajudar imenso.

Só tenho uma questão em relação a limpeza do filtro o meu filtro requer que eu após limpeza coloque cerca de 60% de água dentro, ou seja deixar as matérias filtrantes já mergulhadas antes de ligar as mangueiras, essa água então deve de ser a que foi retirada do aquário? Certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estando a adicionar bactérias depois da TPA como está a ser feito, não há problema nenhum em fazer TPA no mesmo dia em que se limpa o filtro. Eu geralmente faço os dois no mesmo dia sem problemas mesmo sem adicionar bacterias.

 

2 minutes ago, DiogoL said:

Só tenho uma questão em relação a limpeza do filtro o meu filtro requer que eu após limpeza coloque cerca de 60% de água dentro, ou seja deixar as matérias filtrantes já mergulhadas antes de ligar as mangueiras, essa água então deve de ser a que foi retirada do aquário? Certo?

Sim, é sempre melhor utilizar água do aquário. 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim retiras do aquário a água para o filtro,depois e claro que tens que colocar a água em falta no aquário,colocas água já em descanso sem cloro.

saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

Acho que e contra procedente o que acabas de dizer,se tu o fazes não quer dizer que dei para todos os aquários,isto só vai fazer ainda mais confusão a quem se quer ajudar.

Desculpa todos nos andamos aqui para ajudar,e também para sermos ajudados quando e preciso,agora não há necessidade andarmos a contra por umas coisa sobre as outras,eu no meu poste digo eu faço,não digo tens que fazer a sim,o que eu faço dá para mim,pode não dar para outros.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais