Zezinando Odeia a OTIS


Ricardo Gil

Recommended Posts

há 4 horas, Luís Cardoso disse:

Fazia-te falta mais 3 ou 4 pedras 😉

Nota-se evolução nos trabalhos Ricardo.

Parabens

Fez mesmo muita falta. Era o que havia e era igual para todos. Mas mais umas pedras e compunha-se de outra maneira. 

Abraço Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Ricardo Alexandre disse:

Estamos sempre aprender e eu ainda tenho muito que aprender neste hobby 

Estou para ver a evolução 👌

Ricardo, não quero ser eu a dar-te as más notícias, mas... 

 

Aqui, neste post, não aprendes nada 😂

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Então Gil já fizeste as pazes com a OTIS?

Infelizmente soube pela CMTV que tinhas metido um processo contra eles em tribunal... Conta com a nossa força, foi o elevador que se mandou para cima do aquário num acto de ódio e raiva!

 

Por falar em aquário, como que isso está? Infelizmente a CMTV não se debruça muito sobre as vitimas, prefere perguntar à aldeia inteira, por isso estamos sem saber de nada!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 Boas, grande aventura mas no fim tudo acabou bem. 

Gosto do layout conseguido, as pedras são muito bonitas, sim senhor, também gosto da disposição dos troncos, aqui é ali, acho também piada ao declive que fizeste, o caminho a desembocar cá em baixo. 

O que deste toa realmente no lado direito é sim a Eleochris, chama demasiado à atenção e daí o ponto fucal perde-se um pouco, daí que realmente concordo contigo, tens de achar uma solução, qual, não te sei indicar, nem devo porque também vai do que tens ideia fazer. 

A acompanhar com maus atenção espero, a partir de agora, vou deixando esta nota nota em todos os tópicos para garantir algum compromisso da minha parte... 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gil, estás forte!! Bem melhor do que o nosso querido Benfica.
Em geral gostei da maioria dos trabalhos que te vi fazer, mas acho que este é o meu preferido. Muito bom, mesmo!
Só uma correção! Data da montagem 2018??


Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá Rapaziada. 

Começo por vos pedir desculpa pela falta de feedback, mas para compensar seguem dois episódios hoje. Há muito para contar. 🙂

 

3º Episódio - O Zezinando mete nojo

 

Chegaram tarde, mas chegaram. E quando chegaram, chegaram em força. Chegaram em força, e eu não quis saber... 

O resultado é claramente o previsível. Numa altura que andava mais distante do aquário, apareceram as Diatomáceas. Não são algas difíceis de remover, são previsíveis e fazem parte da família.

Era necessário ir fazendo umas TPAs, ir aspirando, colocar uns ottos, e esperar. Nada mais do que isso. Ao fim de 24/48 horas o problema normalmente resolve-se, consoante a equipa de limpeza que inserimos. O que é que eu fiz? NADA! 

Aquilo que se resolvia rápido, aqui em casa demorou 2 semanas😂. Com uma escova de dentes removia alguma coisa, retirava um pouco de água e pouco mais. Como é obvio, as coisas não se resolvem assim.

 

large.IMG-20191113-WA0037.jpg

 

large.IMG-20191113-WA0035.jpg

 

large.IMG-20191113-WA0029.jpg

 

As fotos não foram tiradas na altura critica. Para terem ideia, houve um período de tempo que não via plantas ou mesmo o vidro de trás. Quem conhece as Diatomáceas sabe que parecem uma gosma nojenta. Quando tocamos nelas com algo áspero, aquilo puxa-se, mas temos de ter mesmo ao lado a mangueira da TPA com o filtro desligado, a fim de não se espalhar ainda mais. 

Estas fotos foram retiradas logo no inicio.

 

Como é que o problema se resolveu?

Fácil, arregaça-se as mãos e ponto final. Segui para as Soluções Aquáticas e fui buscar 6 ottocinclus. Trouxe também 3 Japónicas, que o Ivo gentilmente tirou de um aquário porque não tinha disponíveis para venda. Juntei a mais 3 Japónicas que fui buscar à Zanclus.

Com 6 ottos, e com 6 Japónicas, com uma limpeza em condições ao fim do dia, o problema resolveu-se em 12 horas. No dia seguinte, nenhum vestígio de algas, nem nos dias seguintes. Tudo completamente resolvido aquário limpo e saudável.

Não queria deixar de falar da loja Soluções Aquáticas. Nunca lá tinha estado, nem tinha qualquer expectativa a cerca dela. Nem positiva, nem negativa. Num sábado de manhã, quando arranquei para ir lá, fiz quase 80 km porque gosto de conhecer fisicamente as lojas antes de encomendar vivos online. Entrei, vi o que quis e gostei do que encontrei. Quem vai à espera de ver uma galeria, esqueçam. Tem aquários bem montados, um do Filipe Oliveira fantástico, tem as coisas organizadas, tem diversidade nas plantas, e uma grande bateria de vivos. Tem bom aconselhamento atrás do balcão e muita simpatia. Para mim é difícil lá voltar porque é longe e não gosto de comprar as coisas online. Se morasse na margem sul, seria uma das minhas lojas de referência. Saí da loja de satisfação plena, e ficou a ser mais uma loja que passei a gostar muito. Começamos a estar melhor servidos em termos de scaping com estas lojas que vão aparecendo ao longo dos anos. Aquaeden, Zanclus, Soluções Aquáticas, etc... 

Gostei!

 

 

 

 

 

4º Episódio - O Zezinando mudou a cara 

 

Ao fim de algum tempo a marinar, lá ficaram a nu as fraquezas do layout. 

As plantas não eram as melhores em alguns locais e a piorar isso, no dia, plantei coisas que nem imaginava o que eram. 😄

Julguei que era tudo 'Montecarlo', mas em muitos sítios era mesmo HM... Como quando estão pequenas, as folhas são parecidas e até a própria cor, quando o @Tozé Nunesno dia da montagem tentava despachar alguns potes, eu aceitei umas a pensar que eram outras. A coboiada era evidente...

Do lado direito, a parte que menos gosto, afinal nem vou mexer porque está lá HM, e vou resolver a questão com a poda na HM. Será ela que vai dar volume ali...

na parte central, tive de arrancar muita HM e plantar nova 'Montecarlo'. Em principio haverá tempo suficiente para fechar o tapete para a foto. Introduziram-se duas novas plantas. Tentem identificar quais foram, que não é assim tão difícil 😛

O caminho central, começa a ficar definido e sempre disse que não era preocupação. Quando as duas margens tiverem bem solidificadas com a flora, basta preencher o espaço com a areia. Na foto fica à mostra as tiras de película que estão a segura a areia. Nos próximos dias, quando fizer a manutenção, tiro uma foto já sem os equipamentos para vermos já um projecto de como ficará na foto final. 

Aquilo que planeei no inicio, de forma a não dar trabalho, tem-se concretizado plenamente. Nunca tive um aquário que me exigisse tão pouco. Fertilizo com uma bombada de micros e macros do fertilizante da Trópica dia sim dia não. Foi o fertilizante que arranjei cá por casa, e que nem sabia o que fazer com ele. Vamos ver se chega até ao fim.

Mais tarde postarei outras fotos melhores do aquário, mas ficam agora com uma ideia de como ele está...

 

large.IMG_20191217_221902.jpg

 

Editado por Ricardo Gil
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais