Tiago Prisal

Ajuda em criação de aquário plantado

Recommended Posts

Olá

 

Já a alguns anos que ando para criar um novo aquário visto que quando era mais novo tive um pequeno com um peixinho dourado, recentemente deram-me um aquário de 60*30*30 de 54 litros  mas tenho algumas dúvidas em relação a que substrato devo utilizar. A minha ideia era por alguns guppys tetra neon e um limpa fundos, desculpem não saber corretamente os nomes das espécies que quero por, penso criar o aquario com

Setup - Aquário de água doce:

 

1 - Nome do Aquário

2 - Data da montagem

3 - Dimensões do aquário 
60*30*30
3.1 - Volumes bruto e útil
54 litros/ talvez uns 48 litros
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Eheim liberty 200
4.2 - Termostato
100w 
4.3 - Iluminação/Foto-período
LED 25 w /8 horas
4.4 - Sistema de CO2
não
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil
JBL AquaBasic Plus
5.2 - Substrato inerte
JBL Manado
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)
Troncos e algumas pedras neutras

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 - Fauna
7.1 - Guppy ( 2 machos e 6 fêmeas)
7.2 - tetra Neon (2 machos 4 fêmeas)
7.3- 1 limpa fundos
...

8 - Plantas
8.1 -Gostava que me ajudassem a escolher plantas para iniciar
 
Gostava da vossa opinião neste inicio e muito obrigado a todos
 
Tiago Prisal
Edited by Tiago Prisal

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem vindo Tiago.

Parabéns pelo novo aquário e bem vindo ao vicio.

Por aquilo que referes estás a fazer tudo ok, com boa escolha de material. É só arranjares um layout que gostes plantares e deixares a ciclar.

Para esse aquário e n tendo CO2 eu apostava em plantas de baixa manutenção, podia-te referir várias mas aconselho-te a passares no site da tropica ( tropica.com) e veres por ti proprio. Eles tem uma secção de plantas de baixa manutenção.

Quanto à fertilização dado que vais fertilizar uma a duas vezes por semana, tb te aconselhava fertilizantes de compra. Macronutrientes e micronutrientes em separado. Existem várias marcas é só escolher tendo isto em atenção.

Quanto à fauna tinha o cuidado de escolhar "limpa fundo" que n crecescem muito. Umas corydoras são engraçadas e um conjunto de 5 ja dão um ar da sua graça.

Vai dando noticias e deixando umas fotos.

Abraço

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado pela ajuda, vou ver se na próxima semana tenho tempo de começar a montar o aqua e tentar usar água da TPA de um amigo meu para dar uma ajudinha na ciclagem o que me dizes quanto a isso?

Obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

N há problema nisso..mas espera umas semanas, n tenhas pressa e vais ver q vale apena.

Monta as coisas com calma. Mete o substrato e "brinca" com o layout até ficares satiafeito.

Enche só com as plantas plantadas.Quantas mais melhor.N esquecer q é um biotopo e tem de ser capaz de sustentar vida.

Vai inserindo umas fotos para o pessoal te poder ir dando umas dicas.

Opinião pessoal eu n misturava neons com guppies. São peixes diferentes q não "jogam" ou só peixes viviparos ou só oviparos.

Se tirares os gupies podes ter cerca de 20 a 25 neons que dá um outro impacto visual.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas  Tiago Prisal

Bem vindo novamente,para te facilitar a escolha das plantas deixo-te aqui para veres, https://tropica.com/en/plants/ e escolheres plantas de baixa manutenção,como já disse o Fasco Ferreira,faz tudo com muita calma,não tenhas pressas,porque a pressa vai refletir-se na morte de peixes,e na tua carteira.

Cump: Álvaro Silva

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Tiago

Então como estamos de aquário,esta tudo montado,ou ainda não ?

Cump: Álvaro Silva

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde

O Aqua já está com o layout montado e plantado esteve a ciclar até a semana passada, eu queria esperar mais tempo para fazer os 40 dias de ciclagem mas a minha mãe chegou me a casa com um guppy, tive de o meter no Aqua e ele adaptou se bem esperei uma semana e ontem comprei mais quatro para ele não se sentir sozinho. Está semana vou tentar comprar mais fêmeas que só tenho duas mas eram as únicas que havia na loja.

Muito obrigado pela ajuda, vou tentar meter fotos para poderem ver como está.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Tiago

Não te podes esquecer que Guppys a terem crias e pior que coelhos,pois dentro de pouco tempo vais ter muitos mais,se bem que as fêmeas,e os outros Guppys se conseguirem apanhar os pequenos comenos,mas há-de haver sempre alguns que vão escapar,isto se houver muitas plantas,ou musgos onde eles se possam esconder.

Cump: Álvaro Silva

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Álvaro

O aquario ainda não tem as plantas muito grandes o que não providencia muitos esconderijos para os peixes que nascerem, vou tentar meter fotos para verem como está e darem-me algumas opiniões.

Obrigado 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Tiago

Esse tronco esta mesmo a pedir um musgo ai colado,e uma Anubia,ou Buces,de facto o aquário tem poucas plantas.

 

Cump : Álvaro Silva

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda estou a tentar arranjar musgos aqui pelo norte mas está complicado, espero conseguir arranjar para melhorar o Aqua obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem, não sei se 25W de led é suficiente, mas acho que podes e deves começar pelo mais fácil! Parece-me que está no início desta descoberta e verás que é um mundo maravilhoso!)

As plantas que aí tens eu deixava exatamente no sítio onde estão (até ver), no entanto essas que se resumem apenas a uma folha seriam para esquecer. (sobretudo essas tristes de folha redonda, amarelas e cheias de buracos que estão muito debilitadas). Folhas isoladas não são plantas, são projetos de plantas que são úteis para quem já as sabe fazer crescer.

Se em cima desse tronco colocares um MICROSORUM PTEROPUS ´PETITE´ e à volta (em baixo) colocares uns MICROSORUM PTEROPUS ´TRIDENT´ (basta um, que dá para dividir e espalhar), ficas com uma "ilha verde" exuberante e pouco exigente. (atenção, são plantas epífetas, logo não podem ter os caules enterrados mas apenas amarrados ao tronco por exemplo com um fio de pesca).

Depois precisas de algumas plantas lá atrás para equilibrar o "ramalhete"... Eu tentaria com umas SAGITTARIA SUBULATA... (em princípio crescem pouco em altura, mas de vez em quando dá-lhes um "amoke" e crescem bastante, por isso eu as colocaria atrás.

Se tudo estiver a crescer convenientemente, mais tarde terás de pensar numa solução para a frente, mas por enquanto ficaria por aqui para ver como é que elas reagem com essa luz. (o HELANTHIUM TENELLUM poderia combinar muito bem à frente das outras e é também pouco exigente).

Mas ao colocares plantas tens de começar a pensar num plano de fertilização. Procura por aqui pelo fórum que tens imensa matéria para ler. Com as plantas que eu sugiro não precisas de uma fertilização muito forte e tens margem para erros, contudo se não as alimentares elas morrem! (afinal de contas não são apenas decoração, são seres vivos).

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado pelos conselhos que me têm dado, têm sido muito úteis para conseguir melhorar o meu Aqua, esta semana vou tentar meter mais fotos depois da limpeza

obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho tido problemas com algas no aquário, são algas verdes escuras quase pretas, infelizmente não consigo tirar fotos agora que o meu telemóvel foi para arranjar, elas ficam agarradas as folhas das plantas e aos vidros, as folhas deixaram de ser verdes e ficam todas escuras e vê-se filamentos de algas e no fundo o substrato também fica com tufos de algas, o que poderei fazer para me livrar desta praga? Também me têm morrido alguns guppys, obrigado pela ajuda e boas festas

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Tiago

Como estas com problemas com algas aqui vai para veres quais são,e as causas,ora vê aqui,https://www.greenaqua.hu/en/alga-tajekoztato espero que consigas resolver,Bom Fim de Ano

Cumprimentos   

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Álvaro, Muito obrigado pela ajuda, penso ser a alga preta de pincel BBA, alguma vez lidou com este problema? visto ser uma alga muito difícil de combater gostava de saber o ponto mais favorável por onde começar a tentar elimina-la, mesmo depois de fazer uma boa limpeza no aquário ela reaparece no espaço de dois a três dias visto que é impossível elimina-la por completo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas 

Se queres que te diga eu sei o quanto e difícil combater essa alga,eu uma vez tive e comecei por colocar água oxigenada em cima dela com uma seringa,mas ás tantas já era tanta que ate o areão tinha que resolvi desmanchar o aquário,limpar rochas muito bem,e os cantos do aquário,e começar com novo substrato,so nuca desliguei o filtro sempre a trabalhar numa caixa com água do aquário que eu retirei mas que teve que passar por um pano para não ir esporos da alga, qualquer das maneira terás que ver quais as causas delas aparecerem,e esperares por mais opiniões de quem já a tenha combatido com sucesso.

Cumprimentos 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ela começou a aparecer mais a cerca de um mês quando comecei a fertilizar o aquário uma vez por mês, agora já esta em todas as folhas das plantas, vidro, tronco, pedras e no filtro, tanto no tubo de entrada como nas bocas de saída, comecei agora a meter a manta de lã de vidro da sera no filtro e a limpa-lo de 2 em 2 dias a ver se consigo combater alguma coisa, amanha vou dar uma poda drástica nas plantas e tirar todas as folhas que estejam cheias de algas.

Obrigado pela ajuda, ao fazer esse procedimento que referiu onde colocou os peixes?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na caixa de plástico de 70 litros,com água que tirei do aquário,mas só foi por dois dias,porque tive que deixar as pedras de um dia para o outro em água oxigenada,para depois esfregar bem as pedras e ainda as fervi.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Tiago 

Bom Ano Novo,então como estas de algas,tens conseguido dar cabo delas?

 

Cumprimentos 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Álvaro

Bom Ano, sim fiz uma limpeza a fundo, retirei todas as plantas, limpei-as folha a folha em varias aguas para tentar tirar o máximo de esporos, retirei algum substrato que estava com mais algas e limpei os vidros e filtros exaustivamente, depois comprei um comedor de algas siamês e faz amanha uma semana desde que o limpei e ainda não apareceu mais nada.

Obrigado pela ajuda que me tem dado

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas

Ótimo isso e que se quer,espero que tenhas conseguido exterminar essa praga.  😀

 

Cumprimentos  

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando tiver o meu telemóvel de volta ponho umas fotografias para poderem dar me algumas opiniões quanto ao estado do aquário

Mais uma vez obrigado 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now