• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
Sign in to follow this  
Gonçalo84

Em que período que se deve fertilizar?

Recommended Posts

Boas

Tenho uma pequena dúvida em que peço a vossa opinião.

Como o título indica qual deve ser o período em que devemos fertilizar?

Ou seja, antes, durante ou depois do foto período? Ou é indiferente? Já li antes, depois, os micros antes, os macros depois etc...

E já agora, a título de curiosidade, porque se deve dar num dia micros e noutro macros?

Abraço

Edited by Gonçalo84

boas,

o ideal será fertilizar sempre antes de as luzes acenderem, assim a comidinha estará disponível para as plantinhas, juntamente com o CO2 e a LUZ biggrin.png' alt=':biggn:'>

se fertilizares a meio do fotoperíodo vai sobrar um bocado de paparoca para o dia seguinte, o que também não é grave, convém essencialmente que seja sempre por volta da mesma hora

abraço,

• Upvote 1

Boas

(...)

E já agora, a título de curiosidade, porque se deve dar num dia micros e noutro macros?

Abraço

Acrescentando ao que o António (Mestre da Fertilização) disse e respondendo a tua questão, Macros num dia e Micros noutro não quer dizer que as plantas num dia alimentam-se de uns e noutro dia de outros, a ideia é manter os níveis presentes para o consumo regular sem grandes oscilações e a alternância entre Micros e Macros prende-se com eventuais reacções entre o Fosfato dos Macros e o Ferro dos Micros. Isto durante a adição pois eles vão estar presentes na água em simultâneo e o ferro é quelado...

Eu adiciono todos os dias tudo, Micros e Macros. Como uso bomba doseadora o que faço é separar por mais de uma hora a adição dos Macros e depois os Micros, mas lá está, não tenho de estar em casa para o fazer é automático... dai o sistema de dias alternados facilitar para quem tem de dosear à mão ;)

Mas também há soluções com tudo junto, adicionando Ácido Ascórbico se não estou em erro, mas o António confirma ;)

Abraço

boas,

o ideal será fertilizar sempre antes de as luzes acenderem, assim a comidinha estará disponível para as plantinhas, juntamente com o CO2 e a LUZ biggrin.png' alt=':biggn:'>

se fertilizares a meio do fotoperíodo vai sobrar um bocado de paparoca para o dia seguinte, o que também não é grave, convém essencialmente que seja sempre por volta da mesma hora

abraço,

Boas

Acrescentando ao que o António (Mestre da Fertilização) disse e respondendo a tua questão, Macros num dia e Micros noutro não quer dizer que as plantas num dia alimentam-se de uns e noutro dia de outros, a ideia é manter os níveis presentes para o consumo regular sem grandes oscilações e a alternância entre Micros e Macros prende-se com eventuais reacções entre o Fosfato dos Macros e o Ferro dos Micros. Isto durante a adição pois eles vão estar presentes na água em simultâneo e o ferro é quelado...

Eu adiciono todos os dias tudo, Micros e Macros. Como uso bomba doseadora o que faço é separar por mais de uma hora a adição dos Macros e depois os Micros, mas lá está, não tenho de estar em casa para o fazer é automático... dai o sistema de dias alternados facilitar para quem tem de dosear à mão ;)

Mas também há soluções com tudo junto, adicionando Ácido Ascórbico se não estou em erro, mas o António confirma ;)

Abraço

:thumbup3: Boas explicações. É sempre bom aprender com os mestres ;)

• Upvote 1

boas,

sim, também se pode fertilizar com tudo ao mesmo tempo, a chamada solução "tudo em um", nesse caso, além dos micros e macros, convém adicionar sorbato de potássio, para ajudar na conservação da solução, evita a criação de bolor e ácido ascórbico (vitamina C) para baixar o pH da solução, para que não haja uma reacção entre o fosfato das macros com o ferro das micros que iria originar fosfato de ferro, que turva a água do aquário e é inútil para as plantas aquáticas.

cumps,

• Upvote 1

Bom dia,

Complementando, simplificando e um pouco de história.

Sorbato de potássio tambem vem do acido ascorbico. É efectivamente um conservante. Essa é a sua função.

Acido ascorbico é um nome que vem de uma doença. Escorbuto. Descobriu-se que as laranjas proprietarias deste acido ajudavam na eliminação desta doença dos marinheiros em alto mar. Daí o nome. Aplicam o acido ascórbico com o objectivo de impedir que os sais oxidem. É esta a função do Acido: Antioxidante.

O motivo de dizerem para não adicionar os sais todos juntos:

Este conceito cientifico deriva da medicina aplicada a humanos na ingestão do ferro.

Tal como referido o ferro forma quelatos e descobriram que desse modo diminuía a absorção de outros quimicos por parte do organismo. Cientificamente comprovado.

Na medicina e em função destas interações do ferro com outros fármacos deve-se cumprir sempre um longo periodo de intervalo entre a ingestão de ferro e de outros medicamentos.

Daí a adaptarem isto à solução da Ei foi um instante. E depois lá andam as corrente da WEB a perpetuarem estas coisas.

Já li até de alguns utilizadores que colocam a Ei no frigorifico.. ao ponto que isto chega. Desde que não exposta a SOL como qualquer garrafa de água é quanto basta. Agarrem lá numa garrafa de Luso ou outra marcar qualquer e vejam lá se tem antioxidante ou conservantes. (?) E a agua tem potássio, Fe, calcio, magnésio, etc.

As soluções "All In one" existem e não levam nada desses compostos.

Abaixo o certificado internacional da análise laboratorial aos fertilizantes da Tropica. Tambem tenho o da ADA brighty K e Special.

Em nenhum dos fertilizantes foi laboratorialmente reconhecido qualquer montante de antioxidantes ou conservantes.

Portanto não me levem a mal este parentesis na vossa salutar abordagem mas a solução "Ei" é apenas NPK. E mesmo o K só entra na solução dependendo da quantidade de Nitrato de Potássio (KNO3) que vão adicionar porque este já tem K e normalmente cobre as necessidades do aquario.

Em separado será:

Macros = KNO3 + KH2PO4 + MGSO4.

Atenção às quantidades adicionadas pois existirá precipitação. Para uma garrafa de 500 ML não deverão adicionar mais de 40 Gr. de KNO3. Senão os outros sais não vão diluir e sim depositar no fundo.

Micros vulgo Trace= FE e oligoelementos.

Analysis%20Certificate%20liquid%20fertil

Bem haja a todos,

...Para uma garrafa de 500 ML não deverão adicionar mais de 40 Gr. de KNO3. Senão os outros sais não vão diluir e sim depositar no fundo....

boas,

deve haver algo errado com essas contas..., a minha receita de macros leva 40 grs de KNO3 + 5 grs de KH2PO4 + 40 grs de KCl e diluo tudo em 250 ml de água sem que se verifique qualquer depósito, depois de agitado bem, está claro.

é só comprovarem.

cumps,

Edited by A. Ferreira
rectificar KH2SO4 para KH2PO4
  • Upvote 1

Sign in to follow this