Temperaturas de Aquários de Discos


Nuno Prazeres

A que temperatura procura manter o seu aquário de discos?  

58 votos

  1. 1.

    • 25
      1
    • 26
      1
    • 27
      2
    • 28
      10
    • 29
      19
    • 30
      18
    • 31
      7


Recommended Posts

Relativamente a este tema, existe uma noção generalizante que se devem utilizar temperaturas próximas de 28/30 graus. No entanto, tem-se assistido ao publicar de opiniões contraditórias que apontam noutros sentidos.

 

Penso que seria interessante ter-se uma ideia da prática dos discofilistas portugueses e todas as opiniões serão sem dúvida enriquecedoras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

interessante, interessante, era alguem ( os os colegas aquariofilistas brasileiros, ou algum membro que se desloco ao amazonas, e sie que ja houve umas quantas pessoas daqui que ja la estiveram, pq o chegaram a comentar aqui ) que medisse a temperatura da agua de lá. em vez de se saber o que o pessoal faz, ficava-se a saber como é mm na natureza.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Este tema da temperatura de manutenção para “Discus”, não é um assunto assim tão simples, pois existem “discus”, na natureza a viverem em Habitats muito diferentes e o Amazonas é muito grande, tipo Bacia do Amazonas + - a área da Europa.

Há artigos publicados sobre “Discus” em que mencionam grandes amplitudes térmicas suportadas por algumas variedades de “Discus”, na natureza.

Eu já mantive um casal de Discus num aquário que atingia os 28-30ºC durante o dia e de madrugada rondava os 23-24ºC, é claro que não fiz de propósito mas aconteceu devido a uma avaria no termóstato, e só dei conta do sucedido quando eles desovaram e eu comecei a controlar os parâmetros do aquário. É claro que os ovos não vingaram, mas eles não sofreram quaisquer tipo de problema por causa disso.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

durante o inverno tb ja vi discus que o termo estado deu o berro durante a noite e a agua desceu para os 22 graus. os peixes n sofreram grande coisa com isso, e continuavam a mostrar-se avidos por comida.

por isso será que um aqua de discus se quer a uma temperatura tao alta como 29/30 graus como mta gente diz? n quer dizer que no habitta deles essas temperaturas n se atinjam, mas será que eles estam sempre a essa temperatura? ou será que uns 27 graus por exemplo, sejam mais amenos para eles?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem la mas pronto, lá vou eu contra tudo e todos. Porque é que se usam temperaturas elevadissimas? Temperatura elevada = metabolismo peixes mais acelerado = envelhecimento + rápido dos peixes. Tou errado ?

 

:?

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Zanito

Estás certíssimo, eu mantenho os meus Discus a 25ºC, eu só os ponho a 28-29ºC para criarem . Os juvenis devem estar a temperaturas superiores a 28ºC para crescerem normalmente, temperaturas mais baixas atrofiam o crescimento dos juvenis.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu tento :? manter os meus a 28º.

Às vezes as temperaturas atingem valores mais altos (30º/31º) principalmente no Verão. Ainda por cima o aquário é tapado, tem os vidros grossos e os balastros/lâmpadas estão por baixo das tampas.

 

durante o inverno também (palavra corrigida) ja vi discus que o termo estado deu o berro durante a noite e a agua desceu para os 22 graus. os peixes n sofreram grande coisa com isso, e continuavam a mostrar-se avidos por comida.
Eu já mantive um casal de Discus num aquário que atingia os 28-30ºC durante o dia e de madrugada rondava os 23-24ºC, é claro que não fiz de propósito mas aconteceu devido a uma avaria no termóstato

Também já me aconteceu... mas são situações pontuais.

Se os peixes estiverem bastante tempo numa temperatura tão baixa os problemas vão de aparecer, de certeza.

 

e só dei conta do sucedido quando eles desovaram e eu comecei a controlar os parâmetros do aquário.

Um dos truques para provocar a desova é a variação de temperatura. As trocas de água também estimulam o casal a desovar.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
desculpem la mas pronto, lá vou eu contra tudo e todos. Porque é que se usam temperaturas elevadissimas? Temperatura elevada = metabolismo peixes mais acelerado = envelhecimento  + rápido dos peixes. Tou errado ?

 

cheers

 

Viva Zanito, o que reportas está certo, no entanto tem que ser adicionada outra variável á tua equação, ou seja o factor doenças, que como sabes as temperaturas baixas são mais favoráveis ao aparecimento das mesmas, daí por vezes aumentar estas.

 

Também ter em conta que em muitas partes do Amazonas e seus afluentes têm temperaturas bem acima dos 25ºc normalmente utilizados nos "aquas"

Salvem a Natureza, Reciclem

 

www.pandadosmares.net

 

Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ouço com alguma frequência que quanto mais alta for a temperatura ( dentro do razoavel ), maior vai ser o ritmo de crescimento e reprodução dos peixes. Nunca testei a veracidade mas que influencia a reprodução, lá isso influencia.

Pedro Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom pessoal, dou a minha opinião sobre o assunto.

no caso dos discus e de outras espécies amazonicas, acho que também se deve levar em conta que no clima tropical amazônico chove muito especialmente no verão, o que causa um tipo de variação térmica abaixando a temperatura, aproximando-se aos 5 ou 6 graus de variação, propiciando a desova, o fato é que no verão há abundância de alimentos, logo é a época mais propícia ao acasalamento, o que acham?

há uma luz no fim do túnel a não ser que esteja apagada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Eu pessoalmente nunca estive na Amazónia, mas conheço algmas pessoas que já lá estiveram, entre elas alguns criadores de Discus Nacionais e Internacionais.

O que vos posso dizer em relação ao rio é que ele nasce no Peru e desagua no Brasil, tem 6868 km de extensão e mais de 1000 afluentes a sua bacia tem cerca de 7 milhões de Km2, na época das cheias em determinados locais tem mais de 40km de largura e os Discus não existem só no Brasil mas em grande parte da sua extensão, quanto ás cheias elas ocorrem entre Dezembro e Junho, a seca entre Julho e Novembro.

Aconselho a quem queira medir a temperatura do Amazonas que tire pelo menos 1 ou 2 meses de férias.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A grande maioria dos discus comercializados são reproduzidos em cativeiro e nunca estiveram na Amazonia, nem eles, nem os pais e assim sucessivamente .. os criadores usam 28/30 ºC .. partindo deste pressuposto o estudo da temperatura das aguas do Amazonas deixa de fazer sentido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A grande maioria dos discus comercializados são reproduzidos em cativeiro e nunca estiveram na Amazonia, nem eles, nem os pais e assim sucessivamente .. os criadores usam 28/30 ºC .. partindo deste pressuposto o estudo da temperatura das aguas do Amazonas deixa de fazer sentido

 

Acho que não tens razão pois tás a confundir habituação com adaptação. Os animais estão bem adaptados a viver nos seus habitats. Adaptação esta que leva milhares de anos e que é chamada por evolução.

Não é porque os peixes são criados há 50 anos em certas condições que eles passam a a viver melhor nestas.

 

O que acontece é que todos os animais possuem um ponto óptimo na temperatura, salinidade, dureza etc... mas os seus limites de sobrevivência são, na maior parte das espécies, bem largos.

Quer isto dizer que se opr exemplo o optimo for 28ºC, não é por estar a 22 que o peixe vai morrer. Concerteza que nos Amazonas existem alterações consideráveis da temperatura ao longo do ano, de local para local, em diferentes profundidades etc.

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu mantenho os meus a 28º.

 

Como o pessoal quer saber as temperaturas vou dar algumas espalhadas pela amazónia...

 

LOCAL,DATA,HORA,TEMP

 

Rio Trombetas, 2510, 14:50 Temp:31º 05:20 Temp:30º

 

Rio Abacaxis, 1210 ,11:30 Temp:32º

 

Rio Urubu, 1210, 14:00 temp 31,6º

 

Montante Rio Negro, 1710, 06:45 temp: 27,1º

 

Tributários do Rio Negro sistema central

Xeruni 27,9º

Jufaris 26º

Araça 25º

Itú 27,5º

Adujá 26,0º

Padaueri 27º

 

Rio Negro sistema tributários a montante

Cuiuni 30º

Curicuriari 26,5º

Uaupés 28,2

 

Lago Manacapuru 310, 07:00 temp 29º

Lago Beruri (rio Purus) 310, 15:00: 31,3º

 

Rio Tefe711, 20:30 31º

Lago tefe 710, 11:30, 29º

Lago tefe principio, foz do rio solimões 710, 09:25 30,1º

 

Estes são todos locais onde existem as varias espécies nativas de Discos

Façam a vossa interpretação.

 

Dados

Adventures with Discus Hans J. Mayland

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Martins,

 

Ninguem referiu que os peixes não se adaptam a diferentes temperaturas e nem tão pouco qual seria a temperatura ideal para os mesmos ( natureza ou cativeiro ).

Agora, se o criador tem um sistema montado entre os 28/30 ºC não faz sentido, eu como comprador, montar um aquario com 25 ou 26. O peixe nasceu a 29, cresceu a 29 e foi vendido a 29 .. será o mesmo que dizer que ele não conhece outra temperatura que não os 29, mas isto não quer dizer que ele não se adapte a diferentes temperaturas. Adaptar-se até se adapta, mas a pergunta que deixo no ar vai no sentido de averigurar se faz sentido estar a fazer experiencias com diferentes variaveis, sabendo de antemão, que para uma correcta adaptação devemos seguir determinadas indicações cedidas pelo vendedor. Seja quem for o comprador não irá concerteza colocar em risco a sua mercadoria ao tentar averiguar se o peixe se adapta ou não a diferentes temperaturas ou diferentes parametros.

No que diz repeito a habituação e adaptção, encaro isso como meras questoes teoricas.. diferentes termos que na pratica não têm o mesmo significado. Esta questão agrava-se ainda mais, uma vez que estamos a falar de peixes que já se encontram totalmente modificados geneticamente em comparação com os seus congeneres dos rios.

Para mim não faz sentido comparar um red melon ou um blue diamond long fin com um congenere selvagem.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais