O MEU PRIMEIRO PROJECTO


Rute Moreno

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou a iniciar o meu primeiro projecto mas preciso da vossa ajuda!

O meu aquário tem 122 cm comprimento, 28 cm largura e 43 cm altura e é o que vêm na foto abaixo:

20161004_132615.jpg

Tenho um filtro exterior:

20161004_132819.jpg

Termostato:

20161004_132909.jpg


Bomba de CO2 (Aqui peço desculpa, o meu namorado comprou isto mas não sei bem para que serve!)

20161004_132656.jpg



Comprámos substrato e areia para colocar no aquário. Disseram para colocarmos o substrato apenas até meio e colocar em forma de rampa, é assim mesmo?

20161004_132426.jpg

20161004_132539.jpg

Agora quero montar o aquário e iniciar o ciclo de azoto mas ainda não percebi, tenho de colocar antes as plantas não é? Queremos colocar naturais mas aqui perto não se vende, temos de comprar online. Podem ajudar-me?




Em relação à iluminação, tenho duas fitas LED, com 1m cada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vamos por partes:

 

Aqua de 150L ok

 

Filtro ok

 

Termostato ok

 

Isso é uma bomba de ar, não de co2. Não precisas disso para nada! Tenta devolver.

 

O substrato fértil é para meter mais ou menos 1 cm de altura em todo o fundo. Depois cobres com areia de modo a ficar uns 3cm à frente e uns 8 atrás, porque dá um efeito de profundidade.

 

Podes colocar as plantas a qualquer altura, mas se for logo ao principio melhor. E podes encomendar pela net por exemplo aqui: http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_category=3&controller=category

 

Em relação à iluminação já se vê mais à frente. Porque vai depender do aqua que quiseres.

 

Vai vendo aqui os tópicos da malta do forum para ver o que eles fazem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vamos por partes:

 

Aqua de 150L ok

 

Filtro ok

 

Termostato ok

 

Isso é uma bomba de ar, não de co2. Não precisas disso para nada! Tenta devolver.

 

O substrato fértil é para meter mais ou menos 1 cm de altura em todo o fundo. Depois cobres com areia de modo a ficar uns 3cm à frente e uns 8 atrás, porque dá um efeito de profundidade.

 

Podes colocar as plantas a qualquer altura, mas se for logo ao principio melhor. E podes encomendar pela net por exemplo aqui: http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_category=3&controller=category

 

Em relação à iluminação já se vê mais à frente. Porque vai depender do aqua que quiseres.

 

Vai vendo aqui os tópicos da malta do forum para ver o que eles fazem.

 

 

Boa tarde,

 

Em relação à iluminação tenho as fitas de LED, dado isso não será melhor adequar o que vou por lá dentro ser para aquele tipo de luz? ou seja, fazer ao contrario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o setup que tens, compra fetos, anubias, cryptocoryne, plantas para lowtech. Não sei que fitas tens, mas normalmente são fracas, tirando algumas excepções, poderás ter que adaptar a iluminação mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o setup que tens, compra fetos, anubias, cryptocoryne, plantas para lowtech. Não sei que fitas tens, mas normalmente são fracas, tirando algumas excepções, poderás ter que adaptar a iluminação mais tarde.

 

 

Boa tarde,

 

As fitas são estas:

 

20161006_153312.jpg

 

20161006_153351.jpg
Sei que não se vê bem, mas espero que dê uma ideia,
Em relação ao CO2 acha que devo adquirir já ou aguardar?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rute Moreno

 

Acho que como vais fazer um aquário low tech,não

será preciso co2,agora tudo tem a haver com as

plantas que comprares,tens que ver a luz que tens,

acho que podes aguardar o co2 para mais tarde,

com o caminho que o aquário pode chegar.

Boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Rute

 

Já tem uma ideia do que pretende fazer no aquário a nível de decoração? Quer pedras, troncos?

 

E a nível de peixes, tem ideia do que pretende?

 

Quer algo mais plantado, menos? Se disser aquilo que tem em mente torna-se mais fácil a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Tenciono ter pouca decoração e mais plantas naturais. Vou ter troncos.

 

Em relação aos peixes queremos guppies neons e camaroes.

Posso preparar já todo o aquario e montar tudo e por a funcionar e adicionar as plantas na segunda ou terca? (É quando chega a encomenda)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Pela experiência que tenho, eu prefiro montar o hardscape e só depois de todas as plantas estarem colocadas é que encho o aquário e coloco os equipamentos a trabalhar. Torna-se muito mais fácil.

 

A respeito das plantas, o que escolheu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Olhe.. sabe uma coisa?

Sugiro que vá ao Youtube e pesquisa "Aquarium Step by step", e veja com muita calma como se faz uma montagem.

 

Mais que mil palavras vale a visualização com explicação. E quer-me parecer que no seu caso é melhor assim.

 

Depois veja aquarios.. muitos e muitos e defina o que pretende.

 

Regra numero 1 da aquarioflia: Nunca compre nada mas mesmo nada sem consultar quem anda no hobby - Os aquariofilistas não vendedores.

Fale connosco, diga o que pretende e então depois compra. ;)

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Tive um azar e o meu aquário partiu se mas já tenho outro e já está a ciclos. Este é para 190L (100 * 40 * 50)

 

Ficou operacional ontem a noite. Tem 2 anubias e musgo de Java. A próxima compra chega terça feira.

 

Fiz o teste da água deu

 

pH 7.2

KH 10

NO2 0

GH >16

NO3 0

 

Tendo em conta os valores de referência das minhas tiras (será Quick test) o KH é de 5 a 10°dKh e o GH de 6 a 16°dGh.

 

Agora é necessário colocar comida não é? Ou isso é se não houver plantas?

Editado por Rute Moreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rute Moreno

 

Sim coloca um pouco de comida de peixes,dia sim,

dia não,e deixa tudo a trabalhar,o ciclo demora +-

um mês,tudo sempre com muita calma,e tudo correra

bem,força nisso,e boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Rute,

 

Ignore valores de KH e afins. Não vale a pena andar a preocupar-.se com isso pois não tem qualquer relevância.

A nossa água de rede portuguesa serve todos os propósitos de aquariofilia excepção para alguma fauna mais rigorosa.

 

E se as medições têm a ver com alguma preocupação com plantas então pode esquecer mesmo. Tanto lhe dá ter 10 KH como 5 ou 6 ou ter GH qualquer.

 

Esses testes de papel não têm qualquer fiabilidade. Sugiro que nesta fase apenas adquira um teste de Amonia. Mas não um teste qualquer. Recomendo o JBL Nh4 ou Aquili. Para medir amonia estes dois são dos melhores do mercado. A minha escolha? JBL.

 

Faça o raciocionio ao contrario: Ao invés de se preocupar com o surgimento de No3 como indicador de ciclo concluido, compra o teste de Amonia, e assim que tiver um valor aceitavel (risco reduzido) de amonia, sabe que já está nos Nitritos. Já pode adicionar fauna.

 

Rute:

 

Faça uma apresentação detalhada e completa do aquario (apenas sabemos que tem um Eheim Classic 600), pois só assim poderemos contribuir mais assertivamente.

 

O seu aquario actual é de 200 litros, descontando substratos e possivel granulado e rochas que eventualmente colocará diria que fica com uns 160/170 litros reais e esse Eheim 600 é fraco para essa litragem, se a intenção for um plantado com injecção de CO2.

 

Dá se for para ter um aquario com pouca fauna e plantas ditas "Easy" .

 

Cumprimentos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.