Gonçalo84 Posted June 7, 2016 Posted June 7, 2016 Boas malta Tenho um aqua de 100x30x35 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250513&hl= mas não tou contente com o layout e com certos materiais como a areia branca super fina que me anda a estrangular as raízes das plantas (segundo li por aqui algures). E então decidi refazer tudo por completo. E para isso preciso da vossa ajuda. Então aqui vai: Depois de muita pesquisa decidi comprar um filtro externo. Vou optar por um JBL 701 visto que o meu interno já tem 10 anos e é.... interno. Acham que faço bem? aconselham outro? a capacidade é suficiente? tenho neste momento 80L úteis (medi a coluna da água e a parte interior dos vidros) Tenho visto muitos aquários com areão preto, adoro e é o que quero por. A minha dúvida é que substrato põr por baixo. JBL Manado? Ada? Sendo que o meu objectivo é fazer algo parecido com este: O tronco tenho mas se encontrar algum deste género a um preço razoável acho que vou comprar porque o meu está por tratar e não sei onde arranjar uma panela suficientemente grande para o ferver. e enquanto a pedras vou optar por xisto. Por enquanto é só. Agradeço desde já as vossas respostas Gonçalo Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Filipe Sampaio Posted June 7, 2016 Posted June 7, 2016 Boas Gonçalo Em relação ao filtro claro que fazes bem um externo é sempre melhor...quanto ao e701 acho que devias optar pelo e901 pelo menos. O substrato é sempre uma questão de gosto pessoal e principalmente de carteira. Como estás a pensar fazer um plantado deves colocar um fertil, como jbl aquabasis, tropica plant growth por exemplo. O jbl manado é inerte ou seja é para ser colocado por cima do fertil. O teu tronco podes ferver na banheira com agua a ferver ou se der coloca no forno. Boa sorte Cumprimentos
JCarneiro Posted June 8, 2016 Posted June 8, 2016 Também tenho troncos XL em tratamento e é descascar, imersão, limpeza com máquina de pressão e deitar àgua a ferver em cima para matar a bicharada que possa existir.
Gonçalo84 Posted June 8, 2016 Author Posted June 8, 2016 (edited) Boas Gonçalo Em relação ao filtro claro que fazes bem um externo é sempre melhor...quanto ao e701 acho que devias optar pelo e901 pelo menos. O substrato é sempre uma questão de gosto pessoal e principalmente de carteira. Como estás a pensar fazer um plantado deves colocar um fertil, como jbl aquabasis, tropica plant growth por exemplo. O jbl manado é inerte ou seja é para ser colocado por cima do fertil. O teu tronco podes ferver na banheira com agua a ferver ou se der coloca no forno. Boa sorte Cumprimentos Obrigado pela pronta resposta. Sobre o filtro: Segundo as contas (80L x 5 = 400 x 40% de perca = 560L/h) parecia que o e701 (700L/h) chegava e custa 86.50€ na pet4you mas por 11€ mais vale realmente comprar o e901 (900L/h) e então já tenho muita margem de manobra. Mas não será que depois os peixes andem a 'voar' lá dentro? Não terá fluxo a mais? Quanto ao fértil já tive a pesquisar e estou indeciso entre o JBL, o Tropica e Seachem Florite. Fiquei muito impressionado com o Florite neste video http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/seachem-flourite-7-kg.html. Será só marketing e o Tropica faz o mesmo ou isto é mesmo bom? É que é bastante mais caro. Também tenho troncos XL em tratamento e é descascar, imersão, limpeza com máquina de pressão e deitar àgua a ferver em cima para matar a bicharada que possa existir. Pois o meu problema é pô-lo em imersão. Acho que nem na banheira me cabe lol. Logo se verá. Este fim de semana vou à Rolizoo e vejo se têm la algum que me impressione. Edited June 8, 2016 by Gonçalo84 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Bringer Posted June 8, 2016 Posted June 8, 2016 A foto que apresentas tem uma praia. Pretendes assim? Parece que o Fluorite é bom, embora um pouco agressivo para peixes de fundo, no entanto existe uma versão mais fina. Antes de montar o meu, ainda andei a ver o Fluorite, pois é um tudo em um, mas resolvi seguir o método clássico. Não querendo desfazer do Fluorite, e sabendo que a Seachem é uma boa marca, se eu montasse um plantado de novo ía para a ADA, aliás o meu aquário tem ADA Power Sand no fundo. O fértil é Tropica. Em cima é uma confusão de solos 🙂
JCarneiro Posted June 8, 2016 Posted June 8, 2016 E que tal colocar de molho num tanque ou fonte com água corrente?
Filipe Sampaio Posted June 8, 2016 Posted June 8, 2016 (edited) Boas Se achares que tens corrente a mais podes sempre reduzir o caudal. A nível de substrato tenho usado o Jbl aquabasis com bons resultados... Edited June 8, 2016 by Filipe Sampaio
Gonçalo84 Posted June 9, 2016 Author Posted June 9, 2016 Boas Se achares que tens corrente a mais podes sempre reduzir o caudal. A nível de substrato tenho usado o Jbl aquabasis com bons resultados... E pronto já encomendei o e901 .png' alt=':biggn:'> Foi quase 100 paus mas se a namorada pode gastar 500 num telefone eu posso gastar 100 com os meus peixinhos lol. A foto que apresentas tem uma praia. Pretendes assim? Parece que o Fluorite é bom, embora um pouco agressivo para peixes de fundo, no entanto existe uma versão mais fina. Antes de montar o meu, ainda andei a ver o Fluorite, pois é um tudo em um, mas resolvi seguir o método clássico. Não querendo desfazer do Fluorite, e sabendo que a Seachem é uma boa marca, se eu montasse um plantado de novo ía para a ADA, aliás o meu aquário tem ADA Power Sand no fundo. O fértil é Tropica. Em cima é uma confusão de solos Quando estás a falar de praia estás a referir te à areia branca? Se sim jamais! Tenho essa areia super fina e estou farto dela. É a razão para eu estar a fazer a renovação porque as plantas simplesmente não se desenvolvem (não tenho CO2 sem ser Seachem Excel nem pretendo ter porque é muito caro). Quero uma gravilha maior + substrato fertil por baixo para ver se é desta que as plantas melhoram. Tenho é de arranjar um areão preto arredondado por causa das minhas lindas corydoras sterbai. E que tal colocar de molho num tanque ou fonte com água corrente? Tenho um poço fechado na casa da minha mãe e posso pô-lo lá mas a agua está menos boa porque morreu lá uma tartaruga de carapaça mole e depois tenho de o ferver mesmo bem. Mas talvez o faça. Estou ansioso para começar a renovação. Estava para esperar pelas férias de agosto mas não sei se me aguento Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Gonçalo84 Posted June 10, 2016 Author Posted June 10, 2016 Com menos declives, areão mais preto e mais plantas mas sim, tipo isso. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Bringer Posted June 10, 2016 Posted June 10, 2016 Como colocaste uma foto com areia, pensei que quisesses uma área com praia, o resto obviamente com um substrato adequado às plantas. Eu já tive uma parte do meu primeiro aquário com areia e não resultou bem; tinha de estar a picar a areia para libertar gases e mesmo mudando parte de vez em quando, largava um ligeiro cheiro a lodo. Diz que é normal e que não é grave desde que não se deixe acumular muito gás tóxico. Todavia resolvi tirar. Mas também acho que a areia não era grande coisa, pois há muita malta que tem areia nos aquários e dá-se bem.
Gonçalo84 Posted June 12, 2016 Author Posted June 12, 2016 Ora aqui está os meus troncos. O primeiro é o que já tinha e o segundo comprei ontem. Agora tenho de decidir qual uso ou se uso os dois... Os dois têm potencial, mas acho que só na altura da montagem é que vou ver. Já agora uma dúvida: Tenho 12 neons, um garra flavatra, um ancistrus L180, uma guppy fêmea grávida, 3 corydoras sterbai e 12 ou 13 alevinos guppys. Tou a pensar se durante o arranjo do layout eles conseguem viver durante uma caixa de plástico com metade da água do aquário (+/- 40L). Sendo que pretendo ter calma a fazer isto para ficar bem feitinho penso que vou demorar uns 3 ou 4 dias... Quando chegar o filtro novo vou pô-lo a funcionar no aquario em conjunto com este interno para estabelecer a colónia de bactérias e depois do layout feito encho metade com água nova e o resto com a àgua velha. Acham que faço bem ou há alguma maneira melhor? Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Filipe Sampaio Posted June 12, 2016 Posted June 12, 2016 Boas Em principio é isso... Eu tive os meus 3 dias na caixa... Se tiveres umas plantas ou troncos colação também para criar esconderijos... Cumps
Gonçalo84 Posted June 18, 2016 Author Posted June 18, 2016 Tronco no fim de aparado: Tou na dúvida se faço tipo triangular ou tipo ilha com os dois troncos: Comentários aceitam-se Cumprimentos Gonçalo Silva E o filtro já chegou. Tá a ciclar com o interno. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Gonçalo84 Posted July 4, 2016 Author Posted July 4, 2016 O cascalho preto chega esta semana: tem bom aspecto, é de basalto e o tamanho do grão é de 1.4 a 2.8. O fértil vai ser trópica e tenho de o ir buscar talvez ainda esta semana a Leiria. E também estou a pensar em comprar um aquário novo lol. Tive a ver no Paulo Vieira um de 100x40x40 que custa 46€. Bagatelas. Mas ainda lhe vou pedir um orçamento para um 100x45x45 para ter mais profundidade (o atual tem 30 ) O problema maior é a viagem... 3.30h de viagem para cada lado pela autoestrada... Ninguem do norte vem cá abaixo entretanto? lol Também gostava de ter uns lily pipes... mas mais tarde. Ainda custam um bocadinho... E como este aquário vai ser sem tampa vou fazer uma FVM (faça você mesmo) lol Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Filipe Sampaio Posted July 5, 2016 Posted July 5, 2016 O meu com essas medidas com vidro de 10mm ficou por 82 euros na ecoarium
Gonçalo84 Posted July 5, 2016 Author Posted July 5, 2016 O meu com essas medidas com vidro de 10mm ficou por 82 euros na ecoarium Quase o dobro do preço e a viagem é praticamente a mesma Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Filipe Sampaio Posted July 5, 2016 Posted July 5, 2016 Mas ficas a ganhar na qualidade. Fala com eles que eu penso que eles fazem envios..
Gonçalo84 Posted July 5, 2016 Author Posted July 5, 2016 (edited) Vou tentar mas já tou a achar muita nota... 50 paus ainda vá agora 82 + transporte vai dar uns belos 120 se calhar. E se for assim sou posto fora de casa. Que já tenho ouvido muitos "andas a gastar muito dinheiro com isso (dito com voz fininha)!" Edited July 5, 2016 by Gonçalo84 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Filipe Sampaio Posted July 5, 2016 Posted July 5, 2016 Se tiveres que vir buscar não te deve ficar muito mais barato....
Gonçalo84 Posted July 5, 2016 Author Posted July 5, 2016 Pois mas aproveitava para ir bisitar o Porto Mas já pedi agora um orçamento a uma loja das Caldas da Rainha (15km) que os faz por medida. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Gonçalo84 Posted July 5, 2016 Author Posted July 5, 2016 (edited) ___ Edited July 5, 2016 by Gonçalo84 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
AndrePeixoto Posted July 27, 2016 Posted July 27, 2016 Eu também ando a ver esses da maia e como vou lá quas
Gonçalo84 Posted July 27, 2016 Author Posted July 27, 2016 Eu também ando a ver esses da maia e como vou lá quas Em principio vou lá sábado 13 de agosto. Vou mandar fazer um 100x45x50 de 10mm. deve ficar pelos 55€. E aproveito e trago um 60x30x30 (19€!!) para oferecer à minha afilhada. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
AndrePeixoto Posted July 28, 2016 Posted July 28, 2016 Eu também ando a ver esses da maia e como vou lá quase todas as semanas
Recommended Posts