Ramirezi, Betta ou Escalar?


joaopontes

Recommended Posts

Pois bem, gostaria de saber a vossa opinião sobre qual destes peixes ser o melhor para reproduzir.

Os critérios são:

-Facilidade de reprodução

-Bom/Mau progenitor

-Taxa de nascimentos

-E por fim o vosso gosto pessoal

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opinião os escalares.

 

Facilidade de reprodução : Pessoalmente não sei porque os meus ainda não reproduziram mas se consultares o fórum vais ver que é grande.

 

Bom/Mau Progenitor: Os melhores! São ciclídeos e como tal excelentes pais.

 

Taxa de nascimentos: Alta se houver as devidas condições.

 

Claro que isto é só a minha opinião e como adoro escalares não estou propriamante a ser imparcial.

 

De qualquer das maneiras espera pela opinião dos mais experientes!

 

Espero ter ajudado nalguma coisa e boa sorte para a escolha!

 

Cumprimentos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também gosto dos escalares mas é dificil a diferenciação sexual. E embora um acasalamento de escalares encha o aquário de alegria com os filhotes, esse é um obstáculo relevante. Não estou a minimizar a tua opinião, estou apenas a dizer-te as minhas dúvidas/preocupações.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse sentido concordo plenamente contigo. :wink: Apesar de ter 5 escalares não sei quais os machos e as fêmeas. Mas também estes ainda estão a crescer porque quando formarem casais (que já começaram, penso eu) vou ter imensas posturas. :lol: Espera pela opinião dos mais experientes, principalmente nas outras espécies que referiste, para te ajudar a decidir melhor. :wink: Espero contudo ter ajudado. :)

 

Cumprimentos e boa sorte na tua "busca". :wink:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho experiência na reprodução de escalares mas tenho um casal de Ramirezis desde Fevereiro até agora já reproduziram seis vezes, ou seja de três em três semanas.

São muito protectores dos ovos, ambos os pais (já fiz um trinta e um no aquário para apanhar um peixe e a fêmea nem arredava pé, neste caso barbatana).

Quanto à taxa de nascimento, não posso dizer nada pois ainda não encontrei um método mais eficaz.

Gosto bastante de ver o empenho com que estes peixes se entregam aos cuidados necessários pelos ovos e tenho a certeza que mais cedo ou mais tarde conseguirei reproduzir e multiplicar os Ramirezis.

Para terminar, ao adquirir o casal de Ramirezis terás mais facilidade de ter a certeza de que tens um casal, devido aos disformismos sexuais.

Quanto aos Bettas pouco sei mas podes aproveitar para ler o debate semanal desta semana que fala sobre os Bettas. Penso que para reprodução são mais complexos.

 

Cumprimentos

Abel Cardia

_______________________________________

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3715_2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais facil é sem duvida os escalares o unico senão é que necessitas de grandes tanques para que essa malta toda que nascer cresca em condições.

Os bettas reproduzem-se bem mas tens o problema de necessitares de varios aquarios pequenos pois o casal so se pode juntar para a desova, assim que ela se da tens que retirar a femea e depois ao fim de uns dias (2 se bem me lembro) tens que retirar o macho tambem. Depois tens o problema de os machinhos quando crescerem não tolerarem a presença dos irmãos (mais aquarios!!!)

Os ramirezi nunca reproduzi mas tenho a ideia de não ser tão acessivel pois são mais sensiveis e exigentes.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao Ramirezi, a sua taxa de nascimentos é pequena?

Estou talvez mais inclinado para estes, pois os Bettas estão quase fora da competição, embora a reprodução seja muito gira, o 'depois' ia-me dar muitas dores de cabeça (distribuição) ; os Escalares ficam para quando eu tiver um aquário maior para poder ficar com a maior parte dos filhos. Portanto ariscaria mais nos Ramirezi.

Eu tenciono ter um aquário 100*40*30, acham que dá para fazer reprodução de Ramirezi. Já agora por curiosidade, acham que também dá para fazer a reprodução de escalares?

Espero não os estar a maçar muito.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Esse aquario da perfeitamente para os escalares, eu utilizo um aquario com metade da capacidade desse. Ate podes deixar as crias a crescer juntamente com os pais.

 

ja te tinha dito que os ramirezi para um principiante são dificeis de manter e ainda mais de reproduzir mas se queres tentar... quem sou eu?

 

Outra boa opção para iniciados são os kribensis, talvez a melhor mesmo.

 

Eu so não entendo porque as pessoas não preenchem o perfil na totalidade...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :D

 

Epá para mim os mais faceis são mesmo os bettas e com alta táxa de sobrevivencia.

 

Adoro Ramirezis, infelizmente nunca concegui manter os bichinhos muito tempo. Por isso deixei de comprar. Já vi uma vez um casal com filhotes numa loja, num aqua pequenino, lá andavam eles com os putos atraz, muito fixe :D O raio do peixe deve mesmo ser censivel ou então a minha água não dá mesmo para aquilo :)

 

Escalares já tive não gostei. Comeram-me montes de cardinais eheh cães :D

Não tive espaço para eles poderem se amanhar, até porque estavam num aqua comunitário.

Enfim não gosto lá muito de escalares e não sei muito sobre eles, só mesmo o que se vai lendo.

 

Eu se foce a ti tentava todos :D e depois fazia artigos de como fazer para que o resto do pessoal possa tambem tentar :D

 

Se conceguires ter e manter os ramirezis, tenta esses que são lindos. Mas pelo que já li sendo tu um "maçarico" nisto :D Ás tantas tentava primeiro os bettas ou danios zebras :D

 

Portem-se

 

:shock:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe wassuuup e os seus bettas.... :D

eu á conta dos escalares ja la vou com 9 aquarios :shock: com cada molhada, agora juntei os casais todos num aquario de 200L com um filtro forte a fazer corrente para que eles não pensem em acasalar enquanto os filhotes não crescerem e os despachar.... e os filhotes de trichogaster leery e os de tanichtys albonubes, zebras,platys,bettas... quero tentar corrydoras albinas mas não tenho espaço para mais aquarios :evil: isto tudo para alem de uns diskinhos que me ofereceram que estão a crescer rapidamente e vou ter que trocar um dos aquarios por outro maior :shock:

 

por isso caro joaopontes cuidado com as criações, esta cena é altamente viciante!!! :lol:#food:twisted:

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, reprodução consumado do quê ?

 

Os outros membros dera opiniões relevantes e pessoais, mas fiquei na dúvida qual dos peixes escolhetes.

 

Vi um dar a sugestão de um casal de Kribs para iniciar e olha que concordo plenamente, pois também gostam de boas condições de água, aquário plantado e são excelentes pais.

 

Mas pensar que vais adquirir um casal e crias num mês #food

 

Independentemente da espécie que escolhas, nunca ponhas na ideia que vai ser a coisa mais fácil do mundo. Porque não é !

 

Reprodução e condeguir que as crias vinguem, são das coisas que mais paciência exigem nesta área. Podes ter a sorte no teu lado e conseguires num mês, como também pode demorar 6 meses.

 

Nisso é que é preciso teres consciência :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora não sei como está o teu aquário, mas tens de pensar no método utilizado para colocar ovos. Se em pedra vulcânica ou pequeno vaso(Ramirezis), à tona (Bettas), em cima de pedras planas, bem como a posição do suporte relativamente à circulação da água e já agora a temperatura (por vezes é preciso subir a temperatura após a deposição dos ovos).

 

:!: Cumprimentos e boa sorte! :lol:

Abel Cardia

_______________________________________

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3715_2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estejam descansados. Ainda tenciono fazer os meus trabalhos de casa e pesquisar até que os olhos me doam. Isso para mim não é problema. Não estou a apressar as coisas, isso vos posso garantir. Farei a criação quando tiver a certeza absoluta de estar preparado para tal.

Quanto à escolha dos peixes ainda não vos posso adiantar qual vou escolher pois ainda estou a pesar os prós e contas de cada um. Eu gostava de fazer criação de Ramirezi, mas como me dizem que é mais difícil se calhar vou ou para os bettas ou para os escalares. Em relação aos Kribensis, vou-vos ser sincero, nada sei sobre esse peixe. Penso que se trata de um ciclídeo americano. E acho que devia de começar pelos peixes que conheço, né? Sobre bettas, ramirezi e escalares garanto-vos, já pesquisei enormidades.

Quando eu disse que daqui a um mês irei dizer da minha criação, confesso que não escolhi o melhor termo. Apenas quis dizer que daqui a 1 mês já tenho um aquário novo e aí vos direi qual o peixe que reproduzirei. E claro está pedirei a vossa ajuda.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais