MariaBogas

Membro
  • #Conteúdo

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Germany

Informação de Perfil

  • Localização
    Lisboa/Margem Sul

MariaBogas's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Já agora, reprodução consumado do quê ? Os outros membros dera opiniões relevantes e pessoais, mas fiquei na dúvida qual dos peixes escolhetes. Vi um dar a sugestão de um casal de Kribs para iniciar e olha que concordo plenamente, pois também gostam de boas condições de água, aquário plantado e são excelentes pais. Mas pensar que vais adquirir um casal e crias num mês Independentemente da espécie que escolhas, nunca ponhas na ideia que vai ser a coisa mais fácil do mundo. Porque não é ! Reprodução e condeguir que as crias vinguem, são das coisas que mais paciência exigem nesta área. Podes ter a sorte no teu lado e conseguires num mês, como também pode demorar 6 meses. Nisso é que é preciso teres consciência
  2. Ei, como estão as coisas com o teu aqua ? Já perdi uma anémona no filtro, sem salvação de espécie alguma e já tive outra presa numa cabeça motorizada, que consegui salvar depois de colocá-la num aquário à parte. Quanto aos conselhos dados, bem o melhor é mesmo o filtro de carvão e uma TPA. Dependendo da dimensão do aquário, a mudança de água terá de ser de mais ou menos litros. Diz qualquer coisa !
  3. O que é abalada ? Não aconselho a tirares a fêmea, apesar de por vezes estas terem a tendencia de comerem os ovos e por isso o macho andar a porrada com ela. Eu tive um problema semelhante e separei-os com uma rede. A rapariga arranjava sempre maneira de ir têr novamente com o macho e lá se entenderam ! Ambos acabam por acordar que é "Aquela postura" que vai vingar e então é mesmo essa que vinga. Mas separá-los, bem podes estar a provocar um stress adicional para os discus e olha, discu stressado é meio caminha andado para, discu doente. Bem, pelo menos é a minha modesta opinião !!
  4. Os bébés escalares são extremamente sensiveis ás condições da água e se estas se detioram então morrem. Se os retiras para um aquário de 5 l, então podes calcular o estado em que a água fica rapidamente. Já fizeste a experiência de medir o PH e os nitritos, em ambos os casos ? Se calhar isso te dá a luz, para o que está acontecer
  5. Pois, eles parecem dar-se melhor neste aquário mais curto do que num de 1,20 m, onde os tinha antes. Mas não te enganes que este aquário tem 230 l ! De qualquer forma também já pensei que provavelmente, se tivessem num aquário 1,50 m estariam maiores e ... Sei lá, isto de peixes é mesmo uma incógnita por vezes !
  6. Oi, Olha, consegui tirar uma foto aos Temporalis, depois de algum esforço ! Bem, cá vai !
  7. Sim, pode perfeitamente ser do filtro. Eu uso um filtro próprio para os meus escalares, que é ligado a uma bomba de ar e tem uma esponja na ponta. Como te disse, existe casais de escalares que criam perfeitamente os filhos e são super protectores. Outros que comem os ovos ou as crias. Mas de qualquer das formas, quando os alevins despegam-se e começam a nadar livremente, tens de dar artémia recem nascida, senão arriscas-te a que morram de fome.
  8. Isto já é mania O tópico sobre criação de escalares aparece e volta a aparecer todas as semanas. Ufa ! Acho que as pessoas não gostam de pesquisar mesmo ... De qualquer forma, não tens de separar dos pais ! Existe casais que cuidam dos filhotes bastante bem. Eu já cheguei a deixar com os pais cerca de 3 semanas antes dos retirar e só os retirei porque queria possibilitar aos pais a oportunidade de voltarem a criar. Também tenho um casal onde nunca consegui que criassem os filhoe e esse sim, retiro-os, quando quero que uma criação deles vingue. Mas nem sempre o faço, pois ainda tenho esperança que eles atinem e consiguam sozinhos. Portanto se já tens à uma semana com os pais e tudo tem corrido bem, porque não experimentas lá deixá-los mais um tempo ? É bastante mais fácil manter os parâmetros da água do aquário dos pais, principalmente se fôr plantado, do que num aquário só com alevins.
  9. Não estás errado não, são os meus. Mas antes de julgares o meu setup para eles,convido-te para vires vê-los! De qualquer forma, não sei se será por isso que não há criação ... já por duas vezes tive de tirar a fêmea que o macho fartou-se de lhe dar porrada. Ao que me leva a crer que o macho é mais maduro e quer por isso convencer a companheira, que ainda não se sente preparada. Pelo menos é a sensação que me dá !
  10. Se não estou em erro, e se tiver é por estar a atirar por baixo, o aquário tem 60 cm largura, 70 cm altura e 60 cm comprimento. Estão neste aquário, porque fiz experiência com vários, 1m, 1,20 e agora este. Não à dúvida que quanto mais comprido, mas stress estes meninos tinham. Agora como este aquário está a canto com estas dimensões, eles estão muito mais confiantes e até já se aproximam para comer. Quanto à laje, ainda não puz lá nenhuma assim ao alto, vou tentar ! De resto, têm 2 troncos grandes e um vazo grande, onde dá perfeitamente para um deles se pôr lá dentro. Diferenças de PH, sim não à dúvida que são sensiveis, pois quando deixo passar algum tempo desde uma TPA, comecam logo os olhos a ficarem baços. Sendo portanto um peixe que exige alguma atenção à qualidade da água. Obrigados pelos concelhos
  11. aquaben - és tu o padrinho dos meus Temporalis ? Tens a certeza ? Os meus já os tenho à 2 anos, ainda nunca criaram, mas espero que este ano seja o ano que o resolvam fazer. Tinha especial gosto em conhecer-te, pois é muito pouco frequente conhecer alguém que tenha estes meninos e gostava de saber mais sobre eles. Pois até a informção na net é escassa !
  12. O Homen, não vamos discutir por causa disso, pois não ? Tu disseste E eu só disse que é disparate pensar que se perca os bébés por ter areão. Não vou dizer que não se perca alguns, pois nunca puz-me a examinar o areão para vêr se achava o corpo de algum. Realmente, as pessoas têm de pensar o que pretendem, produção em série ou apenas o gozo de vêr um casal a criar. É simples e não existe razão para discussões. Só quiz sublinhar que era um disparate dizeres o que disses-te, pois podes induzir em erro a pessoa que tira a dúvida, pois em pânico pensa em tirar os escalares do plantado para não perder os bébés. Isso sim, seria um disparate !
  13. Bem, zefish, ainda bem que consegues tirar grande ninhadas, também espero chegar aí Provavelmente a minhas sairam pequenas, porque é a segunda a vingar e o casal ainda está a ganhar experiência. Posso dizer que a primeira tirei cerca de 20 peixinhos e esta já lá tem, pelo menos, o dobro dos peixitos :D Portanto também espero chegar a tirar grandes ninhadas !
  14. Disparate essa do areão ! Eu crio escalares num aquário plantado e obviamente com areão. Ok ! Não ficas com 200 bébés, mas tens o prazer de vêr os pais a criá-los e, obviamente ficas com cerca de 20 ou 30 escalarsinhos. Normalmente deixo até terem um tamanho razoável de moeda de 2 cêntimos. Nessa altura tiro-os e coloco-os num aquário separado, para que os pais possam voltar a criar. Quanto à alimentação ... sem dúvida artémia, com cuidade de ir o menos possivel de cascas de ovos. Ao fim de uma semana de artémia já podes introduzir outra alimentação. Cuidado com o filtro, procura que seja um de esponja não muito forte. Esse sim é o maior perigo dos pequenos, pois são fácilmente aspirados.
  15. Deixa-me explicar uma coisa com base na experiência que tenho com peixes, nada é certo ou garantido e é preciso mmmmuuuuuuiiiiiiittttttaaaaaa paciência. Só depois da 20 postura ou algo assim de Discus é que os pais deixaram ir até ao fim, e olha que comecei por tentar num plantado e acabei por render-me ao inevitável e passar para o tal aqua vazio só com o casal. Escalares, só lá para a 14 postura é que também comecei a têr sucesso. Mas estes estão num plantado. Portanto, pensa 1º nas condições, 2º tem paciência, 3º podes sempre optar por tirar os ovos, 4º paciência, 5º lê artigos na net, 6º paciência