Abel Cardia

Membro
  • #Conteúdo

    31
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Abel Cardia

  1. Sendo assim até passei a saber destas características. Muito bem! Avança para o JBL.
  2. Este é o meu, recentemente renovado: Juwel Vision 180 litros (140 litros reais) (só falta tirar a pedra) O modelo 305 reflete em parte a dimensão do aquário para o qual se destina: 300 litros. Se for sobredimensionado, não será uma luta hercúlia dos peixes para nadar? 6,6 lts vs 12 lts é uma grande diferença mas não estou assim tão a par. Talvez a opinião mais aprofundada de outros membros do fórum possa ajudar...
  3. InCoGniTuS Recentemente adquiri o Fluval 305 e estou bastante satisfeito com o investimento. Comprei por 175 euros e tem boa insonorização. Sistema Aqua-stop, claro e de facto é um elemento muito importante e que deve ser tido em conta. Cumprimentos Abel Cardia
  4. Já agora só mais uma questão. Esta viscosidade e filamentos é só no início ou passado uns tempos de acção das niterninas e outros caracóis, isto deixa de existir?
  5. wesley_boy Como digo,amanhã compro os peixes, caracóis e camarões e ponho tudo de imediato. brancaman Como ainda tinha peixes anteriores: 1 - Queen Arabesque 6 - Cabeças de sangue 1 - Machadinho 1 - Peixe transparente (Channichthyidae) e não tinha onde os pôr durante vários dias, acabei por não ciclar. O filtro teve de um dia para o outro a trabalhar sem os peixes, mas como eram poucos até pensei que não seria problemático. Que peixes acrescentariam, tendo em conta que mais tarde gostaria de ter discus? ?
  6. wesley_boy É precisamente um muco do qual se formam filamentos e que já se alastravam às plantas. Por isso e para não se agravar e apesar de ainda amanhã ir comprar peixes e invertebrados, acabei por trocar 25 litros de água e suguei o que podia e retirei o tronco/ramo. Amanhã cedo vou lavá-lo com um jacto de água e vou colocá-lo somente depois de comprar os caracóis e camarões. Obrigado pela ajuda, wesley_boy. Nunca me tinha acontecido isto com qualquer outro tronco. É da espécie do tronco?
  7. Caros membros Fiz um "restart" ao meu aquário Juwel Vision 180 no dia 2 de Agosto. Na véspera enchi em garrafões, uns 130 litros de água para libertar o cloro. Retirei o filtro interno que vinha do aquário e que usei durante uns 7 anos, tendo adquirido um filtro externo Fluval 305, tendo também acrescentado o acondicionador. Aproveitei também o termostato. Para o fundo do aquário, voltei a apostar nos produtos da Elos (areão e substrato). Acrescentei uma ramificação nova e plantas, conforme podem ver na imagem. Em breve irei acrecentar um sistema de CO2. Já no dia a seguir entendi que devia transferir os peixes que tinha guardado num depósito de plástico de 60 litros, tendo também colocado lá a bomba e um outro termostato. Actualmente os peixes estão bem no entanto verifico que o ramo tem à sua volta uma espécie de filamentos. Receio que estes filamentos possam prejudicar o resto da fauna e flora já existentes. Coloco este tópico nesta secção porque juntamente a este detalhe (espero eu que seja apenas um detalhe ultrapassável), agradeço aos membros do forum opiniões para fazer deste aquário, um sucesso! Obrigado.
  8. hugo madalena Acabei agora mesmo de o fazer. Água com pH de 7.0 Obrigado também!
  9. Muito obrigado! Ainda tentei encontrar, mas não consegui... Era mesmo isto!
  10. Alguém me pode ajudar? Comprei hoje o teste da Sera para oavaliar a qualidade do pH (frasco vermelho) mas não vinha na caixa a folha com as instruções. Quantas gotas se coloca no frasco e quanto se põe de água? Vejo escalas de cores que me poderiam ajudar... Isto enquanto não for reclamar pela folha original. Obrigado desde já!
  11. Acho estranho o macho ter comido pois ele é muito dedicado. Posso estar enganado quanto ao teu caso, mas no meu, o macho apanhava-os com a boca mas para colocar noutro local. Já os neons e cardinais são uns bons garfos para comer alevins. Tens a certeza que o macho comia-os?
  12. Posso dizer que comprei por cerca de 50 euros um alimentador com relógio e programador digital e funcionou às mil maravilhas. Terás é de testar uns dias antes. A mim deu para duas semanas mas daria ainda para mais uma semana. O único problema é que recriei uma tampa para o aquério para não ter de furar a de origem e ela levantou um pouco e um dos machadinhos conseguir saltar por uma pequena passagem. Mas o saldo é bastante positivo.
  13. Finalmente consegui reproduzir e eclodir os alevins dos Ramirezis no meu aquério comunitário plantado. Não foi tarefa fácil, desde colocar a pedra com os ovos num outro aquário, dividir o aquário com rede, enfim. Consegui desistindo de ter ideias para evitar que outros os comessem. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...2608&highlight= Estando consciente que posso perfeitamente amanhá de manhã ter uma desilusão ao ver o papo cheio de alguns peixes, gostaria no entanto que alguém me ajudasse uma vez que passo a aprender com a realidade o que sei em teoria. Coloquei num prato redondo água e ovos de artémias devendo agora esperar que passem os três dias para alimentar. http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...D1%252C1%252C2# (5ª foto) Agradeço que me ajudem a tomar a melhor decisão: a) Para os alimentar deverei entubar as artémias para chegarem ao fundo, junto aos alevins? b) Devo aspirar os alevins para outro aquário pequeno de 10 litros e transferir também os pais para melhor os alimentar? c) Deixo simplesmente andar e ver o que se passa. Imagino que mais cedo ou mais tarde sejam comidos... Obrigado pela ajuda
  14. Esta tua dúvida não é recente e tenho andado a procurar há algum tempo a resposta. Aproveitando o link sugerido noutro post, confirma-se de facto os 10 anos. http://www.aquabase.org/fish/view.php3?id=509 Cumprimentos
  15. Acabei por fazer ontem à noite a TPA de 20 dos 130 litros do meu aquário. Retirei (imagino) cerca de 1/3 do que lá caiu. Acreditem caiu tanta comida como tem caído neve na Serra da Estrela. Assustador. Para a próxima vou pôr a abertura do aparelho no mínimo. Claro que também vou experimentar em cima da mesa e quantificar a comida caída. Pelo seguro. Farei amanhã (quinta) outra TPA, sábado e depois logo se vê. Já agora, durante uma semana estou a pensar dar pouco de larvas de mostquito liofilizadas, mais pelos Machadinhos que não são muito dados a ir ao fundo comer.
  16. Já agora não sei como está o teu aquário, mas tens de pensar no método utilizado para colocar ovos. Se em pedra vulcânica ou pequeno vaso(Ramirezis), à tona (Bettas), em cima de pedras planas, bem como a posição do suporte relativamente à circulação da água e já agora a temperatura (por vezes é preciso subir a temperatura após a deposição dos ovos). Cumprimentos e boa sorte!
  17. Pois é, a experimentar o alimentador electrónico pela primeira vez, fiz asneira. Deixei cair montes de comida pois a abertura que doseia deveria estar mais fechada. Acredito que para que os nitritos não disparem muito, tenha de fazer TPA's muito frequentes. O que pergunto é se devo fazer dia sim, dia não? Não tenho um tubo-sifão. Deverei comprar para ajudar? Como sei que já normalizou? Agradeço algumas dicas.
  18. Não tenho experiência na reprodução de escalares mas tenho um casal de Ramirezis desde Fevereiro até agora já reproduziram seis vezes, ou seja de três em três semanas. São muito protectores dos ovos, ambos os pais (já fiz um trinta e um no aquário para apanhar um peixe e a fêmea nem arredava pé, neste caso barbatana). Quanto à taxa de nascimento, não posso dizer nada pois ainda não encontrei um método mais eficaz. Gosto bastante de ver o empenho com que estes peixes se entregam aos cuidados necessários pelos ovos e tenho a certeza que mais cedo ou mais tarde conseguirei reproduzir e multiplicar os Ramirezis. Para terminar, ao adquirir o casal de Ramirezis terás mais facilidade de ter a certeza de que tens um casal, devido aos disformismos sexuais. Quanto aos Bettas pouco sei mas podes aproveitar para ler o debate semanal desta semana que fala sobre os Bettas. Penso que para reprodução são mais complexos. Cumprimentos
  19. Já agora a minha modesta opinião: Acasalava o Ramirezi (De três em três semanas tenho posturas) Acrescentava mais um Corydora Aeneus (aos pares até dançam no vidro) Retirava os plecos (ficarão grandes demais para esse aqua) Mais um Farlowella Acus (não fazem mal a uma mosca morta, não ocupam nada e limpam muito bem os vidros e folhas grossas) Mais dois camarões. Cumprimentos
  20. Eu também já tive essa dúvida.. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...1813&highlight= Cumprimentos
  21. Vlad Grande site. Devia de haver em português. Por ciuriosidade fui ver e lá diz que o Ramirezi vive 3 anos "LifeSpan: 3 years" http://www.fishprofiles.com/files/profiles/blueram.xml Cumprimentos.
  22. A coisa deu para o torto. Ontem quando cheguei tinha o macho Apistogramma Agassizi do lado dos Ramirezis e ovos... nada. Pelo que vejo o Apistogramma Agassizi macho é um pouco nervoso e terrirorial, pelo que também acredito que tenha sido ele a comer os ovos. Aliás não tenho ideia de ver no forum ou em revistas registos de Ramirezis comedores de ovos. A minha ideia seria - a correr na perfeição - transferir uma semana depois dos alevins nascerem passar para um aquário de dez litros com a pedra também e lá alimentá-los com artémias. A rede tinha também buracos óptimos para impedir que os aletins passassem mas pequenos demais para a circulação de água o que provocou um aumento de algas. Já para não falar no stress que provoquei à bichesa por ficar mais apertada. Como já imagino que haverá uma próxima vez dentro de duas a três semanas, estou a pensar mudar para o plano seguinte: Transferir o casal e a pedra onde hão-de ficar os ovos para o aquário de dez litros, mas com uma circulação de água melhor e um filtro esperando que não ganhem fungos. Já agora, agradeço opiniões se possível. Obrigado pela participação.
  23. A rede arranjei na MestreMaco (tens em Sintra http://www.mestremaco.pt/lojas.php?zona=sintra) e também têm estacas circulares polidas de um metro de comprimento. Comprei também um agrafador Handy Taker 8mm para agrafar melhor. Cada estaca fica por 0,71 € e a rede fica po pouco mais de 1,5 €. A estaca a meio em altura atravessada serve para arquear para fora as estacas verticais. Liguei hoje a bomba de ar para as pedras difusoras (que nunca ligo, nem para "ficar bonito" para as visitas) para compensar a redução da intensidade da circulação de água. Mas não há milagres: o meu Farlowella Acus ficou com o focinho (?) preso na rede (já o soltei, claro) e um Corydora Sterbay passou por baixo (mas já o repuz no lado esquerdo). A fêmea Ramirezi também passou para o lado esquerdo e já está novamente com a família. Desde Janeiro, já é a 5ª vez que procriam os Ramirezis. Cumprimentos e obrigado pela participação.
  24. Olá outra vez Não é que a malandra da Ramirezi pimba outra vez?!!! Bem que estava muito escura nestes quatro últimos dias... Seguindo a dica do five pra one, arregacei mangas e apliquei no aquário uma rede apoiada por estacas de madeira. O que eu pretendo é a opinião após verem a foto. http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3715_3.jpg Claro que a água não circula com a mesma intensidade que circulava antes por todo o aquário, mas vai circulando... Agradeço comentários.
  25. Porque não um Farlowella Acus. É muito bonito (pelo menos para mim é) e limpa muito bem as algas dos vidros mas também de folhas e troncos. Cumprimentos