Sarcophyton a rasgar-se pela base! (agora com foto)


Pedro Ferrer

Recommended Posts

Boa noite a todos!

 

Venho deste modo e de uma forma urgente, solicitar a vossa ajuda, pois o meu Sarcophyton, deste algum tempo que não se coloca na vertical ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21791 ). Infelizmente constatei agora mesmo que este está a rasgar-se pela base, estando prestes a soltar-se da RV onde se encontra. Parece igualmente que tem umas "teias de aranha"...

 

Que devo fazer? Enterro o caule na areia? O bocado que fica na RV crescerá?

 

coral.jpg

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

Como estão os pólipos do sarco? Abertos? Ou encontram-se muito tempo fechados.

 

Poderá ter sido algum tipo de necrose que lhe tenha retirado a sustenção na base, no entanto pela foto não se fica com essa ideia, mas sim com a de que o teu sarco é um grande cabeçudo mas sem força no pé :lol:

 

Penso que não terás dificuldade em agarrá-lo a outra rocha ou mesmo a essa. Se necessário utiliza uma braçadeira plástica fazendo 2 furos na rocha e no sarco. Ou então entala-o entre 2 rochas a ver se aguenta.

 

Se nada disto resultar podes sempre cortar-lhe a cabeça e fazer uns 6 ou 7 novos sarcos mais pequenos e aproveitar para os ver crescer :cry:

 

Se ficar um pouco de tecido na rocha é provável que também cresça daí mais um sarco...é impressionante a capacidade de regeneração dos corais deste tipo.

 

Boa Sorte

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Duarte

 

Penso que não terás dificuldade em agarrá-lo a outra rocha ou mesmo a essa. Se necessário utiliza uma braçadeira plástica fazendo 2 furos na rocha e no sarco. Ou então entala-o entre 2 rochas a ver se aguenta.

 

Os pólipos estão abertos. Sinceramente não o que fazer. Fazer 2 furos no Sarco? Parece-me aterrador!... Só tenho 3 mesitos disto e nunca fiz uma muda, embora esteja curioso. Já vi um mpeg de como fazer nos Sarco, mas queria preservar este. Dá-me ideia que o Lobophytum também está a querer despegar-se da rocha. Já o virei ao contrário para tentar contrariar um pouco mais a corrente. Não estará a faltar nada no meu aquário?

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem, parece que esse Sarco está a querer andar pelo aqua! Olha, não terás falta de magnesio? Adicionas elementos traço periodicamente? Só por acaso não terás um carangueijo no aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece-me mais obra de uma bristle worm.

Conheço uma caso desse género. Não tão grave, mas o sarco tb acabou por ficar "prostrado" mas morrer não morreu.

Eu acho que lhe devias fazer 2 furos para passares a abraçadeira plastica e atas a uma rocha.

De certeza que se vai agarrar de novo.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Relativamente ao Magnésio, não faço testes. Caranguejo? Sim. Tenho um que encontrei no outro dia, enfiado num buraco de uma rocha a olhar com um ar diabólico (olhos laranjas...) para mim.

 

Elementos traço? Bem, coloco diariamente 1,5L de água OI col Kalkwasser e de 15 em 15 dias faço uma pequena TPA com sal da Crystal Sea Marinemix.

Adiciona semanalmente Iodo, Molibedénio e Estrôncio da Kent Marien.

 

Que tem o caranguejo a ver com o Sarco?! :!:;)

 

Há possibilidades de alguém colocar fotos ou explicar como faço esses 2 furos no Sarco?

 

Reparei agora que a minha alga coralina alojada nos vidros, tem um ar esbranquiçado. Li num tópico que poderia ser falta de magnésio. Todos estes factores poderão indiciar uma efectiva falta de magnésio? Que fazer então?

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Ok. Já furei o Sarco com uma chave de fendas e fiz 2 furos na rocha com um bernequim com broca para furar pedra. Durante esta operação, o Sarco babou-se todo!... Já o coloquei no aquário. Tá minúsculo, todo ele retraído. Horrível mesmo. Espero que melhore, mas não creio.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai recuperarde certeza.

essa baba e o facto de ter ficado encolhido é normal.

Dá-lhe tempo que ele volta ao mesmo.

Há cerca de 3 semanas fiz umas mudas no meu e ficou perfeito.

Largou essa baba, encolheu-se todo, mas passado um tempinho ficou lindo, na mesma.

As mudas abriram em pouco tempo e têm crescido imenso.

Vais ver que recupera bem, em uma semana vai estar outra vez colado

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já furei o Sarco com uma chave de fendas

 

Para a próxima vez utiliza p.ex um palito de madeira qualquer coisa que prefure o coral rapidamente. A chave de fendas parece-me muito destrutiva.

 

Se bem que já não vou a tempo aqui fica um link para a propagação de sarcophytons que poderás aproveitar quando o teu sarar e quiseres fazer umas mudas dele.

 

http://www.garf.org/MPegs/SarcoPropagation.html

 

Boa sorte.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

desculpa apanhar a boleia do teu "post", mas também tenho um problema com um sarcophyton e talvez esteja relacionado. O meu, no espaço de dois ou três dias, começou a recurvar-se sobre ele próprio na base. Entretanto, a cabeça parece também estar a fechar sobre si mesma :P . O mais estranho é que tenho no aquário (um nano) vários outros corais, incluindo mais dois "sarcos", que não exibem qualquer problema. De fauna tenho um peixe palhaço, um lysmata, dois caranguejos esmeraldas e a habitual brigada de moluscos de limpeza...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pedro.

 

Após teres dito que tens um carangueijo que veio na rocha, para mim foi o carangueijo! Eu tive um que comeu uma xénia e estava a começar a banquetear-se com uma anemona da nossa costa! Podes tirar uma foto dele? Deve ser dificil, ele deve andar escondido durante o dia, mas à noite de certeza que sai! Quando as luzes do aqua desligarem, mantem o local onde tens o aqua às escuras e passada 1 ou 2 horas vai com uma lanterna e espreita! Já agora, sabes dizer como ele é? A cor...o que souberes.

Eu sou da opinião que quando não sabemos o que é, e se é reefsafe, mais vale deitar fora!

:wink:Para mim o culpado é o carangueijo :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Também me aconteceu o mesmo com um Sarcophyton grande que aqui tinha.

Era o meu coral preferido e o amior.Estava xelente até que um dia achei que ele estava a abanar de mais, ainda para mais não tinha mexido na orientaçao das bombas de circulação nem nada, vou a ver o que se passa e deparo-me com uma situção muito identica a esta.

Tinha um ermita grande no aquario atribui-lhe a culpa mas logo me apercebi que n tinha sido ele.Haveria muitas hipoeteses, uma caranguejo hospede, uns vermesitos que dizem ser comuns neste género de corais etc.Aconselharam me a cortar o amis rapiado possivel o sarco de modo a que toda a aprte afectada fosse removida.Assim fiz e o coral pareceu aguentar-se, mas passada uma semana estava novamente a desfazer-se.Ficou muito danificado mas depois voltou a estabilizar, fiquei apenas com 3 pequenas mudas.Não é que passado um mês deparei-me com a mesma situação no meu segundo coral preferido, um Lobophyton muito bonito e já grandinho, deste nem um bocadinho sobrou.

Aconselharam me entao a comprar uma P. hexataenia pois disseram-me que o mais provavel era serem uns bichinhos minimos que me andavam a dar cabo disto.Assim fiz, removi também o caranguejo hospede, deitei tudo o q era muda fora e isolei as rochas onde estavam.

Até agora nunca mais tive problemas mas também levei uma boa limpeza aqui.

Espero que n tenhas nada disto, axei que seria bom partilhar esta minha vivência.

Abraços

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos

 

O meu Sarco já desapareceu. Parece que foi apodrecendo aos poucos. Fui obrigado a retirá-lo. Já foi substituído por uma muda que me ofereceram.

 

Toupeira: "P. hexataenia", podes-me explicar o que é?

 

É porque o meu Lobophyton também me dá a ideia que já teve melhores dias, no entanto parece que de ontem para hoje, melhorou.

 

Adicionei Magnésio ao sistema, pois alguma da alga coralina que se encontrava nos vidros, começou a ficar branca, indício de falta de magnésio. Vou esperar para ver.

 

Não deixa de ser triste, pois tenho tido calma e paciência desde o início. mas os infortúnios estão sempre prontos a acontecer.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu sarcophyton teve uma evolução impressionante. Há dois dias estava todo curvado sobre si próprio, mal abria e numa das extremidades tinha uma substância branca, de aspecto viscoso. Ontem, endireitou-se e desapareceu a mancha. hoje, estava como novo :D Quanto mais tempo passa, menos percebo os mistérios daquele mini ecossistema que tenho a presunção de controlar...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O P. hexataenia = Pseudocheilinus hexataenia.Um peixe bastante engraçado com hábitos interessantes de se observar que se alimenta de seres microscópicos e também de planárias outro mal de alguns reef entre outros "parasitas" indesejáveis no nosso aquário.

Ou seja, é sempre bom ter um peixe destes, na minha opinião.

Alguma dúvida não exites, manda MP ou mail para bernardopf@hotmail.com, no que eu poder e souber ajudar conta comigo.

Abraços

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tive esse problema com um Sarco... foi uma questão de 2 ou 3 semanas até se desfazer completamente...Foi uma pena, não se aproveitou nada !! Começou pela base e depois foi o resto do coral. :cry: Ficava com manchas e essa zona desfazia-se. Os outros corais continuaram sem problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais