fotos do meu aquario do lago TANGANYIKA 80l


alex0011

Recommended Posts

Boas,

 

Não tenho experiência nisto, mas os multis fascinam-me, seriam a minha escolha.

 

O problema neste caso são as conchas... já pensaste em usar um escovilhão e com muita paciência, retirares todos os detritos das conchas das caracoletas?

 

Tenho um aquario de 100litros á espera de me iniciar com multis,já apanhei as conchas, actualmente ando sem t€mpo, e alguma falta de espaço em casa...

 

Se optares pelos multis quero ver resultados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu tambem gosto muito dos multis ja era para ter mas tive azar limpei bem tirei a tripa das caracoletas mas fica sempre la no fundo um restinho a melhor maneira é deixares de molho uma semana que a tripa que nao sai vai acabando por sair o meu mal foi cozer tirar caracoleta com uma agulha como se faz quando comemos depois fervi umas 3 vezes e lavei umas quantas vezes e pensava que ja tava bom para ir para o aquario só que me enganei pois por mais que laves fica sempre um resto colado e so com um tempo de molho vai acabando por sair o resto mas uma pessoa tá sempre a aprender e esta foi da pior maneira fiquei com o aquario carregado de amonia tive que fazer tudo de novo... agora espero que dei certo ja tenho conchas mas essas comprei...

actualizei o layout e ja tou com uns 15 dia ciclagem la para o fim deste mes ja espero que teja ciclado depois aposto fotos com os habitantes do aquario ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alex, gostava de te ajudar, mas em relação a Mbunas o meu conhecimento é bastante reduzido.

Sei apenas que como ciclídeos que são, o nível de agressividade é brutal. Se colocares apenas um trio, palpita-me que na altura do acasalamento as fêmeas vão andar loucas a tentar fugir do macho.

Se um platy que é um anãozito comparativamente com um Mbuna dá cabo da paciência das fêmeas, quanto mais um monstro desses.

Do que já li e aprendi aquários pequenos (inferior a um metro) não são recomendados para peixes do lago Malawi. Mesmo para os mais pequenos é muito pouco espaço. não digo que não consigas manter os animais vivos, especialmente enquanto não são adultos em fase reprodutiva, mas duvido que eles tenham uma vida agradável.

Deixa ver se pessoal mais experiente te pode dar uma ajuda.

Sugeria no entanto que mantivesses os teus planos. até porque parece-me que entre ter uma colónia de multis, similis, brevis, julis, etc ou ter apenas 3 peixes grandes que pouco se mexem no aquário, a escolha é fácil.

Mas a decisão logicamente é tua. procura pela net que tens muita informação para te ajudar a tomares uma decisão sensata.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tenho experiência nisto, mas os multis fascinam-me, seriam a minha escolha.

 

O problema neste caso são as conchas... já pensaste em usar um escovilhão e com muita paciência, retirares todos os detritos das conchas das caracoletas?

 

Tenho um aquario de 100litros á espera de me iniciar com multis,já apanhei as conchas, actualmente ando sem t€mpo, e alguma falta de espaço em casa...

 

Se optares pelos multis quero ver resultados...

 

Bom dia tpt. Sugeria que seguisses o conselho do alex e abrisses um tópico teu. em relação às conchas a solução mesmo é deixá-las de molho durante uns dias. Se calhar fazer um tratamento semelhante ao dos troncos grandes, colocando água com sal e fervendo. Depois, logicamente, convém lavar bem com água corrente. é uma questão de paciência.

Disseste que já apanhaste as conchas. Se forem as conchas para servir de refúgio e local de criação aos multis, tem só atenção às "curvas internas" das mesmas. Se forem muito apertadas um pode ficar lá preso ou aleijar-se. Eles são extremamente velozes e quando se sentem ameaçados atiram-se para dentro das conchas.

Um aquário de 100 litros, mas quais são as dimensões. Não esquecer que para este tipo de animais, um dos aspectos mais importantes do aquário são as dimensões frontais, devido ao comportamento agressivo deles.

Relativamente aos custos, eu diria que um aquário deste tipo é dos mais baratos para montar. Como substrato, (não é necessário colocar substratos férteis), umas plantas simples que precisam de muito pouca iluminação, não é preciso fertilizar nem injetar CO2 (baixa custos e evita booms de algas). Onde tens que investir mais é nos peixes e nas soluções para manter os parâmetros controlados (buffers) que também existem receitas caseiras.

Mas abre outro tópico para não andarmos a fugir ao tema e questões do alex

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu so preguntei mesmo por curiosidade pois a minha fauna vai ficar pelos multis pois sao ideias para o tamanho do aquario que tenho

 

em relacao ao investimento concordo tambem sao uns dos mais baratos mas ao mesmo tempos lindos de se montar com muitas especies coloridas e com peixes com muita atitude e mesmo os peixes ja se arranjam a um preco acessivel ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, uma coisa são os peixes, posso arranjar-te alguns da loja que frequento que ficam a 6-7 euros mais + portes ele envia acho que fica por 8 euros independentemente da quantidade. Ou se quiseres esperas 1-2 meses e arranjo-te alguns da minha criação mais baratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meu aquario ta ciclado para fim deste mes principio de agosto por isso nao to com pressa eu ficava com os da tua criaçao

podias me dizer quantos tens??

agente para fim deste mes combinavamos e dependendo de quantos podias vender eu ficava com eles...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e la nessa loja que vais nao tem outras especies de conchiculas ou só tem os multis...

 

pois á outras especies como os Neolamprologus brevis , Neolamprologus kungweensis , Neolamprologus caudopunctatus , Neolamprologus boulengeri , Neolamprologus similis , algumas nao fivem em colonias como os similis e os multis o brevis fazem casal um macho e uma femia e tambem sao bem interessantes..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado tambem espero que corra tudo bem para o lago tanganica os valores ideais sao altos por isso vou ter de aplicar um buffer

 

KH 8

GH 10

e mesmo assim ainda sao baixos para os parametros ideais mas ja tá tudo preparado quando o aquario acabar a ciclagem e tiver estabelizado ai aplico um buffer para subir os parametros da agua e depois os TPAS tambem com os mesmo valores do aquario para nao haver variacoes vou aplicando o buffer ate ate ao valor desejado aos poucos e os TPAS tambem tenho dois garrafoes de 6litros deixos preparados ja com a quantidade de buffer certo que fique mais ou menos os valores do aquario e pronto é isso... agora paciencia pois um aquario estabelizado é tudo que eu preciso para por os primeiros habitantes ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Novidades???? Gostava de ver umas fotos.



Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.



Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!



Boa aquariofilia!



banner_zpszgjx0bnl.jpg


Link to comment
Partilhar nas redes sociais