bettas


pedroribeiro

Recommended Posts

oi pessoal.

este é o meu 1º post love you

eu nunca tive nenhum aquario nem tenho nenhuma, mesmo nenhuma experiencia em aquariofilia, mas como amante de animais k sou gostaria de comprar um akuario pekeninito para começar, uma coisa que desse para me entreter só um bocadinho.

a minha prima comprou anteontem um peixe mto lindo e é um kualker-coisa betta macho. eu fikei fascinado com este peixe e dessidi comprar um!

o pior é k o aquario em k ele esta tem menos de meio litro e dona da loja disse-lhe k s o mudasse para um aquario maior ele morria. bem, eu acho isto mto estranho, mas.

esta é a minha duvida, eu keria comprar um mas nao o kero meter num aquario tao pekeno, tipo, keria mas num aquario +- com 35cm(comp)* 20cm(fundo)*20cm(altura). sera k ele morre???

esse peixinho k cuidados se deve ter para mantimento? alimentaçao? termostato? lampada? filtro? cena de fazer bolhinhas (naum sei o nome disso :shock: )

como deve ser o aquario? com muitas plantas ou nem por isso?

informem-me sobre tudo o k percisa, sobre os pros e os contras k trazem!

alguem tam k possa meter fotos?

 

obrigado a todos pela atençao!

rodapeAguaSalgada.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Não sei se já sabes, mas cá vai... Só podes ter 1 Macho no aquario... Quanto as femeas e aconselhavel ter + que uma...

Os bettas gostam de águas paradas e água velha... E adoram plantas flutuantes, o que e´bom para ele fazer o ninho... Os bettas dao-se em agua fria e agua quente... São agressivos, tanto entre si como com outros peixes... Para se reproduzirem basta ter 1 macho e 1 femea compatíveis. O macho faz 1 ninho de bolhas à superfície, onde sao colocados os ovos, em número de 300 a 500.

 

Nome:Betta

Origem:Tailândia, Malásia

Comprimento:Até 10cm

Água:De preferência velha; 23-32º

Comida:Larvas de mosquito, comida seca

- O que é que diz um peixe claustrofobico para um outro????????

- Estou com falta de água!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se eventualmente arranjares femeas, trata de arranajar muitos esconserijos para elas se esconderem... :?

 

Casal de Bettas e o ninho

betta_splendens_nerstas_big.jpg

- O que é que diz um peixe claustrofobico para um outro????????

- Estou com falta de água!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ideal é agua a volta dos 26 graus, plantas e ph neutro se n me engano, apesar de aguentarem boas amplitudes de PH sem qq stress.

 

claro que ele n vai morrer... ha pessoas mm otarias, possa...

onde e que a mulher foi buscar esa ideia?

 

é incrivel as bestealidades que os bettas sofrem. mais nenhum animal e mantido em aquas tao pequenos. nas ljas percebo que os tenham em copos e em agua fria ( eles coitados aguentam tudo, o azar deles, pq os metem a viver nas condiçoes mais decadentes ) uma vez que os machos n podem estar juntos no mm aquario, e n da para ter um aqua decente por cada betta macho.

 

no entanto é incrivel que as lojas, e mm lojas mt conhecidas, vendam aquas com meio litro ou menos para se ter os bichos, qd eles deviam ser os primeiros a ensinar as pessoas a terem respeito pelos animais...

se fosse lojista, por uma questao de principio n vendia aquarios para bettas. acho uma violencia.

 

 

o betta e um peixe mt curioso e anda smepre as voltas pelo aqua a espreitar os cantinhos todos, etc

 

é um peixe mt interessante

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, não morrem... No habitat natural deles andam livremente pelas águas... e as aguas n sao tipo charcos... sao riachos... por isso aguentam bem em aquarios grandes.. Eu pessoalmente tenho 1 casal de bettas num aquario de 60x30x30 e tao muito bem... :?8):arrow:

- O que é que diz um peixe claustrofobico para um outro????????

- Estou com falta de água!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro amigo.

infelismente em aquario tão pequeno seria muito dificil ter um outro peixe,de qualquer forma acho uma maldade colocarmos um peixe mesmo sendo um beta em aquario com menos de 30 litros,de qualquer forma é um peixe muito lindo e interessante .se queres manter outros peixes compra um aquario maior,sem duvida é a melhor opção.um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :arrow:

 

Aaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii jesus que não sei se eide rir ou chorar.

 

Mas quem é a besta quadrada que diz que um peixe que está num aqua de meio litro, morre se for mudado para um aqua maior???????????

 

Dass ésta porra irrita um gajo, cada vez mais nos vejo como salvadores dos peixes. Vamos ás lojas e salvamos os peixinhos de atrazados mentais que não percebem nada disto e apenas vêm os peixes como material para vender.

 

BURROS DA (palavra censurada)

 

Bom agora mais calmo, fizes-te muito bem em ter vindo aqui perguntar ao pessoal primeiro.

 

Primeiro porque evitas estar a fazer mal aos peixinhos, depois ganhas conhecimento há grande, há aqui muito pessoal esperiente, com várias dezenas de anos nisto. E depois poupas guito, porque os peixes não estão constantemente a morrer.

 

É assim o Betta é um peixe muito apelador. Primeiro porque é incrivelmente belo, depois porque quem se quer eniciar nisto da aquariofilia, ao entrar numa loja do ramo, vê um peixinho muito muito bonito num aqua pequenino ou mesmo num cópo. E pergunta ao vendedor e este animal diz-lhe que o peixe é mesmo assim, que não precisa de filtros de aquecedores, básicamente se pode ter num cópo de licor, que o betta vive feliz. Quando qualquer pessoal que tenha dois dedos de tésta, chega á conclusão que o peixe no seu ambiente natural não está numa poça de água em que nem se concegue mecher, certo.

 

Epá os bettas são realemnte muito faceis de tratar e de manter. Agora isto não quer dizer que é arranjar um cópo ou um garrafão, ou uma garrafa muito bonita de uma bebida qualquer e meter lá o peixe dentro. NÂO.

 

Se realmente só queres ter um betta, o tal aqua que falás-te é perfeito. 30 a 35cm é um aqua impek para se ter um betta. Arranjas o aqua, metes água até cima, há quem te diga que eles gostam de estar em água com apenas 10cm de altura, mas epá pensa lá um cadito, achas que eles na natureza estão em poças com 10cm. Podem ir a esses lados, mais para as margens onde a profundidade é menor mas isso já tem a ver com a criação. Só meto os bettas em 10cm de água quando é para criar, até tenho bettas no meu aqua de 450l e sem espiga.

Mas pronto o que tens a fazer é isso mesmo compras o aqua, compras um filtro de esponja (eu uso os da marca Elite, são muito bons), arranjas um aquecedor, e depois atestas o aqua com plantas, mas quando digo atestas é isso mesmo, metes tudo lá pa dentro, desde anubias nanas, a plantas de crechimento rápido, fetos e musgo de java, epá é há vontade do fregues. Ligas a luz naquilo tipo o dia todo, e deixas tudo o que for caracois estarem á vontade no aqua. No enicio vais ver que o aqua vai ficar com algas mas assim que os caracois se começarem a reproduzir bem as algas dezaparecem todas e o aqua fica básicamente auto-sustentádo. E a unica cois que precisas de fazer é dar comida, Larva congelada é o melhor, eles crechem muito bem, e ficam com umas cores bem vivas. Não dês todos os dias, ai dia sim dia não é bom. Terás de fazer TPA's tipo todas as semanas porque a comida congelada baixa muito o ph.

 

E pronto tens aqui um aqua peifeito para ter bettas :arrow:

 

Se quizeres ter uma fêmea com o macho, nesse aqua podes ter na boa, tens é de desligar o aquecedor. O macho só anda atraz da fêmea para lhe dar cabo do canástro se estiver na altura da reprodução, ora se estiver frio não lhe liga nenhuma :wink:

 

Bom já te disseram que não podes ter dois machos juntos, infelizmente é mesmo verdade, se isso foce possivel, ui jesus eu tinha o meu aqua atestadissimo de bettas. Encontra-se com cada um mais bonito que o anterior que dá mesmo vontade de os ter a todos :?:

 

Bom depois quando já te sentires á vontade com os bettas e estiveres intereçado em os reproduzir, tens aqui um artigo que até esplica de uma maneira facil como o fazer ok :(

 

http://clientes.netvisao.pt/ut021507/betta...a_splendens.htm

 

É só copiares o que está no artigo para um file de word e salvar no pc e pronto artigo sobre bettas :D

 

Epá diz lá á tua prima para arranjar um aqua maiorzinho pó betta déla ok.

 

Isto qualquer dia já és tu quem esta a ter éstas converças com o resto do pessoal. A defender os peixinhos :D ehehhe

 

Isto daqui a uns tempo já estás a pensar em comprar um aqua maior, tás feito, o bichinho já te agarrou :D

 

Agora o limite é um de 4000l heeheh pronto ok um de 450l já é bom :D

 

Qualquer duvida já sabes é mesmo para isso que o forum aqui está :D

 

Porta-te

 

:?:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em aquarios que levem tipo 15 litros, como é o caso do teu, sao mt dificeis de estabilizar com mts animais...

 

eu tinha um desses, com 1 betta, 4 caracois maça e uma ra, e nunca o consegui estabilizar... tinha smepre amonia e nitritos, e ate cheguei a meter 2 filtros...

 

 

com um de 30 litros tenho esses bichos e mais alguns e esta tudo na boa

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um de 30 litros k dimensoes tem? eu nao me importo de ter uma aqua maior um bocado mas desde k possa ter mais k um peixe/invertebrado, pk sinceramente nao kero ter um aqua apenas com um peixe!

os caracois k se alimentam das algas (os k o wassuuup disse) crescem por eles ou tenho de comprar?

sim, eu acho k a dona da loja é mto besta mesmo!

 

podem-me fazer uma lista do k perciso para um aka de 30 litros e kuais as dimensoes deste?

tipo filtros, e o k sao pk eu nao percebo memo nadinha disto!!!!

ah, e ja agora kuanto é k me vai ficar +-.

as plantas? eu nao percebo memo nadinha. metam aí fotos das plantas please k é para kuando for á loja já ter em mente o k kero e para evitar de cair como a minha prima!!!

 

wassuuup, mete fotos do teu akua para eu "roubar" ideias!!! tou mesmo entusiasmado com isto, só espero k nao me fike mto caro, pk senao vai custar mais a convenser a minha mae!!! a mota ta a percisar de ir á revisao e tal....tenho de fazer mts escolhas!!

 

ps: eu sempre gostei de me informar antes de adquirir um animal, talves seja por isso k nao tenho nenhum, pois tenho medo de nao lhes conseguir proporcionar as devidas condiçoes!

 

 

obrigadao

rodapeAguaSalgada.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em aquas pequenos sou mt apologista de filtros em cascata como este por exemplo.

 

www.aquaristic.net/AQ5ccd5a20280fcae56e0863d97caed17b/artikelbilder/061080.jpg

 

www.aquaristic.net/AQ5ccd5a20280fcae56e0863d97caed17b/artikelbilder/061091.jpg

 

 

sao filtros exteriores logo n te ocupam espaço dentro do aqua, n movimentam mt a agua, sao silencios, n têm a confusao das mangueiras e fazem uma boa filtragem... trazem esponja, depois metes so umas porcelanas la para dentro e esta feito. o unico senao e que tens de fazer uma abertura na tampa do aqua para os encaixares.

 

ha uns de uma marca que parecem sao uns mini filtros exteriores, por mangueira e n por cascata, mas n sei a marca.

 

mas tb podes por um filtro interior normal...

 

um aquario de 50 cm leva os tais 30 litros. o tal de 30 e poucos litros que tenho tem 45 cm mas n me lembro da largura nem da altura. leva 33 litros reais e tenho la cerca de 12 camaroes para ai, 4 pomaceas grandes ( caracois maça, que sao mt bons a comer algas e restos de comida ) uma ninhada de para ai 50 pequenos caracois maça, 3 kullies, um betta e 4 rãs, e o aquario aguenta-se bem... mas mais que isto ja é perigoso, e a criaçao quase que ameaçou o equilibrio do aqua, mas la se vai aguentando. a ver se as começo a passar para o outro aquario que vou fazer de africanos,m pq qd elas ficarem maiores, la se vai o equilibrio de certeza.

ah se quiseres meter caracois tens de ter uma agua bem dura, senao as carapaças desfazem-se na agua.

 

o termoestato n precisa ser mt forte. um de 50 watts e mais que suficiente, n sei se ha mais baixo.

 

 

qt as plantas, o melhor que tens a fazer é ires as lojas e ver o que eles têm. ha lojas com mt variedade.

em termos de alimentaçao, flocos e granulado sao importantes, mas convem dar comida congelada de vez enquando.

 

se te puseres a comprar outro aqua e filtro desse tamanho conta para ai com uns 100 euros...

 

depois as plantas n precisas por logo vais pondo aos poucos.

 

a aquapor ( e eu n ganho comiçao :oops: ) tem uns aquas de 45 ( igualzinho ao meu ) que curto bue em termos de aspecto pq a frente em vez de ser quadrado, tem os cantos arredondados, e ja vem com iluminaçao etc.

 

mais qq coisa apita

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esgalha: mete ai fotos do teu aqua... é mesmo assim k eu keria ter, com alguma variedade e no entanto num aquario relativamente pekeno!

o k sao kullies???

100eurios pronto a rolar com o ekipamento basico né? inda é um cadito puxado...

vou ver isso... eu inda nao tenho aqua!!!

 

zefish! vou ja preencher... pode ser k tenha sorte... lol

rodapeAguaSalgada.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

antes demais kero agradecer a todo o pessoal pela ajuda k me estao a proporcionar.

 

Tive a vasculhar ca em casa e tenho aqui um "cantinho" em cima do movel do hall que me dá para meter um aqua com as seguintes dimensoes 70cm (comp)*35cm (fundo)*39/40 cm (altura). isto teoricamente dáme para uma aqua de 100 litros né?

O k acham das dimensoes? dêm sugestoes... tipo mais baixo ou mais alto, pk para comprimento e fundo ja nao me posso esticar mais...

 

eu vou tentar fazer o aqua em casa (o tanke) juntamente com m amgo meu que pelos vistos tambem quer montar um...

 

para este possivel aqua que aparelhos basicos perciso? um filtro? capacidade? k lampadas? termostato? kual? potencia?

 

quanto ao substracto o que meto?

primeiro tenho de o plantar nao é? que plantas deve colocar? fotos!!!

e quanto a peixes? uns fixes que possa meter (tambem queria uns invertebrados tipo camaroes)?? estava a pensar no betta mas se o meter nao vou poder ter muitos mais peixes pois nao?

 

pedia que os mais experts na materia se dessem ao trabalho de me fazer uma lista do que perciso para por o aqua a rolar (exceptuando o tanque)...

 

desculpem la a percistencia! nao se aborreçam!!

 

mais uma vez obrigado

rodapeAguaSalgada.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um aquario desse tamanho e optimo para começar :shock:

 

com essa litragem n era mal pensado um filtro com 300/400 l de debito.

 

termostato de 100w deve chegar.

 

iluminaçao depende...

se quiseres fazer um plantado a maneira, com uma iluminaçao de 50w a 100 w ja consegues brincar ( a atirar para os 100 w ) mas tens de escolher bem o espectro de luz que vais meter, CO2 e subtrato...

 

mas duvido que queiras fazer algo tao evoluido ja...

ainda tens mt que aprender antes de te meteres em aventuras deste genero.

 

sem grande coisas, e sme pensar em plantados mt evoluidos, 50w de iluminaçao ja chegam.

e como n bombas co2 nem vais ter substrato, as plantas sao capazes de n conseguir produzir O2 suficiente para os peixes, por isso uma bomba de ar tv n fosse mal pensado.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

primeiro que tudo bem vindo à aquariofilia. Neste post vou apenas dar-te umas noçõesw básicas pra que comeces a ompreender melhor o que é ter um aqua.

 

Ao que me parece ainda não percebeste como se determina o volume de um aqua. Ora é mto fácil. Multiplicas as medidas (lxcxa) em dm e já tá. Ou então em cm de depois divides por 1000 no fim. Isto dá-te a capacidade total do aqua mas claro que depois de pores substrato e decoração este reduz-se um bocado.

 

Em termos de aquecimento precisas de um termostato. Mais ou menos 1 Watt por litro é o indicado.

 

Um filtro é importante para remover quaisquer partículas em suspensão na água. Além disso, também fazem filtragem biológica o que retira da água substâncias nocívas aos peixes (amónia, nitritos etc). Tens vários tipos de filtro: internos, de cascata e externos. Estes ultimos são preferíveis pois não ocupa espaço dentro do aqua e a sua manutenção é mais fácil. Pra materiais filtrante uma esponja e umas cerâmicas devem ser suficientes.

 

Luz: Ora esta vai depender do tipo de plantas e da quantidade que queiras ter. Como deves imaginar há plantas com diferentes requesitos. Uma boa regra empirica será ter masi uma vez 1 Watt por litro. isto já te dá para ter uma série de plantas. Normalmente os aqua em kit vêm com muito pouca iluminação. Para te iniciares eu apontava pra uns 0,5 Watts por litro e metia umas plantas resistentes como as anúbias, os fetos de java e o musgo de java. Podes ver a descrição das plantas aqui http://www.tropica.com/default.asp

 

Tendo montado o aqua não te deves precipitar em por muitos peixes logo de uma vez. Metes primeiro as plantas e passado um mês começas a adiionar os peixes aos poucos. Tudo de uma vez é um desastre e vais ter umas baixas. Depois é só manter. Limpar os filtros, alimentar (é preferível dar pouco várias vezes ao dia) e fazer trocas de água semanais (TPA). Esta última é bastante importante na boa manutenção do aqua e portanto deves trocar cerca de 30% da água semanalmente.

 

Não te admires se tiveres uns ataques de algas no inicio. è normal. Compras uns caracóis como ja te disseram (não nascem do nada :shock: ) ou uns otoclinus e fazes mtas TPA's. Qto ao resto dos peixes há que se razoável na quantidade a por. Mais uma vez, a regra empririca diz-nos que 1cm de peixe adulto por litro de água. Há outras regras mas vai tudo dar ao mesmo. São apenas guias. Se pssível é aconselhável comprares uns teste. Pelo menos o do pH e o da dureza (Kh). Estes vão determinar as espécies que deves por. Como nas plantas, diferentes peixes requerem diferentes tipos de água.

 

Bem como isto já vai grande deixo o que faltar a esta iniciação pra outra pessoa.

 

Espero que te divirtas mas que sobretudo respeites os seres vivos que pretendes ter.

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, não morrem... No habitat natural deles andam livremente pelas águas... e as aguas n sao tipo charcos... sao riachos... por isso aguentam bem em aquarios grandes.. Eu pessoalmente tenho 1 casal de bettas num aquario de 60x30x30 e tao muito bem... :shock:  :roll:  :wink:

 

Desculpa, mas são mesmo charcos e não riachos.

Os Bettas não suportam correntes! Aconselho vivamente a consultarem o tópico "Biotopos" que se encontra neste Fórum!

 

Pesquisem, porque já há muita matéria acerca deste lindo peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tive a ver mais ou menos como é que isto dos aqua funciona... vou montar um mas nao é para agora, tenho falta de t€€mpo...

 

ja li alguma coisa sobre os bettas e ao que parece nao se dao la mto bem com outros peixes...

 

o que me dizem dos guppys num aqua de +-54 litros. sao indicados para principiantes (maçaricos)??? ou quais os mais adequados? para começar quero uma coisa mto simples...

rodapeAguaSalgada.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao se dao bem com outros peixes??

 

ja tive bettas em aquas comunitarios e sao peixes que n chateiam ninguem, a n ser que os chateiem...

 

é preciso ter cuidado com a companhia so por uma coisa... ha peixes de que gostam de dar umas bicadas nas barbatanas dos bettas. tipo barbos...

 

fora isso, ou deliniam um territorio e ficam la, ou preferem andar a passear pelo aqua.. ja tive bettas que agiam tanto de acordo com a priemira situaçao, como com a segunda.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais