limpeza total ao aquário


Recommended Posts

boas, é a primeira vez que faço um tópico aqui no forum por isso desculpe-me se tiver alguma coisa mal !!!

Tenho um aquário de 55 litros brutos da aquatlatis que veio com um filtro que não vale nada biobox 2 por isso decidi comprar um filtro exterior EHEIM 2213 mas o problema que tenho é que o aquario esta todo sujo com coco no areao por todo o lado e a água amarelada e uma grande confusao!!!! :mad:

Por isso pensei antes de montar o filtro aspirar o areão todo e tirar aquela água toda lavar o aquário completo e começa tudo de novo ou acham que não faz mal montar o filtro logo e deixar estar como esta ???????

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao fazer limpeza total irias certamente ter que fazer o ciclo de azoto, se tiveres peixes, durante o período do ciclo não convinha eles estarem no aquário.

Recomendo a fazeres TPA´s diárias para melhorar a água e aspirar o areão.

 

 

Cumprimentos

Rui Ávila

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta eu vou dar os peixes que tenho no aquário é melhor e depois compro outros !!!!

ou montava o filtro e deixava estar tudo como esta é que como ele esta muito sujo o filtro vai perder a sua capacidade em 2 dias de certeza !!!!!

o que faço ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens uma alternativa, que é fazer um pré filtro(entrada de água para o filtro) com uma meia de vidro(meia de senhora) e assim a sujidade maior fica nessa meia e o filtro sempre se aguenta.

Dentro de pouco tempo terás de limpar a meia, mas é só a meia.

Se quiseres realmente mudar muita coisa(peixes, plantas e areão) no aquário sugiro a limpeza do aquário com uma aspiração.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela tua resposta :smile2: !!!!!!

mas acho melhore fazer limpeza total !! já a gora queria tirar uma duvida do meu aquário.

 

o meu aquário tem 55 litros e gostava de por uma fauna assim:

6 neons

3 platis

2 colisas

3 coridoras

1 limpa vidro

o que acham ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, é a primeira vez que faço um tópico aqui no forum por isso desculpe-me se tiver alguma coisa mal !!!

Tenho um aquário de 55 litros brutos da aquatlatis que veio com um filtro que não vale nada biobox 2 por isso decidi comprar um filtro exterior EHEIM 2213 mas o problema que tenho é que o aquario esta todo sujo com coco no areao por todo o lado e a água amarelada e uma grande confusao!!!! :mad:

Por isso pensei antes de montar o filtro aspirar o areão todo e tirar aquela água toda lavar o aquário completo e começa tudo de novo ou acham que não faz mal montar o filtro logo e deixar estar como esta ???????

 

 

 

Boas,

 

Ao fazer limpeza total irias certamente ter que fazer o ciclo de azoto, se tiveres peixes, durante o período do ciclo não convinha eles estarem no aquário.

Recomendo a fazeres TPA´s diárias para melhorar a água e aspirar o areão.

 

 

Cumprimentos

Rui Ávila

 

 

obrigado pela resposta eu vou dar os peixes que tenho no aquário é melhor e depois compro outros !!!!

ou montava o filtro e deixava estar tudo como esta é que como ele esta muito sujo o filtro vai perder a sua capacidade em 2 dias de certeza !!!!!

o que faço ???

 

 

Tens uma alternativa, que é fazer um pré filtro(entrada de água para o filtro) com uma meia de vidro(meia de senhora) e assim a sujidade maior fica nessa meia e o filtro sempre se aguenta.

Dentro de pouco tempo terás de limpar a meia, mas é só a meia.

Se quiseres realmente mudar muita coisa(peixes, plantas e areão) no aquário sugiro a limpeza do aquário com uma aspiração.

 

obrigado pela tua resposta :smile2: !!!!!!

mas acho melhore fazer limpeza total !! já a gora queria tirar uma duvida do meu aquário.

 

o meu aquário tem 55 litros e gostava de por uma fauna assim:

6 neons

3 platis

2 colisas

3 coridoras

1 limpa vidro

o que acham ??

 

Boas, sê bem vindo ao mundo da aquariofilia, aqui o pessoal mais experiente pode ajudar quem está a começar mas para isso acontecer e se pedes ajuda e conselhos e depois negas as ajudas e fazes o contrário não esperes que continues a ter ajuda pois as pessoas pensam que não está minimamente interessado em ouvir o que elas tem para dizer. Depois não reclames que ninguém te responda! Esclarecido?

 

Em relação ao aquário e à sua limpeza deves fazer assim:

 

Liga o filtro eheim 2213, assim não perdes as bactérias que se encontram dentro do aquário. Para te veres livre dos cocos deves usar um sifão para fazer as tpa e que aspire o cascalho enquanto retiras a agua. O filtro vai limpar a porcaria que esteja na agua, é para isso que eles são usados :). Quando reparares que o filtro está a perder a força do caudal é porque as esponjas que estão dentro estão sujas, basta retirares essas esponjas e lava-las em agua corrente até ficarem limpas. Dentro do filtro deves ter também substancias porosas que fazem filtragem biológica, ou seja, são a casa para as bactérias. Essas não deves passar por agua corrente ou vais matar as bactérias. Podes passa-las por agua que retires do aquário aquando das tpa.

  • Votar + 2
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O limpa vidros é uma designação generalista, por isso tanto pode ser um ottocinclus como um plecostomus(seria preferivel a introdução de ottocinclus, contudo, já são muitos peixes).

Com a quantidade de peixes que tens eu prefiro não introduzir mais peixes, deixando o limpa vidros e as colisas de fora.

Eu aconselho-te a colocares primeiro as coridoras e depois ires avançando de semana a semana com introduções separadas dos outros peixes.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok mas assim não fica com poucos peixes ou tas-me a dar a entender que assim ficava super-populado ????

E isso de ir colocando os peixes por partes claro se não os níveis de nitrito e nitrato deparavam !!!

obrigado pela tua resposta biggrin.png' alt=':biggn:'> !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho ancistrus e já acho grande para esse aquário, sugiro que o vendas ou dês.

No meu entender com aquela quantidade de peixes que sugeres, podes rapidamente ficar com o aquário sobrelotado, pois tens viviparos que se reproduzem rapidamente.

Ao colocar os peixes separadamente, haverá picos de amónia, nitritos e nitratos, mas mais reduzidos, podendo ser minimizados com trocas de água.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vmike

obrigado pela tua resposta !!!!

então vou vende lo e quanto aos vivíparos não estou muito preocupado tenho um aquário de 15 litros na minha garagem guardado qualquer coisa ponho-os lá mas claro vou tar sempre atento e desculpa pelo nosso desentendimento ao principio !!!

robintiago

este este era a tua resposta ::

então vou vende lo e quanto aos vivíparos não estou muito preocupado tenho um aquário de 15 litros na minha garagem guardado qualquer coisa ponho-os lá mas claro vou tar sempre atento e desculpa pelo nosso desentendimento ao principio !!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não te preocupes comigo, que eu não considerei nenhum desentendimento.

estou cá para ajudar e as desculpas estão aceites.

vai devagar com o aquário para chegares longe.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os neon não morrem com corrente no aquário, pois os aquários têm filtros e assim há corrente.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amm e olha eu já tenho um plecostomus e não me apetecia despachar o bexinho por isso obrigado a tua openeão mas era uma escolha !!!! ;)

O plecostomus cresce muito. Para esse Aqua ache que nao e adequado.

Já os vi em lojas com 50cm de tamanho e com o tempo tornam-se preguiçosos.

 

O ancistrus e mais pequeno e trabalhador.

areao por todo o lado e a água amarelada e uma grande confusao!!!! :mad:

 

Quanto A agua amarelada, tens algum tronco lá dentro? Pode ser disso. Os troncos dêem ser fervidos antes de introduzir no aquário. Depois levam alguns dias a deixar de amarelar a agua. Paz trocas parciais de agua regularmente. Deixa o filtro fazer o trabalho dele. Nao o limpes porque se limpas o areao e o filtro tudo ao mesmo tempo matas uma grande quantidade de bactérias. Ou uma coisa ou outra. As dias coisas ao mesmo tempo nao.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plecostomus já o vendi , tenho um tronco que o fervi 2 horas e já tá no aquário á 4 meses e todas as semanas fazia trocas parciais ao limpar o filtro biobox 2 e o areão o problema é que o filtro não é potente e nao presta para nada o biobox 2 por isso comprei o EHEIM 2213 .... :mellow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca utilizei a referida matéria, mas como retira fosfatos e nitratos, penso não ser o melhor exemplo para aplicar num aquário plantado, pois ambos os nutrientes são necessários como macronutrientes das plantas e assim irás ter carência de nutrientes no aquário.

Qual a razão da sua utilização?

A publicidade diz que é ideal para aquários com plantas... mas duvido.

Os entendidos/utilizadores desta matéria que aconselhem melhor.

  • Votar + 1

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que é isto? já me doem os ouvidos.....

  • Votar + 1
  • Votar - 1

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

robintiago

Pelo que entendi então quando o aquário sem peixes é melhor não, mas quando tiver se calhar é melhor para não a ver abundância nao sei o que acha ?????

 

 

fernandoJb

se não tem nada para dizer mais valia estar calado !!!! :tapfoot:

Editado por pedrofavinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que disse e muito.... Respeito e educação é algo que não deve faltar neste fórum.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23744

Editado por fernandoJb
  • Votar + 1
  • Votar - 1

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.