Number One!!!


Pedro Centena

Recommended Posts

Olá caros companheiros do Mundo da Aquariofilia!

 

Venho finalmente apresentar o meu aquário à comunidade, demorou foi um parto difícil, mas finalmente já nasceu. :roflroll2:
É o meu primeiro nano, é também o meu primeiro plantado, mas acima de tudo é o meu primeiro aquário. Sim eu sei que para maçaricos nestas andanças aquários com maior litragem são mais recomendáveis (devido à maior facilidade em manter os parâmetros estáveis), mas a falta de espaço falou mais alto.

 

Mas vamos ao que interessa, o setup e as fotos.

 

Material

Aquário - Kit Eheim Aquastyle de 35 L (neste momento com 25 L úteis);

Filtro - Interno, Eheim aquaCorner 60 (200 L/h), que veio com o kit;

Termóstato - Eheim Jäger de 75 W;

Iluminação - Eheim powerLED (7 watt) que veio com o kit;

Bomba de água - Eheim Compact 300 (para dar uma movimentação extra à água).

 

Hardscape

Substrato fértil - JBL AquaBasis plus;

Substrato - Elos Terra Black small;

Tronco - quatro pedaços de mangrove (acho eu);

Pedras - granito e areão de rio.

 

Plantas

Microsorum sp. petite;

Bolbitis heudelotii;

Hydrocotyle sp. japan;

Anubia barteri var. nana petite;

Eleocharis parvula;

Plagiomnium cf. affine;

Fissidens fontanus;

Vesicularia ferrei (weeping moss);

Riccardia chamedryfolia;

Taxiphyllum alternans (taiwan moss).

 

Fertilização

Neste momento ainda não estou a adicionar nada, apenas 0.5 mL de EasyCarbo (não há dinheiro para sistema de CO2 e a receita caseira acho que não funcionaria com este frio) todas as manhãs.
Talvés para a semana comece a adicionar Profito. Qual é a lógica? Não sei... tento evitar (ou adiar :rolleyes:) o apareciemento de algas.

Fotos
O aquário foi montado no dia 5 de Dezembro mas as fotos são do dia 7. Infelizmente actualmente as cores já não estão tão vivas. :cry4:

 

jbkZKK6p21wP13.jpg

 

jco45Nyeau5IN.jpg

 

j6Uuxv3ZP89yb.jpg

 

j9y4YN5p1YD5P.jpg

 

jSnuVuBtToxsm.jpg

jElBGjMtged0f.jpg

Estive quase para não colocar esta foto, acho que é o pior ângulo do aquário :rolleyes:, o que vale é que pouca gente vai ver este lado :tongue:.
O tronco parece depenado e a Bolbitis ficou muito encostada ao vidro traseiro, acho que a maior parte dessas folhas vai acabar por morrer.

 

jnracprtPa2kM.jpg


Embora nas fotos a água pareça cristalina acho que o filtro não está a trabalhar em condições. Existe muito material em suspensão e as folhas estão a ficar cobertas por um pó/flocos castanhos. Penso que ainda não sejam algas castanhas porque se tocar nas folhas ele entra logo em suspensão.
Já pensei em mudar o filtro para outro lado, para não estar tão escondido, mas faz-me sombra para a Hydrocotyle. Por isso, e enquanto não houver dinheiro para um filtro externo XPTO, acho que a próxima compra será um filtro de mochila mais potente.

Obrigado por terem lido o tópico.

Abraço,
Pedro C.
:animal_fish:

Editado por Pedro Centena
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Pedro, mais muito bom para o primeiro aquário. Acredito que absorveste muita informação antes de o montares. Quanto à água, num aquário com apenas 5 dias penso que é normal que não esteja cristalina, em todo o caso verifica se efetivamente o filtro está em perfeitas condições.

 

Continua aqui postando para o pessoal ver a evolução.

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Pedro, compensa sempre perder umas horitas a absorver informação, muito mas mesmo muito bom para primeiro aqua.

Esse pó é normal sera do areão quase de certeza, e normalmente a água de inicio fica um pouco turva, na 1ª TPA costume fazer com tubo de ar para limpar as plantas desse pó que fica emcima das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem bonito. Montagem bem conseguida.

 

Sugeria apenas o óbvio, que tu também já reparaste, assim que possível o upgrade para um filtro de mochila.

 

Tenho 3 desses cubos e em todos filtros de mochila da Eheim, são feiotes mas trabalham bem e não ocupam espaço dentro do áqua.

 

Não gosto de ver o áqua tapado :confused4: mas tu é que tens de gostar biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Essa montagem devia estar em "Aquários -> Nano áqua" devias pedir a um Moderador para mudar :cool2:

 

Abraço,

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

Obrigado pelos comentários animadores e pelas dicas. :thumbup3:
A água já está com um aspecto muito melhor e já realizei um ligeira sifonagem usando um tubo de ar.
A hydrocotyle não se está a adaptar muito bem ao novo lar (as folhas estão a começar a apodrecer [melting]), não sei se é pouca luz, se foi mal plantada, etc. :confused4: , mas o resto lá se vai aguentando.

Não gosto de ver o áqua tapado :confused4: mas tu é que tens de gostar biggrin.png' alt=':biggn:'>

Eu também não gosto, por acaso até podia ter tirado para a foto, mas como o quarto é frio é para dar uma ajuda na redução das perdas de calor e também serve para reduzir a perda de água por evaporação. Como é que estando num quarto com uma temp. média de 15ºC perde cerca 1.5-2 L de água em 2-3 dias, nem quero imaginar como será no Inverno :blink:

E já agora, como faço para pedir ao Moderador para mudar o tópico de lugar, envio-lhe MP?


Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A evaporação depende um bocado da temperatura a que mantens o áqua, os meus por ex: estão a 23º e a temperatura na divisão também é cerca de 15º, a perda de água é de cerca de meio litro em cada 2 dias.

 

A hydrocotyle deve estar a adaptar-se, depois de enraizar deve ficar ok. É uma planta que mantenho e dá-se bem mesmo com pouca luz. Não a deixes "esticar-se" muito, tesoura nas pontas maiores para estimular o adensar da moita.

 

Sim, manda MP a um dos Moderadores desta área, o António Nunes ou o Paulo Conceição.

 

Não descuides a fertilização, é importante as plantas terem comidinha nesta fase de adaptação, o Profito julgo que não tem macros, tem? A receita de CO2 caseiro funciona de Inverno, dura é muito pouco, cerca de 1 semana. Julgo que o easy carbo é capaz de dar conta do recado, põe é mais um pouco, 0,7 ou 0,8 por dia.

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Mais uma vez obrigado A. Ferreira pelas dicas que me tem dado.

A evaporação depende um bocado da temperatura a que mantens o áqua, os meus por ex: estão a 23º e a temperatura na divisão também é cerca de 15º, a perda de água é de cerca de meio litro em cada 2 dias.

Então o "problema" deve mesmo ser esse. Tenho mantido o meu a 27ºC (a ver se acelero a ciclagem).

 

... Profito julgo que não tem macros, tem? A receita de CO2 caseiro funciona de Inverno, dura é muito pouco, cerca de 1 semana. Julgo que o easy carbo é capaz de dar conta do recado, põe é mais um pouco, 0,7 ou 0,8 por dia.

Pois :rolleyes:... aí está um erro de maçarico. Comprei o fertilizante e não verifiquei a composição. Tem cerca de 16 nutrientes mas são todos micronutrientes.
Quanto à dosagem do EasyCarbo (.5 ml) tenho seguido o indicado na embalagem e como as plantas que tenho no aquário são na sua maioria de crescimento lento, pensei que aumentar a dose serviria apenas para desperdiçar produto.

Mais uma vez obrigado.
Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Venho finalmente apresentar o meu aquário à comunidade, demorou foi um parto difícil, mas finalmente já nasceu. :roflroll2:
É o meu primeiro nano, é também o meu primeiro plantado, mas acima de tudo é o meu primeiro aquário. Sim eu sei que para maçaricos nestas andanças aquários com maior litragem são mais recomendáveis (devido à maior facilidade em manter os parâmetros estáveis), mas a falta de espaço falou mais alto.

Essa montagem devia estar em "Aquários -> Nano áqua" devias pedir a um Moderador para mudar :cool2:


Porque? Na verdade sendo o 1º aquário fez muito bem em o colocar aqui, tens dúvidas naturais de quem se inicia, trás um setup completo, boas fotografias e escrito em português correto! Quem me dera que todos os tópicos fossem assim :)

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque? Na verdade sendo o 1º aquário fez muito bem em o colocar aqui, tens dúvidas naturais de quem se inicia, trás um setup completo, boas fotografias e escrito em português correto! Quem me dera que todos os tópicos fossem assim :)

:rolleyes:

 

Não digas isso..., se todos os tópicos fossem assim ficavas sem este trabalho principescamente remunerado biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Eu sugeri a mudança porque porque aqui depressa vai ser "engolido" por esses tópicos que referes e é pena.

 

Peace & Love :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola sou novo nisto tudo e ofereceram me um aquário de 240 lts ainda não pus peixes mas já pus os avonvcionadores aquatan e o bionitrivec Só que a agua esta muito turva e

ja passou24 horas pus mais biotec do que aquatan pelas instruções o que faco? Será normal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos Antunes.

O ideal seria abrir uma tópico específico para o seu aquário onde poderia fornecer mais informações sobre o mesmo (tipo de substratro, características do filtro, etc... já para não falar que umas fotos também, ajudam), só assim os membros mais experientes do fórum o poderão ajudar.

Acima de tudo não desespere, enquanto não houver peixes tudo se resolve sem grandes preocupações :sunbathing:

Editado por Pedro Centena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

Já se passaram 15 dias desde a montagem e as primeiras algas já começam a aparecer. Tem sido uma guerra diária mas por enquanto penso que estou a ganhar :pompomgirl: . O mais difícil tem sido desalojar as algas de cima da Riccardia, é difícil limpar esta planta sem a fazer soltar do substrato.
Todos os musgos estão a adaptar-se bem, já é possível ver novos rebentos a crescer em todos eles. A Hydrocotyle já estabelizou deixando de perder folhas, a Eleocharis começou a amarelecer (vamos lá ver onde isto vai dar).

Mas o que me dá mais dó é a Bolbitis. Ao contrário do esperado, as folhas do rizoma que ficou virado para a parte posterior do aquário têm-se mantido +/- bem sem muitas perdas, enquanto o rizoma que ficou virado para a frente do aquário perdeu as folhas quase todas (começam a ficar negras de depois morrem).

Mudei também a bomba de sítio para dar uma maior circulação.
Tenho mesmo de comprar um filtro mais potente, só ainda não me decidi se compro já um Eheim Liberty 130 ou espero mais uns meses e arranjo um Classic 2213 :drool3:

Mas melhor do que palavras são as imagens.

jr4bLi2vyngR7.jpg

jPFioHadB29Yc.jpg
As minhas "amigas" algas... não fossem elas crescer em cima das plantas até que as deixava ficar.

jb0QwJ1POo2KEZ.jpg
Penso também que sejam algas.

jWh980rDUITvS.jpg
É verdade, já não me lembrava. Coloquei também Lemna minor no aquário, devidamente aprisionada para não ficar descontrolada.

jbcsdGZGVsRfqW.jpg
A Hydrocotyle, quem me dera que ela ficasse verdinha como o musgo.

 

jsLvhcy7zWB4J.jpg
E por fim a minha ferramenta DIY para retirar as algas... é uma maravilha aquelas cerdas minúsculas agarram as algas todas sem esforço biggrin.png' alt=':biggn:'>


Por agora é tudo, até breve.

Cumprimentos,
Pedro C.
:animal_fish:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já estás a fertilizar como deve ser?

 

Arranja uns camarões amano, 3/4, ajudam imenso na limpeza.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

Quanto a macros ainda não, tenho de resolver isso o mais depressa possível. O Profito (micro) passei a dividir a dose semanal por cada dia da semana e aumentei um pouco o easycarbo.

Pois era, uns amano vinham mesmo a calhar mas o ciclo do azoto não está ainda terminado, já para não falar que ainda não me sinto preparado para cuidar de um animal.

Obrigado pelas dicas :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os amano são muito resistentes, se fizeres TPA's de 50% a cada 2 dias não vais ter problemas, se fizeres TPA's ainda maiores melhor. Eu quando ciclo um aquário na 1.ª semana é sempre TPA de 50% diária, na 2.ª semana passa a dia sim dia não, nunca tive qualquer problema. Quando uso substratos que libertam muita amónia (por ex: ADA Amazónia) na 1.ª semana faço 2 TPA's por dia. A TPA é a melhor forma de resolver qualquer problema que possa existir no áqua!

 

Começa a fertilizar o mais depressa possível.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Parabéns pela montagem, muito bem pensada e realizada.

Quanto as algas é preciso ter paciência e fazer um pouco como o A. ferreira disse, é cansativo mas é mesmo assim, a melhor ferramenta.

Obrigado pelo seu comentário.

 

Felizmente as algas já se foram há muito. Deve ter sido sorte de principiante, porque para além de serem poucas e localizadas em duas semanas elas desapareceram. Agora até fazia jeito se tivesse mais, tenho um Neritina que precisa de comer :naughty:.

 

Segui o seu conselho (pastilhas moídas) com as Boraras e elas parecem gostar, ainda não gostam tanto como eu gostaria mas pelo menos já comeram mais. Amanhã vou ver se arranjo umas pasilhas com Spirulina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Passaram-se quase dois meses desde a montagem deste meu primeiro aquário (e infelizmente único... acho que já apanhei o bichinho :sorry:) e durante este tempo muita coisa já aconteceu sendo que a maioria das mudanças foi para melhor.

Segue-se então o já habitual longo testamento que me serve de livro de registo para memória futura.

 

 

LAYOUT

 

No layout as mudanças mais significativas devem-se ao bom crescimento das plantas que crescem como mato, particularmente o Plagiomnium (ainda hoje tive de lhes reduzir o tamanho em metade) e o weeping moss (que dá um efeito copa de árvore muito fixe embora não fosse esse o meu objectivo).
A Bolbitis perdeu todas as folhas mas o rizoma está vivo e neste momento tem três novas folhas a crescer. Se alguém disser que esta planta é de crescimento lento está a mentir… é de crescimento SUPER lento, mais lento que a Riccardia até mete impressão.

A Riccardia e o Fissidens fontanus já estiveram melhor, principalmente durante o primeiro mês. Embora continuem a crescer, os novos rebentos apresentam um tom de verde mais escuro e as partes mais velhas das plantas estão meio acastanhadas. Inicialmente pensei que fosse pelo uso do EasyCarbo mas como a Hydrocotyle apresentam também uma fica camada castanha no bordo das folhas penso que sejam algas.

 


FAUNA

 

Finalmente foram adicionados os inquilinos, colocados aos poucos (como mandam as regras) para não haver um pico de amónia.

  1. Um Neritina natalensis sp. "Ruby" (é feio como tudo, foi o último da loja a ser vendido por isso pensei que devia ser um sobrevivente pronto a enfrentar tudo e mais alguma coisa, em resumo uma óptima opção para um maçarico como eu :tongue2:);
  2. Quatro Neocaridina heteropoda. Infelizmente o mais pequeno morreu na primeira semana durante a muda de "pele".
  3. Nove Boraras urophthalmoides. Neste momento são só oito, uma já vinha doente e morreu ao fim de quatro dias. Em relação às outras essa estava meio acinzenta e mais opaca mas não era nenhum fungo ou parasita externo… só rezo :baned: para que não fosse nada contagioso.

 

 

E agora seguem as fotos, que me dão cabo da cabeça a tirar nunca ficam em condições e nunca acerto com os melhores ângulos... vou ter de tirar um curso.
A fauna também não ajudou, em especial as Boraras que ainda são muito tímidas e fogem quando alguém se chega perto.
Não é por o aquário ser meu, mas acho que ao vivo está muito melhor do que nas imagens. :roflroll2:

 

jbqV8da4pEDTEt.jpg

 

jbeNFXgsrJaAlO.jpg

 

jP2RtncoqjyrV.jpg

 

jbjvSvy0MydBz9.jpg

 

jl4Rq48WPp53V.jpg

 

jHRPnyPNUR6k5.jpg
Para os entendidos nos camarões... alguem me pode dizer por favor se é normal eles ficarem com aquela banda a meio do corpo após a muda.

 

jIDH8DslMyL6Q.jpg

 

j9ZCZqA6qb3j2.jpg

 

jQ4CeTwGa4jUn.jpg

Cinco das Boraras que me dão cabo do juízo porque são esquisitas com a comida.

jbirWeuzRTUM1q.jpg
Este já é um camarão arraçado com lagosta deve ter quase uns 3 cm.


Por agora é tudo.

Cumps.
Pedro C.
:animal_fish:

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como já tinha indicado em cima gosto bastante, e ainda mais sendo uma 1ª montagem acho excelente. Não consigo identificar com certeza mas o castanho na fissidens parecem-se ser mesmo algas e elas devem sair bem "aspiradas" com um tubo de ar, daquele que se usa nas bombas de ar nos aquários...experimentar a ver se limpa um pouco.

De resto parabéns, vai atualizando.

Quanto a alimentação por norma todos os meus peixes, qualquer um deles, deliram com a espirulina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,



Isso está a compor-se, gosto! E também gosto muito da fauna que escolheste, vais ser mais um a render-se à magia dos Invert's biggrin.png' alt=':biggn:'>



Se forem algas no fissidens, desliga o filtro 15 minutos e deita-lhe em cima 5 ou 10 ml de água oxigenada, depois volta a ligar o filtro e repete o tratamento no dia seguinte. Costuma resultar.



Devias pensar em arranjar um filtro externo ou de cascata.



Continua o bom trabalho.



Abraço,


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários e dicas.

Quanto ao filtro externo já tinha pensado nisso, mas como não é uma necessidade imediata estou à espera de uma folguita financeira.
Estou de olho no Eheim ecco pro 130 (500 l/h e 1,20l de material filtrante) e no JBL CristalProfi E401 (450 l/h e 4,6l de material filtrante). Neste momento estou mais inclinado para o da JBL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Claro que vai haver criação, e a menina está com um Sr. carregamento, vai lá vai... Parabéns "Papá" biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Esses filtros que estás a equacionar são capazes de ser demais, isso com um de cascata, o intermédio, chega bem e não faz grande mossa na carteira. Se quiseres mesmo externo externo, um 2211 faz bem a festa escusas de ir para grandes cavalarias.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.