Newhobby

Membro
  • #Conteúdo

    81
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Newhobby

  1. Newhobby

    Ered Lómin

    Só um reparo ao que o Diogo disse e não me leves a mal, a rotala wallichi é uma planta efetivamente de alta exigência, necessitando de muita luz e Co2, já no que diz respeito à Monte Carlo, trata-se de uma planta de média exigência, chegando mesmo em determinadas condições a necessitar de Co2 apenas no arranque, prosperando depois sem ele. Penso que neste caso o problema da Monte Carlo possa realmente estar nos 50cm de altura, mas eventualmente devido a uma insuficiência de Par nos leds, porque 45 watts até podem ser suficientes, embora também desconheça essa calha. Refira-se que existem calhas com menos watts e com mais par e outras com mais watts e menos par, o mais importante é a qualidades dos leds e isso passa pela medida do par, quanto mais melhor.
  2. Newhobby

    Ered Lómin

    Boas, pela minha observação, colocaste a rotala no ponto do aquário onde recebe menos luz e eventualmente Co2. Parece-me também que o drop cheker está azul (pouco Co2) quando deveria estar verde (quantidade de Co2 adequada, em especial para esse tipo de rotala). Em minha opinião colocava-a mais para o centro para receber mais luz e aumentava o co2 empara ver se ainda a recuperas e depois fazes uma poda. Cuidado que o aumento do tempo de iluminação tem que ser gradual e penso que não será necessário exceder as 8h.
  3. Newhobby

    Inicio plantado

    Boas, tens a ludwigia palustris , tem um tom próximo do vermelho e não necessita de CO2. Para tapete, aí já é mais complicado. Tenta colocar musgos agarrado a pequenas pedras
  4. O difusor Neo é novo, comprei ontem. O outro k tinha é k já não ia lá com limpeza, mesmo só com lexivia. Vou então regular-me pelas bolhas do difusor. Ainda tenho k comprar o DROP checker, o que tinha está estalado e vaza. O reagente k tenho é da Aquagro, e nas instruções diz para dosear 5 gotas.
  5. Boas Paulo, A limpeza faço com 50% de lexivia, 50% de água diretamente num copo sem desligar o CO2, durante cerca de 30min. Depois faço o mesmo num copo só com água, para limpeza/remoção de lexivia. Em relação ao conta bolhas do difusor Neo, estou a contabilizar um bolha, embora o outro (do redutor)fique a debitar umas 5.
  6. Obrigado pelo esclarecimento Tozé. Vou ter mesmo k comprar o DROP checker, dado k se partiu o k tinha. Por causa desta situação de não saber a quantas ando de débito de CO2 e conta bolhas, estou com bba, o que já estava à espera.
  7. Boas pessoal, Comprei o difusor Neo(até 120L), uma vez que, o k tinha já não "vaporizava", mesmo depois de limpo. Este referido difusor serve de conta bolhas? Se sim , é normal o conta bolhas incorporado no meu kit de CO2 com redutor e válvula selenoide ter que ficar a debitar umas 5 bolhas/segundo? Se colocar este conta bolhas a debitar 1 bolha /segundo não sai nada do difusor. Fico na dúvida de qual o conta bolhas que devo dar importância? Não deveria ser o do redutor a controlar a quantidade de CO2. No inicio(há cerca de 8 meses que adquiri o kit), colocava 1 bolha/segundo e debitava CO2, agora não, mesmo com o novo difusor? Peço desculpa, não sei se me fiz entender?
  8. Leroy Merlin, próprio para aquarios
  9. Newhobby

    Fertilizante - Ajuda

    Com a carga orgânica dos peixes e comida já terás nitratos e fosfatos suficientes para alimentares essas plantas. Se fizeres as tpas já terás micros suficientes e eventualmente potassio, depende da rede de água da tua zona, pelo que poderás nem ter necessidade de fertilizares Bom ano
  10. Newhobby

    Fertilizante - Ajuda

    E o substrato, fértil, inerte, ambos?
  11. Excelente, muito bom mesmo, ficou melhor k esperava, os meus sinceros parabéns por esse trabalho. Feliz Natal
  12. Isso tá a ficar composto, parabéns! Só uma sugestão, eu compraria o teste de amônia, até para num futuro para controlares picos de amônia k possam acontecer. É sempre bom saber, pk a amônia é o mais tóxico k pode existir para os peixes, é fatal em poucas horas. Atenção k o ciclo pode prolongar-se além dos 30 a 50 dias normais com 30% de tpa. Não coloques mais peixes. Quando tiveres nitratos o ciclo está concluído. Os testes de nitratos também vão ser úteis no futuro por causa da paparoca para as plantas . Um feliz natal
  13. Com o tempo, na estabilização do aquario, o PH tem tendência a baixar ligeiramente, mas um tronco ou uma raiz iria ajudar mesmo sem recurso a CO2.
  14. Patricia, a nível estético e quando puders, coloca pedras só do mesmo tipo e coloração
  15. Caso essa pedras aumentem o PH, se as retirares podes fazê-lo baixar
  16. Totalmente de acordo com k o Álvaro Silva disse
  17. Correção: out. Flow do mesmo lado da flauta
  18. Nesse tipo de circulação o outflow tem que ficar na extremidade oposta da flauta
  19. A flauta é colocada perpendicularmente ao comprimento do aquário de forma a que o fluxo seja paralelo ou seja vai de uma extremidade à outra percorrendo deste modo toda a superfície do aqua. Extremidades laterais do aquario Extremidades laterais do aquario
  20. Eu colocava o Aqua a 28 graus e metia um ou dois peixes resistentes para fazer o ciclo de uma forma mais eficaz
  21. Nesse caso eu preferiria a flauta, desde que o circuito seja paralelo ao comprimento do aquario, e de preferência com as perfurações ligeiramente viradas para cima para ondular um pouco a superfície da água.
  22. Bota lá nisso uns fetos, anubias e buces )
  23. Numa sequência de entrada de água num filtro, em primeiro lugar é a filtragem mecânica(normalmente cerâmica não porosas com função de apenas reter os detritos provenientes da água do aquario. Segue-se uma filtragem biológica com um material poroso para colonizar as bactérias, e por fim a lã para limpar ainda mais a água aquando da entrada da mesma no aquario. Espero que me tenha feito entender. Como dizes e bem a "gravilha mecânica" que tens vai colonizar bactérias e até assimilar nutrientes que coloques no aquario para alimentar as plantas. *gravilha vulcânica"
  24. Estou a reparar que nesse filtro apenas tens cerâmicas que serão pouco porosas, logo só farão filtragem mecânica e pouco bacteriológica. Devias, nesse primeiro compartimento dividir entre essas que tens seguido de umas mais porosas, essa sim colonizam as bactérias. No segundo compartimento dividia também com as porosas (quantas mais melhor) e a lã que já lá tens mas apenas metade(filtragem mecânica).
  25. Tiago, convém que a saída de água fique paralela ao comprimento do aquario de forma a que a mesma circule por toda a área deste, embora existam diversas formas de circuito. Eu pessoalmente penso k este seja o mais eficaz