"minhocas" no vidro


Recommended Posts

Boas malta

 

preciso de ajuda, tenho um aqua comunitario e entretanto arranjei um pequeno para fazer criação de red cherry e colocar os alevins que ia retirando do comonitario...

ora nessa aquario maternidade tenho uns bichos agarrados ao vidro pensei que fosse algas, ao olhar com bastante atenção parecem minhocas... uns "riscos" brancos muito pequenos que se movem

 

já alguem teve algo do genero

 

ainda não morreu nenhum alevim e os camarões estão a criar bastante

 

será comida a mais??

 

reparei que a agua cria tipo uma pelicula de gordura, pus uma bomba de oxigenio a tal pelicula desapareceu

 

se alguem poder ajudar agradecia pois tenho o aqua cheio de alevins e mini camarões

 

cumprimentos

Editado por carlos guerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive uma coisa parecida num aquário sem filtro e com alguma matéria em decomposição. No meu caso, eram nematoides acho eu.

Assim que liguei o filtro e introduzi os primeiros peixes foram desaparecendo. Aliás, foram comidos, os tetras deliravam com aquilo. Pode ser comida a mais a causa.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas, é isso mesmo, planárias. Não me lembravado nome. Mas consegui erradicá-las sem prejuizo para os camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

antes de mais peço desculpa pela gafe no titulo, mas n consigo alterar

 

não são muitas tenho algumas no vidro da frente, são muito pequenas apenas consigo perceber que o corpo estica como uma minhoca

 

o terror dos camarões!! muito mau é que devo ter pelo menos umas 100 crias de camarao neste aqua

 

numa pesquisa que fiz rapida, vi que seria positivo para combater a praga desligar a luz e deixar de alimentar, ja tou a fazer

 

obrigado pela a ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem tem mais umas dicas são todas bem vindas

 

nao consigo abrir o link que o vitorfranco envio da-me um erro no forum não percebo

 

ainda são muito pequenas nem consigo perceber se são as ditas planarias se não

 

se eu quando fizer a tpa raspar vidro com um cartão e as tirar???

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Planárias

O que são e como são ?
As planárias são seres primitivos, vermes, fazem parte da Classe Turbellaria, e do grupo dos Platelmintes, são seres bastantes simples, parasitas. Têm o corpo achatado, semelhante a uma folha alongada.
Possuem um par de ocelos, que lhes permitem medir a luminosidade do local onde se encontram, têm também um par de receptores, sensores para a corrente da água, possuem também mecanoceptores que lhes permite sentir estímulos mecânicos como o tacto. E ainda, por fim, têm também quimioceptores que lhes permite sentir estímulos químicos como o olfacto.

dsfdsfsdf.jpg

As planárias, parasitam tanto vertebrados como invertebrados, alimentando-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de outros animais. Este ser, movimenta-se através de minúsculos cílios no ventre que auxiliam a sua locomoção. Estes seres curiosos, possuem também um sistema digestivo incompleto constituído por boca, faringe e intestino, não possuindo anûs, excretando a matéria orgânica, não digerida, pela boca.

sfdfd.jpg


Como se reproduzem ?
As planárias quando em adultas, são hermafroditas, sendo que têm tanto órgão reprodutivo masculino, como feminino, e podendo-se reproduzir tanto de forma sexuada(copulação), como assexuada(bipartição).

Reprodução sexuada (copulação)
Na reprodução sexuada intervêm 2 indivíduos de sexos diferentes onde ocorre a união das células reprodutoras masculinas e femininas, ao seja, o óvulo, é depositado por um indivíduo, algures no aquário, sendo posteriormente fecundado por outro.

Reprodução assexuada (bipartição)
Na reprodução assexuada apenas intervêm 1 indivíduo, não existindo união de células reprodutoras. Os novos seres são idênticos ao indivíduo original, e são designados de clones. A bipartição, pode-se dar espontaneamente, ou por acidente.

340x255-1.jpg340x255.jpg

Como surgem nos nossos aquários?
Sendo parasitas, podem surgir através de novas adições ao aquário, tais como peixes e invertebrados infectados, plantas, inertes, etc. Devido ao seu reduzido tamanho torna-se difícil a sua eliminação manualmente antes da colocação de novos vivos ou inertes no aquário. Muitas vezes o facto de as planárias serem pequenas e se esconderem por vezes debaixo do areão, permanecendo indetectáveis durante algum tempo, pode levar á especulação de que não existem planárias no aquário, ou que a praga foi extinta.


São prejudiciais aos meus Peixes e Invertebrados?
Tendo em conta que se tratam de parasitas, podem tornar-se prejudiciais, podem parasitar tanto invertebrados como peixes. As planárias produzem uma toxina especialmente letal para camarões, podem também ainda parasitar as guelras dos peixes e causar irritações. Planárias adultas são capazes de matar crias de camarões, porém são necessárias várias planárias a trabalhar em conjunto, num único camarão adulto, para provocar a sua morte, dado que as planárias podem trabalhar em grupo criando um tipo de estratégia, agregando-se numa esfera, atacando em conjunto, aumentando as suas hipóteses de sucesso.



Como eliminar uma praga de Planárias?
Existem diversas maneiras de eliminar uma praga de planárias, umas mais fáceis que outras, e outras mais eficazes, e ainda algumas mais ou menos adequadas para diferentes situações, porém, o que se deve evitar fazer a todo o custo, será tentar esmagar ou cortar uma planaria, dada a sua extraordinária capacidade regenerativa, podendo-se multiplicar várias vezes aumentando cada vez mais o nº de indivíduos. O uso de *Fluvermal*, seria eficaz no combate ás planárias, porém qualquer descuido nas dosagens poderá ser prejudicial aos restantes invertebrados no aquário. As planárias não aguentam também um pH inferior a 4.0, sendo por isso indicada, a limpeza de inertes e de material com uma solução ácida, antes da sua colocação no aquário, além do pH são intolerantes a temperaturas superiores a 35 º, sendo portanto necessário retirar a fauna do aquário antes de se iniciar o aumento de temperatura. Existem ainda certos peixes e invertebrados que são capazes de comer as planárias, tais como as Pomacea bridgesi, Anentome helena, Betta splendens, Farlowela, Kribensis, etc.



1-2.jpg2-2.jpg

Observações
Este artigo refere-se a planárias dulcícolas, mais especificamente encontradas muitas vezes em aquário.



Bibliografia
http://planarias.blogs.sapo.pt/
http://www.sekaiscap...silenciosa.html
Imagens:
1,2,3,4:
http://planarias.blogs.sapo.pt/
5 e 6:
Hugo Feio



Autoria: Hugo Feio
todos os direitos reservados

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu usei o Fluvermal na proporção de 1 comprimido para cada 50 litros. Não tive problemas com os camarões, mas depois alguem me disse aqui no forum que a dose tinha sido exagerada. O Fluvermal vende-se na fármacia, só tens de dizer que é para uso num aquário e não para consumo humano. De qualquer maneira, muito cuidado ao esmagares essas minhoca, porque se forem planárias e se por exemplo as partires em 3, iram crescer 3 novas planarias.

Fica atento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado malta

 

parece que começaram a desaparecer pelo menos do vidro, ou os alevins de platy e molly estão a papa-las...

 

cortei na alimentação na luz e mais circulação de agua

 

espero que n aconteça nada tenho tantos camarões!!!!

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais peço desculpa pela gafe no titulo, mas n consigo alterar

 

 

Carlos, edita o teu 1º tópico, escolhe a opção "use full editor" e assim já podes alterar o nome do tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

As minhas planarias desapareceram com maior circulação de agua, menos alimentação, linpeza redobrada e tpa quando necessario...

e acho que os peixitos tbm comeram algumas

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais